Variedades

Entenda por que os balões juninos são perigosos

Publicado

em

Tradição nas festas juninas, balão depende do fogo para subir; Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Ferretto, explica os riscos

Além da fogueira e das comidas típicas, os balões também são um item tradicional nas quermesses em todo o Brasil. Mas o artigo, frequentemente visto voando pelo céu das cidades, pode se tornar um perigo para a população, causando incêndios e desmatamentos.
A estrutura do balão é feita com materiais leves – como papel, plástico ou nylon – para que fique mais fácil na hora de manuseá-lo. Porém, de acordo com a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, é proibido fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas e demais vegetações, categorizando um crime contra a flora.

Crédito: Canva

“Para que o item sobrevoe, é preciso utilizar fogo, pois com o calor da labareda, a densidade do ar dentro da armação diminui, fazendo com que o objeto suba. Quando a estrutura do balão junino queima, ele desce pegando fogo, e, se houver alguma floresta seca, casa ou indústria, há um risco imenso de incêndio. Por isso, os balões são proibidos pela legislação”, alerta Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Professor Ferretto.

 

Mesmo que os balões não sejam soltos perto de matas e vegetações, vale lembrar que este ato é ilegal. De acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), no período dos meses de janeiro a maio de 2023, 436 ocorrências foram registradas a respeito de balões que sobrevoavam próximo a aeroportos – o recorde para o mês de junho, desde 2012.

 

“A Química explica, de forma simples, por que o balão é um item tão perigoso, e por que é tão arriscado manuseá-lo e colocá-lo para voar. É importante conscientizar a população a respeito, para que entendam por que não vale a pena correr esse risco”, finaliza Arthaud.

 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 12 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile