Conecte-se conosco

Entretenimento

Continua em cartaz O Cego e o Louco no Teatro Sérgio Cardoso

Publicado

em

A peça foi um dos destaques na última edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto

 

Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe o espetáculo O Cego e o Louco protagonizado por Alexandre Lino (Nestor) e Daniel Dias da Silva (Lázaro), a até o dia 26 de fevereiro de 2023. A temporada acontece de sexta a domingo, 19h.

No espetáculo, Nestor (Alexandre Lino) é um pintor cego, de personalidade forte, que, apesar da deficiência visual, domina o frágil e taciturno Lázaro (Daniel Dias da Silva), alguns anos mais jovem, com quem divide a solitária rotina em um apartamento decadente. Entre os dois se estabelece uma dinâmica própria, eventualmente perversa, em que o cuidado fraterno cede lugar ao rancor desenfreado, mas também com momentos e situações inusitadas e divertidas. Até que a chegada de Lúcia, uma encantadora vizinha que se mudou recentemente para o prédio, ameaça desestruturar essa relação. Eles a convidam para uma visita e é nessa noite de espera que a montagem se concentra, quando os traumas do passado dos irmãos vêm à tona, embalados por delírios, sonhos e culpas, levando a um final surpreendente.

“A peça toca em temas universais, como os limites e barreiras que nos impomos durante a vida e que, muitas vezes, nos impedem de sermos felizes, de ir em busca do que acreditamos. O texto é extremamente poético, com momentos de riso e de reflexão e uma reviravolta, que provoca no espectador o desejo de ver a peça mais uma vez.”, salienta Daniel Dias da Silva, sem entrar em detalhes sobre os mistérios que une os dois personagens. 

“Montar essa peça é um desejo de muitos anos. Apesar de ter apenas 16 páginas, o texto é de uma carpintaria teatral que poucas vezes vi, cada fala do espetáculo é carregada de poesia e de camadas, que o espectador vai saboreando e desvendando com prazer”, ressalta o ator e produtor, que há muito tempo vem ensaiando apresentar a produção da Lunática Companhia de Teatro em São Paulo. E não podia ser em melhor momento: o grupo acaba de comemorar dez anos de criação, colecionando várias peças de sucesso no currículo, como “O Princípio de Arquimedes”, “Matador” e “Esse Vazio”.

Daniel está com agenda cheia, acumulando a função de ator e diretor de diversos outros títulos de sucesso, como o musical “Charles Aznavour – um Romance Inventado”, com Sylvia Bandeira e Maurício Baduh, que acaba de completar um ano em cartaz no Rio de Janeiro, visto por mais de dez mil pessoas, com texto de Saulo Sisnando, que também assina um dos próximos projetos de Daniel para 2023: o espetáculo “Desertos”.

Alexandre Lino, que já viveu um deficiente visual no espetáculo “Asilo Paraíso” e dirigiu “Volúpia da Cegueira”, com atores cegos no elenco, tem intimidade com o tema e, para ele, a volta aos palcos é motivo de celebração. Após lotar os teatros com Valdisnei, o simples e intrometido protagonista da comédia “O Porteiro”, ele acaba de concluir as filmagens do longa-metragem inspirado no personagem, com lançamento previsto para 2023.

Depois de duas temporadas de sucesso no Rio e de passar por festivais e mostras, incluindo a última edição do Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, ele garante que trazer o espetáculo “O Cego e o Louco” para os palcos paulistas tem um sabor especial.

“Desde a nossa estreia em 2019, a gente ensaiava trazer o espetáculo para São Paulo, onde vive a autora Claudia Barral e o nosso diretor Gustavo Wabner, mas com a pandemia, tivemos que adiar nossos planos. Mas, finalmente, vai acontecer!! Estamos ansiosos para compartilhar com o público paulista esse trabalho”, comemora Alexandre Lino.

O diretor Gustavo Wabner também está vibrando com o retorno. Ele, que tem no currículo a direção das montagens de “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos – em que a atriz Luisa Thiré homenageia a avó Tônia Carrero – e da comédia “Sylvia“, de A. R. Gurney, tem se dividido entre a direção e a atuação: recentemente fez parte do elenco da elogiada produção de “Longa Jornada Noite Adentro”, com direção de Sergio Módena e atualmente vive o emblemático personagem Quico, no premiado espetáculo “Chaves – um Tributo Musical”, com direção de Zé Henrique de Paula.

 

Ficha Técnica

Texto: Claudia Barral

Direção: Gustavo Wabner

Elenco: Alexandre Lino e Daniel Dias da Silva

Figurino: Victor Guedes

Cenografia: Sérgio Marimba

Iluminação: Mantovaniluz

Direção de Movimento: Sueli Guerra

Direção de Produção: Daniel Dias da Silva

Realização: Territórios Produções Artísticas e Lunática Companhia de Teatro

 

Serviço:

O Cego e o Louco
Datas: 26 de fevereiro, de sexta a domingo, às 19h
*Dias 17, 18 e 19 de fevereiro não haverá sessão
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

À venda pelo Sympla

 

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

 

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Instagram | Facebook | Site

 

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inovou com o lançamento da Sala Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, a Sala Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Pepis Indaiatuba lança projeto sertanejo inédito aos domingos

Publicado

em

Reconhecida como uma das maiores e melhores casas de show do interior do Estado de São Paulo, a Pepis Indaiatuba em parceria com o Grupo Reduzino lança no dia 17 de novembro, a partir das 18h, o projeto “Violada das Patroas”. O evento marca um novo momento na história de uma das casas de eventos mais tradicionais da cidade de Indaiatuba.

Quem comanda a festa que promete ser um novo ponto de encontro dos amantes da música sertaneja é a dupla Kaio & Bertine que irá convidar para dividir o palco grandes artistas da cena sertaneja como a dupla Lucas & Breno, Ramon & Adriano, Germano & Geovany, Julia de Paula, entre outros.

O evento que tem a promoção da rádio Clip FM, conta também com o apoio da Rede P5 de Combustíveis, Grupo Best Business, Fox Rodas, Reduzino Climatizadores, Alexia Gastaldello Interiores, Agrocoq e Vinicius Basso Esculturas.

PEPIS INDAIATUBA
Em 1979, nascia em Indaiatuba, cidade do interior do Estado de São Paulo, a Pepis Lanchonete. Após seis anos, em 1985, com a chegada de Daniel e seu filho Ricardo Pires, iniciava uma nova e longa relação de respeito e amizade com os Indaiatubanos. Ao longo desses 44 anos, a Pepis veio se reinventando e agregando novos serviços, como pizzaria, casa dançante com shows ao vivo.

Em 2024, a Pepis vem com um novo conceito. A casa irá abrir as portas para diversos tipos de eventos, como aniversários, despedida de solteiros, chá bar, batizados, casamentos, shows, stand-up, almoços temáticos, festas e aniversários de empresas, treinamentos corporativos, lançamentos de produtos, entre outros, oferecendo expertise e toda infraestrutura privilegiada.

Com localização de fácil acesso, estacionamento próprio e serviço de valet, amplos ambientes, conforto, bar completo, cozinha industrial com semi câmara e câmara frigorífica, forno a lenha, palco, som e iluminação de última geração, telões, televisores, black drop hi tech, gerador de 65 kws, plataforma 360° que grava vídeos e tira fotos em torno do convidado, e envia em tempo real para as redes sociais, área Garden, área para fumantes, espaço kids e pet reversível, quatro toaletes divididos em dois ambientes, duas saídas de emergência frontal e três laterais.

Além da estrutura, a Pepis Indaiatuba também oferece todo serviço de mão de obra qualificada com equipe totalmente preparada, formada por seguranças, garçons, cozinheiro e ajudantes, barman, caixas, limpeza, técnico de som e iluminação.

Para ficar por dentro das novidades e conhecer mais da Pepis Indaiatuba, acesse https://www.instagram.com/pepisindaiatuba.

KAIO & BERTINE
Nathan Fernando de Almeida Vieira (Kaio), é natural de Pereira Barreto, cidade do interior do Estado de São Paulo. Iniciou muito cedo na música, com apenas dez anos de idade. Aos 13 anos, começou a cantar em barzinhos e pubs da região de sua cidade. Ao completar 16 anos, gravou seu primeiro CD autoral profissional e sempre cantou com bandas pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Pablo Queiroz Araújo (Bertine), nasceu em Cassilândia, município do interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Bacharel em Direito, vive com a música há mais de 20 anos. Desde criança gostava de violão e admirava a música. Hoje é conhecido como um dos melhores produtores musicais da região e possui um vasto conhecimento do mercado musical.

A dupla Kaio & Bertine tem apenas seis anos de existência, porém com uma vasta carreira de muitos shows e projetos. A dupla, formada em Cassilândia, é conhecida por sua irreverência e qualidade em suas apresentações. De uma mega produção musical e audiovisual, Kaio & Bertine sempre se preocuparam em entregar um show de extrema animação e com músicas para agradar a todo o público. No projeto, Kaio & Bertine, gravaram dois DVDs, em 2021 e 2024, ambos na cidade de Chapadão do Sul/MS.

Ambos moram em Chapadão do Sul, no Estado do Mato Grosso do Sul, devido à grande aceitação do público local. Kaio & Bertine são conhecidos como um dos melhores shows do país no quesito animação e diversidade em repertório, sempre com músicas autorais e projetos inovadores.

SERVIÇO
Evento: Violada das Patroas – Show Kaio & Bertine e convidados
Data: 17 de novembro
Horário de abertura: 18h
Local: Pepis Indaiatuba – Avenida Itororó, 945 – Cidade Nova – Indaiatuba/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/pepisindaiatuba / (19) 9 8743 6128

Continuar Lendo

Entretenimento

Diego Mendonça é o artista por trás da obra que Bruno Gagliasso colocará em seu rancho, feita em “uma madeira muito antiga”.

Publicado

em

A peça destaca a imagem de uma árvore completamente verde sobre o material, confirmando a preocupação de Diego Mendonça com a sustentabilidade.

 

Diego Mendonça é o artista por trás da obra compartilhada por Bruno Gagliasso em suas redes sociais, e que será levada para o rancho do ator. Criada pelo artista são-joanense, reconhecido por suas inúmeras obras exibidas em grandes eventos, a peça, adquirida em 24 de maio, é feita em “uma madeira muito antiga”, destacando a imagem de uma árvore completamente verde sobre o material, confirmando a preocupação de Diego Mendonça com a sustentabilidade, sempre presente em suas exposições.

“A obra do Bruno traz uma reflexão sobre a preservação da natureza. A madeira antiga, de plano de fundo, traz o sentimento do que já se foi, da árvore cortada, morta, arrancada de seu habitat. A árvore verde significa a vida renascendo, a necessidade de replantio, da nossa cooperação no ciclo da vida.”, explica Diego Mendonça;

Diego Mendonça é o artista por trás da obra que Bruno Gagliasso colocará em seu rancho, feita em “uma madeira muito antiga”.
O olhar do mineiro Diego Mendonça, Top of Mind na categoria artista internacional em 2023, vê o mundo em uma perspectiva que expressa retratos da vida. Sua arte fala por si e leva o espectador a reflexões sobre quem somos, o que fazemos e com que emoção fazemos. Este ano, muitas foram as ações voltadas à conscientização da necessidade de preservação da natureza e da nossa história.

Para a exposição “Um itinerário de Ressignificação”, por exemplo, as obras eram feitas a partir de materiais coletados em três marcenarias e uma oficina de molduras da cidade, trazendo uma ressignificação para esses materiais, por uma perspectiva afetiva e ativista. A intenção era fazer o público refletir sobre a utilização dos materiais extraídos da natureza e sua preservação.

A parceria com a Casa das Latas, única empresa neste modelo no mundo, presente nas principais cidades do Brasil, estampou a “Coleção Amazônia”, em latas exclusivas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre preservação, sobre pertencimento, diversidade e inclusão, um retorno ao início e uma contemplação à origem do Brasil. As imagens traduzem o conceito dos povos originários, a valorização e o contato com a natureza, sua estrutura sócio-cultural, característica comum das várias etnias indígenas brasileiras.

A coleção das crianças com roupas de realeza e estampas africanas para homenagear o mês da Consciência Negra, deu origem, em junho deste ano, à Boneca de Estanho, produzida no ateliê Estanhos Faemam, fundado em 1984, pelas mãos do artista Luciano Roberto do Nascimento, que trabalha com estanho desde 1987.

Em uma das principais cidades históricas do Brasil, as peças artesanais em estanho trazem consigo uma natureza simbólica que mantém viva sua identidade cultural, através da religiosidade, das procissões, dos sinos típicos do local, ao lado da arquitetura colonial e outras manifestações históricas.

Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a construção artística do estado, agregando uma visão empreendedora e sustentável.

Nascido em 1982, em São João Del Rei/MG, Diego Mendonça é um exemplo notável de alguém que trocou a carreira de advogado para dedicar-se às artes, sua grande paixão. É mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del Rei – MG e foi discípulo de grandes nomes como o pintor Quaglia e Yara Tupynambá. Graduando do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del Rei – MG. Formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2009.

Com um currículo que abrange mais de 70 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. Suas criações convidam o espectador a refletir sobre a vida e a necessidade humana, proporcionando uma experiência profunda dentro de seu mundo pictórico.

Todas as peças podem ser encontradas em seu ateliê, em São João del-Rei, MG.

Instagram: @diegom_arte

Continuar Lendo

Entretenimento

Thaeme faz participação especial no show da DJ Anabzzi e agita o público com muita música e diversão

Publicado

em

Thaeme, da dupla Thaeme & Tiago, subiu ao palco durante o show da DJ Anabzzi, em um momento especial que contagiou o público. A DJ, que agora faz parte do mesmo escritório que promove a dupla, está cheia de novidades em sua carreira

Na última apresentação da DJ Anabzzi, conhecida como a DJ dos rodeios, em Presidente Prudente (SP), o público foi surpreendido com a participação de Thaeme. As duas cantaram juntas e se divertiram muito no palco, deixando o momento eternizado. A química entre elas foi contagiante, e o público aproveitou cada segundo dessa apresentação inesquecível.

Anabzzi comentou com entusiasmo: “Foi uma alegria ver a Thaeme subindo no palco e cantando comigo. Foi sensacional! A gente se divertiu demais, e a galera aproveitou muito também. Com certeza, é um momento que vai ficar eternizado.”

O show foi um sucesso, misturando carisma e talento, e mostrou que a parceria entre Anabzzi e Thaeme & Tiago promete muitas emoções para o público.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.