Conecte-se conosco

Últimas notícias

Adriana Sussekind lança o livro ‘Aconteceu em Copacabana, onde Copacabana é a protagonista dos contos, com personagens reais e fictícios

Publicado

em

A obra vai despertar memórias afetivas e criar novos laços entre os leitores e o mais famoso bairro da cidade.

 

Adriana Sussekind lança o livro ‘Aconteceu em Copacabana’, pela Luva Editora, com 40 contos/crônicas curtos, onde Copacabana é a protagonista que convive com vários personagens e situações, misturando ficção, lembranças subjetivas da juventude e de antigos vizinhos, conversas que escutou de desconhecidos na praia, na praça do Lido, nas academias de ginástica e outros lugares públicos do bairro.

“O bairro de Copacabana é a realidade que mais conheço, sendo assim me senti confortável para escrever sobre um lugar onde nasci e vivo há tantos anos. Pelo fato de ser um bairro imenso, com uma população gigantesca, sobram personagens e fatos até surreais. Copacabana sempre será uma fonte inesgotável de vida, de material humano e de transformações sociais. O filme “Edifício Master” também me inspirou para ambientar minhas histórias nesse bairro”, explica a autora.

Sobre Adriana Sussekind

Seu processo de criação literária foi elaborado por meio de dois cursos de Escrita Criativa: o primeiro, em Sevilha, Espanha, no curso de Fuentetaja de escrita e literatura, com a filóloga e Profa. Irene Flichy, no ano de 2019; o segundo, no curso de Laboratório de Escrita com a Profa. Ma. Marília Rios na Sala Museal – artes e ideias, em 2020, aqui no Rio de Janeiro. Inclusive, o conto “Ex-secretária” foi escrito a partir de um argumento da professora Marília Rios sobre uma personagem real, já falecida, de Copacabana. A partir desses estudos preparou-se para escrever esses 40 contos e crônicas ambientados em Copacabana. A carga de leitura dos cursos ajudou a identificar os diferentes estilos literários e formas narrativas possíveis. Foi um processo longo e prazeroso, feito com muitas revisões, modificações e inserções de novas ideias a cada releitura. Além disso, a leitura faz parte de sua vida desde a infância, pois é filha, neta e bisneta de escritores, e seu pai herdou toda a biblioteca de seus antepassados. O ambiente de casa sempre foi povoado de amigos escritores – como Alexandre Eulálio – tradutores, lexicógrafos e pessoas do mundo das ideias.

 

Prefácio livro “Aconteceu em Copacabana”

Contos de um lugar no mundo – Fabio B. Pinto

Adriana Sussekind faz parte de uma família estreitamente ligada à literatura brasileira, e demarca com este Aconteceu em Copacabana o seu lugar em uma linhagem de grandes escritores como seu pai, Carlos Sussekind, e seu bisavô, Lúcio de Mendonça, poeta e fundador da Academia Brasileira de Letras. Uma família literária. É bem carioca. Esses dois elementos, literatura e carioquice, se unem nos contos que o leitor tem diante de si.

Forjados em linguagem despojada, de tom despretensioso, esses 40 relatos curtos vão gradualmente desenhando um rico panorama do bairro que é um espelho da cidade maravilhosa que já foi definida como purgatório da beleza e do caos. Purgatório com remota possibilidade de redenção, beleza humana e natural, caos urbano em que coexistem a ordem e a desordem.

Copacabana e Rio de Janeiro estão nas histórias da adolescente que descobre a sexualidade no terraço em obras, do playboy que vive em simbiose com a mãe, na trajetória da modelo que caiu em desgraça e vai viver na rua, na lagosta de um e no arroz com feijão e banana da outra. São fios com os quais Adriana costura sutilmente o tecido que une estes contos/crônicas de variada temporalidade. Ou atemporalidade, pois se a joaninha da polícia pertence a outro tempo, a violência policial continua atualíssima, assim como o profundo abismo que separa a alienação das famílias quatrocentonas decrépitas e a precária condição social dos invisibilizados que as servem.

A autora os vê, registra seus rostos, suas circunstâncias e seu perambular às vezes sem rumo, como o caminhar claudicante do pai cujos olhos se acendem ao falar de filosofia e, de repente, dão à vida uma fagulha preciosa de sentido. Esse pai que saiu a passear de madrugada, de cuecas, numa breve e aflitiva aventura, o mesmo que um dia foi Lamartine e nos deixou uma armadilha genial. A autora, porém, não cria armadilhas. Diz textualmente que “o que acontece em Copacabana não acontece em nenhum outro lugar do mundo” e vai fotografando a alma das personagens em sua rolleiflex, ajustando a lente para captar o micro e o macro desse cotidiano único e intransferível. Afinal, em que outro canto do mundo poderíamos encontrar o filho prodígio de uma família espanhola que foi abduzido por extraterrestres? Ou a moça que não suporta as manias dos namorados e se
depara com um sereio em pleno Posto 3? Os retratos de Adriana misturam a singela melancolia de Rubem Braga com a crua denúncia da hipocrisia das elites à maneira de Nelson Rodrigues.

Dividido em seis capítulos, Aconteceu em Copacabana se nutre das experiências pessoais da autora e da percepção transcendental da ressaca das ondas da adolescência, do amor, do sobrenatural e do crime. E o que se vislumbra com clareza nesse mosaico é um talento narrativo que atravessa a superfície das particularidades da rotina em busca do universal, da eternidade que há em cada momento vivido e imaginado. Alguém disse, certa vez, que para mostrar a floresta é preciso começar descrevendo uma única árvore. Máxima tão apócrifa e cheia de sabedoria quanto aquela célebre frase de efeito atribuída a Tolstói: “canta tua aldeia e cantarás o mundo”. É o que faz Adriana neste livro, canta o mundo na aldeia universal que se estende do concreto dos velhos edifícios à beira mar até as ondas desmemoriadas que se sucedem na eternidade oceânica vista por uma janela com vista para o Atlântico. Um mar infinito e exato de histórias que cabem nesse canto imenso do mundo chamado Copacabana.

Ficha técnica

Título: Aconteceu em Copacabana
Autora: Adriana Sussekind
Editora ‏ : ‎ Luva Editora; 1ª edição (14 novembro 2023)
Idioma ‏ : ‎ Português
Capa comum ‏ : ‎ 128 páginas
Estilo: Contos / Crônicas
ISBN-10 ‏ : ‎ 6500851218
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6500851212
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Links/onde comprar

Americanas: https://www.americanas.com.br/busca?conteudo=7483268128

Submarino: https://www.submarino.com.br/busca?conteudo=7483268128

Shoptime: https://www.shoptime.com.br/busca?conteudo=7483268128

Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/6500851218?ref=myi_title_dp

Instagram: @adrianasussekind

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Gusttavo Lima lança música em homenagem à mãe

Publicado

em

-Single “Embaixador (Mãe)” já está disponível em todas as plataformas digitais e no YouTube –


Ouça
Assista

A história do cantor Gusttavo Lima eternizada em uma canção”, é com este sentimento que o sertanejo coloca no ar o mais novo single, “Embaixador” (Mãe). A faixa, que é uma dedicatória para a mãe do artista, dona Sebastiana Maria de Lima (in memoriam) chegou a todas as plataformas de áudio no domingo (01º/12), data que marca o aniversário da matriarca da família. O videoclipe, que traz cenas relembrando a infância humilde e o cotidiano simples de Gusttavo Lima no interior de Minas Gerais e é encerrado por um emocionante depoimento, chegou ao YouTube na segunda-feira (02/12), já alcançando em poucas horas o #3 nos vídeos em alta.

Com letra de Felipe Viana, Matheus DiPadua, Wallas Dias, Higor Netto, Guilherme Simini, a música “Embaixador (Mãe)” retrata a fé de dona Sebastiana para incentivar o sonho de seu filho. “Essa é uma homenagem a minha mãe, que faleceu no ano de 2015. É uma música diferente feita para tocar o coração e que traz um chamado para que todos nós possamos viver mais juntos dos nossos pais e das pessoas que amamos. Acredito que muitas pessoas, que saíram de casa assim como eu para lutar por um sonho, vão se identificar com algum ponto ao ouvirem essa canção. Por fim, a mensagem que deixo é: seja o embaixador da sua família, um orgulho e honre seu pai e sua mãe, para que se prolonguem os seus dias na terra. É sobre isso”, declara Gusttavo Lima, que assina a produção musical com Newton Fonseca.


Vale destacar que o videoclipe tem direção geral de Anselmo Troncoso, com direção de fotografia de Antônio H. Queiroz, edição de Calebe Dorneles e mixagem e masterização de Amauri Honorato. O lançamento de “Embaixador (Mãe)” é da
Balada Music e Sony Music.

EMBAIXADOR

(Compositores: Felipe Viana/ Matheus DiPadua/ Wallas Dias/ Higor Netto / Guilherme Simini)

Eu vi minha mãe me olhando de beira na janela

Enchendo o olho d’água, vendo eu encher de roupa minha mochila velha

Dez e meia, o ônibus passava na rodoviária

Ela já tava de pé desde às seis

Passou um café, fez o bolo que eu gostava

Falou vai tranquilo eu já ajoelhei

Foi o meu sonho e a fé dela que fez

Chegar onde cheguei

Refrão

Hoje o meu show tá lotando estádio

A minha voz tá tocando no rádio

Sai do interior de minas

O Brasil me abraçou

Ô Mãe olha o povo chamando seu filho

De Embaixador

Para saber mais, acesse:
Site: www.gusttavolima.com.br
Redes sociais: @gusttavolima
YouTube: gusttavolimaoficial

Continuar Lendo

Últimas notícias

Gloria Groove leva “Serenata da GG” ao Rio de Janeiro com show especial neste sábado

Publicado

em

Apresentação no Espaço Hall irá unir pagode, romantismo e momentos interativos em uma experiência inesquecível para os fãs

Neste sábado (23), Gloria Groove leva ao Rio de Janeiro sua mais nova e aclamada turnê “Serenata da GG”, no Espaço Hall. O projeto, que une pagode, romantismo e uma imersão completa em experiências musicais, já se consagrou como um dos momentos mais marcantes da carreira da artista. Os últimos ingressos estão disponíveis no site da Uhuu.

Gloria Groove leva “Serenata da GG” ao Rio de Janeiro com show especial neste sábado

Inspirada nos pagodes românticos dos anos 90 e na forma como o amor era retratado nos programas de TV da época, Gloria construiu um show repleto de homenagens e inovação. “O projeto Serenata foi criado refletindo a importância da música na minha vida”, conta a cantora.

O espetáculo no Rio contará com momentos especiais, como performances de clássicos que influenciaram sua trajetória. Com um repertório que inclui sucessos dos volumes 1 e 2 da Serenata da GG e versões no pagode de seus próprios hits, Gloria traz um espetáculo que equilibra nostalgia e modernidade.

Após a estreia arrebatadora em São Paulo, com ingressos esgotados no Espaço Unimed, o show no Rio de Janeiro é uma oportunidade única para os fãs se conectarem com o universo do primeiro projeto de pagode da multiartista, que transforma a música em uma verdadeira celebração do amor.

Serviço: Gloria Groove – Show Serenata da GG no Rio de Janeiro
* Data: Sábado, 23 de novembro de 2024
* Local: Espaço Hall (Av. Ayrton Senna, 5850 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
* Abertura da casa: 22h
* Ingressos: Disponíveis no site Uhuu (https://bit.ly/3NlSAFt)
* Classificação: 18 anos

Continuar Lendo

Últimas notícias

Ximbinha disponibiliza mais um single do projeto “O Ás e as Damas” nesta quinta-feira, 14

Publicado

em

“A Loba e a Lua” já está disponível pelas principais plataformas de áudio

 

Vivendo plenamente a melhor fase da carreira, Ximbinha que nas últimas semanas compartilhou com seus fãs pelas redes sociais a nova harmonização facial e belas fotos ao lado da amada Karen Fernandes, acaba de trazer mais uma novidade para o público amante do brega, a nova faixa “A Loba e a Lua”, que chegou às plataformas de áudio na madrugada desta quinta-feira, 14, véspera de feriado

A canção chega com a melodia contagiante de um brega para integrar o álbum “O Ás e as Damas“, projeto atual do artista gravado recentemente na cidade natal Belém (PA). Dando voz a inédita, Jéssica Rodrigues interpreta na faixa que é uma composição de Edu Luppa e Marquinhos Maraial uma história de um dilema amoroso, na qual a mulher se posiciona pedindo para que o parceiro se decida sobre quem realmente quer seguir a relação, como diz no trecho. “Não dá, deitar na minha cama e na cama da outra, não dá, beijar a minha boca e a boca da outra, preste atenção seu vacilão, ou eu e você somos um, ou nós dois já era”.

“Estou feliz com a entrega de cada lançamento. O projeto “O Ás e as Damas” foi e está sendo um divisor de águas na minha carreira, consegui trazer fielmente o que eu acredito sobre qualidade musical e sobre o que eu gosto nos meus trabalhos, cada música que escolhi para compor o álbum tem um significado especial e “A Loba e a Lua” não é diferente, eu acredito que ela vem para embalar os corações decididos sobre o amor, na melodia, um convite contagiante para dançar e se emocionar, espero que vocês curtam bastante e compartilhem com os amigos”, comenta Ximbinha. 

O lançamento também conta com um clipe que já está disponível pelo canal oficial da banda, no Youtube (aqui). Vale ressaltar que essa é a 15ª faixa lançada do projeto Ximbinha & Banda em menos de um ano, e ao todo o álbum já ultrapassa a marca de 4 milhões de visualizações no canal do YouTube. 

O DVD completo contará com 20 faixas, e uma das novidades é que o projeto traz um repertório grandioso de músicas inéditas, mas também conta com regravações de sucessos que marcaram trabalhos anteriores de Ximbinha como: “Agora Somos Ex” – canção encomendada pelo artista e lançada em 2016, e que já soma mais de 800 regravações, sendo considerado um hit em todo o Brasil, “Saudade” que também é um grande sucesso e “Toalette”.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.