Sem categoria

BenCorp mostra os tipos de diabete e dá dicas de como tratar essa doença crônica

Publicado

em

Atualmente, mais de 13 milhões de brasileiros possuem diabetes e esse número tende a crescer, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A BenCorp, consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional desde 2008, elaborou um material super interessante sobre a doença, com os tipos mais comuns, fatores de riscos e o que você pode fazer para reduzir a possibilidade de ter a doença e como reduzir as taxas de glicose do sangue.

O que é diabetes?

O Diabetes é uma doença crônica na qual o organismo não consegue produzir insulina ou não consegue utilizar a insulina corretamente. A insulina é um hormônio, fabricado no pâncreas, responsável por “varrer” a glicose do sangue para ser utilizada dentro dos músculos como fonte de energia, desta forma, a glicose se acumula na corrente sanguínea e a longo prazo, pode lesionar órgãos, vasos sanguíneos e nervos. 

Os tipos mais comuns são:

Diabetes tipo 1 – O pâncreas não produz insulina adequadamente. Representa de 5 a 10% da prevalência da doença e aparece normalmente na infância e adolescência. Geralmente é necessária a administração de insulina e demais medicamentos.

Diabetes tipo 2 – O pâncreas produz insulina, porém o organismo não consegue utilizar adequadamente essa insulina para controlar a glicemia.

Fatores de risco

Diabetes tipo 1 – Sabe-se que há influência genética. Possuir familiares próximos com diabetes tipo 1 pode aumentar as chances de desenvolvimento da doença.

Diabetes tipo 2 – os principais fatores de risco são:

  • Estar acima do peso;
  • Pressão alta ou colesterol elevado;
  • Pais ou irmãos com diabetes;
  • Ter síndrome de ovários policístico;
  • Teve diabetes gestacional.

“Para saber se você tem diabetes, basta um exame de glicemia em jejum, solicitado pelo seu médico, em conjunto com avaliação clínica. Para controlar o Diabetes pode ser necessário o uso de medicamentos e sempre manter hábitos de vida saudáveis, como práticas de atividades físicas regulares e uma alimentação saudável.  Esses mesmos hábitos previnem o aparecimento ou agravamento da doença”, esclarece César Ciongoli, CEO da BenCorp.

Para saber se seu exame está dentro do recomendado, confira a referência utilizada:

A glicemia de jejum deve estar até 99 mg/dL

A glicemia após duas horas da refeição não deve ultrapassar 140 mg/dL

Dicas

Planejar sua dieta

Uma alimentação saudável deve ser seguida por todos. Rever os hábitos alimentares, controlar a quantidade de doces, gorduras, industrializados e fast foods ajudam a manter o peso dentro do recomendado e reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes ou até controla-lo.

Mexa-se

Praticar atividades físicas regularmente ajuda a baixar as taxas de glicose no sangue. A recomendação é fazer, de acordo com a idade, 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana. Siga a orientação de um profissional da área e consulte um médico antes de começar. O objetivo é fazer algo que você goste.

Para saber mais acesse o portal da Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diabetes.org.br

Sobre a BenCorp

Fundada em 2008, a BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promove bem-estar para os colaboradores e oferece mais benefícios e menos custo para as empresas clientes. A companhia, que foi indicada pela primeira vez ao prêmio Top of Mind RH em 2020 e tem mais de 200 funcionários, 200 grupos empresariais como clientes.

A atenção e cuidado que a BenCorp trata seus clientes demonstra claramente que seu trabalho vem se materializando em grandes realizações, como crescimento acima dos 50% nos três últimos anos, a conquista de grandes parceiros como Magalu, LeroyMerlin, RedeTV, CCR, XP Investimentos e muitos outros.

Dentro do trabalho consultivo prestado pela BenCorp existem quatro drivers: consultoria, gestão de risco, gestão de saúde e medicina ocupacional. Essa equação entrega informações valiosas, como um mapa estratégico da saúde dos beneficiários. A partir disso, são estratégias para regular a taxa de sinistralidade, identificar os tipos de uso do plano (maiores utilizadores/gastos), dentre outras. Mas, não são somente gráficos, a BenCorp está presente no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile