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Diálogos pela Inclusão: Conselho Nacional de Educação promove evento para apresentar os avanços e desafios na educação especial

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O Conselho Nacional de Educação (CNE) promoverá no dia 23 de janeiro de 2024 o evento “Diálogos pela Inclusão” que tem por objetivo apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo colegiado em favor da educação especial e inclusiva.

De acordo com a legislação, o CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Segundo Lucelmo Lacerda, Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP, com pós-doutoramento no Departamento de Psicologia da UFSCar, ao promover diálogos pela inclusão nas escolas, é possível criar um ambiente onde alunos, professores, e funcionários se sintam à vontade para expressar suas identidades sem medo de discriminação. Esses diálogos devem envolver discussões abertas sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista nas escolas. Lucelmo é pesquisador em Autismo e Educação Inclusiva, é autor de diversos livros entre eles “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e “Crítica à Pseudociência em Educação Especial: trilhas de uma educação inclusiva baseada em evidências.”

O evento do Conselho Nacional de Educação tem o objetivo de apresentar os trabalhos produzidos pelo órgão em face do desafio da educação inclusiva, com especial atenção ao parecer de orientação aos sistemas de ensino acerca da inclusão escolar de estudantes com Autismo. O parecer é muito robusto, contando com cerca de 80 páginas, mas destacamos 4 pontos essenciais:

1. A afirmação da necessidade que estudantes com o Autismo tenham um Plano Educacional Individualizado – PEI, conforme o comentário da ONU da Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência (é o primeiro documento nacional brasileiro a fazer essa afirmação).
2. A afirmação das Práticas Baseadas em Evidências como referencial para a definição de estratégias de ensino na Educação Especial (é o primeiro documento nacional brasileiro a fazer essa afirmação).
3. A afirmação do caráter imprescindível da participação da família e do próprio estudante no processo de planejamento, vinculando o PEI à anuência da família e a entrega para que ela possa inclusive refletir sobre seu conteúdo e consultar profissionais de sua confiança.
4. A descrição de conteúdos técnicos que os acompanhantes dos estudantes com autismo e que os professores de educação especial devem estudar para melhor atender a esse público.
5. Tudo em consonância com a literatura científica mais atualizada.

OBS: O documento é uma produção do CNE, com a participação ativa de diversos cientistas ligados a diversas instituições de todo o país (dentre os quais o Prof. Dr. Lucelmo Lacerda).

É importante que os educadores estejam engajados em promover diálogos sobre inclusão desde as etapas iniciais do desenvolvimento escolar. Isso inclui a implementação de programas educativos que destaquem a importância da aceitação, empatia e respeito às diferenças. Palestras, workshops e atividades que incentivem a compreensão mútua e a valorização da diversidade podem desempenhar um papel crucial nesse processo.

Além disso, os currículos escolares devem refletir a diversidade cultural e histórica, garantindo que os estudantes se vejam representados em suas experiências educacionais. Isso não apenas contribui para uma educação mais abrangente, mas também ajuda a combater estereótipos e preconceitos desde cedo.

Os diálogos pela inclusão também devem abordar questões práticas, como acessibilidade física e recursos adaptados para estudantes com necessidades especiais. As escolas devem buscar implementar estratégias que garantam a participação plena de todos os alunos, promovendo um ambiente em que as diferenças são vistas como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Além disso, é crucial envolver os pais e responsáveis nesses diálogos, promovendo uma parceria entre a escola e a comunidade. Isso cria um ambiente mais coeso e solidário, onde todos estão comprometidos com a construção de um espaço educacional inclusivo.

Ao fomentar diálogos pela inclusão nas escolas, estamos investindo não apenas na formação acadêmica dos alunos, mas também na construção de cidadãos conscientes, respeitosos e preparados para viver em uma sociedade diversificada. Esses diálogos não apenas moldam o presente, mas também contribuem para a construção de um futuro onde a inclusão seja uma parte intrínseca do tecido social.

Evento:
Diálogos pela Inclusão
Data: 23 de janeiro de 2024
Horário: às 09h da manhã
Local: sede do Conselho Nacional de Educação (SGAS 607, Lote 50, Edifício Sede do CNE, Asa Sul, Brasília – DF)

Porta Voz:
Presidente CNE Luiz Roberto Liza Curi
Conselheira Suely Menezes

Organização:
Lucelmo Lacerda (pesquisador, pessoa com autismo e pai de estudante com autismo)
Flávia Marçal (advogada, mãe de estudante com autismo)

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DJ Anabzzi encerra 2024 com shows em São Paulo e celebra o ano com muitas conquistas

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DJ Anabzzi, destaque na música e conhecida como a DJ dos rodeios, fecha o ano de 2024 com uma série de apresentações em São Paulo. Aos 18 anos, recém-completados, Anabzzi celebra sua trajetória de sucesso com shows marcados para dezembro em Rio Branco do Ivaí (22/12), Tanabi (27/12), Tarumã (30/12) e Salto Grande (31/12), prometendo muita energia para encerrar o ano em grande estilo.

“Esses shows de dezembro são muito especiais para mim. É o encerramento de um ano incrível, onde vivi momentos que jamais imaginei tão cedo na minha carreira. Estou feliz e realizada por tudo o que conquistei em 2024. Mal posso esperar para sentir a energia do público e fazer história em cada apresentação!”, comemora a DJ.

O ano de 2024 foi um divisor de águas para Anabzzi, repleto de conquistas. Em outubro, ela lançou o videoclipe de “Papin de Amor”, marcando uma nova fase em sua carreira com uma produção vibrante e cheia de personalidade. Além disso, apresentou-se ao lado de grandes nomes da música sertaneja e popular, como no programa “Terra da Padroeira”, da TV Aparecida, ao lado da dupla Hugo & Tiago.

Outro momento marcante foi sua participação no “Ultrashow”, da RedeTV!, comandado por Geraldo Luís, onde dividiu o palco com a cantora Tânia Mara. Para completar, Anabzzi surpreendeu ao lançar “A Tal Boate Azul”, uma música em parceria com o cantor Rodrigo Morais, reforçando sua versatilidade e talento na cena musical.

Agora, com os pés firmes no palco e olhos no futuro, DJ Anabzzi encerra 2024 com a certeza de que está apenas começando.

Agenda de Dezembro 2024:
📍 22/12 – Rio Branco do Ivaí/SP – Expo Rio Branco 2024
📍 27/12 – Tanabi/SP – Evento de Fim de Ano
📍 30/12 – Tarumã/SP – Evento de Fim de Ano
📍 31/12 – Salto Grande/SP – Réveillon

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DAY LIMNS encerra projeto visual de VÊNUSNETUNO II com lançamentos de “DOM”, “TSUNAMI” e “TÁ TUDO BEM”

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Visualizers mergulham em emoções intensas, autodescoberta e superação, explorando tecnologia imersiva e narrativas introspectivas.

(DAY LIMNS – Créditos: Lívia Rodrigues / @solmostarda)

Assista “TSUNAMI”: https://youtu.be/xt4Ip-_tqis
Assista “DOM” ft. Vitão: https://youtu.be/p9jexAmnbz8
Assista “TÁ TUDO BEM”: https://youtu.be/fu_7f6Ns2LU

Nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, DAY LIMNS surpreendeu o público ao lançar simultaneamente três visualizers das faixas “DOM”“TSUNAMI” e “TÁ TUDO BEM”, encerrando a trilogia visual do EP VÊNUSNETUNO II. Cada vídeo refletiu as temáticas centrais do projeto, como autoconhecimento, resiliência e a busca por equilíbrio, transportando os espectadores para uma jornada emocional e visual única.

“DOM” explorou a capacidade de ressignificar dores e transformar caos em arte. Em colaboração com Vitão, o visualizer representou o renascimento a partir de adversidades, utilizando água e luz como metáforas para aceitação e reconstrução.

“TSUNAMI” foi a explosão emocional do EP, contrastando com a calmaria de “MARÉ”. A faixa e seu visualizer abordaram a intensidade de emoções como raiva e rejeição, traduzindo o caos em força transformadora. Elementos visuais em tons de azul e turquesa capturaram a profundidade e o impacto das águas turbulentas do autoconhecimento.

Encerrando a trilogia, “TÁ TUDO BEM” trouxe uma mensagem de esperança e superação. Com cenas que alternam tempestades e um nascer do sol, o visualizer refletiu sobre a aceitação do passado e a crença de que o amanhã sempre oferece novas possibilidades.

Com o uso inovador da tecnologia Virtual Production, os visualizers de VÊNUSNETUNO II criaram um universo imersivo onde elementos naturais e digitais coexistiram, ampliando a experiência artística do EP. Esses lançamentos consolidaram a fase madura e ousada de DAY LIMNS, que uniu música, poesia e imagem para transformar cada obra em uma experiência sensorial completa.

Sobre DAY LIMNS

DAY LIMNS é uma artista multifacetada que se destaca pela profundidade de suas composições e pela habilidade de mesclar gêneros musicais como pop, rock e rap. Natural de Goiás, DAY ganhou visibilidade ao chegar à final do programa The Voice Brasil (TV Globo), onde se destacou como uma das favoritas de Lulu Santos. Desde então, vem consolidando sua presença na música brasileira com letras introspectivas e melodias intensas, que exploram temas como autoconhecimento, espiritualidade e a complexidade das relações humanas, com faixas como “Clichê”, “Tanto Faz” e “Deixa Rolar”, DAY já acumula milhões de plays e colaborações com artistas como Di Ferrero, Lucas Silveira e Froid. Sua presença em grandes eventos, como o Lollapalooza Brasil 2024, confirma seu espaço na cena musical.

Com uma forte influência de astrologia, misticismo e a dualidade entre emoção e razão, DAY se propõe a criar experiências musicais imersivas. Seu trabalho não se limita apenas ao som; a artista utiliza tecnologias como a Virtual Production para trazer ao público uma jornada que une o mundo digital e o espiritual, transformando cada projeto em um universo próprio.

Além de seu talento como intérprete, DAY também se destaca na composição, escrevendo para ícones como Anitta, Vitão e Luísa Sonza, incluindo sua participação no álbum Doce 22, indicado ao Latin GRAMMYs™.

Seu EP mais recente, VÊNUSNETUNO II, representa uma fase madura e inovadora em sua carreira, refletindo um processo de autodescoberta e integração de opostos. Com músicas que evocam uma atmosfera de futuro distópico e otimista ao mesmo tempo, DAY LIMNS convida o público a refletir sobre suas próprias jornadas, encontrando equilíbrio e propósito na fusão de diferentes forças interiores.


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O valor do brincar livre e do ritmo individual na educação infantil

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*Por Roberta Cassará Scalzaretto

Como especialista em formação de professores para a primeira e segunda infância e com foco na educação especial, aprendi que os métodos de ensino mais eficazes não buscam moldar as crianças de maneira uniforme, mas respeitar o desenvolvimento biológico natural, o processo de aprendizagem individual e a singularidade de cada uma delas.

A abordagem de Pikler, que valoriza o brincar livre e a autonomia, é um exemplo poderoso de como podemos oferecer um ambiente onde elas realmente se desenvolvem, expressam suas potencialidades e aprendem com confiança.

O brincar livre, por exemplo, é uma linguagem fundamental da infância. Ao ter liberdade para brincar e explorar, ela não está apenas se divertindo, está desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e sociais de forma integrada. Em um ambiente escolar, onde frequentemente há prazos e metas rígidas, arriscamos subestimar a importância desses momentos. Em contraste, a abordagem Pikler ensina que, ao permitir que cada uma explore suas potencialidades corporais e imaginativas e, desenvolvendo suas habilidades motoras por si só, há um fortalecimento de sua autoconfiança, o desenvolvimento da autonomia e, principalmente, o prazer em aprender e atuar no meio que o cerca.

O valor dessa abordagem é ainda mais evidente na formação de professores. Observando o desenvolvimento individual e assumindo que há um ritmo biológico natural – como ela aprende a se equilibrar, a explorar o espaço ao seu redor e a solucionar problemas no brincar –, os educadores são levados a redefinir o que significa ensinar. A prática nos mostra que o respeito ao processo de aprendizagem individual é uma ferramenta essencial, promovendo não apenas o desenvolvimento motor e cognitivo, mas também habilidades emocionais como a paciência, resiliência e autoestima, muito importantes na educação especial.

Esse respeito à individualidade reforça a importância de cada etapa do desenvolvimento. Não se trata de buscar resultados imediatos ou compará-los entre elas, mas de criar experiências de aprendizado significativas e duradouras, adequadas a cada um, individualmente, ou seja, o desafio e a proposta de ensino, assim como as atividades, devem estar adequados àquela criança em específico, não podendo estar nem além, nem aquém do que esta criança tem potencialidade para solucionar.

Quando priorizamos o brincar livre e o desenvolvimento espontâneo, criamos um ambiente em que o aprendizado acontece de forma intuitiva e prazerosa, resultando em crianças que confiam em suas habilidades e se expressam com autenticidade.

A abordagem Pikler nos mostra que educar na Primeira Infância, é muito mais do que transmitir conhecimentos, é permitir que cada uma, juntamente com um adulto competente que lhe dá segurança emocional e física, descubra, construa e confie em seu próprio potencial.

*Roberta Cassará Scalzaretto é especialista na formação de professores voltada para a primeira infância. Com formação em Magistério, Pedagogia e Psicopedagogia, possui vasta experiência em atender tanto crianças com dificuldades de aprendizagem quanto aquelas com altas habilidades intelectuais. Profundamente apaixonada pela educação, foi a idealizadora do projeto “Brinquedoteca: um olhar para o brincar”, no colégio Porto Seguro Panamby. Sua carreira foi dedicada a capacitar educadores para atuarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, preparando-os para lidar com a diversidade de perfis e necessidades de aprendizado.

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