Conecte-se conosco

News

A pandemia tem sido uma oportunidade de autoconhecimento

Publicado

em

Psicóloga Alethéa Vollmer aponta que a pandemia tem sido uma oportunidade de autoconhecimento. Muitas pessoas passaram a se olhar como são e a gostar do que veem, enquanto outras tiveram a oportunidade de se transformar para isso.

“A mulher nunca chega no ponto de se aceitar como é naturalmente, porque as pessoas não têm um naturalmente”, ressalta a psicóloga especialista em inteligência emocional, que atua há mais de 20 anos com atendimento clínico no Brasil e em Portugal. Ela explica que as mulheres, em especial, estão baseadas em um conceito de identidade que ancora o psicológico a partir do reconhecimento pelo mundo externo. Um exemplo disso é moda da transição capilar, uma prática libertadora proporcionada pelo confinamento.

Nos últimos seis meses, as redes sociais de muitas famosas foram tomadas por imagens de cabelos se transformando por falta de procedimentos de beleza, revelando a possibilidade de autocuidado a ponto de inspirar o universo feminino a aceitar com as madeixas brancas, os cachos e os estilos próprios que cada cabelo passou a ter.

“O Eu verdadeiro, a despeito de colocado na sua essência, sempre precisará do olhar do outro para dizer que ele pode existir. É uma questão de constituição. Eu me constituo a partir deste discurso e as pessoas me olham e veem desta forma. Não adianta eu dizer que meu cabelo é lindo e o outro dizer que não. Acabo criando uma dissociação em mim e o discurso do outro tem um peso tão grande que, ou eu me escondo, ou eu começo a brigar com o outro pela aceitação”, explica a psicóloga Alethéa.

E quando as pessoas conseguem se olhar no espelho e se verem da forma que estão, a gostarem deste “novo” cabelo, elas passam a se aprovarem para si mesmas e para o mundo. “Elas relaxam um pouco mais. Conseguem distinguir que o outro tem um cabelo diferente, mas não melhor ou pior, aprendem a lidar com diversidade. Até parece bobagem, mas a ‘simples’ aceitação por um cabelo é capaz de interferir em escolhas de vida importantes, como profissões, parcerias sexuais e a forma como existir no mundo”, analisa a especialista em inteligência emocional.

Alethéa lembra que durante muito tempo o cabelo crespo, sobretudo o negro, era um cabelo chamado de ‘cabelo duro’, que não tinha reconhecimento nenhum, não era aceito. Então, a única forma que se podia era não ter este cabelo. E aí vem um movimento, sobretudo político, que diz: mulheres, sejam protagonistas e se aceitem. Neste contexto, o termo de transição capilar é muito feliz pelo seu significado, porque se trata da mudança que acontece aos poucos. “Eu vou começar a me constituir de outra forma e a sociedade vai me autorizando a isso. Por exemplo, antigamente não existia um produto específico para cabelo crespo. Hoje, são diversas as opções apresentadas pela indústria, porque ela abraçou este discurso e está dizendo para essa mulher que ela pode ter esse cabelo. Então, existe o reconhecimento. Não tem esse natural, é uma produção que se naturaliza”, explica a psicóloga.

Esse reconhecimento pelo mundo causa completa mudança, porque à medida que a mulher se aceita, a sua autoestima melhora, ela passa a se sentir prestigiada pelo outro. O ser humano está constantemente em busca deste sentimento, que vem de um processo muito lento. “Por muitos anos esse cabelo crespo que hoje é aceito e cobiçado, foi tiranizado”, complementa Alethéa.

Sobre Alethéa Vollmer

Psicóloga, é Mestre em Ciências Criminais com ênfase em Violência, Pré-Doutorada em Sociologia pela USP e Graduada em Psicologia pela UNISINOS, no Rio Grande do Sul. A especialista também é professora de MBA em Gestão de Marcas – Branding e Assistente Técnica do Judiciário em Processos. 

No segmento corporativo, Alethéa é partner do Saindo da Média, metodologia que visa auxiliar a empregabilidade desde os estudantes na Universidade, até pessoas que buscam por trabalho, recolocação profissional, executivos etc.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Esttevan, modelo brasileiro, que chamou a atenção de Madonna, mistura música e gastronomia em evento na Capital Paulista

Publicado

em

Se apresentando como DJ, o artista estreia o Cascais Sunset todos os sábados e domingos, a partir deste fim de semana na Casa Cascais. O evento também marcará o lançamento de sua versão remix do sucesso de Luiz Gonzaga, “Numa Sala de Reboco”.

Modelo brasileiro que já chegou a chamar a atenção de nomes como a diva Madonna, Esttevan está com novo trabalho na área e não tem nada a ver com concursos de beleza, passarelas ou editoriais de moda. Conhecido por ter sido eleito Mister Brasil, em 2021, ele, que também é DJ e maestro multi instrumentista, e agora misturando música e gastronomia no Cascais Sunset. O evento, que terá início nos dias 27 e 28 de abril, se repetirá todos os sábados e domingos na Casa Cascais, na Zona Oeste de São Paulo. Além de marcar o lançamento oficial de sua versão remix do sucesso “Numa Sala de Reboco”, previsto para ser posto em rotação nas plataformas digitais também neste fim de semana.

“Trago a música comigo desde os seis anos de idade. Aos 22 surgiu a ideia de estudar um nicho diferente que encontrei na música eletrônica, a vertente que vibrou em minha alma foi o afro house e também brasilidades, pela sua representação cultural e histórica. Então busquei trazer no meu repertório minerado através de uma longa pesquisa sobre os nichos musicais que trazem consigo uma cultura representada por regiões que trazem a arte em sua linguagem, explorando na linha do tempo e também regionalismo”, explicou Esttevan sobre o evento que que é aberto ao público e tem como objetivo oferecer ao público a combinação perfeita ente música boa, o melhor da gastronomia mediterrânea, pizzas e drinks.

As apresentações contarão ainda com muitas surpresas, no contexto musical, relembrando clássicos que remetem aos mais diversos tempos crescentes da música. Incluindo sucessos de Madonna, diva do Pop que fará um mega show no Brasil no início de maio. Esttevan, que já chegou a ter pequenas interações com a cantora, não poderá estrar presente e garante para os paulistas que ficarão pela cidade, muita diversão em seu evento. “Estarei presente no Cascais sunset que é meu compromisso atualmente esperando todos!”.

Com um conceito intimista no Jardin Europa, A Casa Cascais tem como um dos donos o ator Ricardo Tozzi.

Serviço
Cascais Sunset
Datas: Todo sábado e domingo a partir de 27/04/2024
Horário: 17h às 20h (sábado), 18h às 20h domingo
Local: Casa Cascais (Av. Nove de Julho, 4984 – Jardim Europa, São Paulo – SP)
Entrada: Aberto ao público

Continuar Lendo

News

Raphaella Souza, nova promessa da música, apresenta o show Jazz Sessions, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 15 de maio.

Publicado

em

 

A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, na Quarta Acústica

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 15 de maio, na Quarta Acústica do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um Tributo às Divas Amy Winehouse e Sade, além de uma homenagem à inesquecível Rita Lee.

Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No dia 15 estará acompanhada do violonista Gustavo Moraes e de Alexandre Fon na percussão.

Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Rapha’s Jazz Sessions acontece às 19h e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo link online. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, RJ. Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.


Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

 

Ingressos: R$ 20,00
As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.
Link das vendas online https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/8e9cd9a4deb6f2fdb799c972f728d23391b41476
A bilheteria física funciona de quarta a sexta de 14h às 19h, sábado de 14h às 18h e no domingo de 10h às 17h com as formas de pagamento em débito, crédito e dinheiro.

Continuar Lendo

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.