Gente

Conheça o violonista Bruno Madeira

Publicado

em

O músico Bruno Madeira vem construindo nos últimos anos uma brilhante carreira no violão clássico como solista, professor e pesquisador.

Deixou Santa Catarina aos 17 anos e foi estudar música na Universidade Estadual de Campinas, onde fez seu bacharelado, mestrado e doutorado. Aliando o conhecimento teórico com a sensibilidade musical, Bruno se apresentou em mostras, seminários, festivais, salas e séries de concertos pelo Brasil e o mundo. Destacam-se os concertos no BNDES (Rio de Janeiro), Casa Thomas Jefferson (Brasília) e Centro Cultural São Paulo (São Paulo), além de apresentações na Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia.

“A música é uma paixão e faz parte da minha vida desde criança. Guardo com muito carinho os encontros familiares nas férias e fins de semana, sempre com muita música”, conta Bruno, que vive atualmente em São José dos Campos/SP e é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O violonista foi premiado em vários concursos de música no Brasil, mas o mês passado foi especial: Bruno recebeu o primeiro prêmio no Baltic Guitar Festival (Lituânia) e o terceiro prêmio no Tallinn Guitar Festival (Estônia). “Estou muito feliz por ter recebido esses prêmios! É muito bom saber que a música que faço foi ouvida por bastante gente e que teve essa repercussão positiva”, conta o violonista. “Esse reconhecimento internacional também acaba abrindo portas para futuros concertos e oportunidades, assim que a pandemia passar”. Nos concursos, Bruno apresentou um programa variado, passando por Bach e Villa-Lobos.

A maior parte do seu trabalho atual é composta por música latino-americana, repertório no qual oferece uma visão original e sensível aos detalhes de timbre, ritmo e dinâmica. Seus projetos futuros incluem um álbum que será gravado em setembro, no qual o foco na música latino-americana é evidenciado em obras de Leo Brouwer, Carlos Rafael Rivera, Maria Ignez Cruz Mello e Manuel Ponce.

Confira uma de suas apresentações, premiada em junho no Festival de Violão de Tallinn (Estônia): https://www.youtube.com/watch?v=j2RE55uhy0g

                                                                                                     

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile