Conecte-se conosco

Top +

Central da Catarata | Negócio de impacto social promove cirurgias mais baratas para atender a população de menor renda

Publicado

em

Fundada em 2018 por Guilherme de Almeida Prado, a Central da Catarata já intermediou mais de 500 cirurgias em clínicas oftalmológicas de referência. O foco é atender a população idosa de menor renda que perde a visão, aguardando a consulta de avaliação na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

São Paulo, 2019 -O brasileiro com mais de 50 anos que depende da rede pública de saúde aguarda, em média, 314 dias por uma avaliação de catarata. Na prática, quase um ano inteiro para verificar se há indicação para cirurgia, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo;sendo a população idosa apresenta maior incidência da catarata senil –um processo natural de envelhecimento do cristalino e que pode ser completamente reversível com a cirurgia. Estimativas apontam que 5% da população acima de 60 de anos deverá ter catarata no decorrer de um ano. Considerando que o Brasil já possui 30 milhões de idosos, isso representa uma demanda potencial de 1,5 milhão de cirurgias de catarata por ano. Entretanto, o volume de cirurgias realizadas é inferior à demanda. Para endereçar esse desafio, Guilherme de Almeida Prado criou a Central da Catarata – negócio de impacto social que realiza cirurgias a preços mais baixos, aproveitando horários ociosos de hospitais oftalmológicos de referência. Essa ideia simples tornou a iniciativa uma solução de acesso para a população de menor renda.

O atendimento público de um paciente por um especialista pode demorar meses – após a consulta, o paciente enfrenta a fila dos exames; depois, retorna ao oftalmologista e só então entra na fila da cirurgia. Nesse processo, muitos acabam desistindo. A demora para realizar a cirurgia torna o procedimento ainda mais delicado, pois o cristalino endurece e tira a autonomia da pessoa que pouco a pouco perde a visão e alegria de viver.

Almeida Prado alerta para um outro problema: a perda de visão é algo que somente a própria pessoa detecta; os familiares são um fator importante para ajudar a pessoa a buscar auxílio, mas não conseguem perceber o quão ruim está a visão do indivíduo. “Se o pai tem um problema no pulmão o filho percebe ele ofegante, se tem um problema no quadril ele vê o pai caminhar com mais dificuldade, mas o filho não consegue perceber o quão mal o pai está enxergando”, avalia.

HISTÓRIAS DE QUEM VOLTOU A ENXERGAR

Voltei a ver as estrelas

Monalisa Pisani decidiu não esperar o tempo estimado pela rede pública para que a mãe, Gioconda Oddette Pisani, de 83 anos, realizasse a cirurgia de catarata. “Quando falaram para gente o tempo de espera tivemos que recorrer a outras soluções. A primeira delas foi pesquisar clínicas particulares, mas o valor ficava entre 10 a 15 mil reais para a cirurgia em cada olho. Foi quando encontramos na internet a Central da Catarata e vimos a diferença absurda no valor. A primeira coisa que minha mãe falou, ao sair da clínica, foi que agora podia ver as estrelas no céu”, relembra. História similar é contada pela corretora de imóveis, Ana Luzia de Marco, que há um ano operou o olho direito e voltou a enxergar. “Eu não conseguia ler um livro, ver a televisão direito e nem mesmo pegar ônibus era possível. Agora deu tão certo a cirurgia que nem mesmo os óculos para correção do astigmatismo e hipermetropia eu preciso. Tenho qualidade de vida”, afirma.

Um longo trajeto para voltar a enxergar

São 1.967 quilômetros e 32 horas de viagem de Biritinga, interior da Bahia, à cidade de São Paulo. A possibilidade de voltar a enxergar – com segurança e um preço acessível –, motivou Maria das Graças Souza, 65 anos, a enfrentar o longo trajeto para realizar a cirurgia pela Central da Catarata. A aposentada enfrentava dificuldades para costurar e realizar os afazeres domésticos sozinha, mas a perda da visão revelou um problema ainda mais sério. Durante o diagnóstico da catarata, os exames alertaram para alta concentração de glicose no sangue.

Marlene Souza, filha da aposentada, conta que após a cirurgia, a qualidade de vida da mãe melhorou muito; hoje, ela toma mais cuidado com a alimentação e a saúde – e voltou a costurar sem o uso dos óculos. “Assim que minha mãe saiu da sala de cirurgia, ela já voltou a enxergar. Parecia uma criança, testando cada olho, enxergando as cores. Todos nós choramos de felicidade ao ver ela enxergando novamente”, relembra emocionada.

Impacto na empregabilidade

Minas Gerais detém três dos 10 trechos mais perigosos de estradas federais brasileiras, segundo ranking da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Uma delas é a BR-381, conhecida como rodovia da morte. E é por ela que o autônomo Roberto de Paula Braga, de 62 anos, segue o trajeto em direção ao trabalho. “No dia a dia viajo muito para o Sul de Minas, tinha dificuldade na estrada para ler as placas e os óculos não estavam mais ajudando. Fui diagnosticado com catarata, mas pelo SUS demoraria mais de um ano para fazer e eu trabalho dirigindo, não dava mais para esperar. Fui numa clínica particular e o médico não queria me operar, disse que eu podia aguardar um pouco mais. Pedi uma segunda opinião e descobri que estava bem progressivo. Fiz a cirurgia pela Central de Catarata que me permitiu escolher a clínica; em 15 dias eu já tinha feito a cirurgia nos dois olhos e estava completamente recuperado. Hoje viajo de madrugada e o escuro não me atrapalha em nada, na verdade não uso nem mais óculos”, relata.

SOBRE A CENTRAL DA CATARATA | Maior central de agendamento de cirurgia de catarata do país, a Central da Cataratatem o objetivo de garantir acesso das pessoas de baixa renda à cirurgia de catarata. Fundada em 2017 pelo empreendedor Guilherme de Almeida Prado, o negócio social já realizou mais de 500 procedimentos para correção da opacidade do cristalino. A iniciativa conta com três clínicas afiliadas em São Paulo, todas com centros cirúrgicos próprios: Instituto da Visão (IPEPO); Clínica Oftalmológica Guarnieri e Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP). O processo de afiliação das clínicas é norteado por três pilares: médicos formados nas melhores universidades; clínicas com mais de 20 anos de experiência; e especializadas em catarata. Como negócio de impacto social, a Central da Catarata tem viabilizado cirurgias a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. No pacote estão incluídos os custos com equipe médica, sala cirúrgica, exames oftalmológicos, lente intraocular e consultas pós-operatórias. Esse custo é possível mediante uma estratégia simples: utilizar horários vagos nesses centros de excelência oftalmológica para atender a população de menor renda. Em 2019, a expectativa é chegar à marca de mil procedimentos www.centraldacatarata.com.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Andréa Xavier andreaxavier3s@gmail.com| Celular: (11) 9 9299-2519

Betânia Lins betania.lins@gmail.com|Celular: (11) 9 7338-3879

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top +

Música: “A Voz de Deus” une Zé Henrique & Gabriel, DJ Anabzzi e Carol Villa em um lançamento inédito

Publicado

em

A estreia e a gravação do clipe serão realizados na Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo, o primeiro rodeio do ano, no sábado, dia 18

O universo musical acaba de ganhar uma parceria de peso que promete encantar e surpreender os fãs de sertanejo e música eletrônica. Zé Henrique & Gabriel, a talentosa DJ Anabzzi e a cantora Carol Villa uniram forças para o lançamento de “A Voz de Deus”, uma música que mistura o melhor dos dois mundos e traz uma letra profunda e tocante sobre fé, sinais da vida e a conexão com o divino.

Com apenas 18 anos, DJ Anabzzi tem conquistado o público por onde passa, especialmente no universo dos rodeios, onde é considerada a “DJ dos Rodeios”. Com seu talento único e a paixão por “música boa”, ela tem mostrado que vai muito além da eletrônica, abraçando e incorporando diferentes estilos em suas produções. Sua energia e presença de palco têm cativado uma legião de fãs, e agora ela traz essa força para a colaboração com Zé Henrique & Gabriel e Carol Villa.

“Participar dessa colaboração com Zé Henrique & Gabriel e Carol Villa é uma experiência muito especial. “A Voz de Deus’ é uma música que nos lembra o quanto é importante acreditar nos sinais e seguir o que o coração nos indica. Foi um privilégio a realização desse projeto. Estou super empolgada com o lançamento!”, compartilha Dj Anabzzi

A gravação de “A Voz de Deus” foi realizada no Vista Studio, em Jundiaí, com produção de Jefferson Alves, um renomado produtor musical conhecido por seu trabalho com artistas de peso. A música será lançada durante a gravação do clipe, que ocorrerá no sábado, dia 18, no show de Zé Henrique & Gabriel na tradicional Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo – o primeiro rodeio do Brasil do ano. Esse momento promete ser ainda mais especial para todos os envolvidos.

Zé Henrique & Gabriel compartilham sua empolgação com essa parceria única. “Pra nós é uma satisfação muito grande a realização desse projeto junto com duas incríveis e talentosas artistas, Carol Villa e Dj Anabzzi, unindo ritmos musicais diferentes e com um único objetivo: que a música “A Voz de Deus” seja um grande sucesso não só na cidade que vamos lançar e captar as imagens para o clipe, em Santa Cruz do Rio Pardo, mas para todo o Brasil. Vamos juntos gente, vamos pra cima que é sucesso!”

Carol Villa também celebra essa oportunidade: “É uma alegria imensa participar da gravação desse novo single ‘A Voz de Deus’. É uma música muito especial que une batidas contagiantes, tem uma melodia envolvente e uma letra que eu tenho certeza que vai tocar o coração de quem ouvir. É a primeira vez que eu tenho a honra e o prazer de trabalhar com a DJ Anabzzi, que tem uma energia incrível, surreal, e trouxe ainda mais força para essa canção com toda certeza. Mais uma vez divido o palco com a dupla Zé Henrique & Gabriel, que sempre foram grandes referências para mim na música e continuam me inspirando na minha trajetória. Tenho certeza que ‘A Voz de Deus’ vai se conectar com cada pessoa que ouvir, assim como nós todos já nos conectamos durante a nossa gravação.”

“A Voz de Deus” promete ser um sucesso nas plataformas digitais e também nas festas de rodeio e shows por todo o Brasil. Não deixe de conferir essa colaboração inédita que chega para marcar a temporada com uma mensagem de fé e esperança, sempre com a energia contagiante dos artistas que fazem dessa música um verdadeiro hino de conexão e transformação.

Continuar Lendo

Top +

Fernando Pádua agora faz parte do casting da OK Music

Publicado

em

O cantor e compositor Fernando Pádua acaba de dar um importante passo em sua carreira ao assinar contrato com o renomado escritório OK Music, liderado pelo empresário Danilo Crespo. A empresa agora será responsável por alavancar ainda mais o trabalho de Fernando, que já vem conquistando espaço e reconhecimento no cenário musical.

Com um timbre único, carisma inconfundível e letras que conectam o público a histórias marcantes, Fernando Pádua se prepara para uma nova fase repleta de desafios e grandes oportunidades e começa o ano com este importante passo. “Estou muito animado para essa parceria com a OK Music. É um momento de renovação e amadurecimento na minha trajetória. Tenho certeza de que, juntos, vamos alcançar novos horizontes e levar minha música a cada vez mais pessoas”, celebra o artista.

A OK Music, por sua vez, enxerga em Fernando Pádua um talento promissor que representa a nova safra da música brasileira. “Fernando é um artista nato, com um potencial gigantesco para brilhar em diferentes palcos”, afirmou Danilo Crespo.

Recentemente, Fernando Pádua lançou “Gosto de culpa”, gravado em São Paulo, em 2024.

Gosto de culpa:
https://www.youtube.com/watch?v=o5KIj0ef71k .

Fiquem ligados nas redes sociais de Fernando Pádua e da OK Music para acompanhar as novidades dessa parceria.

Continuar Lendo

Top +

Prestes a lançar single em parceria com Ne-Yo e MC Daniel, BELLI lança single e clipe “DESASTRE NATURAL”

Publicado

em

A faixa faz parte de seu primeiro álbum solo VERSOS

OUÇA AQUI / ASSISTA AQUI
baixe imagens aqui

 

Após o lançamento dos singles “REPETE” e “DOPAMINA”, a cantora e compositora BELLI lança o single e clipe de “DESASTRE NATURAL”. A faixa dá sequência ao lançamento do primeiro álbum solo – VERSOS – e vem acompanhada de mais 2 músicas: “FOGO” e “VIREI O JOGO”.

 

A romântica “DESASTRE NATURAL” fala de uma história de amor que passa por um momento turbulento e, apesar das lembranças dos bons momentos, ainda existe a dúvida se realmente chegou ao fim. A faixa chega acompanhada de uma super produção gravada em Los Angeles que já está disponível no canal oficial no YouTube. Assista aqui.

 

Em VERSOS, BELLI expressa de forma sensível e pessoal as emoções conflitantes que envolvem o fim de um relacionamento. Com participação ativa em todas as etapas do processo de produção – da composição das canções a mixagem – o álbum reflete seu amadurecimento como artista e apresenta um pop radiofônico com pitadas de trap, funk e R&B influenciado por grandes divas do pop nacional e internacional.

 

E as novidades não param por aí! Além do lançamento de mais faixas de VERSOS, no primeiro semestre de 2025 será lançada a música que BELLI gravou em parceria com Ne-Yo e MC Daniel, durante a passagem do astro internacional pelo país em setembro.

Sobre BELLI:

Natural de Florianópolis, BELLI iniciou seus estudos aos três anos de idade com aulas de jazz, hip hop, violão e canto.

 

Com produção de Arnaldo Saccomani gravou uma releitura de “Todo Mundo Deve Ser Mais Criança” para a trilha sonora da novela Chiquititas. Em 2016, lançou seu primeiro álbum, A Festa, que inclui as faixas “Certo e Errado” e “Dança do Canguru”, ambas da trilha sonora da novela Cúmplices de um Resgate. BELLI também gravou “Alguém lá no Céu” para a trilha sonora de As Aventuras de Poliana.

 

A partir de 2018, disponibilizou nas redes sociais novos vídeos com músicas originais e covers de hits internacionais de artistas que a influenciaram.

 

Em 2020 foi escolhida como protagonista do Musical K-Pop Dreams, cancelado devido à pandemia.

 

Após um 2023 de trabalho intenso, a cantora inaugura uma nova fase de sua carreira com o lançamento do primeiro álbum solo VERSOS.

Siga BELLI

Instagram | TikTok | Twitter | Youtube

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.