Boas notícias

Evandro Fióti lança alento pop “Vem pra Curar”, parceria com Marissol Mwaba que bebe em variadas fontes da música negra afro-diaspórica

Publicado

em

Ao longo de sua trajetória, Evandro Fióti entendeu que era importante assumir papéis estratégicos pelo avanço coletivo. Ele desenvolve esse compromisso com notoriedade e, não à toa, o seu nome está ligado a projetos que entraram para a história e impactaram a sociedade e o seu entorno. Por mais que o cargo de empreendedor e de mente brilhante do mercado da música estejam nos holofotes de forma frequente, é quando está no estúdio — produzindo a sua própria arte — que o cantor e compositor paulistano se recarrega e encontra a sua potência. Após a sua estreia fonográfica, com o elogiado EP Gente Bonita (2016), e mais alguns singles, entre eles “Quando For Falar de Amor”, Evandro Fióti retoma um processo intenso de composição. O resultado dessa imersão pode ser conferido a partir do dia 22 de setembro, quando ele apresenta a nova canção “Vem pra Curar”, parceria com a cantora e compositora Marissol Mwaba. A data escolhida para o lançamento, mesmo dia da chegada da Primavera, não foi à toa. Trata-se de uma referência ao período que antecede o verão, ou seja, conecta o momento grave que a sociedade está passando com a possibilidade de um futuro melhor, sendo a música responsável pelo diagnóstico de mazelas e também pela cura do ser humano. “Vem pra Curar” é uma canção que fala sobre amor próprio, afeto e ganhou um videoclipe com a participação especial de Marissol Mwaba (assista aqui).

“A inspiração da letra veio da percepção que tive do poder que a música tem na nossa alma. Ao escrever a canção, comecei a ver com muita clareza as angústias que sofri na infância pelas violências e opressões ligadas diretamente a cor da minha pele e como, por meio da arte, eu fui resgatando parte da minha humanidade e resgatando a minha autoestima, mas os traumas ficam, infelizmente”, comenta Evandro Fióti. “Eu queria retratar o sentimento de gratidão que tenho por ter sido encaminhado pelos meus orixás e pela minha mãe para me reconhecer negro em diáspora e as consequências disso”, ele complementa.

Ao longo da pandemia, Evandro Fióti usou a música como meio de conexão com as pessoas. E, em algumas lives, chegou a tocar “Vem pra Curar”, canção composta — em coautoria com Marissol Mwaba — uma semana antes do início do isolamento social no Brasil. “A gente compõe juntos desde 2018. Costumo dizer que a Marisol complementa a minha alma musical”, ele revela. “Recebi mensagens muito profundas sobre a importância que essa canção teve na vida das pessoas que a ouviram durante as minhas lives. O papel da música é fazer bem às pessoas e essa canção já salvou vidas mesmo antes de ganhar o mundo oficialmente”, afirma. Foi durante o período de distanciamento social, inclusive, que o artista voltou a aprofundar os estudos musicais que vão marcar a sua nova jornada artística. “Vem pra Curar” funciona como um single de transição entre a primavera e o verão pessoal do artista.

Produzida por Fióti e  Mônica Agena, que já tocou com Natiruts, Emicida, Rael e também assina a produção do último single de Fióti, “Quando for Falar de Amor — Summer Song”, “Vem pra Curar” é um reggae, com sonoridade acústica em tonalidade maior. Ela chega com o intuito de ser uma música leve capaz de proporcionar bem-estar, acalanto e afeto. “Gosto da relação espiritual que a cultura rastafari e o reggae trazem como estilo de vida, acredito na música como poder de cura e quis traduzir isso nessa composição. Essa sonoridade tem potencial de dialogar de maneira ampla com as pessoas, sem preconceito ou classe social, mas, ao mesmo tempo, com identidade e personalidade enraizada na cultura negra e na filosofia dos povos Bantu, que são nossos ancestrais e contribuíram para o legado da nossa cultura desde que foram sequestrados de África nos navios negreiros ”, finaliza Fióti.

Ouça “Vem pra Curar”
Assista ao videoclipe de “Vem pra Curar” aqui

 

Ficha Técnica:

Voz: Evandro Fióti e Marissol Mwaba
Arranjo de voz: Evandro Fióti e Marissol Mwaba
Letra e composição: Evandro Fióti e Marissol Mwaba
Produção musical: Evandro Fióti e Mônica Agena
Baixo, violão, guitarra e percussão eletrônica: Mônica Agena
Mixagem: Maurício Cersósimo
Masterização: Maurício Gargel
Gravadora: Laboratório Fantasma
Direção artística: Evandro Fióti
Conductor: Evandro Fióti
Produção executiva: Raissa Fumagalli e Laura Freitas
A&R: Evandro Fióti e Raissa Fumagalli
Vozes gravadas no Estúdio Lab Estúdio, por Tofu Valsechi
Foto de capa: Lana Pinho
Arte de capa: Lucas Candido e Loucas Xavier

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile