Novo álbum Isn’t It Now? Disponível dia 29 de Setembro
pelo selo Domino
O Animal Collective lança o novo single “Gem & I”, uma faixa que a banda começou a tocar ao vivo em 2019. “Gem & I” é a última prévia do novo álbumIsn’t It Now?, que será lançado em 29 de setembro pelo selo Domino.
“Isn’t It Now?” apresenta o single previamente lançado “Soul Capturer” e a épica faixa de 22 minutos “Defeat“, bem como “King’s Walk“, uma música que a banda tem tocado ao vivo nos últimos anos, incluindo em seu Tiny Desk (Home) Concert da NPR em 2022.
Isn’t it Now? está disponível para pré-encomenda na edição de vinil orquídea 2xLP Mart, na edição de vinil tangerina 2xLP indie, na edição padrão 2xLP, CD e digitalmente. Digital | Dom Mart
Avey Tare está atualmente em turnê solo, com Geologist abrindo algumas datas; Panda Bear se apresentará no Levitation Festival de Austin com Sonic Boom em outubro. Ingressos e todas as datas estão abaixo.
No verão de 2019, o Animal Collective se reuniu em Leiper’s Fork, Tennessee, alugando uma cabana na pitoresca paisagem a sudoeste de Nashville. Durante esse mês literal de residência, eles perceberam que tinham pelo menos dois discos – cerca de 20 músicas que todos gostaram, que pareciam caminhos inesperados para diferentes cantos de seu universo. Antes que pudessem decidir o que fazer com essa massa de música motivadora, o mundo decidiu por eles, como fez para quase todos durante esses últimos quatro anos. Eles pegaram as nove músicas que sabiam que poderiam gravar remotamente com um clique, passando os arquivos por todo o mundo. Dessa forma, eles criaram Time Skiffs de 2022, um disco que parecia uma maravilhosa exalação no final de um período de exaustão vertiginosa.
Mas eles mantiveram o resto, esperando pelo momento em que o mundo se abriria e eles poderiam se isolar no estúdio com o produtor que admiravam há muito tempo: Russell Elevado. Talvez esse nome seja uma surpresa. Nos últimos 30 anos, Elevado tornou-se uma figura lendária no cruzamento do hip-hop, soul e jazz, o engenheiro e produtor que infundiu álbuns de D’Angelo, The Roots e Kamasi Washington com muita calor. Ele também é um fervoroso defensor do analógico, usando sua maestria com equipamentos do passado para criar marcos modernos que soam como nada mais. O Animal Collective há muito tempo se perguntava como eles poderiam trabalhar dentro da órbita dele. Durante duas semanas no The Bunker de Nova York no final de 2021, entre feriados, eles descobriram com Isn’t It Now?, uma brilhante aberração que reafirma o que tornou o Animal Collective tão especial por tanto tempo.
Com 64 minutos, Isn’t It Now? é o álbum mais longo do Animal Collective, com quase um terço de sua duração dedicada à hipnotizante e explosiva ode à perseverança esperançosa, “Defeat”. No entanto, ele parece de alguma forma conciso, como um fluxo de ansiedade e beleza, nostalgia e progresso, tristeza e esperança que o acolhe e o leva embora com uma única respiração lenta. Eles o terminaram em apenas 12 dias, usando no máximo 24 canais, testemunhando não apenas o fato de que eles tocaram essas músicas na turnê “Time Skiffs”, mas também que eles estavam relaxados e envolvidos, motivados por estarem juntos em uma sala novamente. Sua afinidade com Elevado foi instantânea e fácil, à medida que navegavam por suas experiências muito diferentes em direção a novos territórios mútuos. Isn’t It Now? é tão comunitário e solidário como o Animal Collective já se sentiu, e eles estão fornecendo esse espírito de fraternidade para algumas das melhores músicas que já escreveram. Essas nove peças são triunfos de atitude e execução, de ponta a ponta.