Conecte-se conosco

Gente

Albertina Prates abre a exposição “Oculus”, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte

Publicado

em

Albertina Prates abre a exposição “Oculus”, no Centro Cultural Correios RJ, com pinturas em dimensões gigantes com proposta atemporal falando do ser humano em sua humanidade.
 
 
Com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, a artista traz em suas telas sensualidade, paixão e questionamentos. 
 
 
 

A artista plástica Albertina Prates abre a exposição “Oculus” , onde apresenta pinturas em dimensões gigantes, onde sua proposta é atemporal, pois fala do ser humano – homens, mulheres e crianças, em sua humanidade. Na composição das obras, o nu é o ponto de partida e  a vestimenta indica o tempo, produzindo pensamentos e criando perturbações, levando o espectador a estabelecer uma relação entre a natureza, a vida humana e sua interferencia sobre outros seres vivos no planeta.

A mostra, que estará exposta no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, tem curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez. e poderá ser visitada entre os dias 26 de maio e 09 de julho, nas salas A, 1 e 2 do terceiro andar. ” Ultrapassando ao figurativo, a pintura de Albertina Prates revela sensualidade e paixão, em uma poética de pessoal dramaturgia “, fala Giovana Zimermann, Especialista em Linguagem Plástica Contemporânea.

SOBRE A EXPOSIÇÃO 

“Albertina Prates apresenta pinturas de dimensões gigantes. Para além de uma produção estética, suas pinturas podem ser consideradas como ato de produzir pensamento, demandar uma perturbação, um ruído, uma fissura. Albertina leva o expectador a estabelecer uma relação entre a natureza, a vida humana e sua interferência sobre os outros seres vivos no planeta.

As figuras de arquétipos mitológicos transitam no campo conceitual. E, antagonicamente, num plano mais contemporâneo, na linguagem que constituI o humano, reverberando as pesquisas de manipulação genética que se oferecem como um fio condutor ao estranhamento … a de que os seres humanos se estimulam a serem CO-CRIADORES com DEUS.. E,  nessa travessia,  a artista propõe reflexões às circunstâncias que resguardam os elos entre a terra e o homem – o homem, o céu e seu Deus. Sua poética se dá da obra para o planeta com sua fauna e flora, e a referência é o fazer HUMANO, onde se reconhece sua solidão indômita, sua força atávica, sua fragilidade e sua necessidade nata de conexão com o DIVINO.”

SOBRE ALBERTINA PRATES

Nascida em Criciúma, trabalha e mora em Florianópolis/SC desde 1975. “Na composição de minhas obras, o nu é o ponto de partida – a vestimenta indica o tempo e a minha proposta é o ATEMPORAL,  pois falo do ‘SER – HUMANO’ : homens, mulheres, crianças e sua HUMANIDADE”, explica a artista.  Admira  William Blake, Lucian Freud e Francis Bacon.
Formou-se em Artes plásticas – UDESC. Pós-graduada em Gerontologia – UFSC e em Artes Visuais Contemporâneas – UDESC.
Foi apresentadora do VARIEDADES Jornal do Almoço – TV RBS.  Atuou no cinema e no teatro como atriz, cantora, figurinista e direção artística.
Nas escolas de samba, como Carnavalesca, criando enredos, figurinos, carros e alegorias. Ilustrou livros de Odir Nascimento e Vilson Francisco de Farias. Criou o selo emissão especial “Área de proteção Ambiental da Baleia Franca”. Criou cartões telefônicos – Brasil Telecom – Edição Colecionador.
Participou de Salões de Artes Contemporânea em Blumenau e Itajaí/SC. Criou grandes painéis em mosaico e em pintura acrílica em importantes obras públicas de SC. Tem pinturas espalhadas pelo Brasil e Europa em coleções particulares. Participa de exposições coletivas e individuais desde 1973.
A obra “BEEMOT” recebeu prêmio de reconhecimento em Belgrado (medalha de prata) – Serbia – Museum Night 2013
A obra “CASULO” recebeu prêmio de reconhecimento em Budapeste (medalha de ouro) – Nádor Galéria – e participou de uma exposição coletiva itinerante por Viena, Madri e Berlim (2013).
A obra “CHEIRO DE JARDIM” está catalogada no livro do Salon SNBA – Carrousel Du Louvre – Paris (2013).
A obra ¨CHEIRO DE JARDIM III¨ recebeu prêmio (medalha de prata) no SALÃO INTERNACIONAL DE ARTE – Araras/SP (2013).
Integra, como artista plástica, o livro ANTOLOGIA – 10 anos – ACALI – Academia Catarinense do livro (2013).
Seu nome consta do livro de Artes “INDICADOR CATARINENSE” – MASC.
Participa do Catálogo de Arte e do Anuário de Arte – ARTE ATUAL – Salvador/BA (2014)
Recebeu prêmio (medalha de bronze) SBBA – Rio International Exhibition – Rio de Janeiro (2014)
Participou da II BIENAL Internacional de Arte Contemporânea – Argentina (2014)
Participa do livro “ARTE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE” – São Paulo e Nova York – Ed. Ornitorrinco (2016)
Participou da Bienal de Curitiba – Filme da Cineasta Mara Salla – Curta vídeo-Arte – “A ARTE QUE ME HABITA” (2017 e 2018).

Principais exposições individuais

“SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA”- Espaço Cultural – UFSC (1992)
“TANGENDO PÚRPURA”- Casa da Cultura ESTÁCIO DE SÁ (2003)
“MULHERES DO NOSSO TEMPO” – Espaço Cultural do Centro de Eventos- São José (2006)
“VANITAS” – MASC/CIC (2009)
“PONTO FORA DA CURVA” – Espaço Cultural Lindolf Bell/CIC (2015)
“A PELE” – MASC/CIC (2017)
“HABITACULUNS” – Fundação Cultural BADESC (2017/18)
“ALBERTINA PRATES 1980-2019 – TARTAGLIA ARTE/Roma (2019). Espaço Cultural CORREIOS/Porto Alegre.

Últimas Exposições Coletivas



“156 Anos de Cruz e Souza” – “DIZER E VER CRUZ E SOUZA” – MHSC – Florianópolis (2017)
“EPPUR SI MUOVE – MESC/BADESC” – Florianópolis (2018)
“CARTOGRAFIAS DO CAMINHAR” – Fundação Assis e MHSJ – Florianópolis (2018)
“OGNUNO IL SUO STILE” – Tartaglia Arte Roma e Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro e Brasília (2018/19)
“DIALETICAS DO ENTORNO” – MHSC – Florianópolis (2019)
“ARTENDA” – ACAP – Maratona Cultural/Floripa Conecta – Florianópolis (2019)
“RESISTÊNCIA – ATO POÉTICO EM COR E FORMA” – Espaço Cultural Lindolf Bell/CIC – Florianópolis (2019).

COMENTÁRIOS



“…na pintura de Albertina Prates percebe-se uma clara dimensão cenográfica…” (Rodrigo de Haro – poeta, gravurista, pintor e Membro da Academia Catarinense de Letras). 
 
“…Albertina Prates lutou com a anatomia para inventar torções, que correspondem ao imperativo categórico de mãos e braços com que o artista busca, traçando a linha, o ritmo e o espaço.”  (João Evangelista de Andrade Filho – Membro da AICA).

“Sua pintura, com desenhos e colagens, o figurativismo desagua, em um simbolismo onírico e telúrico.” (Martim Afonso Palma de Haro – Historiador, Mestre enxadrista).

“…Albertina Prates desenvolve uma experiência neo- simbolista de caráter muito especial, que adquire densa materialidade.”  (Jânio V. Weck-Barros – Crítico de Arte – Rio de Janeiro).

“…Ultrapassando ao figurativo, a pintura de Albertina Prates revela sensualidade e paixão, em uma poética de pessoal dramaturgia.” (Giovana Zimermann – Especialista em Linguagem Plástica Contemporânea).

“…As imagens de Albertina Prates nos convidam a sair da posição confortável de senhores da visão, levando-nos a situações de vertigens ou de pequenos imprevistos, fazendo-nos atravessar a estrutura da vigília e alcançar a sonoridade de situações silenciadas e indizíveis…” Lígia Czesnat – Professora do Departamento de História -UFSC e Artista Plástica.

“…Questionamentos sobre a atuação do ser humano no mundo provocam artista e público a se repensarem, induzindo a pensar para além das obviedades…” (Gizely Cesconetto – Artista Multimídia, Curadora de Arte, Professora de Arte IFSC).

“….Sobre esta Terra e sob este céu, somos, ao mesmo tempo, seres diminutos e grandes enigmas. Albertina parece pedir que não nos esqueçamos disso: que as coisas, como os seres, não se cobrem nem se descobrem, mas se encobrem o tempo todo com véus. Eles são a matéria de sua arte, crepitando, sibilam segredos, silvam…” (Rosângela M. Cherem – Doutora em História e em Literatura – História e Teoria da Arte. Eneléo Alcides da Silva – Gestor Cultural). 

  
 
SOBRE A TARTAGLIA ARTE

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia  pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo.  Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.


O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Site: tartagliaarte.org


SERVIÇO

 
Exposição: “Oculus”
Artista: Albertina Prates @albertinaprates
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia
Data de abertura: 26 de maio de 2022 – das 16h às 19h
Visitação: 27 de maio a 09 de julho de 2022
Local: Centro Cultural Correios RJ –  3º andar – Salões A, 1 e 2 
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Tel: (21) 2253-1580
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Censura Livre
Entrada gratuita
Acessibilidade
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Realização: Tartaglia Arte
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC / CIB-SC/ Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil / Paula Ramagem Comunucação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gente

Museu da Energia de São Paulo

Publicado

em

Colheita e distribuição de mudas da horta

No dia 2 de julho, a partir das 10h30, os visitantes podem conhecer a horta do Museu da Energia de São Paulo, onde receberão mudas de plantas e instruções sobre como plantá-las em terra e vasos, além de se informarem sobre sustentabilidade e conservação da natureza. As inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp: (11) 99169-8531.

Oficina de musicalização para professores com Mazé Cintra

Os professores também podem curtir as férias no museu, com atividades que serão enriquecedoras para vivência em sala de aula. No dia 9, a partir das 10h30, o museu conta com um evento de musicalidade realizado pela cantora, percussionista e arte-educadora Mazé Cintra, que instiga os participantes a cantarem em grupo, em consonância com percepção corporal e rítmica. Inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp do museu.

Oficina de terrário

A atividade é realizada no dia 16, a partir das 10h30, em parceria com o Museu Catavento. Os participantes vão aprender a construir um terrário, espaço fechado que simula as condições ideais de um espaço na natureza, como se fosse uma minifloresta, além de receberem instruções sobre a importância dessa estrutura para o equilíbrio do ecossistema.

Oficina da torre de LEGO

Na oficina da torre de LEGO, mais uma parceria com o Museu Catavento, as crianças vão se divertir com o brinquedo de montagem, enquanto aprendem conceitos simples de física, como resistência e altura na construção de objetos. O intuito da atividade, realizada no dia 23 a partir das 10h30, é o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da construção de narrativas e oralidades.

Museu da Energia de Salesópolis

Semana de visitação gratuita

Entre os dias 5 e 9, das 10h às 17h, os visitantes terão acesso gratuito a espaços como Casa de Máquinas, Espaço Energia, Espaço das Águas e Reservatório. O evento comemora o aniversário do Museu da Energia de Salesópolis e aborda questões como geração de energia numa hidrelétrica, além da importância da preservação do meio e consumo consciente dos recursos naturais.

Trilhas

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho, a partir das 10h, a unidade de Salesópolis promove trilhas por trechos remanescentes da Mata Atlântica, que incluem contemplação da Cachoeira dos Freires, considerada a maior queda d’água natural do Tietê, e de uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura. Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail: salesopolis@museudaenergia.org.br.

Oficina de terrário

No dia 9, às 14h, os visitantes vão aprender a construir um terrário e sua importância para o equilíbrio da natureza. A atividade comemora o aniversário de 22 anos do Museu da Energia de Salesópolis (5 de julho) e é uma parceria com o Museu Catavento.

Oficina bomba de sementes

Através dessa oficina, realizada no dia 30 às 14h, os participantes aprendem alternativas para recuperar áreas degradadas, com uma reflexão sobre a importância da biodiversidade para os seres vivos. Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail: salesopolis@museudaenergia.org.br.

Museu da Energia de Itu

LEGO Education – Desafio das torres

No dia 6, a partir das 14h, os visitantes do museu superar desafios para aprender a construir a torre de LEGO mais criativa e resistente possível. A atividade buscar usar a capacidade de se comunicar, pensar, de desenvolver a imaginação e autoconfiança. As inscrições podem ser realizadas pelo site. Realização em parceria com o Museu Catavento.

Oficina de terrário

No dia 13, às 14h, os participantes da oficina aprendem a construir um terrário e sua importância para o meio ambiente, em atividade realizada em parceria com o Museu Catavento.  As inscrições podem ser realizadas de 5 a 12 de julho através do formulário.

Oficina de lambe-lambe

No dia 20, às 14h, os participantes da oficina aprendem a produzir lambe- lambe: uma forma de intervenção artística contemporânea presente nos centros urbanos, onde um desenho, poster ou outras formas de arte são fixadas em diversos locais com cola caseira, muitas vezes feita com farinha.  O resultado será um painel da arte, que ficará exposto no museu. Inscrições pelo link.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

 

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

 

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: Museu da Energia

Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br

Museu da Energia de Itu

Endereço:  R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Contatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br,  telefones (11) 4022-6832 e (11) 94805-4429 (WhatsApp).

Museu da Energia de Salesópolis

Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11)4696-1332 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br

Continuar Lendo

Gente

Instituto Tomie Ohtake promove 2ª edição de projeto de formação de meninas e mulheres de grupos minoritários residentes no estado de São Paulo

Publicado

em

O Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas promove cursos e programação para estimular a autonomia e articulação na criação de plano de vida para jovens mulheres de 16 a 26 anos. Inscrições são prorrogadas até 10 de julho de 2022

Confira as Imagens

O Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas, projeto desenvolvido pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio de EY, Copersucar, Cielo, Bayer e Intimus, chega em sua segunda edição. O projeto, dedicado à formação de 500 meninas e mulheres de 16 a 26 anos residentes no estado de São Paulo, busca oferecer por meio de uma programação virtual,  ferramentas para que elas  protagonizem transformações individuais e coletivas com vistas a uma sociedade menos desigual.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até o próximo dia 10 de julho em http://cosmicas.institutotomieohtake.org.br/. O Cósmicas prioriza mulheres e meninas negras e indígenas, estudantes de escolas públicas, participantes de programas sociais, de baixa renda familiar e com deficiência. Em formato EAD, o programa de atividades acontece de 25 de julho a 12 de novembro de 2022.

O programa inclui encontros e experiências ligadas a temas como arte, cultura, direitos humanos, ancestralidade, gênero, raça, saúde da mulher, educação, mercado de trabalho, empreendedorismo, entre outros, ministrados por mulheres de destaque em seu campo de atuação. A ação busca promover autonomia, articulação e autoconhecimento para a formação de meninas e mulheres que liderem seu próprio futuro.

Assim como na primeira edição, o percurso é composto por uma série de atividades lideradas por um time formado por artistas, educadoras, acadêmicas, ativistas e empreendedoras de atuação reconhecida. Por meio de encontros, conversas, leituras, exercícios criativos e exibição de vídeos, o projeto utiliza-se de uma metodologia própria, por meio dos módulos EU, O OUTRO E O MUNDO, sustentada pelos valores do programa, que é pautado por uma abordagem humana, sensível, criativa e original

 “No começo eu achava que o Cósmicas seria um curso como qualquer outro, onde eu iria conhecer pessoas novas e trocar experiências, mas na verdade o  programa de atividades foi muito além disso. Toda semana eu ficava ansiosa para saber quem iríamos conhecer e qual área da nossa vida ela iria tocar e foi muito inspirador. Agora eu sempre estou colocando meus sonhos no papel e também planejando sobre as ações  que me levarão até ele”, afirma Camila, participante da primeira edição.

Aprendi a olhar para dentro de mim, realinhei meus propósitos e caminhos, tudo isso só foi possível por conta da diversidade dos temas do programa”, relata Débora, outra participante.

O Cósmicas acredita que a construção de uma sociedade antiracista, antimachista e menos desigual passa por fazer com que mulheres de grupos minoritários acreditem e ocupem todos os espaços para que assim vivam em plenitude e harmonia com seus sonhos e realidades.

Serviço:

Programa Cósmicas

http://cosmicas.institutotomieohtake.org.br/

@cosmicas.tomieohtake

Patrocínio: EY, Copersucar, Cielo, Bayer e Intimus

Inscrições: até 10 de julho de 2022

Início do ciclo de aulas: 25 de julho

Encerramento do programa: 12 de novembro

Continuar Lendo

Gente

Peças teatrais e shows em destaque na programação de férias do Central Plaza Shopping

Publicado

em

Entre os dias 03 e 31 de julho, os pequenos poderão se divertir com agenda de atividades repleta de surpresas e animação

Férias escolares pintando por aí e o Central Plaza Shopping, maior centro de compras e entretenimento da região da Vila Prudente, preparou a programação ideal para não surgir aquela dúvida de onde levar os pequenos para se distraírem e gastarem energia. Entre os dias 03 e 31 de julho, entre 14h e 20h, crianças de até 12 anos, vão poder se divertir com toda infraestrutura da “Vila Kids”, com peças teatrais, apresentações de mágica e de palhaços e distribuição de algodão doce. A “Vila Kids” está localizada no corredor central do shopping. As atrações são gratuitas.

A programação tem início no dia 03 de julho, com a peça teatral “Alice no País das Maravilhas”. Os personagens do famoso conto literário prometem encantar o público com apresentação interativa, caracterização exclusiva, performance animada e sonorização profissional. A sessão ocorrerá às 16h, com faixa etária de 01 a 12 anos.

No dia 09 de julho, o palco da Vila Kids receberá um show de mágica com objetivo de ativar a criatividade e o raciocínio das crianças. No dia 10, os palhaços Zico & Zen prometem muitas gargalhadas com seus figurinos modernos e seus números muito atrapalhados, sempre às 16h.

O calendário segue com apresentações teatrais, às 16h, nos dias 16 de julho, com a peça “O Mágico de Oz”; em 23 de julho, com “Os Três Porquinhos” e no dia 31 de julho, com “A Formiga e a Cigarra”. Nos dias 06, 14, 17, 24 e 29 de julho serão distribuídos algodões-doces, em um número limitado, para adoçar ainda mais as férias, das 14 às 20h.

Além do calendário preparado para as férias de julho, a “Vila Kids” conta com atrações exclusivas para os pequenos. As atividades incluem divertidos jogos como ping pong e pebolim, cama elástica, cantinho da leitura, que estimula a memória e o raciocínio, área baby exclusiva com piscina de bolinhas, escorregador e muito mais. O projeto foi idealizado como um parque ao ar livre com amplo espaço, piso todo em grama sintética e árvore cenográfica para fazer os visitantes se sentirem em casa.

Para mais informações e horários das programações acesse: https://www.centralplazashopping.com.br/

Aproveite o amplo portfólio de lazer do seu Grande Vizinho e sinta-se em casa para se divertir!

Serviço:

Férias na Vila Kids – Central Plaza Shopping

Entre os dias 03 e 31 de julho, na Vila Kids.

Horário: entre 14h e 20h

Peças teatrais, espetáculo de mágica e show de palhaços: às 16h (consultar o site www.centralplaza.com.br com a programação completa).

Distribuição limitada de algodão-doce: das 14 às 20h

Av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 – Vila Prudente.

Shopping localizado ao lado da estação Tamanduateí, da Linha Verde do Metrô.
Estacionamento gratuito por 2 horas.

Continuar Lendo

Destaque