Cultura

Casal agita a cena cultural dentro e fora do Brasil

Publicado

em

A TAMPA E O CALDEIRÃO

 

Kleber Mazziero é maestro, compositor, escritor, cineasta e diretor teatral, filósofo pós-doutorado pela Sorbonne.

Fabiana Parra é cantora, psicóloga, professora, atriz, cineasta pós-doutorada pela Universidade de Lisboa.

 

Casados há mais de 20 anos, Kleber Mazziero e Fabiana Parra produziram juntos um total de 89 produtos culturais, que vão de livros a filmes, passando por peças teatrais e álbuns musicais.

Fabiana e Kleber com prêmio de Festival de Cinema de Carpina

Pudera: não é sempre que um compositor tem dentro de casa uma cantora para interpretar suas canções; não é sempre que um escritor se casa com uma professora de redação. Mazziero, como escritor de 18 livros dentre romances, poesia, ensaios e biografias (é de sua autoria o best-seller Divino, sobre o ex-jogador de futebol Ademir da Guia), afirma: “Eu não escrevo uma linha sem pedir para a Fabi revisar. Ela tem os olhos mais aguçados do mundo.” Fabiana rebate: “Se vamos falar de olhos aguçados, preciso dizer: o fato de o Kleber ser artista e filósofo faz dele o ser mais profundo e crítico que existe. Nada passa por ele sem uma análise espetacular.”

 

O mais recente trabalho da dupla é um combo cultural: um álbum (gravado ao vivo) de Sonatas compostas por Mazziero e interpretadas por três grandes pianistas cubanos em Concerto comemorativo aos 110 anos do Museu Nacional de Belas Artes de Cuba, um livro de filosofia e um filme documentário que trata da complicadíssima situação social de Cuba.

 

Álbum “Por manos Cubanas”

 

 

Trechos do documentário “Sin Embargo, uma utopia”

“O filme deveria ser sobre o Concerto de músicas de um artista brasileiro, o Kleber, interpretadas por artistas cubanos. Mas quando nos deparamos com a realidade da vida por lá, o documentário tornou-se um filme que aborda também toda a questão das condições impostas pelo embargo econômico a Cuba”, diz Fabiana, a Diretora do documentário.

 

Não foi a primeira vez que uma viagem se transforma em arte: uma viagem à Bahia resultou na produção de um documentário sobre o Samba de Roda. O filme “Ontem, Hoje… para Sempre Samba de Roda” foi laureado em Festivais nos cinco continentes. Uma turnê musical à Europa se transformou no disco “Arlecchino” e no premiado documentário “Arlecchino e o fim da música”.

 

Fabiana e Kleber com Rodrigo Veloso (irmão de Caetano Veloso), no documentário sobre o Samba de Roda

Trechos do documentário “Arlecchino e o fim da música”

 

Quando perguntados sobre se o casal vai parar para descansar, Mazziero responde rapidamente: “Aqui não pode ter espaço para cansaço: é a Arte que muda o mundo!” Fabiana complementa: “E se Kleber e eu temos a sorte de termos na mesma casa tanta arte… nossa consciência não permite que a gente simplesmente ignore tudo isso. Precisamos agir. Somos artistas e somos arteiros.”

 

Kleber e Fabiana já foram comparados a Zélia Gattai e Jorge Amado, a Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, até a Michelle e Barack Obama.

Fabiana e Kleber brincando com a comparação deles com o casal Jorge Amado e Zélia Gattai

 

Eles entendem as comparações, mas preferem a máxima popular: os dois são a tampa e o caldeirão – um caldeirão cultural, sem dúvida.

Fabiana Parra e Kleber Mazziero dirigindo curta-metragem em Curitiba

 

Kleber e Fabiana como atores

Fabiana e Kleber em programa de rádio

 

Com Éder Joffre, nas filmagens da série dos 12 filmes “Gods”

Com Éder Joffre, nas filmagens da série dos 12 filmes “Gods”

Com Giovane Gávio, nas filmagens da série dos 12 filmes “Gods”

Com Guga, nas filmagens da série dos 12 filmes “Gods”

Com Jackie Silva, nas filmagens da série dos 12 filmes “Gods�

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile