Top +

Exposição Pranto, de Andréa Brêtas traz o Projeto Empoderadas de Erica Paes para bate-papo nos Correios Niterói na quarta (1).

Publicado

em

Exposição ‘Pranto’ de Andréa Brêtas recebe o Projeto Empoderadas de Erica Paes nos dias 01 e 08 de fevereiro para bate-papo sobre violência contra a mulher e todos os gêneros, no Espaço Cultural Correios Niterói.

A fotógrafa e artista plástica utiliza a câmera para mostrar os olhares de tribos africanas que visitou e traz o premiado Empoderadas para tratar de conscientização e prevenção.

 

A exposição “Pranto” da fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas recebe nos próximos dias 01 e 08 de fevereiro, às 15 h, o Projeto Empoderadas, de Erica Paes, para um bate-papo sobre a violência contra a mulher, com a presença das coordenadoras Amanda Cruz e Monique Bispo, da fotógrafa e dos curadores da Tartaglia Arte, no Espaço Cultural Correios Niterói.
Dia 01/02 – Amanda Cruz – Coordenadora polos (Méier, Itanhanga, Rocinha, Laje do Muriaé, Miguel Pereira, Pedra de Guaratiba, Casimiro de Abreu, Complexo do Alemão, Mangueira, Olaria, Petrópolis, Rio das Ostras, Paraty)

Dia 08/02 – Monique Bispo – Coordenadora polos ( Taquara, Três Rios, Nilópolis, São João de Meriti, Búzios, Nova Iguaçu, -Jacarepaguá, Degase, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Magé, Cabo Frio)

A fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta na exposição “Pranto”, fotos de mulheres africanas em quatro salas do Espaço Cultural Correios Niterói RJ, em preto e branco, para conscientizar sobre a violência contra a mulher, principalmente sobre a MGF – Mutilação Gentital Feminina, que, segundo o Unicef, vitimiza, ainda hoje, milhões de mulheres e meninas em todo mundo e que, a cada ano, atinge cerca de três milhões de meninas, antes de completar 15 anos.

A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas e a excelência da curadoria da Tartaglia Arte na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural.

“Pranto” acontece entre os dias 28 de janeiro e 11 de março de 2023, não por acaso. Desde 2012, a data de 06 de fevereiro foi adotada como o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, por unanimidade, em votação da Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 67/146). No dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Em ambas as datas, Andréa Brêtas estará presente para visita guiada e bate papo com outros profissionais para falar sobre o tema.

O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade.

 

SOBRE ANDRÉA BRÊTAS

Carioca, radicada em Petrópolis desde 1992.
Formada em Direito, logo percebeu que não iria encontrar realização plena no mundo jurídico. Sua alma sempre buscou as artes. Com pinturas e esculturas realizou exposições dentro e fora do Brasil, comercializando obras para vários cantos do mundo. Na fotografia, artistas como Brooke Shaden, Danny Bittencourt, Sue Bryce e Flora Borsi atuam como inspiração e parte da formação acadêmica que acumulou através de inúmeros cursos e workshops aqui e no exterior. Na pintura, os clássicos Kandinsky, Miró, Pollock e mais Luís Áquila, Daniel Senise entre outros.
Sua pesquisa artística busca a exposição do interior feminino como foco e, para isso, faz uso da escultura, da pintura e da fotografia como ferramentas incessantes de expressão pessoal e demonstração de sentimentos.

Instagram: @andrea_bretas
Facebook: https://www.facebook.com/andreacbretas

SOBRE O PROGRAMA EMPODERADAS

O Programa EMPODERADAS, idealizado e implantado por ÉricaPaes, faixa preta de jiu-jitsu, 5º grau, ex lutadora de MMA e campeãmundial de Jiu-Jitsu-IBJJF que é especialista em segurança feminina efundadora do Instituto de Defesa da Mulher Erica Paes (IDMEP), surgiudiante da preocupante situação de vulnerabilidade a que todas asmeninas e mulheres estão expostas em seu dia a dia, sejam nos espaçosdoméstico ou público, com o intuito de minimizar as diferenças, desafiaros limites e aproximar as realidades, além de incluir e atuar naprevenção ou no enfrentamento da causa feminina e de todas asáreas sociais.

Tornando-se uma referência nacional, o projeto firma-se como umprograma e uma nova estratégia que apareceu como umapossibilidade de fortalecer, ampliar e complementar as políticas deEnfrentamento à Violência contra a Mulher, sendo hoje parte dosprogramas governamentais já executados pela Secretaria de Estado deDesenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).

O Programa EMPODERADAS possui três anos de funcionamento e,ao longo desses anos de existência, ajudou e segue ajudando milharesde mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro, por meio de seusprogramas de treinamento, cursos profissionalizantes e rede de apoioque conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para ummelhor acolhimento das mulheres assistidas.

DADOS DO PROGRAMAO Empoderadas vem crescendo e alcançando cada vez maiscidades do nosso Rio de Janeiro. Hoje o programa conta com 44 Polosativos que promovem o atendimento de mulheres continuamente.Em 3 anos: Mais de 94.018 mil mulheres já foram atendidas.

AÇÕESO Programa conta com ações especiais realizadas nos polos como porexemplo o Renasce Mulher que tem como objetivo ajudar as mulheres aobter seus documentos, certificados de cursos promovidos peloprograma, embelezamento etc.As rodas de conversa com psicólogos sobre o dia a dia e cura detraumas, a Assessoria Legal com aconselhamento jurídico e as açõesdo dos dias “25” de cada mês que representam o Dia Laranja.

PREMIAÇÕESEm comemoração ao sucesso do Programa, esse anopromovemos o PRÊMIO EMPODERADAS 2022, que teve por finalidadecelebrar os resultados incrivelmente positivos na vida de tantas mulheresno Estado do Rio de Janeiro, ao longo desses 3 anos.
O Prêmio Empoderadas 2022 ocorreu no dia 31 de março de2022, no Hotel Hilton Copacabana, situado na Avenida Atlântica, n.º1020, e contou com a presença de 200 pessoas no coquetel, entre estasestavam colaboradores e personalidades de grande relevância para aexistência do Programa Empoderadas, bem como da pasta deenfrentamento à violência contra mulheres do Estado do Rio de Janeiroe fortalecimento das causas femininas.Ao todo 18 pessoas foram premiadas, como uma forma dehomenagem que representa toda a gratidão e reconhecimento porseus trabalhos ativos no enfrentamento à violência contra as mulheres,com o empreendedorismo feminino, com a saúde da mulher, e todo ofortalecimento da luta feminina.

Dentre os homenageados, tivemos autoridades, políticos, policiais,juízas, promotoras que atuam de forma eficaz na luta de ressignificaçãoda vida das mulheres vítimas de violência.Em maio, do dia 07 ao dia 11, na semana do mês da mulher,promovemos a ação nos carros do Metrô em parceria com o MetrôRio.A atividade contou com a abordagem da nossa equipe nos trajetoscom direito a pesquisa individualizada entre os horários das 7h às 11h e17h às 20h.

O resultado foi impactante. Foram 381 mulheres entrevistadas etodas responderam a 20 perguntas sobre situações de assédio etipificações da violência. Com isso, conseguimos relatos e pedidos deajuda.Nessa pesquisa destaca-se a violência sexual onde, das 381entrevistadas 203 foram vítimas e apenas 11 mulheres disseram nuncater passado por nenhum tipo das tipificações exemplificadas napesquisa.Recentemente o Programa foi premiado com o segundo lugar noPrêmio Juíza Viviane do Amaral-CNJ/STF em Brasília DF, junto a outros160 projetos e programas de todo o Brasil.

Instagram: @andrea_bretas @empoderadas.rj

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile