Fique por dentro

Aumenta a presença de empresários brasileiros nos EUA

Publicado

em

Oportunidades de green card e incentivos fiscais atraem cada vez mais empreendedores do Brasil

 

Cada vez mais empresários e empreendedores brasileiros estão fazendo as malas para dar “Adeus” ao Brasil e começar uma nova vida nos Estados Unidos. De acordo com dados da Agência Americana de Incentivo a Novos Negócios (USAID), mais de 1.400 companhias e startups foram fundadas ou adquiridas por brasileiros desde 2016. De pequenas lojas, franquia de restaurantes e escritórios imobiliários até filiais de multinacionais, a presença de empresários do Brasil na “Terra do Tio Sam” nunca foi tão marcante. 

 

O êxodo de empreendedores brasileiros para a América não chega a ser uma novidade, mas impressiona pelos números atuais. Segundo a Câmara Americana de Comércio (American Chamber), somente na Flórida, Estado com a maior quantidade de imigrantes do Brasil, foram registradas novas patentes para mais de 800 produtos e empresas brasileiras desde 2020. Academias de artes marciais, salões de beleza, bares de culinária brasileira e comércio de roupas estão entre os negócios mais frequentes e, quase sempre, mais rentáveis. “Não faltam incentivos do governo para atrair empreendedores brasileiros, a começar pelo maior deles: o green card, que concede direito à residência legal nos Estados Unidos. Somente neste ano fiscal, o Serviço de Cidadania e imigração (USCIS) disponibilizou 300 mil vistos de imigrantes e categorias específicas de green card para estrangeiros qualificados por suas carreiras profissionais, empregos ou investimentos para levar seus negócios para o País”, observa Marcelo Gondim, advogado de imigração que atende milhares de clientes brasileiros em processos de green card. 

 

Ainda de acordo com Marcelo, o mais importante para o empresário interessado nos Estados Unidos é desenvolver um bom plano de negócios. “É preciso apresentar um plano que crie empregos e seja benéfico para o mercado de trabalho e para a economia americana, justificando, assim, porque a Imigração poderia lhe conceder um green card”, completa. 

 

Além do green card, existem outros fatores nos EUA que seduzem os empresários brasileiros. Dependendo da área em que a sede da empresa for estabelecida, podem ser concedidas isenções de impostos estaduais e até federais. O País também abriga diversas agências não-governamentais e associações de comércio que estimulam novos negócios, concedendo empréstimos e, dependendo do caso, incentivo financeiro e parcerias diretas. “Os empresários brasileiros encontram nos EUA a possibilidade de viver onde se oferece mais segurança, qualidade de vida, oportunidade de gerar receita em moeda forte, leis de trabalho desburocratizadas e impostos mais justos, uma realidade bem mais recompensadora que a que vivem no Brasil. Sem dúvida, a presença do empreendedorismo e das empresas brasileiras irá se intensificar ainda mais nos próximos anos”, conclui Marcelo Gondim, que também é fundador da Gondim Law Corp., escritório de Direito Imigratório localizado em Los Angeles, na Califórnia.  

Sobre Marcelo Gondim  

Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.

Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles. 

www.gondimlaw.com

www.instagram.com/gondimlaw/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile