Boas notícias

CHEF ANDRÉA FERREIRA SUGERE ALIMENTOS QUE TRAZEM FELICIDADE

Publicado

em

Como combater a ansiedade com alimentos que produzem serotonina e manter a saúde.

A pandemia trouxe muitas modificações a nível social, cultural, mental. Mudanças de humor, no corpo, no trabalho, nas relações. Muitas dores, perdas e sentimentos confusos. Mas nem tudo é tristeza. O isolamento tem provocado aumento de peso pois as pessoas procuram compensar a ansiedade nos alimentos. E se forem alimentos que não aumentam seu peso e provocam felicidade?A chef Andréa Ferreira, sócia da Leve Vida Gourmet, enumera algumas sugestões.Alimentos que trazem felicidades

Não há quem não tenha sido tomado por uma sensação reconfortante depois de uma deliciosa refeição. Quem possui hábitos alimentares saudáveis sofre menos com problemas como estresse, depressão e ansiedade, e alguns alimentos são essenciais para esse bem-estar que a comida tem o poder de provocar.

É possível aumentar a produção de serotonina comendo! Pesquisas confirmam que o mau-humor está diretamente relacionado aos baixos níveis de serotonina no sangue. E assim, os alimentos que estimulam a produção de serotonina podem (e devem) ser usados como antidepressivos naturais. Quando comemos podemos sentir alegria, tristeza ou prazer. 
Lembra daquele velho ditado popular: “Isso é um manjar dos deuses”?  Determinados alimentos nos levam a ter sensações que fazem bem ao nosso organismo. Aquele pedaço de bolo confeitado, aquele chocolate e outras guloseimas, nos enchem a boca de água quando pensamos nelas, e nos causam boas sensações.

Alimentos ricos em gordura e açúcar, ativam o ciclo de recompensa do cérebro, e liberam a dopamina e serotonina, motivo pelo qual muitas pessoas ingerem alimentos como: frituras, salgadinhos, chocolates e doces em geral, sem pensar no amanhã. O efeito de prazer é imediato quando ingerimos algum doce, e esse efeito de duração pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com cada metabolismo.

Seguem abaixo, alguns alimentos que podem ativar a nossa alegria e bem-estar:

Nozes
Inclua nozes nos lanches entre uma refeição e outra. Elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial (que o organismo não consegue produzir) importante para a sintetização de serotonina e melatonina no corpo.

Frutas secas
Frutas secas, como tâmara e figo, por exemplo, também têm o superpoder de melhorar o humor. Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio. Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas

Chocolate
Quem nunca? A culpa é do triptofano outra vez! Chocolate amargo também tem esse aminoácido e é por causa dele que nos sentimos felizes. Mas não exagere! Chocolate (mesmo amargo) contém muito açúcar e gordura, deve ser consumido com moderação.

Pimenta Chili
Temperos como pimenta chilli, paprika ou temperos picantes em geral, ajudam a combater a tristeza. Responsável por isso é a capsaicina, o componente ativo das pimentas chilli, que produz a sensação de queimadura. A irritação provocada pela ingestão de comida apimentada libera endorfina, uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo próprio corpo. É o efeito analgésico da morfina que contribui para a sensação de bem-estar. A pimenta chilli também aquece o corpo de dentro para fora. O tempero perfeito para combater o frio.

Salmão
O salmão é popularmente conhecido como uma rica fonte de ácidos graxos e ômega 3. Reduz o colesterol e diminui a inflamação no corpo. As boas gorduras presentes no salmão são boas para o sistema nervoso e para o cérebro. Manter o cérebro saudável é sinônimo de sorriso no rosto.
Instagram: instagram.com/chef_andreaferreiraInstagram: instagram.com/gourmetlevevida
#alimentacaosaudavel #felicidade #covid #serotonina #chefandreaferreira #levevidagourmet #agenciauhmaximo #assessoriadeimprensapaularamagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile