Conecte-se conosco

News

Exposição: Outros Navios – Fotografias de Eustáquio Neves no Sesc Ipiranga

Publicado

em

No ano do Bicentenário da Independência, a exposição do artista no Sesc Ipiranga coloca a escravidão e seus ecos nos dias de hoje em debate

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves

Abertura: 06 de setembro, às 16h

Visitação: 07 de setembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023

Entre as ações que marcam o Bicentenário da Independência do Brasil realizadas pelo Sesc São Paulo, a unidade Ipiranga abre, dia 6 de setembro, a mostra retrospectiva a obra de Eustáquio Neves, artista mineiro descendente de pessoas negras escravizadas. A exposição atravessa quase 40 anos de produção e carrega em si uma história extensa de diásporas e resistências. “É um trabalho que capta e manipula imagens ligadas às relações étnico-raciais promovidas no passado e no presente, como a violência contra os corpos, a intolerância contra os ritos e a privação de direitos da população negra”, destaca o curador da mostra, Eder Chiodetto.

“Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” está subdividida em três salas, e obras pontuais distribuídas pela unidade do Sesc Ipiranga. Na sala 1, encontram-se séries que aludem às violências e silenciamentos perpetrados contra pessoas escravizadas. Na sala 2, localizam-se séries que tematizam a resistência por meio de saberes ancestrais e rituais afro-brasileiros, bem como exibição de suportes diversos utilizados por Eustáquio Neves em seu processo de criação. Por fim, a sala 3 exibe uma videoinstalação, criada a partir do material bruto de três vídeos do artista Post No Bill (Nigéria, 2009 – 2022); Bariga (Nigéria, 2009 – 2022) e Crispim: Encomendador de Almas, (Brasil, 2006 – 2022).

A mostra traz cópias de filmes fotográficos, negativos, acetatos, matrizes, esboços, estudos de paleta de cor e texturas utilizados nos experimentos do artista no laboratório analógico de seu ateliê. Suas investigações incluem ainda desenhos, grafias, carimbos, recortes de documentos, jornais, colagens, entre outros. “A fotografia experimental no Brasil converge para a obra de Eustáquio Neves. Ele é um dos pioneiros em criar imbricações de linguagens da fotografia com pintura, textos e abrasões que visam gerar metáforas visuais sobre como as histórias oficiais são geradas em camadas simbólicas. Em seu laboratório, ele descama verdades impostas e nos revela labirintos por meio dos quais pontos de vistas sorrateiramente apagados vêm à tona”, comenta o curador.

Desde os anos 1980, Eustáquio segue construindo uma obra de forte impacto por meio de suas experimentações na fotografia analógica, utilizando conhecimentos adquiridos na sua formação como técnico em Química Industrial. Suas séries elaboradas a partir da junção de camadas pictóricas de forte simbolismo, discutem o lugar histórico da população negra, os ecos da escravidão que se perpetuam e se desdobram no racismo estrutural intrínseco à sociedade brasileira. “Sua obra também reverencia as práticas culturais e ancestrais dos afrodescendentes, por vezes, permeadas pelo sincretismo religioso, que resistiram no tempo, apesar das tentativas históricas de apagamento”, completa Chiodetto.

A efeméride dos 200 anos da Independência do Brasil refletida sob a ótica da produção artística de Eustáquio Neves joga luz sobre injustiças e conquistas, silenciamentos e a pluralidade de expressões, muitas vezes apagadas na perspectiva oficial da história do Brasil. O Sesc compreende que a ação cultural, ao tocar em aspectos cruciais de nossa formação, incluindo cicatrizes e potencialidades, é capaz de estimular o exercício de cidadania, reiterando seu caráter socioeducativo. Assim, ao difundir memórias comprometidas com uma visão mais equânime de sociedade, a instituição visa proporcionar a tomada de consciência de nossos papéis e responsabilidades diante de reparações históricas.

A mostra “Outros navios: fotografias de Eustáquio Neves” integra a programação do projeto “Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo, com ações que propõe reflexões sobre Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o Bicentenário da Independência do Brasil em 1822.

 Sobre José Eustáquio Neves

José Eustáquio Neves de Paula (Juatuba, MG, 1955), é fotógrafo e artista visual. Constrói suas obras por meio de processos de experimentação com a linguagem da fotografia, utilizando camadas de sobreposições de imagens e procedimentos químicos. Suas narrativas discutem a sociedade e o lugar histórico da população negra como protagonista de suas práticas culturais, conferindo ao artista destaque dentro e fora do país. Forma-se em 1979 como técnico de química industrial, e, em 1984, encerra sua atuação na indústria e se debruça no estudo integral da fotografia de forma autodidata. Seu conhecimento dos processos químicos lhe possibilita uma amplitude na manipulação e nos resultados das imagens. É no laboratório de revelação e de ampliação que Eustáquio Neves interfere manualmente nos negativos das fotografias, gerando diversos efeitos. Atua como freelancer nas áreas de documentação e publicidade, ainda em 1984, e abre um pequeno estúdio fotográfico em Belo Horizonte, em 1987. Na década de 1990, ganha destaque no cenário nacional da fotografia, trazendo questões sociais, étnicas e culturais, que surgem da experiência proporcionada pela visitação à exposição Registros da Minha Passagem Sobre a Terra, do artista Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), no Museu de Arte da Pampulha (MAP), em 1989.

Entre 1994 e 1995, desenvolve a série Arturos, sobre um agrupamento familiar no município de Contagem, em Minas Gerais, caracterizado por ações de continuidade e respeito ao sagrado baseadas no sincretismo da religião católica com as religiões de matriz africana, em ocasião da comemoração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, santa protetora de irmandades negras no Brasil colonial. Ainda em 1995, ganha o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia no Rio de Janeiro.  Destaca-se no ano de 1996 com a participação na Coleção Pirelli/Museu de Arte de São Paulo (Masp) de Fotografias. Participa da 6ª Bienal de Havana, em Cuba, em 1997, que descentraliza os grandes circuitos mundiais de exposições e abre espaço para artistas caribenhos e da América Latina. Ganha o Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura e Funarte, no Rio de Janeiro, no mesmo ano, e o Prêmio Especial Porto de Seguro de Fotografia, em São Paulo, em 2004. No ano seguinte publica seu primeiro livro, Fotoportátil, editado por Eder Chiodetto.

Eustáquio Neves segue sua produção discutindo a diáspora negra no Brasil, enquanto rememora e recria as histórias dessa descendência africana com base em aspectos que constituem seu cotidiano, enfatizando o Brasil como o país que tem a maior população negra fora da África, e no qual o racismo estrutural é realidade.

 Sobre o curador

Eder Chiodetto (1965, SP) é curador de fotografia independente, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP entre 2005 e 2021 e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. É autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify, 2002), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc, 2011), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô / Funarte, 2013) entre outros. Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil e no exterior.

 Sobre o projeto Diversos 22

“Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões” é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evoca celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente. A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022. Para mais informações, acesse.

 

Sobre o Sesc São Paulo

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações: clique aqui.

 

Serviço

Exposição: Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves.

Abertura: Terça-feira, dia 6 de setembro. às 16h30.

Visitação: Quarta-feira, dia 7 de setembro até 26 de fevereiro de 2023.

Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo – 04203-001

Horários: Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábado, das 10h às 21h30. Domingo e feriado, das 10h às 18h.

Mais imagens em: https://bit.ly/OutrosNavios

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Within Temptation doará todos os royalties do novo single para a Music Saves UA, na Ucrânia

Publicado

em

Within Temptation doará todos os royalties do novo single para a Music Saves UA, na Ucrâniaenquanto durar a guerra. 

 

Ouça agora o poderoso novo single

“A Fool’s Parade” (com a participação de Alex Yarmak)

 

Within Temptation apresentou seu mais novo single “A Fool ‘s Parade”, com a participação do produtor e vocalista ucraniano Alex Yarmak. Esse lançamento é um precursor da tão esperada turnê Bleed Out 2024 Tour, que mostra o compromisso da banda com a conscientização da batalha contínua da Ucrânia contra a invasão da Rússia.

 

Within Temptation anunciou que todos os royalties da música serão doados para a Music Saves UA, enquanto durar a guerra. 

 

A música em si é uma condenação das ações enganosas da Rússia e lança luz sobre as duras realidades enfrentadas pela Ucrânia. Within Temptation continua firme em seu apoio à Ucrânia, com envolvimento em iniciativas como a fundação Music Saves UA, defendendo a solidariedade extremamente necessária.

 

Gravado em meio às ruas de Kiev com o renomado diretor de vídeo ucraniano Indy Hait, o videoclipe de “A Fool ‘s Parade” mostra a vocalista Sharon den Adel em importantes marcos ucranianos. O clipe será lançado na próxima semana.

 

Ouça “A Fool ‘s Parade” (feat. Alex Yarmak) em todas as plataformas de streaming hoje.

 

Bleed Out 2024 Tour

A banda anunciou uma grande turnê pela Europa para o outono de 2024. A turnê começa em setembro com dois shows na Holanda (que esgotaram em poucos dias) e continuará por toda a Europa em estádios impressionantes. Os ingressos estão sendo vendidos rapidamente.

 

Datas:

21 de setembro Netherlands, Tilburg, 013

22 de setembro Netherlands, Groningen, De Oosterpoort

4 de outubro Belgium, Antwerp, Lotto Arena

5 de outubro Belgium, Antwerp, Lotto Arena

6 de outubro Germany, Cologne, Palladium

8 de outubro Norway, Oslo, Spektrum

9 de outubro Sweden, Stockholm, Annexet

11 de outubro Finland, Helsinki, Ice Hall

12 de outubro Tallinn, Estonia, Unibet Arena Blackbox

14 de outubro Germany, Berlin, UFO

15 de outubro Germany, Hamburg, Sporthalle

16 de outubro Germany, Leipzig, Haus Auensee

18 de outubro Hungary, Budapest, Barba Negra

19 de outubro Germany, Munich, Zenith

21 de outubro Austria, Vienna, Gasometer

23 de outubro Germany, Frankfurt, Jahrhunderthalle

24 de outubro Czech Republic, Prague, Sportovni Hala Fortuna

25 de outubro Poland, Łódź, Atlas Arena

27 de outubro Denmark, Copenhagen, Falkoner Salen

15 de novembro UK, Cardiff, Utilita Arena

16 de novembro  UK, London, Wembley Arena

18 de novembro  UK, Nottingham, Motorpoint Arena

19 de novembro  UK, Leeds, First Direct Arena

21 de novembro  France, Paris, Adidas Arena

23 de novembro  Spain, Barcelona, Palau Sant Jordi

24 de novembro  Spain, Madrid, Palacio Vistalegre

25 de novembro Portugal, Lisbon, Sala Tejo – Meo Arena

26 de novembro  Portugal, Lisbon, Sala Tejo – Meo Arena

28 de novembro  France, Toulouse, Zenith

29 de novembro France, Grenoble, Summum

1 de dezembro Italy, Milan, Alcatraz

2 de dezembro  Switzerland, Zurich, The Hall

3 de dezembro  Germany, Stuttgart, Porsche-Arena

5 de dezembro  Luxembourg, Luxembourg, Rockhal

6 de dezembro  Netherlands, Amsterdam, Ziggo Dome

 

Pacotes de ingressos VIP estão disponíveis para oferecer aos fãs a chance de uma experiência inesquecível, incluindo meet and greets e merchan exclusivo. Para obter ingressos, pacotes VIP e mais informações, visite o site oficial do Within Temptation em www.within-temptation.com.

Siga Within Temptation

Spotify Youtube | Instagram

Continuar Lendo

News

vibrador de capirinha ganha premio na Espanha

Publicado

em

Causando um verdadeiro frisson na Espanha, o Vibration, da INTT Cosméticos, com sabor de de Caipirinha foi um dos destaques da 2ª edição da EroSpain, que aconteceu entre 05 e 07 de maio, em Barcelona.

A empresa está trazendo para o Brasil o troféu de melhor marca “novidade” do mercado erótico. E ainda lançou 02 novos sabores do seu inovador vibrador líquido – de mel e algodão doce.

Embora ainda os sabores de mel e caipirinha não estejam sendo vendidos no Brasil, eles encantaram os europeus, o que demonstrou um potencial de sucesso internacional nos próximos meses.

No Brasil, o produto já é recorde de vendas com cerca de 13 sabores, entre eles algodão doce, chiclete, chocolate, vodka com energético, maçã do amor, entre outros.

As empresarias Stephanie ( filha) e Alessandra Seitz ( mãe) receberam o prêmio em Barcelona.

Continuar Lendo

News

Maior evento de apostas da América Latina tem recorde de visitantes

Publicado

em

A edição 2024 do maior evento de apostas esportivas, loterias, afiliados e iGaming chegou ao fim na última quinta-feira (25). O BiS SiGMA Americas se estendeu por três dias no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo (SP).
Com a melhor estrutura já oferecida no continente em encontros do setor, o BiS 2024 entrou para a história pelo recorde de público. Conforme a organização aproximadamente 14 mil pessoas visitaram o espaço entre os dias 23, 24 e 25.
Além disso, a conferência também registrou um aumento de 30% em seu espaço físico para acomodar novas empresas.
Ao todo, foram 250 expositores e patrocinadores, entre operadores, provedores, meios de pagamento, desenvolvedores de jogos, afiliação de marketing e outras áreas da indústria.
“O evento foi um sucesso. Tivemos aumento de público e de espaço. Houve muita troca de ideias sobre o futuro do mercado, regulamentação e o que ela pode trazer para esse segmento”, explica o Cofundador do evento, Alessandro Valente.

BiS e SiGMA Awards
Além do Transamérica, o evento contou com uma cerimônia de premiação nas noites da terça e quarta-feira, no Um Rooftop. As premiações reconheceram o empenho de profissionais e empresas que mais contribuíram para o crescimento da indústria brasileira.

BiS SiGMA Americas multilíngue e multicultural
De acordo com dados recentes, o Brasil ocupa a terceira colocação mundial em consumo de apostas online. Por isso, o interesse de grupos de outras nacionalidades em entrar ou intensificar suas operações no território nacional é imenso, comprovado nesta edição.
Afinal, o BiS SiGMA Americas recebeu expositores de 60 países diferentes com mais de 35 idiomas falados ao longo dos três dias. Sendo assim, todos os painéis e palestras com figuras renomadas internacionalmente contaram com a opção de tradução simultânea.
Carlos Cardama, um dos idealizadores da feira destaca: “Esse é o melhor evento do segmento na América Latina e pudemos oferecer palestras com muito conteúdo do mercado. É um orgulho ver quantos países pudemos reunir aqui no Brasil”.
“Quero agradecer a confiança de todos e tenho certeza de que cumprimos nosso objetivo de troca de informações e tecnologias do setor e geramos negócios”, complementa.


Em um ano tão emblemático para os jogos no Brasil devido a implementação da aguardada regulamentação, a edição 2025 do BiS SiGMA Americas já é esperada com ansiedade por milhares de pessoas por ajudar a traçar os rumos do setor a curto, médio e longo prazo.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.