Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

Alfabag Inova o mercado e traz soluções em Contentores Flexíveis

Publicado

em

A empresa é especializada na fabricação de contentores flexíveis para indústria, mas também fornece para o setor do agronegócio. Como ainda é uma inovação no mercado, apenas 12% do setor agropecuário utiliza o produto no Brasil.

O mercado (demanda) em torno do agro vem crescendo em 8% ao ano. Ou seja, as projeções de demanda para a sacaria com os “big bags” são de 42.617 toneladas. A alfabag foca mais na produção de sacos para a indústria e para o agronegócio específicos para armazenamento de alimentos, já que são poucas fábricas no país que fazem este produto. Por ser ainda uma alternativa cara e artesanal, a demanda da fábrica só para este setor é de mais de 3.000 sacos por semana, que são capazes de suportar até duas toneladas de alimento. Durante uma safra o seguimento chega a usar 40 milhões de bags. Além disso, eles têm uma área reservada só para a fabricação dos produtos do agro. Os sacos são feitos de forma artesanal, costurados à mão, além de produzirem cochos de tecidos (lugares onde os bovinos se alimentam).
Segundo o IBGE para até o final de 2023 o agro de usar o produto para ensacar 296 .2 milhões de toneladas. E vem como uma grande inovação para o setor.
O setor começou a crescer durante a pandemia, por ser um produto reciclável, sustentável, ecologicamente correto e ainda por reduzir o desperdício da safra, começou a ser muito utilizado.
Muito pouco se fala sobre o problema latente que o agronegócio sofre sobre armazenamento. Além de serem caros, muitos modelos não conseguem evitar que se perca uma parte considerável da safra. O “big bag” entra com uma solução no setor. A expectativa é que deste ano em diante muitos produtores comecem utilizar os contentores flexíveis como uma solução mais segura para armazenagem. Desta forma a própria demanda e concorrência podem reduzir o custo do produto.
A fábrica vem crescendo e investindo de forma expressiva e já está em vias de abrir uma filial nos Eua. A produção mensal é maior de 150.000 “big bags” mensais. Arrecadando um valor expressivo, já que o produto pode chegar no valor de mais de trinta reais a unidade. Depende do tamanho e propriedades particulares exigidas pelo cliente.
É um setor que movimenta expressivos milhões anuais e que vem um crescimento de mais de 12% ao ano. Vale lembrar que a empresa e os produtos seguem todas as normas ESG, valoriza a indústria local, assim como torna o país competitivo para atender mercados como a América do sul, norte e Europa.

CEO da Alfabag – Astrogildo Teixeira

História dos Big Bags (FIBCs)
1950 e 1960
Não sabemos exatamente quando os big bags se originaram, somente que foram criados em algum momento do final dos anos 1950 ou início dos anos 1960. Nesse estágio inicial, os big bags (FIBCs) eram usados principalmente na Europa e no Japão, e somente mais tarde nos Estados Unidos.
Os primeiros big bags eram um pouco diferentes dos seus colegas modernos. Eles eram tipicamente feitos de nylon ou poliéster reforçado e revestido de PVC. Os big bags continham lingas de içamento, que eram integrados ao redor do contêiner ou presos a um palete. Essas embalagens eram muito resistentes e tinham alta capacidade de peso, os dispositivos de manuseio permitiam que o contêiner fosse enchido por cima e descarregado por baixo.
1970 e 1980
A popularidade dos big bags (FIBCs) aumentou drasticamente na década de 1970, principalmente na Europa devido à crise global do petróleo. Os países produtores de petróleo exigiam uma grande quantidade de cimento para programas de construção, e esse cimento era frequentemente transportados em big bags do norte da Europa, Itália e Espanha para o Oriente Médio.
A demanda por big bags nos Estados Unidos cresceu mais rapidamente na década de 1980, quando o Departamento de Transportes dos EUA concordou em conceder isenções para que os big bags (FIBCs) pudessem ser usados para o transporte de materiais perigosos.

Atualmente
A indústria de Big Bags (FIBCs) continuou a crescer, acrescentando mais um capítulo à história destas embalagens, hoje, os big bags transportam bilhões de toneladas de produtos a cada ano em uma ampla gama de indústrias. Além de serem usados para transportar e armazenar produtos, os big bags são usados em algumas áreas, para criar barreira de contenção temporária, usada para prevenção de inundações.
Por que os big bags perduram ao longo das décadas e continuam sendo a melhor opção para o transporte a armazenamento?
● Eles são leves e fortes. Normalmente, os big bags pesam entre dois e sete quilos. Apesar do baixo peso, eles são fortes e podem conter entre 500 e 3.000 quilos de material envasado.
● Eles são fáceis de manusear. Os big bags são construídos para facilitar o uso, geralmente apresentando alças para que possam ser levantados pelo equipamento (ex. empilhadeira) com facilidade. Além disso, eles podem ser enchidos de cima, mas descarregados por baixo – eliminando a necessidade de inverter ou despejar de cima, como tambores e caixas.
● Eles economizam espaço. Quando não estão em uso, os big bags podem ser dobrados e facilmente movidos e armazenados. Quando cheios, eles têm uma proporção muito baixa de embalagem em relação ao peso do produto.
● Eles podem ser personalizados. Os big bags podem ser projetados para atender as necessidades específicas do consumidor. Você pode personalizar a altura, o diâmetro, o comprimento, o tecido e a construção desta embalagem.
● Eles são econômicos. O preço dos big bags é extremamente competitivo. Além disso, não necessitam de outros suprimentos (como paletes e embalagens).
● Eles são recicláveis. Os Big bags podem ser facilmente reutilizados ou reciclados (desde que não envasados com produtos perigosos).

Contentores intermediários flexíveis a granel (FIBCs) – BIGBAG`S

Em muitos setores da indústria, o desafio sempre foi a questão de como transportar os materiais de maneira eficiente e econômica. Historicamente, isso era limitado ao envio a granel (caminhão inteiro, vagão de trem ou navio), por embalagens também limitadas (tambores, sacos de 50 a 100 quilos) e caixas. Em muitos casos, eles simplesmente não forneciam flexibilidade, eficiência ou viabilidade econômica suficiente. Esse dilema deu origem à invenção de contentores intermediários flexíveis a granel (FIBCs), no Brasil conhecidos como big bags.
Os big bags são recipientes industriais criados a partir de tecido flexível e são ótimos para mover e armazenar pós e materiais sólidos e pastosos. Por exemplo, você pode usar o big bag (FIBC) para transportar areia, plástico, cimento seco, alimentos como farinha, arroz, feijão, açúcar, sal, e também de produtos químicos até resíduos contaminados. Embora sejam excepcionalmente comuns atualmente, os big bags são recentes na História da logística.

Polipropileno:
Sustentável: Mais um aspecto positivo do polipropileno com relação a outros tipos de materiais é que ele é extremamente sustentável, sendo 100% reciclável e apresentando baixa emissão de gases de efeito estufa na atmosfera durante o transporte ou produção, assim como no uso do dia a dia. O polipropileno pode ser reciclado por ser um termoplástico, ou seja, tudo que não é mais necessário desde material pode e deve ser encaminhado à coleta seletiva.
A produção da resina virgem de PP contribui com quase 80% do impacto para Mudanças Climáticas, tendo como principais motivos a etapa de craqueamento da nafta para obtenção do propeno, além da produção da nafta a partir da extração e refino do petróleo . Em contrapartida, a reciclagem do big bag promove a redução de aproximadamente 10% para esta categoria de impacto.
A produção da resina virgem de PP contribui com 85% do impacto da categoria de depleção de Combustíveis Fósseis, por causa do consumo de petróleo. Esta categoria apresenta o benefício mais significativo da reciclagem do big bag de PP.
Resistência: Outro ponto positivo do polipropileno é que ele é resistente à corrosão, impactos, raios ultravioletas e baixa temperatura. Além disso, o alimento envasado em caixas plásticas, por exemplo, não sofre nenhuma alteração, pois esse tipo de plástico é atóxico e extremamente higiênico.

Mercado consumidor:
Agronegócio: 52 milhões/unidades ano: fertilizantes 58,7%, sementes (soja, café, milho, etc) 32,4%, colheitas (laranja, ervas, etc) 4% e outros 4,9
Industria: 10 milhões de unidades ano: minério, siderurgia, alimentício, farmacêutico, polímeros, etc
Importados: 8 milhões/ano

Alfabag:
Acaba de inaugurar nova unidade na cidade de Bom jesus dos Perdões/SP, localizada a 45 minutos da capital Paulista (as margem da Rodovia Dom Pedro), conta com 7mil metros² de terreno e 3mil/m² de galpão, com estrutura para fabricação de 3 mil unidades dia, também conta com sala limpa para fabricação de bigbag para alimentos.
Faturamento mensal em torno e 4 milhões/mês
Empresa Certificada ISO9001 / Inmetro Cargas Perigosas / FLEXIBLE INTERMEDIATE BULK CONTAINER – Association (FIBCA) EUA

COCHO COMEDOURO
A Alfabag desenvolveu em 2018 o cocho comedouro, fabricado com tecido de bigbag a base de polipropileno com tratamento Ant-Uv 100% reciclável
Utilizado na criação de gado, ovinos, caprinos e equinos
– Sustentável, fabricado com tecido de polipropileno virgem e 100% reciclável
– Baixo custo
– Fácil instalação

Vantagens do cocho bigbag
– Resistente possui costura reforçada em polipropileno e polietileno 100% virgem.
– Fácil de instalar, fácil para limpar e fácil para ser mudado de lugar
– Mais seguro não machuca os animais e deixa-os mais tra

Oportunidade
Em 2022 a migração do mercado de sacaria para bigbag foi de 15%
Crescimento esperado no fornecimento de BIGBAG para este ano é de 14 a 16% e para os próximos de 10%

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Ava Art Festival comemora dez anos no Enokojima (Japão), até o dia 05/05, confirmando a importância da Ava Galleria nas artes

Publicado

em

Artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses expõe a diversidade de seus estilos, sob a curadoria do conceituado Edson Cardoso

 

O Ava Art Festival reúne artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses, no Centro de Arte, Cultura e Criação Enokojima, em Osaka (Japão), para falar sobre o papel e a arte contemporânea, como tema da exposição que já recebeu centenas de visitantes no Rio de Janeiro e na Finlândia, com curadoria do conceituado Edson Cardoso. Os artistas apresentam obras de intensidades, cores e estilos diversos, comemorando dez anos de existência do evento, criado em 2014, e que reuniu artistas finlandeses e brasileiros no próprio Enokojima.

 

A arte japonesa atravessou inúmeras fases desde os primórdios desta civilização, alcançando magníficas realizações expressivas, com utilização de cores fortes, mas também com outras características nos diversos gêneros artísticos e nos vários períodos na história de cada gênero. Sinônimo de inspiração e fascínio, enriquece o mundo com sua beleza atemporal e sua capacidade de conectar as profundezas da alma humana e da natureza, inspirando os trabalhos dos artistas que, através da utilização do papel como material, ou através das técnicas, temáticas, formas ou cores, permitem ao visitante se conectar com a arte tradiconal e a contemporânea.

Um dos destaques é a videoarte ‘Rosa dos Ventos’, de Marcia Fixel, que se manifesta como uma vídeo-performance interativa, uma instalação expandida in progress, uma experiência biográfica-cartográfica, em que os pés de cada um(a) de nós atravessam presente, passado e futuro, pelas direções do mundo. A obra é uma reflexão sobre nossas trajetórias de vida. Carrega uma pergunta filosófica para os visitantes que a assistirem nas exposições, para ser respondida pelo QR Code.

 

O Ava Art Festival reúne a diversidade cultural e artística de brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses em Osaka, Japão, e a mostra pode ser visitada até o dia 05 de maio, de quarta a sábado, das 12h às 19h, e domingo, das 12h às 15h, com censura livre e gratuita.

Sobre os artistas

Brasil – Agatha Faveri, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Angela Vielitz, Ana Amelia, Clara Fleiuss, Claudia Sperb, Daniel Piras, Daniele Bloris, Eduardo Valdetaro, Elisa Murgel, Elizabeth Wortsman, Giose, Giselle Faganello, Glauco Cibella, Guilherme Quintanilha, Hanne Hansel, Homero Ribeiro, Isabella Leme Villapando, Izan, Júlia d’Paula, Laura Figueiredo-Brandt, Lourdes Maria, Marcelo Côrtes, Marcia Fixel, Marcos Felix, Maria Francisca, Maria Helena Messeder, Marilene Tapias, Mirta, Monica Doin, Monica Ishiba, Nelly Gutmacher, Neuza Nazar Petti, Paula Queiroz, Paulo Pino, Rafael Ferraraccio, Renata Barreto, Rodrigo Ganem, Rodrigo Yasuda, Rosario Barbosa, Siomara Almeida, Solange Greco, Soliveiz, Tataliana, Tathyana Santiago, Tigout, Van Xavier

Finlândia – Anna Kolehmainen, Birgit Walander, Jari Järnström, Kenttu Keinänen, Kirsti Uimonen, Maija Vanhatapio, Maikki Haapala, Matti, Hyyrynen, Petri Anttonen, Pirjo Hassinen, Pirjo Porttilahti, Raija Kuisma, Riitta Hurme, Riitta Santala-Köykkä, Ritva Larsson, Tuula Kallas, Ulla Maija Vaittinen, Ulla Remes

Coréia – So-hyun Kim, Su-mi Hwang

Japão – Kanoko Takeuchi, Miki Meguro

 

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005, a AVA Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea, que funcionou em Helsinki por 18 anos e que, agora, está localizada na Cidade de Varkaus. A AVA Galleria organiza exposições em importantes Espaços Culturais e Galerias das principais capitais, como: Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Lisboa, Helsinki, Nova Iorque, Paris e São Paulo. Também organiza a BELA Bienal (Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea), em Helsinki e no Rio de Janeiro.

Instagram: @ava_galleria

Sobre a Enoco

A Enoco foi inaugurada em abril de 2012 com o objetivo de animar a cidade de Osaka com a criatividade da arte e do design. Nossos serviços incluem aluguel de galerias e salas multiuso, além da realização de exposições, performances, seminários e workshops.

Serviço

Exposição: Ava Art Festival

Artistas: coletiva – artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses

Curadoria: Edson Cardoso @cardosoedson_ava

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem

Visitação: até 05 de maio de 2024

Dias e horários:quarta a sábado, das 12h às 19h, e domingo das 12h às 15h

Local: Centro de Arte, Cultura e Criação Enokojima, Prefeitura de Osaka / enoco

1-34 2-chome, Enokojima, Nishi-ku, Osaka-shi, Osaka 550-0006 Japão

Site: www.enokojima-art.jp

Evento gratuito

Censura livre

Acessibilidade

Apoio: Enoco, Ava Galleria, ICELA, Arte Vida Arte, Art_a3 Gallery, PR Comunicação, Moreno Advocacia, Atualidad

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Roberta Miranda lota show em Curitiba (PR) com primeiro show da turnê INFINITO

Publicado

em

Eterna Rainha da Música Sertaneja subiu ao palco do Teatro Positivo no sábado (27/04) –

E m uma noite marcada por muita emoção, a eterna ‘Rainha da Música Sertaneja’, Roberta Miranda, estreou oficialmente no último sábado (27/04) a turnê Infinito, realizando uma grande apresentação no Teatro Positivo em Curitiba (PR). O local registrou a capacidade máxima, contando com 2.400 pessoas na plateia que vibraram ao som dos grandes sucessos da artista e releitura de clássicos sertanejos.

Com uma abertura especial, na qual o rosto de Roberta Miranda surge em 3D revelando uma maquiagem feita em ouro, Roberta Miranda subiu ao palco empolgando o público em 2h40 de show. O repertório teve início com a “Boate Azul” e foi marcado por canções como: “Majestade, o Sabiá”, “Dói”, “Duas Taças”, “Meu Dengo”, “Vá com Deus” e “Perigosa e Linda”. Outros destaques que agitaram a apresentação foram: “Garçom”, “Panela Velha”, “Domingo de Manhã”, “Seu Amor Ainda é Tudo” e “Ainda Ontem, Chorei de Saudade”.

Divulgação @plateiaoficial

Foi uma apresentação incrível e só tenho mesmo a agradecer a galera de Curitiba por todo o carinho! Foi tudo lindo e tenho certeza de que abrimos com chave de ouro essa nova turnê”, comenta Roberta Miranda, que, além dos shows, contempla neste projeto Infinito seu mais novo DVD, homônimo, registrado no dia 11/04 em São Paulo (capital). O álbum traz as participações especiais de Luísa Sonza e Gustavo Mioto e deve começar a chegar em breve a todas as plataformas digitais.

Vale destacar que os próximos shows da turnê Infinito acontecem em: Barra Bonita – SP (30/04), Cruzeiro – SP (01/05), Umarizal – RN (11/05), Quixaba – PB (12/05), Sorocaba – SP (25/05), Itapecerica – MG (31/05) e em Luanda e Moçambique no início do mês de junho.

Fotos: Paolo Martinelli 

Para saber mais, acesse:
Facebook: RobertaMirandaOficial  Instagram: robertamiranda 
YouTube: RobertaMirandaRM |Twitter: @RobertaMiranda1 
Telefone para shows: (11) 9-6862-4792- Ricardo Miranda #blueworkeventos 

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Artista de Hortolândia inova e atende o público cantando

Publicado

em

Natural da cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, Shirley Mathias já morou em Sumaré e há quatro anos tem residência fixa em Hortolândia. Mãe, avó, empresária, radialista e cantora. Com um jeito irreverente, Shirley Mathias une seu talento musical e simpatia para fazer duas coisas que mais gosta nessa vida: cantar e cozinhar.

Desde 2021, todos que frequentam o restaurante Rancho Country, em Hortolândia, além de saborear uma deliciosa comida caseira, porções e cerveja gelada, também já se acostumaram a ouvir uma boa música. Proprietária do empreendimento, a artista prepara e serve as refeições cantando.

“No Rancho Country consigo unir o útil ao agradável. Amo cozinhar e cantar e assim que inauguramos o restaurante, tive essa ideia de cozinhar e servir o público cantando. E o pessoal tem gostado dessa dinâmica. No repertório, canto música sertaneja, especialmente os modões, que o público sempre pede, além do piseiro”, conta ela.

Shirley Mathias tem como referência na música as cantoras Marília Mendonça (em memória) e Maiara & Maraisa. Mas, desde pequena também é admiradora das duplas Chico Rey & Paraná, Matogrosso & Mathias e Milionário & José Rico. Com 16 anos na estrada, Shirley Mathias começou sua carreira cantando com a banda Outra Vez. Passou também por outras bandas, até iniciar sua carreira solo em 2017.

Toda terça-feira, das 18h às 18h55, Shirley Mathias apresenta o programa Território Sertanejo pela rádio Sindical FM. Durante a atração, o público pode acompanhar através do site https://www.sindicalfm.com.br/ uma variada programação sertaneja como muita música, bate papo e informação.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Shirley Mathias, acesse suas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sirleymatias2024/?utm_source=qr&igsh=c2N1cWM0dHo0a3Jl
Facebook: https://www.facebook.com/sirley.matias.3
Youtube: https://www.youtube.com/@shirleymatias7952

RANCHO COUNTRY
O Rancho Country existe desde 2021, em um local amplo e arejado em meio a natureza na cidade de Hortolândia. O Rancho tem um cardápio variado de porções e bebidas, salão de bilhar, de festas, quadra society, vestiário com ducha, quiosque com churrasqueira, parquinho para as crianças, estacionamento, piscina e churrasqueira para locação.

Vale lembrar que com reserva antecipada, é possível fazer qualquer opção de almoço a partir de dez pessoas. O Rancho Country funciona de quinta e sexta-feira a partir das 18h e sábado e domingo das 11h às 18h. O empreendimento fica localizado na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, 143, no Jardim Novo ângulo, em Hortolândia. Para mais informações (19) 9 9135 4913 / https://www.instagram.com/ranchocowntry/.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.