Conecte-se conosco

Variedades

Essa tal de felicidade: 7 pontos para sua reflexão!

Publicado

em

Ao longo dos séculos, filósofos, psicólogos e religiões discutiram muito acerca da felicidade e como alcançá-la. Cada contexto temporal influenciou a percepção das pessoas de respectivas épocas. Mas indubitavelmente um consenso atemporal é de que a felicidade traz uma sensação de bem-estar, leveza e alegria. E claro que todos nós queremos sentir isso.

dalai lama Tenzin Gyatso, diz que a “ felicidade é uma questão primordialmente mental, no sentido de ser necessário, primeiramente, se identificar os fatores que causam a nossa infelicidade e os fatores que causam a nossa felicidade”.

Segundo Diana Bonar, especialista em Comunicação não Violenta e gestão de conflitos, parece pertinente este ponto de partida que estimula uma consciência mais profunda sobre tudo aquilo que nutre o nosso ser, e que devemos buscar ter mais em nossas vidas. E, ao mesmo tempo, extirpar o que for tóxico.

“Em primeiro lugar, precisamos ter consciência que vivemos em uma sociedade competitiva que cobra de nós todos os tipos de ideais de perfeição. Enquanto acreditarmos que é possível atingir todas essas expectativas inalcançáveis a felicidade estará bem longe de nós. Enquanto acreditarmos que precisamos caminhar de mãos dadas com a ditadura da beleza que prescreve um corpo ideal, com a expectativa da mulher mãe e profissional que dá conta de tudo, de ter vários amigos bacanas e uma família perfeita, e muito dinheiro no bolso, estaremos em sofrimento. Simplesmente porque a busca incessante por um status quase impossível causa ansiedade, angústia, inveja e dor”, reflete a especialista em CNV.

De acordo com Kristin Neff, especialista em Autocompaixão, a autoaceitação de nossas imperfeições, saber lidar bem com as nossas falhas, buscar ser melhor que nós mesmos, e não melhor do que várias pessoas, a felicidade estará mais perto.

Para Diana, quando conseguirmos trocar a inveja pela admiração de alguém mais bem sucedido, sentiremos inspiração e não derrota. Quando soubermos pedir apoio ao invés de acharmos que podemos ser autossuficientes, sentiremos mais tranquilidade ao invés de angústia.

A partir da frase de Joseph Campbell reflita os pontos abaixo em sua vida:

“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é a experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntima, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos”.

 

Sentir-se viva, pulsante, eis a felicidade. Abaixo, Diana listou 07 pontos de reflexão para te ajudar:

  1. Reflita sobre momentos da sua vida em que você se sentiu assim. Onde e com quem você estava? O que acontecia ao seu redor? Ao fazer isso você irá identificar necessidades importantes para você.  A Comunicação Não Violenta nos ensina que quanto mais necessidades atendidas tivermos, maior será a nossa sensação de bem-estar. Portanto a consciência sobre elas se faz urgente! Reflita sobre o que você precisa? Pertencimento, apoio, diversão, diversidade, amor?
  2. Enumere e faça de verdade ações concretas que te dão prazer para o resto da vida. Seja fazer algum esporte, ter um grupo de melhores amigas, sair para dançar, ter espaço de solitude para ler um bom livro, estar com quem você ama.
  3. Pesquisas apontam que a qualidade das nossas relações mais próximas tem um impacto muito grande em nossa sensação de felicidade. Que tipo de pessoas te cercam? Como é o seu trabalho atual? Sua família? Lembre-se que está tudo bem cortar ou afastar relações tóxicas para você, ainda que sejam membros da família. Busque escolher a dedo quem te cerca e avalie como essas pessoas te nutrem.
  4. Aprenda a colocar limites e a dizer não para situações, pedidos, eventos e para pessoas que te fazem mal. Se você não conhecer as fronteiras da sua própria segurança mental e emocional, os aproveitadores passarão por cima de você como um trator.
  5. Aprenda a lidar com divergências e conflitos de forma positiva. É possível fazer isso através da abordagem da Comunicação Não Violenta, com esse conhecimento será possível não apenas prevenir vários conflitos desnecessários, como gerenciar o que acontecerem com mais sabedoria.
  6. Conheça-te a ti mesma! O autoconhecimento é muito poderoso na busca pela felicidade. Quando sabemos quem somos nos tornamos mais seguras e menos suscetíveis às emoções alheias. Cuide de você, se ame, e respeite os seus limites.
  7. Existe a química da felicidade que acontece em nosso cérebro com a liberação de endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Há uma predisposição genética e diz a ciência que algumas pessoas tem mais propensão a liberar esses hormônios do que outras, mas ainda assim é possível estimularmos a liberação delas com:
  8. Exercício físico regular! Mova-se!
  9. Abraçando quem você ama! Distribua abraços
  10. Saindo com amigos! Socialize
  11. Medite! Os monges são mais felizes devido a meditação.
  12. Crie memórias positivas, elas são benéficas na hora e depois para recordá-las. Ao invés de investir em coisas, invista em experiências.

 

“E então? O que você quer manter na sua vida que aumenta a sua sensação de bem-estar e leveza, que te deixa mais alegre? E do que ou de quem você julga melhor se afastar? Lembre-se você merece ser feliz!”, finaliza Diana Bonar – diretora da PeaceFlow.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Ele se inspirou na mãe e hoje é Chef de um respeitado restaurante no Rio

Publicado

em

Dia 13 de maio é o Dia Nacional do Chef de Cozinha

O Dia do Chef de Cozinha, celebrado em 13 de maio, é uma ocasião para reconhecer e valorizar a profissão que está intimamente ligada à evolução da culinária e das sociedades. Desde a descoberta do fogo até os banquetes reais da idade média e a contemporaneidade, os chefs desempenharam um papel importante na transformação da gastronomia em uma forma de arte.

A profissão de chef de cozinha tem uma longa história, que se inicia nos primórdios da humanidade, quando a utilização do fogo permitiu a preparação de alimentos e deu origem aos primeiros cozinheiros da história. Com o progresso da agricultura e da pecuária, a variedade de alimentos aumentou significativamente, resultando na criação de banquetes nas sociedades antigas, nos quais os alimentos representavam status e riqueza.

Já na idade média, os chefs ganharam destaque nas cortes reais europeias, sendo responsáveis por impressionar os nobres e, ao longo dos séculos, a profissão continuou a evoluir, especialmente com a descoberta de novas especiarias e o desenvolvimento de técnicas culinárias mais refinadas.

Atualmente, o chef de cozinha é muito mais do que alguém que simplesmente prepara refeições. Ele é um artista, criando experiências gastronômicas que buscam encantar os clientes desde a escolha do menu até a última garfada. A gastronomia hoje é uma forma de expressão cultural e social, os chefs são os seus principais protagonistas, capazes de transformar ingredientes simples em verdadeiras obras de arte culinária.

Minha história na gastronomia começou lá atrás, acompanhando minha mãe na cozinha e observando-a fazer a comida do dia-a-dia, focando nos detalhes. Com ela, me descobri”, conta André Galdino, Chef do restaurante Dom Rio, na Barra da Tijuca. “Depois dessa ‘brincadeira’ na cozinha de casa, já segui procurando emprego em restaurantes, para ter experiência. Foi quando descobri que precisava de ‘um algo mais”, conta o Galdino.

Com esse pensamento em mente, o Chef resolveu fazer o curso de Gastronomia no final de 2022. “Eu precisava das técnicas, me profissionalizar por completo. A partir daí, foi só sucesso e hoje estou à frente de um grande restaurante”, completa. “Ainda faço questão de contratar pessoal formado no mesmo lugar onde me formei, pois confio nas técnicas e sei que estarei bem assistido”, finaliza Galdino.

Relatório “Reflexo da Pandemia nos Foodservices”, divulgado pela consultoria Melius no início desse ano afirma que o setor de foodservice, empregou mais 6,1 milhões de pessoas no Brasil entre janeiro e setembro de 2023, crescendo 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Empregos nesse setor não faltam, mas há de se ter uma boa formação profissional para conquistar os melhores salários”, conta Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, maior rede de franquias especializada em cursos na área de gastronomia do Brasil.

Ser Chef tem sim a ver com talento e dedicação, mas como em qualquer outro setor profissional, quanto melhor a formação, mais altas são as chances de crescer e faturar. A ideia do Instituto Gourmet é exatamente essa: capacitar e lapidar talentos que, como Galdino, trazem a gastronomia nas veias”, afirma Glaucio.

Sobre Instituto Gourmet

Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

 

Continuar Lendo

Variedades

A Galeria Saphira & Ventura (NY) apresenta a exposição ‘Solo Internacional de Lila Hamdan’, com curadoria de Alcinda Saphira, trazendo uma retrospectiva de sua carreira e técnicas.

Publicado

em

 

Sempre na busca incessante pelo novo, a multifacetada artista busca provocar reações e diferentes descobertas no observador

 

A Galeria Saphira & Ventura (NY) apresenta a exposição ‘Solo Internacional de Lila Hamdan’, com o apoio da Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York (NYICAS) e curadoria de Alcinda Saphira, trazendo uma retrospectiva de sua carreira e das diversas técnicas utilizadas.

O objetivo é provocar a reação do público com a sua obra, as descobertas e as diferentes sensações que ela provoca em cada um, por isso o seu forte é a busca incessante pelo novo em seu trabalho. Para ela, o mais interessante é ter o olhar do público sem nada definido. Na sua busca estética de interpretar as suas ideias através de pinturas e esculturas, a artista multidisciplinar Lila Hamdan alcançou uma distinção digna da sua visão artística.

No que diz respeito à pintura, Lila Hamdan passou a se dedicar, em tempo integral, a partir de 2008, explorando temas variados e assumiu diferentes influências. Pintora e escultora de características únicas, tem um trabalho que se assemelha ao expressionismo, movimento artístico pessoal e intuitivo onde predomina a visão interior do artista e a liberdade de expressão tem precedência.


“Não quero que ninguém que observe minha arte venha com uma concepção, um título ou enquadre-a em um estilo”, observa a artista. “Gosto do indefinido, da descoberta, e nas minhas obras procuro buscar formas variadas de expressão, mantendo até uma certa unidade plástica”.

Desde o seu lançamento no mundo da arte, Lila Hamdan teve a oportunidade de expor em Helsinque, Miami, Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque. Suas criações em acrílico sobre tela, além de esculturas em bronze e resina, são resultado de um trabalho contínuo de investigação artística. Em suas Dimensões, Hamdan apresenta o mundo como um espelho, onde planos de “luz e não-luz” trazem uma assinatura forte, citando o humano na perspectiva filosófica de que nossas atitudes não são um ser, mas um devir eterno, infinitamente, fora e dentro de nossa existência.

Na Saphira & Ventura, a missão primordial é estabelecer um novo padrão nos domínios da Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade, inspirado na “Excelência”. O objetivo é incorporar a essência da vida refinada, globalmente. Através das suas criações e eventos, procura unir uma tendência atemporal com o espírito inovador, despertando a imaginação e a admiração, ao mesmo tempo em que honra o patrimônio cultural. A arte não é apenas arte, mas um reflexo da vida na sociedade atual, incorporando qualidade e essência.


RSVP: Info@artsvgallery.com
Curadoria: Alcinda Saphira
Produção: Liz Carvalho/Albert Valente
Apoio: Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York (NYICAS)
Design: Camila Crivelenti
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Inauguração no dia 08 de maio às 18h
Visitação: até 17 de maio de 2024
Local: Saphira & Ventura Gallery
4 W 43rd St. #416, New York, NY

Continuar Lendo

Variedades

Conheça Leo Saavedra: A Inspiração por Trás da “A Grande Conquista 2”, reality da Record

Publicado

em

Com um coração de guerreiro e sua determinação incansável o jovem é um raio de esperança em tempos de desafio e adversidade

Leo Saavedra é mais do que apenas uma estrela em ascensão; podemos dizer que é um verdadeiro herói moderno cuja jornada cativa e inspira àqueles que têm o privilégio de conhecê-lo.

Com 29 anos de idade, descendente de bolivianos e formado em Administração Pública, Leo personifica a resiliência, a determinação e a paixão pela vida.

Criado em uma família marcada por desafios, o ator mineiro enfrentou a perda de seus pais ainda jovem, assumindo a responsabilidade de cuidar de seus três irmãos mais novos e de sua avó. Apesar das dificuldades, Leo nunca perdeu sua alegria de viver, sua determinação incansável ou sua coragem para seguir seus sonhos, encontrando forças para transformar adversidades em oportunidades, moldando-se em um exemplo de perseverança e amor incondicional.

Créditos fotos: Estúdio Barbeto / @barbetoestudio

Desde jovem, reconheceu a importância de colocar toda sua energia e amor em tudo o que se propõe a fazer, carregando em seu sorriso a coragem de quem enfrentou desafios desde cedo e transformou a adversidade em força. Sua dedicação aos estudos, sua paixão pela cultura e seu compromisso com sua família o tornaram uma figura exemplar, cujo brilho transcende os limites do ordinário.

Sua jornada não se limita apenas à superação de obstáculos pessoais. Leonardo Saavedra busca constantemente enriquecer sua vida e sua alma através da cultura, das artes e do compromisso com a excelência. Modelo, ator e criador, ele dedica sua energia e amor em tudo o que faz, inspirando outros a seguirem seus sonhos e acreditarem no poder da resiliência.

Créditos fotos: Estúdio Barbeto / @barbetoestudio

Além de sua formação acadêmica e sua carreira multifacetada como modelo, ator e criador de conteúdo, Leo é um defensor incansável do bem-estar físico e mental, em equilíbrio completo e perfeito entre corpo, mente e espírito, refletindo sua determinação em viver uma vida plena e significativa.

É um entusiasta dos esportes e defensor de um estilo de vida saudável. Ele entende que a verdadeira riqueza não reside apenas na acumulação de bens materiais, mas sim na busca por uma vida plena e significativa.

“Cada passo que dei nesta jornada foi impulsionado pelo desejo de fazer a diferença e deixar um legado positivo no mundo. Espero que minha história inspire outros a abraçarem sua própria jornada heroica.”

À medida que Leo embarca na emocionante jornada de “A Grande Conquista 2 “, reality show transmitido diariamente pela Record, às 22h30, ele personifica o espírito dos heróis modernos, aqueles cujas realizações transcendem o comum e iluminam o caminho para um futuro melhor. Seu sorriso radiante, sua determinação inabalável e seu coração generoso o tornam não apenas um concorrente, mas um verdadeiro herói para todos que têm o privilégio de conhecê-lo.

Prepare-se para se encantar com Leo Saavedra e sua extraordinária jornada. Esta é apenas a primeira página de um conto épico que promete emocionar e inspirar o mundo.

 

Redes Sociais de Leonardo Saavedra:

Instagram: @saavedraleo – https://www.instagram.com/saavedraleo/

Facebook: Leonardo Saavedra – https://www.facebook.com/Leon.Saavedra75?mibextid=LQQJ4d 

Twitter: @saavedraleo – https://x.com/saavedraleo_?s=11 

TikTok: saavedraleo – https://www.tiktok.com/@saavedraleo?_t=8lmjYEbgrC9&_r=1 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.