Em entrevista ao “De Carona na Carreira”, Executivo falou sobre sua trajetória profissional, como consegue impactar a geração Z num nicho inexplorado e como transformou a ideia de um festival de música para esse público em uma empresa de entretenimento multiplataforma ativa 365 dias por ano
Na edição desta quinta-feira do podcast De Carona na Carreira, Thais Roque conversou com Vitor Nunes, CEO da plataforma Festival Teen e da agência Starhub. O executivo conta como foi a transição profissional para o universo digital e, mais especificamente, ajudando marcas a impactar a geração Z, um grupo composto por jovens nascidos de 1995 a 2015.
Por seu um público tradicionalmente mais difícil de conquistar, Thais já abriu o bate papo perguntando qual era o segredo para se comunicar com esses jovens, adolescentes e pré-adolescentes.
“Eu acho que é um público que demanda muita verdade na nossa mensagem. Eles já estão muito acostumados com temas atuais como a diversidade, a sustentabilidade. Temas importantes que já vem com muita naturalidade para eles. Por isso, toda marca que queira se comunicar com essa geração tem que ter isso em mente, uma responsabilidade com o mundo, pois vai encontrar uma geração que tem um olhar muito atento a isso”, conta Vitor.
Ele ainda explica o que justifica seu ponto de vista. “Estamos falando de uma geração que já nasceu conectada, que tem um mundo na palma das mãos com acesso muito mais rápido à informação que interfere em sua decisão sobre consumo de produtos ou marcas, priorizando aquelas que estejam alinhadas com o que eles acreditam”. Thais perguntou se essa juventude realmente está disposta a esse tipo de conhecimento e Vitor acrescentou. “Eles fazem tudo isso em questão de segundos, estão muito atentos ao conteúdo que esteja 100% conectado com a realidade deles”.
Um nicho inexplorado
Vitor contou que seu interesse em criar uma comunicação focada nesse público nasceu enquanto trabalhava com algumas marcas e percebia que faltavam ferramentas que pudessem ajudá-las a conversar de forme efetiva com os jovens, mais especificamente a geração Z.
“Eu ouvi de muitas empresas que os adolescentes não eram o público consumidor deles. Porém, na verdade, é uma faixa etária que precisa estar no foco de qualquer marca. Se hoje esse jovem não é seu consumidor, ele pode se tornar um brand lover, um admirador de sua empresa. E esse é o caminho para que ele se torne o seu consumidor no futuro. Eu sempre recomendo que 10% da verba do marketing, no mínimo 5%, seja investida na geração Z”, destaca o CEO.
Vitor Nunes, CEO da plataforma Festival Teen e da agência Starhub Foto: Divulgação
E foi assim que Vitor identificou uma oportunidade para atuar e atender a essa demanda. “Tive um insight em uma noite e me levantei às 3 h. da manhã para verificar se o nome ‘Festival Teen’ estava disponível para compra do domínio, para criar um usuário no Instagram ou se havia algum registro de marca. Tudo estava livre, era Deus me dando o recado”.
E foi assim, de um insight, que nasceu a ideia de criar o Festival Teen, um festival tão grandioso quanto os eventos que serviram de inspiração, como Rock in Rio e Lollapalooza, mas com uma grande diferença, o palco recebendo apenas artistas que nasceram e construíram suas carreiras na internet e que são ídolos dos adolescentes e pré-adolescentes. E foi daí que veio o slogan “transformando likes em aplausos”.
Atualmente, o Festival Teen é uma empresa multiplataforma de entretenimento e mídia. Conta com um portal e instagram de notícias, uma TV de conteúdo no YouTube, e claro, uma conta no TikTok. Além disso, muito conteúdo, influenciadores e música Festival Teen Live Show, hoje reconhecidamente o maior evento com foco no jovem do Brasil.
Vitor Nunes com os influenciadores que foram apresentadores do Festival Teen Live Show 2020. Foto: Manoela Scarpa
Incômodos que estimulam
O executivo contou à Thais que é movido a incômodos, são eles que o estimulam a encontrar uma solução inovadora, a criar, e foi o que o fez migrar sua carreira da publicidade BTL para o meio digital.
“Eu tinha minha carreira muito definida. Mas senti um incômodo, uma necessidade de transformação onde eu precisava me conectar mais com soluções digitais. Minha carreira era muito baseada no offline, em eventos. Aí veio o Festival Teen para me reinventar profissionalmente, pois nele eu pude trazer para um universo da internet toda a minha experiência, unir as duas coisas”, conta.
Vitor recorda que também foi assim, de um incômodo que nasceu um dos maiores cases de sucesso do mundo, que é a linha de maquiagens da Kylie Jenner. “Tudo começou com um problema de autoestima, um incômodo com os lábios que ela achava muito finos. Ao invés de sofrer com toda a mídia, muitas delas críticas, a uma possível modificação estética, ela e sua mãe decidiram aproveitar para entrar no mercado de cosméticos começando pelo cuidado com os lábios e hoje em dia estão aí, num mercado multimilionário”.
Falar sobre o sucesso de Kylie como influenciadora é algo natural para ele, pois é o universo que faz parte de seu dia-a-dia. Vitor também fundou no ano passado a agência Starhub. Um hub de influenciadores digitais com foco em realizar projetos digitais ao mesmo tempo em que transforma em realidade os sonhos de cada um dos seus agenciados. Diferentes objetivos e diferentes personalidades que são respeitadas e com carreiras que são administradas com muita dedicação.
Uma história com grandes marcas
Vitor ainda contou detalhes sobre sua carreira, como foi empreender fundando sua primeira agência e logo de cara atender um projeto da Coca-Cola durante os jogos olímpicos, além de outros gigantes do mercado que passaram pelas suas mãos como Samsung, Nestlé e Google. Ele até deu dicas para quem quer seguir o mesmo caminho e como criar um evento do zero, como ele.
Estreia imperdível no Blue Note São Paulo: Banda UM celebra a obra de Gilberto Gil em tributo emocionante
No próximo dia 10 de outubro, às 22h30, o palco do Blue Note São Paulo será tomado pela energia, cor e poesia de Gilberto Gil, um dos maiores ícones da música brasileira. A estreia da Banda UM – Gilberto Gil Tributo promete uma noite inesquecível, repleta de ritmo, brasilidade e emoção.
O espetáculo é uma verdadeira homenagem à trajetória do mestre baiano, com arranjos fiéis e interpretações que respeitam cada detalhe dos clássicos que atravessaram gerações. O repertório inclui sucessos eternos como Palco, Expresso 2222, Drão, Realce e Aquele Abraço, entre tantos outros que marcaram a história da MPB.
Com uma formação poderosa, a Banda UM traz ao palco um time de músicos experientes e apaixonados pela obra de Gil:
Fhernando Rhamos, Fah Lima e Nego Lias nos vocais;
Mário Carvalho no teclado;
Nando Taruga na guitarra e Sandro Premmero no baixo;
Cassiano MusicMan na bateria;
Cleo Santos no saxofone;
Wesley Pereira no trompete e Francys Silva no trombone;
Marcelo Costa na percussão.
Com metais, vozes e percussão pulsando em harmonia, o tributo mergulha nas raízes do som de Gilberto Gil — misturando samba, reggae, funk e música afro-brasileira em uma celebração viva da cultura nacional.
Uma noite para cantar, dançar e se emocionar ao som de um dos maiores gênios da nossa música.
Local: Blue Note São Paulo
Data: 10 de outubro
Horário: 22h30
Garanta seu ingresso: https://www.eventim.com.br/event/banda-um-gilberto-gil-tributo-blue-note-sao-paulo-20416916/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAad7rMZhoKDEQpHIaUG-gSSfu-Ue3wadopqPzUX6TUix6kawgLZtebTRtvVnlg_aem_p9PCiLvBMQ4fNp7UUqiV5w
Nos dias 11, 18 e 25 de outubro o Sesc Santana recebe a Cia. Menina Fulô, companhia de dança, teatro, música e pesquisas sobre brincadeiras tradicionais para a infância, atua há seis anos na Zona Leste de São Paulo, valorizando a pluralidade entre linguagens artísticas e ações socioculturais voltadas às crianças das primeiras e segundas infâncias.
Três mulheres dançam, anunciando com seus gestos que, sob o solo, corre um rio soterrado e enclausurado, cujas águas lamentam em sons que ninguém ouve. As artistas convidam as crianças a imaginar o rio que mora dentro da terra, promovendo um encontro sensível com a natureza, a dança e a criatividade.
A companhia organiza suas atividades em quatro frentes: criações artísticas para espetáculos de dança-teatro, o projeto Sementeira — encontros e diálogos entre dança e educação, oficinas artísticas, e o Festival No Caminho do Brincar, que promove discussões sobre infância, cultura e expressão corporal.
Fundada em 2006 pela diretora artística Veronica Avellar, a companhia desenvolve projetos de pesquisa em dança e oficinas de danças tradicionais, articulando encontros com artistas de teatro, circo, dança e música, todos comprometidos com a pesquisa do movimento nas manifestações culturais brasileiras.
Ficha Técnica
Direção: Veronica Avellar
Intérpretes criadoras: Veronica Avellar, Danielle Rocha e Larissa Almeida.
Cenotécnica: Jennifer Soares
Adereços: Carol Stoppa
Cenário: Denise Guilherme
Trilha sonora: Leonardo Rocha
Dramaturgia: André Do Amaral
Produção geral: Veronica Avellar
SERVIÇO
Data dos eventos: 11, 18 e 25/10. Sábados, às 12h. Classificação livre – Gratuito
Local: 70 lugares – Convivência
Duração: 60 minutos.
SESC SANTANA:
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579
Jd. São Paulo – São Paulo
Telefone: (11) 2971-8700
sescsp.org.br/Santana
Transporte Público
Metrô Jardim São Paulo-Ayrton Senna (850m, linha azul)
Sesc Santana nas redes
Facebook | Instagram @sescsantana
Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento.
Estacionamento – R$ 17,00 a primeira hora e R$ 4,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização de trava de segurança). 19 vagas.
Para informações sobre outras programações, acesse o portal Sesc SP
O mundo da moda é repleto de termos globais em inglês. Quem gosta de moda ou pretende ingressar na carreira, pode aproveitar para acelerar a jornada de fluência, conforme explicam especialistas da KNN, uma das maiores redes de escolas de inglês do Brasil. O aprendizado não se restringe à sala de aula. Ele acontece em conversas com amigos, na hora de planejar seu próximo look, em desfiles e em grandes eventos, como é o caso do São Paulo Fashion Week que acontece em outubro.
A imersão cultural e profissional que o mundo da moda proporciona é vasta. Ler revistas especializadas, acompanhar perfis de estilistas no exterior ou assistir a desfiles comentados em inglês são atividades que, de acordo com Reginaldo Kaeneêne Santos, CEO da KNN Idiomas, são formas eficientes que contribuem com seu nível de inglês.
créditos: divulgação
“A experiência de conhecimento vem do conteúdo que a pessoa usufrui, lendo as gírias do cotidiano presentes nas revistas de moda ou assistindo ao desfile em inglês”, explica.
Com técnicas como esta, o aprendizado se dá de maneira fluida e inconsciente, ao absorver gírias e termos que compõem o dia a dia da indústria. Para quem sonha em trabalhar na área ou apenas se manter atualizado, é um diferencial competitivo.
A seguir, confira uma lista com dez termos universais da moda
Fashion Week – Semana de moda
Drop – lançamento pontual de peças
Dress code – código de vestimenta
Live – up – agenda de desfiles/marcas
Collab – Colaboração entre marcas ou estilistas
Backstage – Bastidores
Casting – Seleção de modelos
Runway / Catwalk – Passarela
Trend – Tendência
Limited edition – Edição limitada
Aprimorar o inglês através de hobbies é uma das soluções utilizadas nos cursos da KNN Idiomas, já atestado por mais de um milhão de alunos e com escolas de inglês em todo o Brasil.
Sobre a Knn Idiomas
Fundada em 2012, a Knn Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.