Conecte-se conosco

Novidades

Exposição “Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!” tem conteúdo direcionado a crianças e jovens

Publicado

em

Descendentes de nordestinos poderão se conectar com suas raízes e cultura familiar por meio da mostra que homenageia o Rei do Baião

Há 30 anos, o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga morria aos 76 anos de idade, deixando um imenso legado artístico e cultural. Para homenagear a data, celebrar e divulgar a história deste patrimônio imaterial da cultura brasileira, está acontecendo desde o dia 9 de outubro, no centro Cultural Santo Amaro, a exposição “Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!”.

Até hoje, nenhum artista da música popular conseguiu fazer o que Gonzaga fez: cantar a vida de um povo, de todas as suas formas. As canções de Gonzaga retratam todas as cores da vida e da personalidade do povo nordestino, que mesmo fora da terra natal, não se esquece de suas tradições. “Este é um dos méritos da exposição, conectar os descentes de nordestinos ao cotidiano de sua gente, retratada com fidelidade na obra do Rei do Baião”, analisa a diretora da mostra, jornalista Sylvia Jardim.

A partir da segunda metade do século XX, impulsionada pelo desenvolvimento econômico, a migração nordestina fez de São Paulo uma das “maiores cidades nordestinas do Brasil”, superando a população de muitos dos próprios estados do Nordeste como a Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí e Sergipe. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, existem 5,6 milhões de nordestinos morando no estado de São Paulo.

Segundo Andréa Souza, coordenadora geral do Centro Cultural Santo Amaro, “o destino de boa parte dos migrantes que veio em busca de melhores oportunidades foi justamente o bairro em que estamos e que junto com as regiões do entorno, como Grajau e Capela do Socorro, podem ser considerados redutos da comunidade nordestina de São Paulo”.

Por seu caráter educativo, um dos principais focos da mostra é apresentar o universo Gonzagueano para os alunos das escolas da região. Na exposição, visitas guiadas, permitem aos descendentes da segunda e terceira geração de migrantes, conhecer melhor a obra daquele que é sem dúvida o maior representante da cultura nordestina.

Para Débora Lieber, da diretora da regional de ensino de Santo Amaro, a mostra contribui para fortalecer a memória afetiva que está presente no dia a dia familiar das comunidades. “Já estamos programando levar o maior número possível de estudantes para visitar a exposição e contribuir para este resgate da conexão entre a obra de Luiz Gonzaga e a origem dos seus pais e avós”. Durante a visita, as crianças terão a oportunidade de realizar também uma atividade lúdica com folhetos de cordel.

O artista

Luiz Gonzaga gravou 625 músicas em discos de 78 RPM, compactos simples e duplos de 33 RPM e de 45 RPM e dezenas de LPs de 10 e de 12 polegadas espalhadas também em inúmeras coletâneas levadas à praça nos formatos de LPs e CDs e em trilhas de filmes e documentários. É até hoje o maior representante da música nordestina e o artista da música popular mais biografado na história do Brasil. Em 2012, o filme Gonzaga – de Pai para Filho, mostrou a força deste ídolo popular levando aos cinemas mais de 2 milhões de pessoas. “A obra construída por Luiz Gonzaga retrata com fidelidade o sertão nordestino e o próprio Nordeste, nas suas diversas facetas”, ressaltam os organizadores da exposição.

Exposição “Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!”

A mostra apresenta alguns itens da obra do Reio do Baião nunca expostos anteriormente. São partituras de época, discos, livros, revistas e fotos pertencentes ao acervo do Instituto Memória Brasil. “ Gonzaga tinha a certeza de que ajudava o homem da terra, do campo, cantando suas alegrias e tristezas nas canções que compunha”, analisa o pesquisador de cultura popular e curador da mostra, jornalista Assis Ângelo.

Um dos livros, “Lua Estrela Baião, A História de um Rei” direcionado justamente ao público infantil, apresenta uma avó fictícia, de nome Dona Mocinha que reúne netos e bisnetos para contar a história do menino-rei que “nasceu em um casebre, com a cara redonda de uma lua cheia”.

A exposição é um passeio pelos temas mais cantados pelo artista: a terra, a fauna e a natureza, a família, a saudade e o amor, as crenças religiosas. O centro do espaço é ocupado por uma grande instalação, uma alusão ao Juazeiro e a força do povo sertanejo. Por toda mostra, podem ser apreciadas curiosidades, como jingles comerciais e políticos gravados por Gonzaga e gravações de grandes sucessos em outros idiomas, como a música Paraíba, cantada em japonês.

Em 2019, também se comemoram os 70 anos do lançamento da gravação do primeiro forró que se tem notícia, o “forró de Mané Vitor”, de autoria de Gonzaga e do parceiro Zé Dantas, outro marco histórico que reforça a relevância da exposição.

Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!

Data: de 9 de outubro à 7 de novembro – Gratuito

Local: Centro Cultural Santo Amaro –

Endereço: Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro

Horário: de segunda a domingo, das 10 às 17 horas

Tel.: 5541-7057 /5687 0513 (para agendamento de grupos e escolas)

Ficha Técnica

Direção Geral: Sylvia Jardim

Curadoria: Assis Ângelo

Cenografia: Celso Rorato

Produção Executiva: Renata Marques

Direção de Arte: Anna Lúcia Buchalla

Patrocínio: Expresso Taubaté e Kaizen Logística. Lei dee incentivo fiscal, via Proac ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Realização: Produtora Casa de Conteúdo.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Ana Laura apresenta ao público de Fernão/ SP com o melhor do forró pé de serra com entrada gratuita e interpretação em Libras

Publicado

em

A cantora continua sua turnê, que passará pelas cidades de Turiúba, Zacarias e Trabiju.

No dia 3 de novembro, o público de Fernão/SP terá a oportunidade de assistir ao show da cantora e compositora Ana Laura, que interpretará canções nordestinas autênticas ao som do tradicional forró pé de serra. A apresentação será às 19h, no Clube Recreativo de Fernão/SP.

Dando continuidade à sua turnê, Ana Laura se apresenta em Turiúba/SP no dia 15 de novembro, às 20h, na Praça Matriz. No dia 16 de novembro, o show será em Zacarias/SP, no Clube A.Z.A.C, às 19h. Finalizando a sequência, Ana sobe ao palco em Trabiju/SP, no dia 17 de novembro, às 20h, na Praça do Centro de Lazer do Trabalhador.

Todas as apresentações são gratuitas e contarão com interpretação em Libras.

Natural de São José do Rio Preto/SP, Ana Laura cresceu cercada por uma rica diversidade musical. Ela começou sua carreira em quiosques, bares e festivais culturais. Seu repertório eclético, que vai do MPB ao pop, sempre cativa o público com músicas vibrantes e emocionantes.

Ana Laura estará acompanhada por Niva Aloi (zabumba), Lucas Bergman (flauta), Maurício Zacarias (sanfona) e Pablo Jardel (guitarra).

No repertório, diversos clássicos do forró pé de serra e do xote, homenageando artistas renomados como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Zé Ramalho, Alceu Valença, Anastácia, Falamansa, Bicho de Pé e Rastapé, além de músicas autorais.

Ana carrega na bagagem 22 anos de carreira entre teatro e música, mas em 2023 que Ana Laura se reconectou com a cultura nordestina e encontrou sua verdadeira identidade musical. Seus shows são uma celebração da alegria e do amor, criando uma experiência única que convida o público a dançar e se divertir, independentemente da idade.

“O forró pé de serra é uma música que toca a alma e desperta lembranças afetivas. Ninguém consegue ficar triste ao som do forró. Em cada apresentação, vejo as pessoas sorrirem, cantarem e dançarem. É uma música que fala de amor e de vida”, comenta Ana Laura.

Premiada pela Lei Nelson Seixas e pelo ProAC Editais, Ana Laura inicia uma nova turnê com o apoio da Lei Paulo Gustavo 2023, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura.

Ana Laura segue conquistando seu espaço musical com uma agenda de shows levando sempre o melhor da música nordestina.

Próximos shows:

22.11- Floreal
23.11 – Guarani D’Oeste
30.11 – São Francisco
01.12 – São José do Rio Preto

Instagram: @analaura.forrozinho

Serviços:

Data: 03 de novembro de 2024 (Domingo)
Local: Clube Recreativo de Fernão/ Fernão
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

Data: 15 de novembro de 2024 (Terça-feira)
Local: Praça da Matriz / Turiúba
Horário: 20h
Entrada: Gratuita

Data: 16 de novembro de 2024 (quarta-feira)
Local: Clube Zacarias – A.Z.A.S / Zacarias
Horário: A partir das 10h
Entrada: Gratuita

Data: 17 de novembro de novembro 2024 (quinta-feira)
Local: Praça Centro de Lazer do Trabalhador / Trabiju
Horário: 20h
Entrada: Gratuita

Continuar Lendo

Novidades

Patrícia Ramos viraliza com cover de “Derrama Tua Glória” ao lado de Laura Vitório

Publicado

em

Vídeo supera 800 mil visualizações e conquista o público com interpretações emocionantes e elogios à voz da influenciadora

A influenciadora digital Patrícia Ramos publicou nesta semana um vídeo emocionante cantando o hino “Derrama Tua Glória”, do Ministério Unção Ágape, acompanhada por Laura Vitório no violão. O registro, que já soma mais de 800 mil visualizações, conquistou o público com a interpretação única de Patrícia e a atmosfera intimista.

Nos comentários, fãs exaltam a voz de Patrícia, destacando a sensibilidade que ela traz à canção com sua voz autêntica. Com 5,2 milhões de seguidores e mais de 270 milhões de visualizações em seus vídeos no último mês, Patrícia Ramos se consagra como uma das maiores influenciadoras da atualidade.

Além de mostrar toda a potência de sua voz, Patrícia continua a atrair uma audiência crescente com seus conteúdos, com admiradores de diversas faixas etárias e estilos de vida. A criadora tem conquistado o público com vídeos que variam entre temáticas diferentes, como conselhos sinceros e reflexões sobre autoestima, sempre com uma abordagem bem-humorada e inspiradora.

Continuar Lendo

Novidades

Garimpeiros do Rock: Membros do Jota Quest e Biquini participam de episódio com a banda catarinense Zaka

Publicado

em

Quarto episódio da temporada, exibido no Canal Bis e Globoplay, mostra o artista catarinense Zaka, e traz participações especiais da banda Jota Quest e de Magal, do Biquíni

O reality show Garimpeiros do Rock, que vem obtendo excelente retorno de público e crítica, terá esta semana a exibição do quarto episódio de sua primeira temporada, no Canal Bis (terça-feira, 22) e Globoplay (a partir de quarta-feira, 23). Comandada por Paulo Baron e Orlando Custódio, a série mostra esses profissionais do show business em sua busca incansável por novos rockstars.

No episódio, Orlando Custódio, o Garimpeiro do Rock – que mostra sua vulnerabilidade, mas com determinação e com o amor a música sempre vivo no coração – encontra com Zaka de maneira despretensiosa, em um dia ensolarado na praia. Ao conferir a música do artista, ele então entra em contato com Baron para que ambos fossem conferir a banda em ação e avaliar sua obra. Após a luta de Orlando para convencer Baron a conferir uma performance de Zaka e banda, este último traz uma análise dura aos jovens músicos: “Precisamos de caras com personalidade, que apostem. Que não tenham medo”. Na sequência, o impacto das palavras e o resultado das mesmas são conferidos pelo espectador em meio a um belo cenário, que é Florianópolis.

Entre os grandes convidados especiais do episódio, estão Marcelo Magal, baixista do Biquini, e em outro momento, Rogério Flausino e PJ, de um dos maiores nomes do pop rock brasileiro de todos os tempos, o Jota Quest, que compartilham sua história e visão artística, que servem como estímulo aos novos artistas. Eles também ouvem a música de Zaka, e tecem seus comentários. Assim como nos episódios pregressos, Ney Matogrosso também surge com um compendioso e importante depoimento.

O empresário Mac Lovio Solek, idealizador do Prime Rock e proprietário da Prime; o produtor cultural Helinho Pimentel, fundador das rádios Estação Primeira e Mundo Livre FM e atualmente diretor do Parque das Pedreiras, em Curitiba; e o renomado produtor Liminha, contribuem com depoimentos que reforçam a importância do Rock não apenas como música, mas como movimento, e sua perenidade.

Assista ao teaser do capítulo: https://www.instagram.com/garimpeirosdorock/reel/DBQ1I8Yxoeg

Garimpeiros do Rock
O cast estelar da série Garimpeiros do Rock conta com aparições grandiosas de monstros da música em âmbito global: há nomes de bandas como Ratt, Twisted Sister, Scorpions, Megadeth, Ratt, Angra, Destruction, Quiet Riot, Massacration, Foreigner, Matanza Ritual, Plebe Rude, Raimundos, Jeff Scott Soto, Rafael Moreira, Titãs, Biquini, Jota Quest, Lobão, Tarja, Roy Z, Dennis Ward (produtor), Henrique Fogaça (MasterChef), Régis Tadeu, Branco Mello, Liminha, Helinho Pimentel, Ney Matogrosso e Phil Carlson (Atlantic Records), que assinou artistas como Led Zeppelin, AC/DC, entre outros tantos.
Baron e Orlando passaram por nove estados brasileiros, e com rigidez e amor a música, vão guiando esses futuros rockstars na busca por atingir seus objetivos, e mapeando os diferentes estilos de rock existentes. São onze bandas, uma em cada episódio de Garimpeiros do Rock. A série, além da exibição no Canal Bis, também está disponível na plataforma de streaming Globoplay.

Horários de exibição no Canal BIS:
Terça-feira – 19h
Sábado – 22h29 (reprise)
Segunda-feira – 02h22 (reprise)

Fique por dentro de todos os detalhes do Garimpeiros do Rock no site oficial www.garimpeirosdorock.com.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.