Conecte-se conosco

Cultura

Depois de um ano de aulas teóricas projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas fecha ano com concertos

Publicado

em

Projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas fecha o ano com dois concertos em Amparo-SP

Depois de quase um ano do início do projeto de formação, professores e alunos se apresentam no dia 24 de novembro e 1º de dezembro na catedral da cidade e na igreja matriz São Sebastião; a entrada é gratuita

O momento de levar ao público o resultado do aprendizado de quase um ano está cada vez mais perto para os 28 alunos que fazem parte do projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA). O processo de formação começou em março na cidade de Amparo, no interior de São Paulo, e chega ao objetivo final nos últimos dias de 2019.

Depois de cumprir o calendário de aulas teóricas, instrumentais e de prática orquestral, professores e músicos contabilizam na agenda quatro concertos confirmados para os meses de novembro e dezembro. Dois deles acontecem em escolas, enquanto os outros dois são abertos e gratuitos para o público de todas as idades.

A estreia oficial da OJCA acontece no dia 24 de novembro (domingo), às 20h, logo depois do término da missa na Catedral Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Amparo. Sete dias depois, 1º de dezembro, a orquestra volta a se apresentar em espetáculo marcado para às 20h30 na Igreja Matriz de São Sebastião, no bairro Ribeirão.

Os concertos trazem um apelo social-solidário em prol do Educandário de Amparo. Os organizadores sugerem a doação de alimentos como bolachas, doces e salgadas, açúcar cristal, achocolatado, leite, suco em pó, entre outros itens para o café da manhã e o lanche da tarde dos assistidos pela entidade.

Projeto vai além do ensino gratuito
A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu a partir da ideia de ex-integrantes da Orquestra Circuito das Águas (OCA), formada por músicos profissionais e que encerrou as atividades no final de 2018. “Podemos considerar que a Orquestra Jovem é ‘filho’ da OCA”, diz o diretor executivo Diego Mozer.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, do governo federal, o projeto vai muito além de sua proposta-base de ensino gratuito de teoria e prática orquestral. O trabalho se aprofunda em aspectos que abrem caminho para o desenvolvimento na formação cultural e social de crianças, jovens e adultos da estância do Circuito das Águas Paulista.
“Por meio do ensino da música, trabalhamos para garantir que a experiência cultural se transforme em ganhos na vida pessoal, no caráter e na prática da cidadania no futuro. Por isso a intenção é fazer com que este pro< span style="widows:2">jeto cresça e atinja mais pessoas nos próximos anos”, enfatiza Mozer.

Após o período de inscrições, o cronograma das 31 semanas de aulas previstas no calendário começou a ser cumprido há sete meses, sempre aos sábados, no Centro de Pastoral São João Paulo II, espaço oferecido pela Paróquia de São Sebastião. Além de teoria e prática orquestral, os alunos dedicam boa parte do tempo aos instrumentos que escolheram para o aprendizado ou aperfeiçoamento – violino, violoncello e viola de arco.

Muitos dos equipamentos utilizados na prática foram financiados pelo próprio projeto na expectativa de atender a faixa mais carente da comunidade. Isso possibilitou a participação de pessoas que tinham o desejo de fazer parte do universo da música clássica, mas enxergavam no aspecto econômico uma barreira intransponível.

Em contrapartida para o conhecimento é preciso seriedade, dedicação e paixão. “Nos propusemos a oferecer um ensino de qualidade, que integrasse todos os tipos de características que um profissional realmente precisa ter tanto na teoria, quanto na prática auditiva, quanto na prática em grupo e nas aulas de instrumentos. O mais importante é que também passamos aos alunos a importância de se ter critérios, olhar crítico e disciplina pa ra se tornar um músico. Em pouco tempo os resultados são bem positivos”, comenta o diretor artístico-pedagógico Joel Brandão.

O corpo docente conta com a experiência de professores que carregam no currículo trabalhos importantes, não só na fase de formação como também como componentes em orquestras no Brasil e no exterior. É o caso da venezuelana Ana Lucia Morales Sánches, formada pelo Sistema de Orquestra Venezuelano e pelo Conservatório de Música do Estado de Aragua.
Com ao menos 25 anos dedicado à música, Ana Lucia é professora de viola no projeto OJCA, além de fazer parte da orquestra comunitária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“Fico feliz em participar do projeto e poder compartilhar o conhecimento que tenho. Fazer com que as pessoas descubram a afinidade e se conectem com o desenvolvimento musical é realmente uma missão espetacular. Mesmo com aulas apenas uma vez por semana, já alcançamos ótimos resultados aqui”, diz.

Mudança na maneira de viver
O projeto de formação da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) é prova de que nunca é tarde para se lançar em algo novo e desconhecido na vida. Basta aproveitar as oportunidades que surgem e depositar dedicação. É o caso de Anderson Brolesi, que aos 42 anos de idade foi tocado pela música clássica graças aos filhos. Agora, os sábados do aluno são dedicados ao violoncello.

“Meus dois filhos iniciaram aulas de flauta doce em um projeto que antecedeu a esse. Eles levaram a música clássica para o ambiente familiar e isso me despertou o desejo de aprender. Mas, aos 42 anos de idade jamais imaginei que ainda poderia tocar algum instrumento, mas aceitei o desafio. Posso dizer que a música é relaxante, proporciona a paz, uma sensação diferente, uma terapia”, relata Brolezi.

A companhia do filho Leonardo, de 12 anos, nos ensaios traz ainda mais força Anderson Brolezi. “Ele toca violino no projeto OJCA e depois de cada aula, conversamos e trocamos informações sobre as dificuldades, acertos e expectativas. É uma experiência incrível e que vale muito a pena, mesmo com o ‘cello’ sendo um instrumento desafiador e difícil, que exige muita dedicaç&atilde ;o e disciplina”, explica.

Márcia de Almeida gostaria que a filha fizesse parte do projeto de formação da OJCA, mas quem ficou foi ela. “Nunca tive qualquer contato com a música antes e sinceramente sinto mudanças incríveis. Levei tudo o que aprendi nesse período para a minha vida pessoal e profissional. Tive um ganho muito bacana em foco e planejamento. O estudo da música me trouxe tranquilidade e um domínio emocional sem precedentes. É pura magia. Me sinto motivada, sem sintomas de estresse e ansiedade. Não imaginava aprender a tocar violino tão rapidamente, me sinto realizada. Os sábados são os dias mais felizes para mim”, resume.

Ainda jovem, Lorena Isabelle Dias de Souza, 15 anos, fala como o ambiente musical lhe trouxe uma melhor qualidade de vida. “Eu já cantava e comecei a aprender violão, mas era uma pessoa muito tímida. O projeto me vez enxergar o mundo de outra forma. Optei pelo violino para realizar um sonho. A música me ajudou a superar alguns momentos difíceis na minha vida”, conclui.

Serviço
Projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA)
Sede – Amparo-SP
Início – Março de 2019
Alunos – 28
Viabilização – Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores – Supermercados Sempre Unidos, Supermercado Daólio, Peptan e Rousselot Gelatinas
Programação de concertos de fim de ano
Domingo 24/11 – 20h
Local – Catedral Nossa Senhora do Amparo
Endereço – Praça Monsenhor João Batista Lisboa, 33, Centro, Amparo-SP
Entrada – Gratuita
Domingo 1/12 – 20h30
Local – Igreja Matriz de São Sebastião
Endereço – Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, Bairro Ribeirão, Amparo-SP
Entrada – Gratuita

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Nicnet leva o Digital Truck da DPR Telecomunicações para Cravinhos

Publicado

em

Casa digital itinerante ambientada em caminhão show apoia provedores de Internet por todo o Brasil

A cidade de Cravinhos, em São Paulo, recebe nos próximos dias a visita do Digital Truck da DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado. A ação realizada pelo provedor de internet, Nicnet, reforça a presença da marca na cidade ao levar aos clientes locais a casa digital itinerante construída dentro de um caminhão show.

A Nicnet é uma empresa que iniciou suas atividades com o intuito de prestar serviços com excelência no ramo de Internet, por isso conta com técnicos altamente treinados e capacitados para solucionar qualquer problema com eficiência e rapidez. Sempre em busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade de seus serviços levando satisfação a seus clientes, a empresa tem sede em Cravinhos e atende as cidades de Barretos, Barrinha, Cravinhos, Cruz das Posses, Pontal, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Sertãozinho e Bebedouro.

O caminhão, fruto de uma parceria entre a DPR e a NOKIA, é disponibilizado aos provedores que fecham um projeto de Turn-Key DPR, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. O cliente DPR obtém esta solução incrível para inauguração e reforço de marca de sua rede, oferecendo uma experiência única de conectividade aos seus clientes e futuros clientes. A solução de construção e expansão de rede garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação e mão de obra.

O Digital Truck é um veículo totalmente climatizado envelopado na cor preta que possui um baú modelo fechado com porta palco. Na parte interna da casa tem TVs Smart 60”, câmeras inteligentes, Alexa, beacons (extensores Wi-Fi Nokia) para fazer Rede Mesh, tomadas inteligentes, estação gamer com Xbox e Playstation 4 e sensor de presença.

Segundo Vander Stephanin, vice-presidente da DPR, essa é uma excelente oportunidade para demonstrar o potencial da rede. “O Digital Truck é uma valiosa ferramenta de marketing. Com ele será possível os clientes da Nicnet experimentarem a conexão e serviços oferecidos. Desejamos sucesso ao nosso cliente!”, comenta.

A cidade de Cravinhos pertence à Região de Ribeirão Preto e conta hoje com cerca de 34 mil habitantes. As atividades econômicas do município que mais se destacam são a lavoura de cana-de-açúcar e as indústrias de diversos segmentos. Cravinhos está despontando como um grande pólo industrial do Interior de SP e o município possui, ainda, unidades de empresas multinacionais de diversas áreas de atuação.

O caminhão estará no Parque Ecológico de Cravinhos – Av. Salvador Pagano, de 20 a 23 de março de 2024 (quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 14h).

Sobre a DPR

A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado, oferece soluções exclusivas e integradas para a estrutura do Setor de Telecom de Internet de Banda Larga Fixa, contribuindo com o processo de inclusão digital no País.

Com uma cadeia produtiva composta, prioritariamente, por parceiros nacionais, a montagem dos produtos ocorre na fábrica sediada em Sorocaba (SP), em uma área com mais de 9.000 m².

As soluções DPR são desenvolvidas para atender as necessidades climáticas do País, bem como o perfil de aplicação técnica da região. Líder em tecnologia e serviços para ISPs do Brasil, possui mais de 100 patentes registradas.

Com foco total no cliente, a empresa desenvolve o que há de mais moderno e inovador para os provedores e operadoras de Internet, além de ser a maior distribuidora Nokia da América Latina. Muito mais que uma desenvolvedora de produtos, a empresa oferece ao mercado condições de pagamento diferenciadas e o Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra.

Um trabalho de quase 30 anos para que provedores e operadoras do Brasil tenham as melhores soluções em suas redes e cresçam de forma sustentável.

Acesse nosso site e confira: www.dpr.com.br

DPR. Construindo as redes do futuro.

Continuar Lendo

Cultura

Conheça “BARU E SEUS AMIGOS”

Publicado

em

Projeto infantil do compositor Nando Cordel alcança mais de 10 milhões de
visualizações no YouTube

Baru e Seus Amigos é a nova sensação do YouTube para crianças de todas as
idades. Misturando ritmos brasileiros e levando mensagens positivas aos
ouvintes, os vídeos de animação mostram as aventuras de Baru, um garoto
alegre e muito curioso, amigo de três seres extraterrestres: Yoga, Estrela e
Etcão.

Com vídeos lançados de mês em mês, o projeto idealizado pelo compositor e
produtor musical pernambucano Nando Cordel conquistou recentemente a marca
de 10 milhões de visualizações. Promete ganhar ainda mais fãs com o
lançamento da nova faixa, A Música do Cuscuz, que tem participação da
blogueira infantil Juju Teófilo.

“Queria levar diversão, conhecimento, boa educação, felicidade e falar da
necessidade de fazer o bem, abrir a cabeça das crianças para o bem, a paz, o
amor. E quem sabe a dos adultos também”, diz Nando Cordel, autor de vários
mega-hits da canção brasileira.

Depois de passar um ano em seu estúdio no Recife, compondo músicas e
arquitetando o conceito do projeto, Nando partiu para a ação.  Convidou
Virginia Campos do Estúdio Doodle para fazer parte da equipe que cria as
animações, e  lançou o primeiro vídeo, Vem Vem Vem Que Tem Amor, em setembro
de 2023.

Cada música merece uma reunião de criação, em que Nando sempre leva uma
ideia, discutida e decupada em grupo. Nanda e Tauana, suas filhas, fazem
parte da equipe e colaboram criativamente nos vídeos de Baru, além de
cuidarem das redes sociais, que incluem YouTube, Instagram e streaming nas
principais plataformas de áudio.

Não é a primeira vez que Nando transita na área da música infantil. Em
2018, lançou o álbum A Terra É Nossa Casa, já trabalhando com os mesmos
conceitos que propaga nas histórias de Baru. “Amo criança, tenho seis filhos
e acredito na missão de passar uma mensagem de felicidade para os pequenos.”

De Leandro & Leonardo a Chico Buarque

O hitmaker Nando Cordel é autor de mais de 1000 músicas, gravadas por ele e
por intérpretes dos mais variados estilos de música brasileira. “De Leandro
& Leonardo a Chico Buarque”, ele exemplifica, rapidamente. Dois de seus
sucessos mais poderosos são De Volta Pro Aconchego e Isso Aqui Tá Bom
Demais, ambos em parceria com Dominguinhos.

Uma revisão do repertório de artistas clássicos da MPB revela mais um
punhado de astros que interpretam Nando Cordel: Maria Bethânia (que lançou
outro grande hit, Gostoso Demais), Luiz Gonzaga, Xuxa, Fagner, Ivete
Sangalo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Martinho da Vila, Zizi Possi, Fafá de
Belém, Fábio Jr. e tantos outros.

Cair no gosto de tantos cantores é um caminho natural para Nando, que não
se prende a tendências e estilos na hora de compor. “Luiz Gonzaga, certa
vez, me deu uma chamada, perguntando por que eu me afastava do forró.
Dominguinhos me defendeu, dizendo que eu era compositor de tudo”, lembra.

Sua versatilidade o leva a passear, além dos ritmos nordestinos, pelo rock,
pelo jazz, pelas canções e pelos estilos latino-americanos, como a salsa.
Também é autor de uma série de álbuns de músicas para meditação. Essa
diversidade também aparece nas aventuras de Baru e Seus Amigos. “Para a
série de animação, já fiz xote, galope, forró e outros ritmos, todos com uma
roupagem atual.”

💛Assista A Música do Cuscuz:

e

🎉 Assista Hoje é Dia de Folia:

BARU E SEUS AMIGOS FAIXA A FAIXA

Vem Vem Vem Que Tem Amor – Uma festa que combina ritmos contagiantes e
vibrantes. Traz uma explosão de alegria e dança para as crianças e toda a
família, que pode repetir os passos do vídeo e se divertir.

Ma Ma Ma Eu Quero Comer – Outra canção cativante e dançante, destaca a
importância de se alimentar com cuidado, mastigar bem e ter uma vida
saudável.

Cuidado com o Cheirinho de Chulé – De maneira leve e descontraída, Nando
convida as crianças a dançar e a aprender a importância da boa higiene
pessoal.

Eu Gosto do Meu Cachorrinho – O maior hit do projeto, com mais de 6 milhões
de visualizações, fala do amor e do respeito que temos com nossos bichinhos
de estimação.

Baru Baru – Uma aventura lúdica em que Baru e seus amigos viajam pelo
espaço, convidando as crianças a abrir as portas da imaginação, da alegria e
da criatividade.

Chegou Natal, Feliz Natal! – Mais do que escrever uma canção natalina,
Nando se preocupou em passar uma mensagem de paz, amor e fraternidade em sua
letra.

Escovar os Dentes – Dançando e cantando, as crianças aprendem sobre a
importândia de manter a saúde bucal, cuidando bem de seus dentes desde cedo.

Hoje É Dia de Folia – Uma das músicas mais animadas da série, gravada por
Xuxa, é uma chamada para a diversão e para a alegria de celebrar a vida com
quem amamos.

A Música do Cuscuz – Cheia de remelexo, a canção conta com participação da
blogueira mirim Juju Teófilo, celebrando essa grande iguaria da culinária
brasileira.

BARU E SEUS AMIGOS NAS REDES:

@barueseusamigos

Continuar Lendo

Cultura

Líder e defensora da saúde mental, Izabella Camargo mobiliza projeto com outras mulheres para prevenir o adoecimento no trabalho

Publicado

em

Izabella Camargo, jornalista, palestrante idealizadora do movimento pela Produtividade Sustentável e autora do best-seller Dá um Tempo – como encontrar limites em um mundo sem limites é, de fato, uma figura inspiradora no cenário da saúde mental e do bem-estar no trabalho. Sua jornada, desde ser demitida após o diagnóstico da síndrome de burnout até se tornar umas das mais influentes defensoras da saúde mental, é uma referência no país.

Ao compartilhar sua própria experiência e pesquisas, a comunicadora alcança milhares de pessoas diariamente, fornecendo insights valiosos e apoio para aqueles que estão passando por transições de carreira. No Instagram ja atingiu 1 milhão de seguidores e no Linkedin mais de 100 mil significativamente no dia da mulher!

Além de seu impacto individual, Izabella também mobiliza o GPAT- Grupo de prevenção ao esgotamento no trabalho formado por mulheres de diversas áreas que estão somando dados e depoimentos para treinamentos dentro e fora das empresas.

São elas:

1 – Carol Milters, publicitária e escritora brasileira residente na Holanda, fundou o grupo de acolhimento Burnoutados Anônimos.
2 – Mariana Holanda, psicóloga com MBA em Gestão Empresarial, destacou-se como Diretora de Saúde Mental da Ambev.
3 – Ana Paula Pena Dias, médica neurologista, especialista em burnout e pós-graduada em psiquiatria.
4 – Diana Soares, ex-líder tóxica, como se define, especialista em segurança psicológica.
5- Luciana Baruki, médica, advogada e auditora-fiscal do Ministério do Trabalho, especializada em riscos psicossociais no trabalho.
6 – Ana Tomazeli, Diretora de RH e ativista pelos direitos no mercado de trabalho, fundou o IPEFEM – Instituto de Pesquisas e Estudos do Feminino.
7 – Karina Uchôa, uma das maiores especialistas em assédio.
8 – Priscila Arraes, advogada e a única do grupo que não teve o diagnóstico da síndrome de burnout.


É impossível não se maravilhar com a força e a determinação dessas mulheres. Seus esforços conjuntos não só fortalecem o ambiente de trabalho, mas também inspiram uma nova geração de líderes e defensoras da saúde mental.

“Nos dois últimos séculos tivemos 3 movimentos liderados por homens que aceleraram os processos industriais e agora venho propor apenas um ajuste, um caminho do meio para que haja coerência entre querer um mundo sustentável e processos de trabalho equilibrados,” reforça Izabella.

Esse é um pensamento incrivelmente poderoso! A colaboração e a solidariedade entre mulheres desempenham um papel crucial na promoção da igualdade de gênero e na construção de um mundo mais justo e inclusivo para todos. É importante reconhecer e celebrar essas conexões, pois elas fortalecem comunidades, promovem a diversidade e capacitam as mulheres a alcançar seu pleno potencial. Que possamos sempre nos lembrar do poder da união e do apoio mútuo na busca por um futuro melhor.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.