Conecte-se conosco

Eventos

Exposição “Referências Abstratas” do italiano Renzo Eusebi apresenta obras que homenageiam o centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Publicado

em

A mostra traz obras de formas geométricas, com curadoria da Tartaglia Arte e texto crítico do historiador de arte Giorgio Di Genova no Espaço Cultural Correios Niterói

artista plástico italiano Renzo Eusebi apresenta a exposição itinerante “Referências Abstratas”, no Espaço Cultural Correios Niterói, em sua terceira fase, após ter passado pelo Círculo Ítalo Brasileiro, em Florianópolis, e pelo Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte (Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez), e texto crítico do historiador de arte Giorgio Di Genova.
 
A mostra chega  para homenagear o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 que, assim como o artista,  trouxe modernas tendências das artes plásticas, com formas que chocaram os apreciadores de uma arte mais comportada. Era um novo momento de vanguarda que se iniciava e que influenciou diversos artistas ao longo do século, em todas as artes. 

As obras de RENZO EUSEBI são de estilo construtivista, de formas geométricas, esmaltes em tábuas de madeira mista. São pinturas em madeira, chamadas de ‘OPERA’  e algumas esculturas, chamadas ‘PITTUSCULTURA’.


“Um conjunto de elementos abstratos combinados, sistematicamente repetidos, revestidos com variações cromáticas primárias infinitas, sobre as mesmas construções básicas que apresentam combinações visuais surpreendentes”, explica Eusebi.

Renzo Eusebi nasceu em Patrignone di Montalto Marche (A.P.) em 18/04/1946. Dos anos 70, até o presente, exibiu seus trabalhos em mais de 160 exposições individuais e coletivas.

Seus itinerários artísticos variam das mais importantes cidades italianas às europeias e americanas.
As feiras internacionais de arte contemporânea moderna são numerosas desde Basileia, nos anos 80, passando por Nova York, Chicago, Los Angeles, São Francisco, Filadélfia, Atlanta, Dallas, Gant, Pádua, Verona e, finalmente, a Art Fair Hangzhou (China).


Suas obras podem ser encontradas em coleções públicas e privadas em várias cidades italianas e estrangeiras.

Nos anos 90, ele foi um membro fundador do Transvisionismo e, mais tarde, do G.A.D. Grupo de Aniconismo Dialético de Giorgio di Genova.

“A geometria é, há anos, o tema básico das composições de Renzo Eusebi, outro expoente do Grupo de Aniconismo Dialético. Renzo, sempre exigente, é uma espécie de reificação de um concreto e, ao mesmo tempo, decomposição, mas apenas pelo uso das três cores primárias, neoplásicas, na direção suprematista, realizadas com mesas pintadas com tinta compacta, dispostas com inclinações que seriam fortemente estigmatizadas por Mondrian, mas não por Malevič. “, explica Giorgio Di Genova.

SOBRE A ARTE DE RENZO EUSEBI.

A produção atual de Renzo Eusebi tem uma longa história de fases.

De fato, após os primórdios neo-surrealistas, nos quais declinou de forma pessoal tanto a lição do Buchi de Lucio Fontana quanto o materialismo de Alberto Burri, incluindo a inserção da vestimenta pessoal no magma material, chegou a um período de pinturas primorosamente materiais, para as mais monocromáticas, e de esculturas metálicas pintadas, secando progressivamente a matéria pictórica em camadas planas e compactas das três cores primárias, à semelhança da lição de Mondrian, que o fez chegar a um pictórico limpo e bem iluminado purismo.

É desses pressupostos que nascem os trabalhos atuais, que objetivaram as áreas geométricas do baixo relevo com elementos de madeira, quase as espessuras do materialismo anterior foram filtradas na direção de um neoconcretismo, que, em um exame mais atento, mudou o de Mondrian. lição neoplástica para o suprematismo de Malevič no contexto de uma repetição variada de racionalidade espacial e cromática límpida.

Em trabalhos materiais anteriores Renzo misturou fragmentos de areia, vidro e pedra com o magma dos pigmentos, em um vórtice pictórico que devolvia seu temperamento impulsivo da época, especialmente de Sturm und Drang de um neo-informal muito pessoal. Não havia mais roupas, mesmo íntimas, embebidas de matéria cromática, para uma espécie de homenagem a Burri, não havia mais buracos na tela, uma homenagem, também para uma espécie de homenagem à aula de Fontana, porque o próprio material tinha Tornou-se um tecido cromático, no qual os buracos foram introjetados, formando crateras entre as asperezas da superfície, muitas vezes resgatadas pelo gestualismo alado, que às vezes se enrolava. É sabido que depois da tempestade sempre há calmaria.

O mesmo aconteceu com Eusebi, que depois de Sturm und Drang chegou à calma de uma proporção executiva estudada, que, não esquecendo seu passado escultórico, fez os elementos de madeira coloridos descerem das superfícies das pinturas para criar novas esculturas, para conquistar verticalmente o espaço habitado.

O neoconcretismo de parede deu assim origem a um neoconcretismo plástico, recuperando uma memória antiga, a da escultura colorida como era antes, devido aos mal-entendidos de Winckelmann, a escultura em mármore branco se espalhou.

As esculturas de Renzo, jogadas nas combinações de elementos de vários tamanhos e estruturas, bem como agrupadas numa dialética cromática de brancos e pretos com amarelos, vermelhos, azuis, são alegres e visualmente muito leves. No entanto, como aconteceu recentemente, em Lamezia Terme, uma cidade no sul da Itália, eles podem se tornar monumentos coloridos voando em direção ao céu em uma praça. Afinal, Renzo Eusebi, como atesta a exposição 2019-20 no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, em que muitas de suas obras foram penduradas no teto, a conquista do espaço é um desafio que potencializa sua criatividade muito móvel.
(Giorgio Di Genova, Historiador e Crítico de arte, autor da enciclopédia da “História da arte italiana do século XX”.)

WIKIPEDIA

SOBRE A TARTAGLIA ARTE

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia  pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo.  Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.

O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.

SERVIÇO


Exposição: Referências Abstratas
Artista: Renzo Eusebi @eusebirenzo
Curadoria: Tartaglia Arte – Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez Tartaglia
@riccardotrataglia  @reginanobreztartaglia
Texto crítico: Giorgio Di Genova (crítico e historiador de arte)
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paula_r_soares
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – salão H – 2° andar
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Abertura: 22 de janeiro de 2022
Visitação: 22 de janeiro a 12 de março de 2022
Dias e horários: segunda a sexta, das 11h às 18h
sábado, das 13h às 17h
Realização: Tartaglia Arte – tartagliaarte.org
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis, SC / CIB-SC / Espaço Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil.
Censura livre
Gratuito
Acessibilidade
Uso de máscaras e apresentação da carteira de vacinação são obrigatórias.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Bring Me The Horizon abre venda de ingressos para show inédito em sua trajetória

Publicado

em

Com realização da 30e, banda vai fazer no Allianz Parque sua primeira apresentação mundial como headliner em um estádio e vai contar com apresentações de: Motionless In White, Spiritbox e The Plot In You

O ano de 2024 vai deixar um marco na carreira do Bring Me The Horizon. No dia 30 de novembro, a banda inglesa fará o seu primeiro show como headliner em um estádio, no Allianz Parque, em São Paulo. A ocasião contará ainda com apresentações das bandas Motionless In WhiteSpiritbox e The Plot In You. Com realização da 30e, o evento inicia a  venda de ingressos hoje, 30 de abril, ao meio-dia, pelo site da Eventim ou na bilheteria oficial no Allianz Parque às 13h (mais informações abaixo).

Bring Me The Horizon, formado pelo vocalista Oliver Sykes, o guitarrista Lee Malia, o baixista Matt Kean e o baterista Matt Nicholls, anunciou em suas redes sociais que também neste ano vai lançar mais um EP do projeto Post Human, que tem como ideia principal criar álbuns temáticos em torno de como a humanidade está totalmente em declínio.

Créditos: Jonti Wild

A diversidade e quebra de paradigmas são uma realidade para a banda e a experimentação musical contínua contribuiu para sua relevância. Seus números são grandiosos: mais de 25 milhões de seguidores nas redes sociais, 13 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 2 bilhões de visualizações no YouTube e um legado de hits e parcerias memoráveis, com Machine Gun Kelly, Yungblud e Lil Uzi Vert, além de indicações ao Grammy e ao BRIT Awards.

Motionless In White

Para essa apresentação única no Brasil, os ingleses do BMTH vão contar com shows de abertura de importantes nomes do heavy metal mundial da atualidade: Motionless in White, quinteto americano que, além do visual gótico e uma conjuração inimitável de rock metálico e melodias magnéticas, silenciosamente alcançou a ponta do hard rock na atualidade; Spiritbox, grupo canadense de heavy metal, liderado pela vocalista Courtney LaPlante e que recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de melhor performance de metal em 2024; e, por fim, The Plot In You, banda americana que já recebeu críticas positivas na Billboard, Rock Sound, Alternative Press e acumula mais de 100 milhões de streams.

Sobre Motionless in White

Motionless In White foi formada em Scranton, PA. em 2006, misturando rock metálico afiado, elementos industriais e melodias cativantes. Liderada por Chris Motionless (vocal), com Ricky Olson (guitarra), Ryan Sitkowski (guitarra), Vinny Mauro (bateria) e Justin Morrow (baixo), a banda rapidamente ganhou destaque no hard rock. Seus álbuns “Creatures” (2010), “Infamous” (2012) e “Reincarnate” (2014) alcançaram sucesso nas paradas, com sucessos como “Another Life” acumulando milhões de streams no Spotify.

Spiritbox

Sobre Spiritbox

A jornada de Courtney LaPlante com a Spiritbox tem sido uma prova da imprevisibilidade da vida. Nos últimos seis anos, a banda emergiu na cena do metal, desafiando as expectativas a cada passo. Desde o lançamento de seu ambicioso EP “The Fear Of Fear” até colaborações inesperadas com artistas como Megan Thee Stallion e a conquista de uma indicação ao GRAMMY, sua ascensão foi meteórica. Spiritbox segue firme em seu compromisso de ultrapassar limites criativos e explorar novos territórios sonoros. À medida que continuam a evoluir, uma coisa é certa: o mundo da música pesada aguarda ansiosamente o que vem a seguir desta banda.

The Plot In You

Sobre The Plot In You

O quarteto de Ohio – Landon Tewers (vocal), Josh Childress (guitarra), Ethan Yoder (baixo) e Michael Cooper (bateria) explodiu com a música “Feel Nothing”, que alcançou 28 milhões de streams somente nos EUA. Billboard elogiou o álbum Dispose como o trabalho mais polido e coeso da banda até o momento. Depois de acumular mais de 100 milhões de streams e receber muitos elogios, o grupo “saiu da escuridão” com confiança e clareza no seu último álbum Swan Song (2021).

 

Serviço: 

Bring Me The Horizon Tour 2024

Realização: 30e


SÃO PAULO
Data: 30 de novembro de 2024
Local: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo 1705 – Água Branca, São Paulo – SP
Horário de abertura dos portões: 13h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Ingressos e setores:
Cadeira Superior – R$125 (meia-entrada legal) |  R$250 (inteira)
Pista – R$195 (meia-entrada legal) | R$390 (inteira)
Cadeira Inferior – R$245 (meia-entrada legal) |  R$490 (inteira)
Pista Premium – R$395 (meia-entrada legal) | R$790 (inteira)

Início das vendas:
Venda geral: 30 de abril, 12h (on-line) e às 13h na bilheteria oficial
Vendas on-line em: eventim.com.br/BMTH

Bilheteria oficial*:

Bilheteria A – Allianz Parque – Endereço: Rua Palestra Itália, 200

*Exclusivamente no dia 30 abril, a bilheteria oficial será na Bilheteria B no Allianz Parque – Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Portão B – Água Branca – São Paulo/SP. Nos demais dias, as vendas acontecerão na Bilheteria A.

Funcionamento*: Terça a sábado das 10h às 17h

**Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

Sobre a 30e:
A 30e representa a nova geração do entretenimento ao vivo e vem desenvolvendo o posicionamento “Delivering Happiness”, que traduz uma atuação que valoriza a experiência do público e das marcas. Criar momentos de felicidade para as pessoas é o que guia cada uma das etapas dos seus eventos. Estes foram alguns nomes que a 30e trouxe para o Brasil:  Paul McCartney, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon. A promotora revolucionou o formato de turnês nacionais ao trazer novas tecnologias e possibilidades para artistas brasileiros. Titãs Encontro, NX Zero, JÃO e Ivete Sangalo são apenas algumas das turnês que estão sob os cuidados da 30e. Na frente de festivais, por sua vez, a produtora tem em sua cartela o MITA, o Knotfest Brasil e o GPWeek.

Continuar Lendo

Eventos

GIPSY KINGS® by Diego Baliardo anunciam tour pelo Brasil

Publicado

em

Em rápida passagem da banda pelo país, a banda promete trazer a energia contagiante de um verdadeiro ícone mundial, que mantém a chama da tradição cigana viva, apresentando seus grandes sucessos

Os shows acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2024 (quarta, quinta e sexta-feira), respectivamente nas cidades de Porto Alegre, Ribeirão Preto e Brasília 

Prepare-se para mergulhar em uma saga musical que atravessa gerações, marcada pela paixão, talento e tradição. Os GIPSY KINGS® são muito mais do que uma simples banda; são uma experiência transcendental,  guardiões de uma herança cultural que ressoa com força em cada acorde, em cada batida do coração.

A história dos GIPSY KINGS® é um conto de perseverança e amor pela música, começando com a família Baliardo, uma linhagem de músicos que nasceram para encantar o mundo e transformaram a guitarra em uma extensão de suas almas.

Sob a liderança de Diego Baliardo, o visionário fundador, a banda emergiu das ruas ensolaradas da França para conquistar os palcos globais, mantendo a chama da tradição cigana viva, fundindo-a com uma energia contagiante que captura os corações dos fãs em todo o mundo.

Diego Baliardo também foi o impulsionador da decisão conjunta de promover a cultura cigana em todo o mundo. Iniciada em 1978, quando ninguém menos que a moradora mais famosa de Saint-Tropez, Brigitte Bardot, os convidou para entreter (ou melhor, incendiar) uma festa privada, seguido de inúmeros convites na então louca Cote d’Azur, logo se tornando o favorito dos bilionários e estrelas internacionais.

Com mais de 40 anos de história, os GIPSY KINGS® aprenderam os segredos da guitarra com seus parentes mais velhos. Essa educação musical não apenas os preparou para o sucesso, mas também os conecta profundamente com suas raízes, inspirando-os a compartilhar a beleza da cultura cigana com o mundo. Trazem consigo um legado impressionante de sucessos.

A ascensão dos GIPSY KINGS® foi meteórica, impulsionada por seu talento inegável e pelo desejo de transmitir a alegria e o espírito da música cigana. O reconhecimento internacional veio com o estouro de sucessos como “Bamboleo”, uma explosão de ritmo e paixão que conquistou o coração de milhões em todo o mundo. Ritmos irresistíveis  de “Djobi Djoba” e “Baila me” incendeiam multidões. Cada música é uma jornada de emoção e vitalidade que transporta o público para as ruas ensolaradas da Andaluzia.

Mas os GIPSY KINGS® não se contentaram em simplesmente seguir o caminho trilhado. Eles ousaram reinventar clássicos, transformando hits como “Volare”, “Hotel California” e “A mi Manera” em interpretações únicas que capturam a alma da música cigana com uma intensidade emocional arrebatadora.

O sucesso internacional dos GIPSY KINGS® é indiscutível, com mais de 20 milhões de álbuns vendidos e um prestigioso Grammy de Melhor Álbum de World Music com “Savor Flamenco” em sua coleção de troféus. Sua música é uma celebração da vida, uma expressão de liberdade e paixão que transcende fronteiras e culturas. É uma ponte entre continentes, uma língua universal que une pessoas de todas as origens em uma dança apaixonada sob o luar.

Desde então, a banda continuou a evoluir, incorporando novos elementos musicais enquanto mantém firme suas raízes ciganas. Com uma carreira que se estende por décadas, os GIPSY KINGS® são verdadeiros ícones da música mundial, deixando um legado duradouro que inspira e encanta gerações.

Com seus incomparáveis arranjos de 6 guitarras e sua seção rítmica vigorosa, eles entregam a pura herança artística da música de sua família que construiu a lenda GIPSY KINGS®. E agora, os fãs brasileiros têm a oportunidade única de testemunhar essa magia ao vivo e em cores! Prepare-se para ser envolvido por uma torrente de emoção e ritmo quando os GIPSY KINGS®  by Diego Baliardo tomarem os palcos  brasileiros nas seguintes datas:

 

  • Dia 15/05 – Porto Alegre

Local: Auditório  Araújo Vianna – Parque Farroupilha, 685, Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Data: 15 de maio de 2024, quarta-feira

Abertura da casa: 19h

Horário do Show: 20h30

Classificação etária: 16 anos

Link de compra: GIPSY KINGS BY DIEGO BALIARDO – 15/05/24 – Sympla Bileto – Compre seu ingresso online

 

  • Dia 16/05 – Ribeirão Preto

Local: Multiplan Hall, Ribeirão Shopping – v. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Nova Aliança, Ribeirão Preto – SP, 14026-900.

Data: 16 de maio de 2024, quinta-feira

Abertura da casa: 19h00

Horário do Show: 20h30

Classificação etária: 18 anos.

Link de vendaGipsy Kings

 

  • Dia 17/05 – Brasília

Local: Ulisses Guimarães

Data: 17 de maio de 2024, sexta-feira

Horário de Abertura: 19h30

Início do show: 21h

Link de vendaIngressos Gipsy Kings

 

Continuar Lendo

Eventos

Coala Festival reúne banda 5 a Seco para sua décima edição

Publicado

em

Longe dos palcos há cinco anos, grupo que abriu a primeira edição retorna ao festival, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo

 

Os primeiros acordes a ecoarem na história do Coala Festival, lá em 2014, foram trazidos pelo equilíbrio de três guitarras, um violão, um baixo e uma bateria. Com eles, a banda 5 a Seco — formada por Tó Brandileone, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Leo Bianchini e Vinicius Calderoni — estreou o evento que revolucionou o cenário de festivais e a forma de consumir música brasileira. Agora, o evento celebra a sua décima edição e faz uma ode ao ano em que tudo começou anunciando a 5 a Seco como primeira atração do line-up de 2024. O grupo retorna aos palcos após um hiato de cinco anos. Marcado para os dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o evento tem ingressos disponíveis  no site oficial. (acesse aqui).

“5 a seco marcou a nossa história e eles não podiam deixar de fazer parte do Coala Festival 2024. Estamos muito felizes com esta reunião para a edição comemorativa de dez anos. Tenho certeza de que será um grande show”, comenta Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.

Formada em 2009, a 5 a Seco é uma banda em que não existem protagonistas, pois seus integrantes se revezam nos instrumentos e na interpretação de cada música. Sucessos como “Pra Você Dar o Nome”“Em Paz” “Geografia Sentimental” fazem parte da história do quinteto, que reúne quatro álbuns e um EP, incluindo o último trabalho de estúdio intitulado Pausa (2019), responsável por anunciar o hiato do conjunto. De volta à ativa para subir ao palco do Coala Festival 2024, a banda prepara um show inédito, revisitando sucessos, para a ocasião.

“Estamos vivendo uma mistura intensa de euforia e frio na barriga com a dimensão de voltar aos palcos depois de cinco anos de pausa, justamente num festival tão importante para nós quanto o Coala” compartilha Vinicius Calderoni, que completa: “vamos fazer um show pra abraçar a catarse louca desse reencontro, revisitando músicas importantes do nosso repertório, tocando pela primeira vez publicamente canções do Pausa e, quem sabe, sinalizando o futuro”.

Apresentado pela Amstel, o Coala Festival 2024 tem Elo como meio de pagamento oficial. É patrocinado por Chás Leão e tem apoio de Jameson e Chilli Beans.

Em breve mais novidades sobre o evento serão divulgadas.

 

SERVIÇO
Coala Festival 2024
Datas: 6, 7 e 8 de setembro (sexta, sábado e domingo)
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP
Valores:

  • Passe para três dias: R$ 380
  • Passe para dois dias: R$ 270
  • Cliente Elo – Passe para três dias: R$ 370
  • Cliente Elo – Passe para dois dias: R$ 260

Ingressos: https://www.totalacesso.com/events/coalafstvl2024

 

Sobre o Coala Festival
Em 2024, o Coala completa 10 anos e já não é mais apenas um festival. Ao longo dos anos, o Coala foi ganhando novas camadas e ampliando sua atuação para diversas áreas dentro do ecossistema da música, não só fomentando o cenário nacional, mas também exportando para o mundo o trabalho de artistas brasileiros.

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.