Conecte-se conosco

Novidades

Dove revela que 70% das mulheres globalmente não se sentem representadas por imagens do dia a dia

Publicado

em

A Dove entrou em ação com a Getty Images, a Girlgaze e mulheres em todo o mundo para criar o Projeto #ShowUs

Hoje, a Dove, juntamente com seus parceiros, Getty Images e Girlgaze, anunciou o projeto #ShowUs; sua maior e mais ambiciosa iniciativa até o momento. Com mais de 5.000 imagens, o Projeto #ShowUs é a maior biblioteca de fotos do mundo criada por mulheres para quebrar estereótipos de beleza e agora está disponível para as indústrias de mídia e publicidade verem, licenciarem e usarem em seu próximo projeto ou campanha. A ambição? Reunir-se e pôr fim à definição pouco abrangente de beleza retratada consistentemente em todo o mundo, estabelecendo um novo padrão para a representação autêntica, diversificada e inclusiva das mulheres ao redor do globo.

70% das mulheres dizem que ainda não se sentem representadas nas imagens que vêem todos os dias. Muitos de nós conhecem o mantra “Você não pode ser o que não pode ver”, mas apesar disso, e décadas de trabalho da Dove, Getty Images e Girlgaze para liberar as mulheres de estereótipos limitantes, muitas imagens continuam impondo padrões de beleza irrealistas que apresentam uma visão estreita de quem são as mulheres, como devem ser e o que podem alcançar. Todos os dias, a vida das mulheres é afetada por essas limitações, exclusões e estereótipos. Afeta sua saúde, relacionamentos e as oportunidades que lhes são dadas.

O Project #ShowUs é criado em parceria com a Getty Images – um dos principais produtores e distribuidores de imagens do mundo – e a Girlgaze – uma rede de 200.000 pessoas criativas de identificação feminina e não-binários de todo o mundo. Essa inovadora biblioteca de imagens estará disponível para uso da mídia e anunciantes a partir de hoje, quando a Dove convoca criativos e profissionais de mídia para se juntar a eles na redefinição de como as mulheres são representadas nas imagens que vemos a nossa volta todos os dias; celebrando um retrato mais diversificado e inclusivo da beleza e apoiando a confiança das mulheres em todo o mundo, mostrando-as como elas querem ser vistas.

Projeto #ShowUs

Sendo produzido há um ano, o banco de imagens contém mais de 5 mil fotos
Todas as fotos foram feitas por uma das 116 fotógrafas da Girlgaze; representando uma diversa comunidade global de mulheres, indivíduos não-binários e que se identificam como mulheres
As fotos mostram indivíduos de mais de 39 países; cada imagem foi criada por mulheres e fotógrafas não-binárias que entendem a beleza de cada país para uma representação mais autêntica, local e inclusiva
Pela primeira vez na Getty Images, cada um dos 179 indivíduos fotografados escolheu pessoalmente a descrição e tag de suas fotos, permitindo a eles definir a beleza em seus próprios termos para garantir que sejam realisticamente representados
Sem distorção digital, apenas uma visão verdadeiramente inclusiva

Por que agora?

70% das mulheres ainda não se sentem representadas na mídia e na publicidade; a mudança para uma definição mais ampla de beleza nunca foi tão urgente. Em uma das maiores pesquisas globais desse tipo, o estudo da Dove mostra que 67% das mulheres estão pedindo que as marcas se mobilizem e comecem a assumir a responsabilidade pelo banco de imagens que usam. Na Getty Images, o termo de pesquisa “pessoas reais” aumentou 192% em relação ao ano passado, “mulheres diversas” cresceu em 168% e “mulheres fortes” em 187%, fornecendo evidências mais fortes da demanda por uma representação mais realista de mulheres e beleza. Há também uma enorme necessidade para banco de imagens incluírem mulheres em papéis e cenários mais progressistas e fortalecedores, com o termo de pesquisa “mulheres líderes” aumentando em 202%.

As mulheres desejam que a mídia e os anunciantes retratem melhor as mulheres com diversidade física, com dois terços (66%) sentindo que há formas e tamanhos corporais limitados, e 64% sentindo que características como cicatrizes, sardas e condições da pele, não são representadas.

Show Us onde está o problema

Mulheres não se sentem representadas na mídia.

8 em 10 (76%) mulheres brasileiras não se sentem representadas nas imagens que são mostradas no dia-a-dia na mídia, com 9 em cada 10 (86%) mulheres desejando que a mídia e os anúncios fizessem um trabalho melhor ao representar mulheres de aparências diversas – incluindo idades, raças, tamanhos e formas.

8 em cada 10 brasileiras também sentem que só mulheres e meninas consideradas bonitas são mostradas na mídia (79%) e a maioria das pessoas não se parece com elas (79%).

Mulheres também sentem que a mídia não representa a diversidade de aparência das mulheres e os papéis que elas realmente ocupam na sociedade.

8 em cada 10 brasileiras sentem que as mulheres mostradas na mídia representam uma diversidade limitada de pessoas com deficiência (79%), tamanhos e formas (78%) e características como cicatrizes, sardas e doenças de pele (79%).

7 em 10 (72%) brasileiras acreditam que há uma diversidade limitada em como as mulheres são retratadas na mídia, ou seja, elas normalmente são sexualizadas. Além disso, 6 em 10 (61%) brasileiras também enxergam uma falta de diversidade nos papéis que as mulheres ocupam na mídia: elas são normalmente mostradas como mães ou cuidadoras.

7 em 10 brasileiras também consideram que há diversidade mínima na idade (70%), etnicidade (70%), expressão de gênero e sexual (65%) das mulheres mostradas na mídia.

O IMPACTO

O impacto negativo que essa falta de representatividade e diversidade está causando nas mulheres é profundo.

8 em cada 10 (83%) brasileiras afirmam que a pressão da mídia e publicidade gera ansiedade em torno dos padrões de beleza e aparência. E 4 em 10 (44%) brasileiras dizem que se sentem piores em relação a si mesmas quando vêem mulheres bonitas em revistas.

6 em 10 (62%) mulheres brasileiras dizem que ver uma representação tão restrita de beleza na mídia impede as mulheres de usarem as roupas que elas querem e metade afirma que isso impede mulheres de expressarem as suas verdadeiras identidades (48%), o que pode fazer com que elas não se sintam confiantes para sequer sair de casa (50%).

Essa falta de representatividade também pode afetar a vida social e romântica das mulheres. 5 em 10 (48%) mulheres dizem que essa ausência de representação na mídia pode deixá-las desconfortáveis na hora do sexo e quase 3 em cada 10 mulheres acreditam que isso pode inibi-las de irem a encontros (33%) ou ter um relacionamento amoroso (31%).

Essa falta de representatividade também pode afetar a forma como as mulheres defendem a si mesmas, com 3 em 10 (31%) mulheres afirmando que passam por isso. Isso é especialmente verdade no ambiente de trabalho, com um quarto dizendo que isso as inibe de irem adiante na carreira (25%), incluindo entrevistas de emprego (24%).

Por outro lado, ver imagens com maior representação feminina na mídia pode causar um impacto positivo nas mulheres.

Cerca de 8 em 10 (82%) mulheres brasileiras acreditam que se as imagens da mídia representassem melhor as mulheres de seu país, elas se sentiriam melhores em relação a si mesmas. Especificamente, 8 em 10 se sentiriam mais confiantes com sua aparência (82%) e acreditam que as futuras gerações de mulheres também teriam mais confiança em geral (80%).

8 em 10 brasileiras também acreditam que se as imagens tivessem maior representatividade, as mulheres sentiriam menos pressão para atingir um padrão de beleza (80%), estariam mais satisfeitas com sua aparência (83%) e teriam menos ansiedade em relação a aparência (78%).

Além disso, uma representatividade mais abrangente pode ter um impacto positioe em garotas. 8 em 10 (80%) brasileiras dizem que isso permitiria que elas crescessem sem serem julgadas por sua aparência e 7 em 10 acreditam que que meninas (74%) e mulheres (72%) não seriam reprimidas pelos estereótipos de gênero.

A SOLUÇÃO

Mulheres querem que as coisas mudem.

7 em 10 (74%) brasileiras querem que marcas se posicionem e assumam a responsabilidade pelas imagens de mulheres que estão sendo usadas na mídia.

Dove está combatendo essa falta de representatividade com o Projeto #ShowUs. O Projeto #ShowUs é o maior banco de imagens do mundo criado por mulheres para quebrar os estereótipos de beleza em uma escala sem precedentes, com mais de 5 mil imagens disponíveis no Getty Images para serem usadas pela mídia e na publicidade.

OS RESULTADOS

Mulheres concordam que as imagens do Projeto #ShowUs têm mais representatividade feminina e gostariam de ver mais fotos como essas na mídia.

8 em 10 (78%) brasileiras acreditam que as imagens do Projeto #ShowUs representam bem as mulheres de seus países em comparação as 4 de 10 (37%) mulheres que pensam o mesmo das imagens atuais que estão na mídia.

7 em 10 (69%) brasileiras pensam que as imagens do Projeto #ShowUs refletem uma abrangente definição de beleza enquanto uma proporção similar (69%) acreditam que as imagens atuais da mídia representam um padrão limitante de beleza. 8 em 10 (77%) também sentem que as imagens atualmente na mídia reforçam um estereótipo de beleza que é difícil de ser alcançado em comparação a 3 em 10 (28%) das mulheres que pensam o mesmo das imagens do Projeto #ShowUs.

7 em 10 (73%) mulheres brasileiras também gostariam de ver mais imagens como as do Projeto #ShowUs usadas na mídia.

Mulheres concordam que as imagens do Projeto #ShowUs as fazem se sentir melhores em relação a si mesmas.

7 em 10 brasileiras (74%) dizem que as imagens do Projeto #ShowUs teriam um impacto positivo em mulheres confiantes e como elas se sentem com sua aparência em relação a apenas um quarto (23%) que sentem o mesmo das imagens na mídia atualmente. 6 em 10 (60%) mulheres dizem que as imagens do Projeto #ShowUs fazem com que elas se sintam melhores em relação a si mesmas em relação a apenas um quarto (27%) que sente o mesmo com as imagens atualmente na mídia.

Na verdade, 4 em 10 (43%) brasileiras dizem que as imagens na mídia atualmente as fazem duvidarem de si mesmas, em comparação a apenas 1 em 10 (11%) mulheres que sentem o mesmo em relação as fotos do Projeto #ShowUs. Por outro lado, quase 4 em 10 (43%) dizem que as imagens atuais das mulheres na mídia as fazem se sentir insatisfeitas com a sua aparência, em comparação a menos de um quinto (17%) que dizem o mesmo sobre as imagens do Projeto #ShowUs.

O constante bombardeio de estereótipos de beleza faz com que 7 em cada 10 mulheres se sintam pressionadas para alcançar um padrão irrealista, contribuindo para uma epidemia de ansiedade de aparência. As mulheres que se sentem piores em relação a si mesmas por verem uma definição limitada de beleza todos os dias dizem que as imagens estão impactando seu cotidiano – de ser assertivo (30%) a vestir as roupas que desejam (49%) ou expressar sua verdadeira identidade ( 37%).

“A Dove entende o impacto que imagens irreais de beleza podem ter na confiança do corpo feminino e sua capacidade subsequente de atingir seu pleno potencial. Por mais de 60 anos, acreditamos em libertar as mulheres dos ideais de beleza e mostrar a diversidade de beleza em nossa publicidade. No entanto, isso não é suficiente, e não podemos fazer a mudança sistêmica que precisamos sozinhos”, diz Sophie Galvani, vice-presidente global da Dove. “Por isso, o Projeto #ShowUs – passamos mais de um ano criando o maior banco de imagens do mundo com mais de 5000 imagens quebrando estereótipos de beleza e agora estamos convidando a mídia e os anunciantes a licenciarem as imagens e se juntarem a nós para realizar ações concretas. As imagens foram criadas e receberam tags das próprias mulheres. Além de pedir a mídia e anunciantes que as licenciem para os próximos projetos, também oferecemos às mulheres em todo o mundo a oportunidade de fazer parte da mudança e adicionar suas imagens à biblioteca.”

A professora Phillippa Diedrichs, especialista em imagens corporais do Centro de Pesquisas de Aparência da Universidade do Oeste da Inglaterra, comenta: “Diariamente, mulheres e meninas enfrentam um fluxo incansável de imagens da mídia exibindo retratos restritos, irrealistas e ultrapassados de beleza e sobre o que significa ser mulher. Várias décadas de pesquisas científicas mostram que a exposição a essas imagens tem um impacto negativo sobre a confiança e as crenças do corpo de mulheres e meninas sobre o que elas são capazes de fazer. Além disso, quando as mulheres e meninas experimentam insatisfação corporal, elas experimentam conseqüências negativas em áreas-chave de suas vidas, incluindo sua saúde e bem-estar, seus relacionamentos e suas aspirações na educação e no ambiente de trabalho. Por outro lado, exibir retratos diversificados e realistas do corpo das mulheres, como as imagens no Projeto #ShowUs, leva a uma melhora da confiança no corpo”.

Amanda de Cadenet, fundadora e CEO da Girlgaze, comenta: “O Girlgaze nasceu da necessidade de criar uma representação visual mais realista das mulheres em todo o mundo. O Projeto #ShowUs é uma iniciativa de mudança de jogo para nós, pois sabemos que quando há mais diversidade por trás das lentes, há mais diversidade na frente. Criada por nossa comunidade global de fotógrafos de identificação feminina, compartilhando sua perspectiva diversificada, criamos imagens que retratam verdadeiramente a beleza feminina”.

A Dra. Rebecca Swift, Diretora de Insights Criativos da Getty Images, comenta: “A Getty Images é uma campeã apaixonada pela representação realista de todas as imagens e, por meio dessa parceria, está orgulhosa de liderar a indústria visual para mudar a forma como a beleza das mulheres é representada na mídia e na publicidade. Embora tenhamos visto uma mudança positiva na popularidade da fotografia que representa de forma realista as mulheres, ainda há muito a ser feito. O Projeto #ShowUs vai quebrar os clichês visuais em uma escala sem precedentes, e convidamos todos os meios de comunicação e anunciantes a se juntarem ao movimento”.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Quais direitos e cuidados o consumidor deve ter na Black Friday?

Publicado

em

Especialista explica como aproveitar a data de forma consciente e segura

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores ansiosos por promoções, descontos significativos ou condições especiais. E para os comerciantes não é diferente, já que esperam garantir grande volume de vendas. No entanto, essa é uma época propícia para ações abusivas e ilícitas, exigindo atenção redobrada do cliente, explica o advogado em Direito do Consumidor e professor do curso de Direito na Universidade Guarulhos (UNG), Ageu Camargo.

Entre as práticas mais frequentes nesse período estão o aumento de preço do produto semanas antes do evento; publicidades informando descontos fora da realidade ou características inexistentes; e a compra simulada, onde há a cobrança por itens que nunca são entregues. De acordo com o especialista, é necessário pesquisar informações sobre a loja, seja ela física ou virtual. “Sempre verifique a origem do estabelecimento. Pesquise o CNPJ e sua reputação em plataformas confiáveis, buscando por comentários de outros consumidores. No ambiente virtual, confira a autenticidade do site e procure o ícone de segurança ou cadeado na barra do endereço”, informa.

Ageu Camargo ainda sugere aos compradores algumas dicas para proteger os dados pessoais e bancários, bem como evitar cobranças indevidas. “Prefira comércios que ofereçam garantias ao consumidor e evite clicar em links desconhecidos ou recebidos em aplicativo. Digite o endereço do site diretamente no navegador e opte por formas de pagamento mais seguras, como cartões virtuais ou plataformas de pagamento confiáveis, evitando, assim, boletos de origem duvidosa”, reforça.

Caso ocorram problemas com a compra ou o consumidor se sinta prejudicado, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura diversos direitos, de acordo com o advogado. Entre eles estão solicitar o cancelamento da compra; o reembolso integral; a troca do produto com avaria ou o abatimento proporcional no valor pago. Se adquirir o produto e acabar em estoque, o cliente pode exigir que o fornecedor cumpra com a entrega da mercadoria. Em situações mais graves, é possível reivindicar indenizações por danos materiais e morais.

Para resolver o problema, o especialista recomenda registrar a reclamação no Procon, formalizar queixa em plataformas como Reclame Aqui, para forçar a empresa a resolver a ocorrência, ou buscar auxílio no Judiciário. A Justiça pode ser acionada com o suporte de advogados ou pela Defensoria Pública, garantindo que o consumidor tenha respaldo para fazer valer seus direitos. O professor ainda completa que atualmente, a cada 10 processos cíveis, seis são sobre Direito do Consumidor.

Continuar Lendo

Novidades

Ale Jansen é anunciada como Madrinha da escola Em Cima da Hora

Publicado

em

Com 20 anos de carnaval, a Servidora Pública Ale Jansen terá um ano de 2025 mais do que inesquecível. A sambista foi anunciada como Madrinha da escola Em Cima da Hora para o próximo desfile. Ale abrirá o desfile da escola de Cavalcanti após ter desfilado Madrinha de bateria da agremiação no último carnaval.

Ale nasceu na Ilha do Governador e começou no carnaval ainda criança na União da Ilha. Ao longo de 20 anos já desfilou na Marquês de Sapucaí como passista, comissão de frente, ala coreografada, diretora de ala, coreógrafa, harmonia etc… tendo o seu ápice em 2024, onde veio à frente da bateria da Em Cima da Hora como Madrinha dos ritmistas.

– Para mim é mais do que uma honra poder estar como madrinha da escola de uma comunidade que me acolheu com muito carinho. De mim podem esperar muita garra, humildade e muito respeito. Será uma alegria e uma grande responsabilidade representar uma escola com tanto chão, tantas histórias e tradições. Espero poder somar e atender as expectativas. – Revela Ale.

Hoje Ale mora no Reino Unido e segue trabalhando com o samba, difundindo a nossa arte e cultura ao redor do mundo. Junto a Alex Coutinho foi co-criadora do projeto Poderosas do Samba, onde alunas de todo o mundo fazem aulas online difundindo aprendizado e estudo do samba no pé.

Continuar Lendo

Novidades

COMO FUNCIONA O METABOLISMO

Publicado

em

O metabolismo rege a velocidade das transformações dentro do corpo, portanto, ele pode estar em diferentes velocidades, o que depende de um estado geral da saúde.

Ele é um complexo sistema de reações químicas responsável pela produção de calor, geração de energia, síntese e degradação de compostos que mantêm as funções fisiológicas dos seres vivos e se divide em dois estados: o anabolismo e o catabolismo. Anabolismo: momento de construção de moléculas em que os tecidos e órgãos são regenerados e passam por manutenção. Geralmente ocorre na ingestão de alimentos após a atividade física. Já a reação catabólica é caracterizada pela quebra de substâncias complexas em simples. Um exemplo é o processo digestivo. Além disso, o funcionamento do metabolismo pode ser afetado por diversos fatores, incluindo a influência de hormônios, como aqueles produzidos pela tireoide e pelas glândulas suprarrenais, bem como deficiências de vitaminas e minerais.E como ninguém é igual, o desempenho do metabolismo irá variar de pessoa para pessoa devido a fatores genéticos, idade e estilo de vida. À medida que envelhecemos, o metabolismo tende a desacelerar devido à diminuição da massa muscular e ao envelhecimento dos órgãos, que consomem menos energia.

– É possível acelerar o metabolismo para induzir o emagrecimento? Como?
Se você já pratica exercícios ou tem uma agenda agitada, é possível melhorar sua rotina ao incorporar ações que envolvam esforço físico diariamente. Por exemplo, substitua o elevador pela escada ao ir para o trabalho. Suba as escadas de manhã, desça ao meio-dia (o que também influenciará suas escolhas alimentares), e suba novamente no fim do dia, optando por descer no término do expediente.
A musculação é altamente recomendada, pois não apenas oferece benefícios físicos, mas também ajuda na substituição de gordura por músculos. À medida que a quantidade de músculos aumenta, o gasto energético para mantê-los também aumenta, o que contribui para um metabolismo mais rápido. Por outro lado, o jejum é uma otima forma de secar mais rápido, mas é preciso fazer isso da forma correta. Jejuar por poucas horas não vai trazer benefícios. Para que traga resultados, é necessário no mínimo 12 horas. Outro detalhe muito importante sobre o jejum é a respeito da próxima refeição. Não adianta ficar 12 horas sem comer e logo depois pegar um doce, ou algo nada saudável. Tudo que foi ganho com o jejum, será perdido. Considere incluir alimentos termogênicos em sua dieta, que são conhecidos por acelerar o metabolismo. Alguns exemplos incluem água gelada, gengibre, pimentas, cafeína, chá de hibisco, chá verde, canela, óleo de coco e vinagre de maçã.

– Comer proteínas acelera o metabolismo? Como e por quê?
Proteínas magras exigem um tempo prolongado para serem processadas pelo corpo, o que resulta em um maior esforço metabólico. Essas proteínas podem ser encontradas em fontes como carne de frango e peixe, que, adicionalmente, apresentam a vantagem de conter baixos teores de gordura. Além disso, é recomendável mastigar esses alimentos minuciosamente, uma vez que isso aprimora o processo digestivo e previne problemas como azia e desconfortos estomacais.
A digestão dos alimentos tem o efeito de impulsionar o metabolismo por algumas horas, uma vez que a energia calórica é necessária para processar os nutrientes ingeridos. Esse fenômeno é conhecido como o “efeito térmico dos alimentos” (ETA). No entanto, vale destacar que isso não implica que se deva consumir mais alimentos para acelerar o metabolismo. No entanto, é importante mencionar que o consumo de proteína pode resultar em aumentos mais expressivos no ETA em comparação a outros grupos de alimentos. Isso ocorre porque a proteína induz o maior aumento do ETA, impulsionando a taxa metabólica geral em uma faixa que varia de 15% a 30%.
Ademais, a ingestão de proteínas desempenha um papel essencial na construção e reparação dos músculos, o que, como mencionado anteriormente, estimula o metabolismo. Além disso, a proteína é crucial para evitar a perda de massa muscular e a subsequente redução no metabolismo que pode ocorrer durante uma dieta.
– Fazer musculação acelera o metabolismo? Como e por quê?
O segredo está em desenvolver massa muscular. Quanto mais músculos uma pessoa possui, mais energia seu organismo precisa para mantê-los saudáveis. Idealmente, essa energia deve vir da queima de gordura, mas em algumas situações, ela pode ser obtida a partir de outras fontes, como a massa muscular, o que não é saudável. Esse desequilíbrio pode ser um indicativo de deficiência de vitaminas, minerais etc.
O exercício regular, em particular o treinamento de força (musculação), pode aumentar a massa muscular, o que por sua vez aumenta o gasto energético do seu corpo. Quanto mais músculos você tem, mais calorias seu corpo queima em repouso. O metabolismo da gordura se refere ao tipo de combustível que você está queimando durante o metabolismo de repouso. Ser sedentário na maior parte do dia reduz significativamente o metabolismo da gordura. Além disso, alguns alimentos termogênicos, que contêm cafeína e xantinas, como café e chá, podem estimular o sistema nervoso simpático, aumentando a frequência cardíaca e o gasto energético. No entanto, é importante notar que o organismo se adapta a essas substâncias com o tempo, e os efeitos podem não ser duradouros.

– Fazer exercícios para cardio acelera o metabolismo? Como e por quê?
No contexto do treinamento cardiovascular, o ideal é o treinamento intervalado, também conhecido como treinamento metabólico. Esse método, ao mesmo tempo, promove o aumento da massa muscular, priorizando movimentos funcionais. Esse tipo de treinamento envolve a alternância entre períodos de alta intensidade e breves intervalos de descanso, o que é altamente eficaz na indução de alterações fisiológicas a nível celular.
– Hidratar acelera o metabolismo? Como e por quê?
A hidratação é crucial. Além da quantidade diária recomendada, beba um pouco mais de água, uma vez que a desidratação é um dos principais fatores que contribuem para a desaceleração do metabolismo.
O consumo adequado de água favorece uma eliminação eficaz de líquidos do corpo, estimulando o organismo a trabalhar intensivamente na excreção de urina. Esse processo não apenas resulta na eliminação de calorias em excesso, mas também auxilia na remoção de líquidos retidos, contribuindo indiretamente para a perda de peso.Adicionalmente, a água desempenha um papel vital no organismo ao facilitar a metabolização dos nutrientes provenientes dos alimentos. Ela também contribui para a realização harmoniosa dos diversos processos corporais, incluindo o metabolismo. Consuma também agua gelada. Pesquisas mostraram que o corpo queima cerca de 200 calorias quando se bebe de 8 a 10 copos de água gelada por dia, pois é necessário esse esforço para aumentar a temperatura da água no organismo.

– Comer frutas com iogurte natural acelera o metabolismo? Como e por quê?
Pesquisas indicaram que frutas, vegetais e iogurte têm propriedades antiobesidade. Frutas são alimentos com baixo teor calórico e ricos em fibras. Enquanto isso, o iogurte é uma fonte de proteína de alta qualidade. Essa junção é uma estratégia eficaz para quem busca a perda de peso. O iogurte é nutritivo e com baixa caloria, sendo assim, o consumo de uma tigela cheia desse alimento com pouca gordura proporciona uma sensação de saciedade por mais que tempo.

– Dormir bem acelera o metabolismo? Como e por quê?
Dormir insuficientemente é um dos principais obstáculos para a perda de peso. O sono desempenha um papel crucial na regulação do organismo e do metabolismo. Sem um descanso adequado, o corpo tem dificuldades para manter o equilíbrio. É por isso que é essencial assegurar pelo menos 7 horas de sono, permitindo que o corpo se regule e reduza a absorção de gordura, especialmente nas regiões dos flancos e costas. Manter uma rotina de sono consistente é ainda mais benéfico. Evite horários de sono e despertar completamente irregulares, buscando deitar-se e acordar no mesmo horário diariamente. Isso proporcionará ao corpo mais energia, ajudará a reduzir a absorção de gordura e promoverá uma melhor saúde no geral.

DRA CAROLINA MANTELLI BORGES – MEDICA ENDOCRINOLOGISTA – CLÍNICA MANTELLI

@dramantelli

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.