A mostra, que confirma o estilo de traços espontâneos presentes em suas obras, convida o espectador a viajar entre a realidade e a inspiração, a partir de 28 de março
O conceituado artista francês, Jérôme Poignard, radicado no Brasil, apresenta a exposição “Luzes”, com curadoria de Marcia Marschhausen, trazendo 40 aquarelas de paisagens urbanas do mundo, além de 3 telas em acrílico, marcadas pela beleza dos traços espontâneos, cores e luzes, próprios de seu estilo, que convidam o espectador a viajar pelos cenários e pelas histórias que as obras contam, criando sensações que transportam para uma outra realidade. “Luzes” é a ligação entre o criador e a criação, entre o olhar e a inspiração.
Jérôme Poignard é artista plástico, designer e ilustrador, francês da cidade de Fontainebleau e que, após muitas viagens, escolheu o Rio de Janeiro como fonte de grandes inspirações para suas pinturas e um bom lugar para viver. Pinta paisagens urbanas de Londres, Paris, EUA, São Paulo e Rio de Janeiro, na técnica da aquarela, ajudando a entender e a apreciar os espaços privilegiados de grandes cidades por onde já passou. Já realizou exposições em vários países como a da galeria Monsartstage (Piazza Navona), em Roma/Itália.
No Rio de Janeiro montou a Pointillé, uma agência focada em branding, design estratégico e comunicação digital. Seus clientes corporativos incluem HSBC, Petrobras, ICAP, Planner, L’Oréal, Michelin, entre outros. Criou várias capas de livros e discos para produtoras como Sony Music, Universal, além de várias editoras. Foi durante a pandemia que começou a pintar as aquarelas que compõem a exposição “Luzes”.
“Apreciar pinturas iluminadas sempre faz bem para o olhar e para a alma. Após o período de sombras, medo e confinados, sem poder viajar, é um alívio poder retornar aos espaços culturais e passear por temas universais, que nos colocam frente a frente com produções artísticas de boa qualidade. Além disso, nesta técnica, a espontaneidade e a rapidez na execução são importantes, uma vez que o pincel entrando em contato com a superfície do papel não há retorno para conserto”, explica Jérôme.
A exposição “Luzes” pode ser visitada a partir de 28 de março, no Centro Cultural Correios RJ. A vernissage será no dia 27/03 , a partir das 16h, e pode ser visitada até o dia 15 de maio de 2024.
Sobre a exposição
A exposição “LUZES” nos transporta por um cenário deslumbrante composto por 40 obras meticulosamente criadas por Jérôme Poignard, incluindo aquarelas e telas maiores em acrílico. Originário da encantadora Fontainebleau, na França, Jérôme encontrou no Rio de Janeiro e em Teresópolis fontes de inspiração vibrantes para suas obras, além de locais ideais para viver e criar.
Com uma técnica refinada, ele captura paisagens urbanas de cidades emblemáticas como Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e pontos nos Estados Unidos, imortalizando-os na delicadeza da aquarela. Suas exposições na França, Itália (incluindo Roma, na prestigiada galeria Mosarte Stage, localizada na Piazza Navona), e no Espaço BB Artes, no Cassino Atlântico, refletem sua habilidade singular em transmitir a essência dos espaços urbanos mais emblemáticos por onde passou.
Por meio da sutileza, suavidade e meticulosa seleção de cores e luzes, Jérôme convida o espectador a mergulhar e apreciar essas obras que revelam o encanto e a efemeridade dos locais que habitamos e frequentamos cotidianamente.
Através das obras, Jérôme Poignard nos leva a imaginar cenários, contemplar a beleza e ir além…
Instagram: @poijerome
A exposição ‘Luzes’ faz uma prévia entre os dias 02 e 20 de março, na Galeria Dobra, Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ.
Serviço
Exposição: “Luzes”
Artista: Jérôme Poignard
Abertura: 27.03.24 às 16h
Visitação: 28.03 a 15.05.24
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Curadoria: Marcia Marschhausen
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Site: https://poijerome.com/
A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.
Evento gratuito
Censura Livre.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).