Conecte-se conosco

News

Dia Nacional da Doação de Órgãos

Publicado

em

Dentes também são considerados órgãos – Saiba como eles podem ser doados e suas possíveis utilizações

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. O Brasil está entre os maiores transplantadores de órgãos, tecidos e células do mundo. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o dente tecnicamente também é considerado um órgão e, como qualquer outro órgão do corpo humano, pode ser doado.

Seja o dente de leite que está caindo ou o permanente extraído, a sua doação é de extrema importância, por isso, não deve ser descartado. O indicado é encaminhar esse dente aos biobancos ou bancos de dentes, onde terá um destino apropriado.

A Cirurgiã-Dentista e especialista em Implantodontia Dra. Claudia Pires Miguel lembra que a realidade da Odontologia brasileira no século passado consistia em peregrinar entre cemitérios para captar elementos dentários para estudos. “De acordo com o regulatório atual, as instituições de ensino de Odontologia precisam manter os seus próprios bancos de dentes ou buscarem parcerias para viabilizar a disponibilização deste nobre material para seus alunos, coibindo desta forma qualquer tipo de ação criminosa, como o comércio de órgãos dentais”. No entanto, ela explica que nem somente de dentes depende a pesquisa em Odontologia. “Materiais biológicos humanos, como pedaços de ossos, gengiva, saco pericoronário e demais tecidos biológicos que contêm, inclusive, DNA, podem ser armazenados em biobancos”.

 

Outra modalidade de armazenamento de material biológico citada pela Implantodontista   são os Centros de Processamento Celular (CPC), que processam e armazenam células humanas para utilização futura (autólogo ou homólogo). Os CPCs podem ser públicos ou privados, já os biobancos, incluindo os bancos de dentes, são exclusivamente sem fins lucrativos e em geral estão ligados a uma instituição de ensino ou de pesquisa.

 

“Uma característica de um CPC é que, diferentemente de um Banco de Dentes, no CPC as células são armazenadas “vivas”, ou ao menos com potencial de viabilidade, podendo retomar à atividade celular. Portanto, a coleta do material pressupõe ausência total de contaminantes (sem cáries ou tártaro, no caso de células coletadas nos dentes) e, uma vez coletado, o material precisa ser colocado em um recipiente estéril com um líquido especial, cheio de nutrientes, fornecido pelo próprio CPC. Por isso, esta coleta precisa ser programada com antecedência”.

 

Como é feita a doação de dente

 

Para a doação de dentes ou material biológico aos bancos de dentes e/ou biobancos, Dra. Claudia explica que o material em geral é acondicionado em um frasco limpo, contendo água limpa, que deve ser trocada uma vez por semana até a entrega para a doação. Alguns bancos também recomendam o uso de água destilada ou soro fisiológico.

 

Para todos os casos de doação de material biológico é preciso enviar também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente e/ou seu responsável (quando paciente menor de 18 anos). Um Termo de Assentimento (TA) também é recomendado para que as crianças também tomem conhecimento e permitam a doação do seu material para uso em pesquisa e/ou para fins didáticos.

 

Dra. Claudia lembra que a colega, implantodontista e assessora técnica do Conselho Federal de Odontologia na área de células, sangue, tecidos e órgãos junto à Anvisa, Dra. Moira Pedroso Leão, costuma ressaltar que as leis, resoluções e demais normas regulatórias no setor acompanham uma tendência mundial em viabilizar o uso do material biológico para a prática da medicina regenerativa e permitir estudos na área da genética. “A literatura científica mostra que pedaços de dentes autólogos já foram usados de forma bem-sucedida para recuperar a visão de pacientes cegos em uma técnica conhecida por Osteo-Odonto-Queratoprótese Modificada”, compartilhou Dr. Moira.

 

Mais recentemente, a implantodontia, periodontia e a cirurgia têm utilizado a dentina particulada (também autóloga) como um enxerto que serve de arcabouço para formação de novo tecido ósseo. De acordo com Dra. Claudia, os transplantes dentários autógenos, quando um dente é deslocado de um local para outro, popularizaram-se no Brasil na década de 1980, seguindo um protocolo estabelecido há mais de 42 anos nos países escandinavos.

 

Condições para o sucesso do transplante

 

Para aumentar as chances de “pega” do transplante dentário, a Implantodontista informa que é fundamental que o dente esteja saudável e que seja removido de um local e transplantado imediatamente para o outro local, no mesmo paciente, ou seja, é uma técnica que deve ser sempre autóloga. “Em um transplante homólogo, em pacientes diferentes, teriam de ser removidas todas as células diferenciadas (como as de ligamento) para evitar a ativação do sistema imunológico, o que inviabiliza a técnica. Dentes transplantados na fase de rizogênese (processo de formação da raiz dentária) têm um prognóstico melhor do que os completamente formados”.

 

Dra. Claudia acrescenta que nos dentes transplantados com rizogênese completa pode acontecer a necrose pulpar, o que indicaria a necessidade de tratamento endodôntico. Ou seja, nos transplantes de dentes com raiz formada, o tratamento de canal é indicado em todos os casos.

 

Os transplantes têm demonstrado um percentual de sucesso razoável, principalmente quando aplicados nos casos de terceiros molares inferiores transplantados na posição dos primeiros molares condenados. “Um ponto importante deve ser ressaltado: os transplantes dentários não se contrapõem aos implantes. Os transplantes dentários têm indicações muito específicas para alguns casos de anodontia parcial (situações em que não há a formação de todos os dentes esperados) e como solução de traumatismo seguidos de perda dentária, especialmente em pacientes jovens. A limitação dos transplantes dentários em relação aos implantes também está relacionada à disponibilidade de órgãos dentários nos pacientes que possam ser transplantados”.

 

Quanto às atividades dos CPCs, levantadas pela Dra. Claudia junto à Dra. Moira, com a

descoberta de que células-tronco estão presentes nos tecidos dentários abriu-se um novo campo de atuação para o Cirurgião-Dentista, que pode atuar como protagonista na coleta e aplicação de material biológico processado para uso em medicina regenerativa.

 

Segundo Dra. Claudia, não importa se é o dente é decíduo (dente de leite) ou permanente, as células isoladas podem ser multiplicadas e usadas para o mesmo paciente (autólogo) ou para pacientes diferentes (homólogo), pois diferentemente das células diferenciadas, as células-tronco não são capazes de induzir resposta imune, pois em sua superfície não estão presentes os antígenos leucocitários, as proteínas que sinalizam que há um “estranho” no organismo. “Em termos práticos, podemos afirmar que as células-tronco são células que tem o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como o diabetes, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas e autoimunes, assim como as doenças cardíacas, vasculares e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”.

 

Dra. Claudia conclui com a ponderação de que, com a finalização do arcabouço regulatório em 2021, devemos vivenciar a implantação do uso de células em terapias celulares avançadas de agora em diante, tanto na área da Odontologia quanto em suas aplicações nas diversas especialidades da Medicina.

 

Fontes:

Regulatório – Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, Decreto nº 2.268, de 30

de junho de 1997, Código Civil Brasileiro. Lei nº 10406, de 10 de janeiro de

2002, Lei nº 10.211, de 23 de março de 2001, altera dispositivos da

Lei nº 9.434. Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005. RDC/Anvisa – 508/2021.

 

 

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com cerca de 170 mil profissionais inscritos.

Além dos Cirurgiões-Dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Prótese Dentária (APD) e Técnicos em Prótese Dentária (TPD).

Mais informações: www.crosp.org.br

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Within Temptation doará todos os royalties do novo single para a Music Saves UA, na Ucrânia

Publicado

em

Within Temptation doará todos os royalties do novo single para a Music Saves UA, na Ucrâniaenquanto durar a guerra. 

 

Ouça agora o poderoso novo single

“A Fool’s Parade” (com a participação de Alex Yarmak)

 

Within Temptation apresentou seu mais novo single “A Fool ‘s Parade”, com a participação do produtor e vocalista ucraniano Alex Yarmak. Esse lançamento é um precursor da tão esperada turnê Bleed Out 2024 Tour, que mostra o compromisso da banda com a conscientização da batalha contínua da Ucrânia contra a invasão da Rússia.

 

Within Temptation anunciou que todos os royalties da música serão doados para a Music Saves UA, enquanto durar a guerra. 

 

A música em si é uma condenação das ações enganosas da Rússia e lança luz sobre as duras realidades enfrentadas pela Ucrânia. Within Temptation continua firme em seu apoio à Ucrânia, com envolvimento em iniciativas como a fundação Music Saves UA, defendendo a solidariedade extremamente necessária.

 

Gravado em meio às ruas de Kiev com o renomado diretor de vídeo ucraniano Indy Hait, o videoclipe de “A Fool ‘s Parade” mostra a vocalista Sharon den Adel em importantes marcos ucranianos. O clipe será lançado na próxima semana.

 

Ouça “A Fool ‘s Parade” (feat. Alex Yarmak) em todas as plataformas de streaming hoje.

 

Bleed Out 2024 Tour

A banda anunciou uma grande turnê pela Europa para o outono de 2024. A turnê começa em setembro com dois shows na Holanda (que esgotaram em poucos dias) e continuará por toda a Europa em estádios impressionantes. Os ingressos estão sendo vendidos rapidamente.

 

Datas:

21 de setembro Netherlands, Tilburg, 013

22 de setembro Netherlands, Groningen, De Oosterpoort

4 de outubro Belgium, Antwerp, Lotto Arena

5 de outubro Belgium, Antwerp, Lotto Arena

6 de outubro Germany, Cologne, Palladium

8 de outubro Norway, Oslo, Spektrum

9 de outubro Sweden, Stockholm, Annexet

11 de outubro Finland, Helsinki, Ice Hall

12 de outubro Tallinn, Estonia, Unibet Arena Blackbox

14 de outubro Germany, Berlin, UFO

15 de outubro Germany, Hamburg, Sporthalle

16 de outubro Germany, Leipzig, Haus Auensee

18 de outubro Hungary, Budapest, Barba Negra

19 de outubro Germany, Munich, Zenith

21 de outubro Austria, Vienna, Gasometer

23 de outubro Germany, Frankfurt, Jahrhunderthalle

24 de outubro Czech Republic, Prague, Sportovni Hala Fortuna

25 de outubro Poland, Łódź, Atlas Arena

27 de outubro Denmark, Copenhagen, Falkoner Salen

15 de novembro UK, Cardiff, Utilita Arena

16 de novembro  UK, London, Wembley Arena

18 de novembro  UK, Nottingham, Motorpoint Arena

19 de novembro  UK, Leeds, First Direct Arena

21 de novembro  France, Paris, Adidas Arena

23 de novembro  Spain, Barcelona, Palau Sant Jordi

24 de novembro  Spain, Madrid, Palacio Vistalegre

25 de novembro Portugal, Lisbon, Sala Tejo – Meo Arena

26 de novembro  Portugal, Lisbon, Sala Tejo – Meo Arena

28 de novembro  France, Toulouse, Zenith

29 de novembro France, Grenoble, Summum

1 de dezembro Italy, Milan, Alcatraz

2 de dezembro  Switzerland, Zurich, The Hall

3 de dezembro  Germany, Stuttgart, Porsche-Arena

5 de dezembro  Luxembourg, Luxembourg, Rockhal

6 de dezembro  Netherlands, Amsterdam, Ziggo Dome

 

Pacotes de ingressos VIP estão disponíveis para oferecer aos fãs a chance de uma experiência inesquecível, incluindo meet and greets e merchan exclusivo. Para obter ingressos, pacotes VIP e mais informações, visite o site oficial do Within Temptation em www.within-temptation.com.

Siga Within Temptation

Spotify Youtube | Instagram

Continuar Lendo

News

vibrador de capirinha ganha premio na Espanha

Publicado

em

Causando um verdadeiro frisson na Espanha, o Vibration, da INTT Cosméticos, com sabor de de Caipirinha foi um dos destaques da 2ª edição da EroSpain, que aconteceu entre 05 e 07 de maio, em Barcelona.

A empresa está trazendo para o Brasil o troféu de melhor marca “novidade” do mercado erótico. E ainda lançou 02 novos sabores do seu inovador vibrador líquido – de mel e algodão doce.

Embora ainda os sabores de mel e caipirinha não estejam sendo vendidos no Brasil, eles encantaram os europeus, o que demonstrou um potencial de sucesso internacional nos próximos meses.

No Brasil, o produto já é recorde de vendas com cerca de 13 sabores, entre eles algodão doce, chiclete, chocolate, vodka com energético, maçã do amor, entre outros.

As empresarias Stephanie ( filha) e Alessandra Seitz ( mãe) receberam o prêmio em Barcelona.

Continuar Lendo

News

Maior evento de apostas da América Latina tem recorde de visitantes

Publicado

em

A edição 2024 do maior evento de apostas esportivas, loterias, afiliados e iGaming chegou ao fim na última quinta-feira (25). O BiS SiGMA Americas se estendeu por três dias no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo (SP).
Com a melhor estrutura já oferecida no continente em encontros do setor, o BiS 2024 entrou para a história pelo recorde de público. Conforme a organização aproximadamente 14 mil pessoas visitaram o espaço entre os dias 23, 24 e 25.
Além disso, a conferência também registrou um aumento de 30% em seu espaço físico para acomodar novas empresas.
Ao todo, foram 250 expositores e patrocinadores, entre operadores, provedores, meios de pagamento, desenvolvedores de jogos, afiliação de marketing e outras áreas da indústria.
“O evento foi um sucesso. Tivemos aumento de público e de espaço. Houve muita troca de ideias sobre o futuro do mercado, regulamentação e o que ela pode trazer para esse segmento”, explica o Cofundador do evento, Alessandro Valente.

BiS e SiGMA Awards
Além do Transamérica, o evento contou com uma cerimônia de premiação nas noites da terça e quarta-feira, no Um Rooftop. As premiações reconheceram o empenho de profissionais e empresas que mais contribuíram para o crescimento da indústria brasileira.

BiS SiGMA Americas multilíngue e multicultural
De acordo com dados recentes, o Brasil ocupa a terceira colocação mundial em consumo de apostas online. Por isso, o interesse de grupos de outras nacionalidades em entrar ou intensificar suas operações no território nacional é imenso, comprovado nesta edição.
Afinal, o BiS SiGMA Americas recebeu expositores de 60 países diferentes com mais de 35 idiomas falados ao longo dos três dias. Sendo assim, todos os painéis e palestras com figuras renomadas internacionalmente contaram com a opção de tradução simultânea.
Carlos Cardama, um dos idealizadores da feira destaca: “Esse é o melhor evento do segmento na América Latina e pudemos oferecer palestras com muito conteúdo do mercado. É um orgulho ver quantos países pudemos reunir aqui no Brasil”.
“Quero agradecer a confiança de todos e tenho certeza de que cumprimos nosso objetivo de troca de informações e tecnologias do setor e geramos negócios”, complementa.


Em um ano tão emblemático para os jogos no Brasil devido a implementação da aguardada regulamentação, a edição 2025 do BiS SiGMA Americas já é esperada com ansiedade por milhares de pessoas por ajudar a traçar os rumos do setor a curto, médio e longo prazo.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.