Novidades

Cabelos de novela

Publicado

em

Tricologista Carla Bortoloto fala dos cuidados para quem deseja colocar alongamentos nos fios

De volta ao ar no horário das 21 horas, a novela A Força do Querer (TV Globo), continua sendo um sucesso entre as telespectadoras, assim como as madeixas longas e volumosas de Bibi Perigosa, personagem de Juliana Paes. Mas para exibir madeixas com alongamento como as da atriz é preciso tomar alguns cuidados para manter a saúde dos fios naturais.

Segundo Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD), antes de colocar um alongamento é necessário observar a resistência dos cabelos naturais, por meio do teste de tração: “com a mão espalmada, coloca-se os dedos no cabelo, como se fosse penteá-lo. Caindo até três fios o cabelo está saudável e pode receber o alongamento. Se caírem de três a cinco, a situação merece atenção. Opte por técnicas que agridam menos o cabelo, como tic-tac que pode ser retirado a qualquer momento, como ao dormir, ir à academia, piscina, ou à praia. Agora se caírem mais de cinco fios, o alongamento é desaconselhado e a causa da queda de cabelo deve ser investigada”.

Para não comprometer os fios naturais, também é importante estar atenta ao tamanho do alongamento. De acordo com a tricologista, seu comprimento vai depender do tipo, textura e estado dos fios naturais. “De maneira geral, o recomendável é que os alongamentos não ultrapassem 60 centímetros, pois, a partir daí, sobrecarregam os cabelos e podem causar uma alopecia (queda de cabelos) por tração”, comenta Carla Bortoloto.

No caso dos alongamentos permanentes, é importante realizar mensalmente ou, no máximo a cada 60 dias, sua manutenção. E, para garantir a vitalidade de “todo” o cabelo e evitar os fios se quebrem, é fundamental investir em hidratações periódicas. “Mas caso haja queda excessiva de fios, deve ser removido imediatamente”, alerta a especialista ressaltando, ainda, que a “ideia de que o uso de alongamentos faz o cabelo crescer mais rápido” é mito. “Tudo não passa de impressão. O alongamento não tem ‘poder’ para induzir o crescimento dos fios”, afirma.

Por outro lado, uma alimentação balanceada fará toda a diferença aos fios naturais, torando-os mais fortes e brilhantes. Daí a importância em se colocar no prato alimentos ricos em ferro (fígado, carnes, gema de ovo, legumes, grãos integrais ou enriquecidos, vegetais verde-escuros, melaço escuro, camarão, ostras), zinco (leite, fígado, moluscos, arenque, farelo de trigo), cobre (fígado, moluscos, grãos integrais, cerejas, legumes, rins, aves, ostras, chocolates, castanhas, cereais, frutas secas, mariscos, tecidos animais), vitamina B6 (Levedo, germe de trigo, carne de porco (bem passada), vísceras, principalmente fígado, cereais integrais, legumes, batatas, bananas e aveia). “Nutricosméticos também podem ser utilizados para dar força aos cabelos e promover seu crescimento durante e após os alongamentos. Este tipo de suplemento complementa as necessidades diárias de nutrientes exigidas para o bom desenvolvimento capilar”, finaliza Carla Bortoloto.

Sobre a dra.Carla Bortoloto

Médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile