Conecte-se conosco

Entretenimento

A COMUNIDADE MOSTRA A SUA CARA

Publicado

em

Ações comunitárias nas periferias vencem a dependência governamental no amparo aos seus moradores .


Quando em 11 de Maio de 2015 a Rede Globo de Televisão estreou a novela “ I Love Paraisópolis “, se tornava a primeira emissora a levar para o horário das 19 horas uma comunidade periférica como cenário para seus personagens e trama, ainda que o complexo de Paraisópolis fique cercado de luxuosos condomínios do Morumbi e Vila Andrade em São Paulo.
Em 2.017, foi a vez da novela “ A Força do Querer “ , que buscou cenário em comunidades do Rio de Janeiro para a trama das 21:00 horas. Ao ser criticada pelos preconceituosos de plantão, a autora Glória Perez deixou claro, que, negar o cotidiano das comunidades seria empurrar uma realidade para debaixo do tapete da sociedade.
Ou seja, os autores levaram ao público uma fatia do povo brasileiro ignorada pelo dia a dia da classe média, dos políticos, onde muitos deles nunca puseram os pés, ao menos depois de eleitos .
Aliada a essa exposição da maior rede de televisão nacional a ascensão do funk carioca, tornava-se um fenômeno cultural produzido na comunidade, como foi o samba em sua origem, consumindo também em larga escala pelos jovens de outras classes sociais .
Finalmente chegamos ao ano de 2.020, e a história que se desenrola não é tema de novela, não é ficção.
Comunidades de todo o Brasil se tornam protagonistas no amparo humano decorrente a luta para conter o Coronavírus .
Periferia, favela ou comunidade cujo sinônimo leva a comunhão, são nomes designados para uma parcela da população de um município que vivem ás margens dos grandes centros urbanos ou bairros nobres, carentes de recursos em moradia, saúde, saneamento e alimentação.
Representam hoje um corpo vivo, atuante, capaz de contornar problemas sociais com muito mais rapidez e eficácia que o Congresso Nacional para aprovar uma Lei.
Em 23 de Março de 2.020 noticiou : “ Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de São Paulo “ . O mesmo site afirmava a existência de 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios .
A União dos Núcleos, Associação dos Moradores de Heliópolis, tem usado carros de som para reforçar as instruções de contágio.
A Organização Mundial de Saúde orienta, exige, os governos internacionais aderem, orientam, exigem, cobram o isolamento social, que a população fique em casa, evitem tumultos, contato social .
Mas nas comunidades uns dos problemas é justamente a moradia .
Na mesma casa todo mundo junto. Crianças, idosos . Todos em casa mas sem espaço mínimo e sem trabalhar.
E o poder público é cobrado para que tome ações que garantam uma renda ás famílias afetadas .
GRUPO DE COMUNICADORES INICIAM MOVIMENTO
Um movimento impulsionado por um grupo de comunicadores criaram a #coronanasperiferias que envolve participante de líderes de várias comunidades de todo o Brasil, incluindoo Acre, Rio, São Paulo e Nordeste com um só objetivo : apoiar os moradores das comunidades brasileiras durante o combate ao coronavírus .
Fizemos contato com Lucas Antônio, jornalista e educador social, líder comunitário da Zona Norte de São Paulo, e também um dos administradores de uma organizada rede de solidariedade que visa a captação de recursos para os moradores .
O jornalista rebate e não alimenta os preconceitos que cercam uma comunidade, afirma o caráter honesto e trabalhador do morador periférico . E além disso dá o alerta para o genocídio dos pretos, pobres e indígenas, a falta de perspectiva ou a ausência do estado . No quesito genocídio, afirma com autoridade que o “ Luto vita Luta “ .
No dia em que faço essa entrevista com Lucas, assisti a duas reportagens sobre jovens mortos por policiais em periferias da zona leste e sul de São Paulo .
Lucas afirma que vê com bons olhos o surgimento de candidatos políticos da própria periferia .
COMUNIDADE TEM ATENDIMENTO MÉDICO PARTICULAR
A Folha de São Paulo, registrou em 04 de Abril a contratação de uma equipe médica pela comunidade de Paraisópolis, serviço privado e com atendimento 24 horas, com ambulância e enfermeiros.
E pouco importa se o mesmo veículo notificou o PCC ( Primeiro Comando da Capital ) como a autoridade máxima da comunidade .
Importam o número de atendidos pela iniciativa creditada pela Associação de Moradores .
A Criminalidade e a corrupção estão em todas as esferas públicas .

REDE SOLIDÁRIA AMPARA MORADORES
A fome se espalhou antes que o Coronavírus chegasse na periferia, com a proibição de tumultos , muitos profissionais autônomos, ambulantes, empregadas domésticas residentes nas periferias, tiveram de abandonar o seu trabalho .
Crianças acostumadas com até cinco refeições ao dia nas escolas que foram fechadas devido a quarentena, tem dietas pobres que podem se resumir a arroz puro .
Daí a importância da Rede de Solidariedade que se formou no país, na doação de alimentos e produtos para higiene.
O funcionamento da Rede de Apoio Humanitário, da qual o jornalista Lucas Antônio é um dos administradores, é muito organizado .
Existe o processo de captação de doares, a preocupação com a identificação de pessoas necessitadas de acordo com a região, com a logística, enfim…uma lição social a ser seguida por muitos aspirantes a uma cadeira na política .
Terminamos a matéria deixando aqui dados bancários para quem quiser ajudar a Rede de Apoio Humanitário, que está fazendo um ótimo trabalho de apoio a moradores de comunidades de todo o Brasil .
Rede de Apoio Comunitário – Banco do Brasil / Ag : 3055 – 4 / CC : 29.790-9

Silvio Tadeu
Jornalista e Produtor Cultural
www.silviotadeu.blogspot.com.br
Instagram : @siltad

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Matheus Ceará – Aquelas Piadas

Publicado

em

Matheus Ceará chega com novidades em 2025!
Suas piadas mais pedidas nos 20 anos de carreira e novas histórias.
Venha rir e se divertir com ele!

Sobre Matheus Ceará

Matheus Martone nasceu em Fortaleza, no Ceará e aos oito anos de idade, mudou-se para o interior de São Paulo, daí o famoso apelido “Matheus Ceará”. Já nessa época começou a fazer humor, imitando os amigos e professores da escola.

Matheus Ceará – Aquelas Piadas

Em 2010, já como Matheus Ceará, venceu o quadro “Quem chega lá”, do “Domingão do Faustão”. E ficou mais de dez anos como um dos personagens mais queridos do humorístico “A Praça é Nossa”, sendo responsável por alguns dos picos de audiência do programa.

Em paralelo o humorista rodou o país lotando teatros com diversos shows.

Em2016, criou o show “Inédito Para Quem Nunca Viu”, outro grande sucesso, com o qual fez turnê pelo país e cujo nome deu origem ao primeiro livro de sua carreira, lançado em 2017. O show também entrou na programação da Netflix e permaneceu por alguns anos na plataforma de streaming.

Matheus atualmente tem seu especial de comedia “ Até que Meu Show te Separe” na Star+, e seu primeiro filme como protagonista na Netflix , o “Partiu America” ao lado de Priscila Fantin.

Em 2024 passou a comandar o quadro Talk Rua do Domingo Record.

Produção Executiva: Priscila Geglio
Classificação: 18 anos
Duração: 70 minutos
Endereço: Rua Uriel Gaspar, n° 149 São Paulo – SP, 03178-200
Capacidade: 900 pessoas
Acessibilidade: Sim
Estacionamento no local.

Meia-Entrada: https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/
Crianças de 2 a 12 anos, Estudantes, Idosos com 60 anos ou mais, Jovens pertencentes a Família de Baixa Renda, Pessoas com Deficiência, Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino.

Crianças que ainda não completaram 2 anos, e permanecerem no colo dos responsáveis, não pagam ingresso.

Continuar Lendo

Entretenimento

Vibra São Paulo promove “Pré-show hour com Jack Daniel’s” antes de Judas Priest e Queensrÿche

Publicado

em

Evento gratuito começa às 17h, deste domingo (20/04), com apresentação do projeto TS & Friends – Acoustic Session

Vibra São Paulo, uma das maiores e mais modernas casas de espetáculos da América Latina, promete tornar este domingo (20/04) ainda mais especial para os fãs de rock e heavy metal. Em parceria com Jack Daniel’s, a casa promove pré-show exclusivo e gratuito com o projeto TS & Friends – Acoustic Session, comandado pelo renomado grupo paulistano Torture Squad.

A partir das 17h, o público poderá curtir esse esquenta imperdível no novo bar externo da Vibra São Paulo, espaço recém-inaugurado pensado para proporcionar uma experiência única, com drinks, petiscos e apresentações intimistas em um ambiente descontraído e cheio de atitude.

Nesta edição especial, o power trio do Torture Squad — Amilcar Christófaro (bateria), Castor (baixo) e Renê Simionato (guitarra) — convida grandes nomes da cena nacional para um set acústico, repleto de clássicos do rock e do metal em versões surpreendentes.

Entre os convidados estão: Pompeu (Korzus), Nando Fernandes (Sinistra), Rafael Romanelli (Zumbis do Espaço/Living Metal), Vicki e Gabi Silvestri (X Maiden Evolution/May Puertas Y Las Muertas) e Roberto Bisca (No Stress).

Criado como uma forma descontraída de celebrar os lançamentos da banda, o TS & Friends – Acoustic Session se tornou uma tradição entre os fãs. A proposta é simples e cativante: reunir amigos, tocar versões acústicas cheias de personalidade e homenagear os grandes nomes do gênero em clima intimista.

Com essa iniciativa pioneira, a Vibra São Paulo se torna a primeira casa de shows do Brasil a contar com um bar próprio em área externa, reforçando seu compromisso em oferecer experiências completas para o público e agregando valor ao entorno com uma nova opção de lazer e gastronomia.

O pré-show é gratuito e aberto ao público. Uma maneira perfeita de entrar no clima para o tão aguardado encontro entre os gigantes Judas Priest e Queensryche.

É proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Se beber, não dirija!

Continuar Lendo

Entretenimento

Opus Entretenimento anuncia Teatro no Rio de Janeiro e reforça liderança na gestão cultural no Brasil

Publicado

em

Teatro Opus Città é o nono espaço gerido pela maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do país. Empresa reafirma seu compromisso com a democratização e a valorização da cultura

Opus Entretenimento, referência nacional na gestão de espaços culturais, acaba de anunciar o seu mais novo empreendimento: o Teatro Opus Città, a nona casa de espetáculos no Brasil. Localizado na Barra da Tijuca, o novo teatro reforça a presença da empresa no mercado carioca e amplia seu compromisso com a democratização da cultura e a excelência na experiência artística. Prestes a completar 50 anos de atuação no mercado, a empresa se consolida como uma das principais gestoras culturais do país, entregando experiências ao vivo de qualidade em diversas regiões brasileiras.
O Teatro Opus Città será o mais novo espaço cultural da capital carioca. A proposta é que a casa de espetáculos e eventos seja consolidada como uma das mais importantes do Brasil, proporcionando grandes emoções e experiências inesquecíveis. As obras estão em fase final e a inauguração está prevista para o final do primeiro semestre de 2025.
Lucas Zaffari, CEO da Opus Entretenimento, ressalta a importância da iniciativa. “O lançamento deste teatro representa um marco muito especial. Estamos prestes a completar 50 anos de existência, e estar presente no Rio de Janeiro, com um espaço dessa magnitude — um dos maiores teatros da cidade — é motivo de grande orgulho e responsabilidade. O Rio é um dos maiores núcleos culturais do Brasil e do Mundo, e contribuir com esse cenário artístico é uma honra. Apresentar essa casa reforça o nosso compromisso com a expansão e a democratização do acesso à cultura em todo o país”.
Com uma estrutura moderna e versátil, o Teatro Opus Città terá capacidade para mais de 2 mil fãs do entretenimento. São 4.343,90  metros quadrados, divididos em setores amplos e diversos, tais como plateia, frisas, camarotes e balcão, espalhados em três andares, trazendo opções ao público. A plateia pode ser removida, transformando-se em uma pista que comportará diversos tipos de eventos, sejam corporativos ou artísticos. Uma grande estrutura, planejada de forma que os espetáculos possam ser vistos pela plateia de qualquer ângulo.
Com a abertura do Teatro Opus Città nos próximos meses, a história da cultura brasileira ganhará mais um capítulo, um fôlego novo para o setor, tornando-se mais um teatro protagonista do cenário nacional. “Acreditamos que a arte transforma e conecta. Queremos que o Teatro Opus Città seja um lugar de encontro entre artistas e público, onde as ideias possam circular livremente e provocar reflexões”, declara Carlos Konrath, presidente do conselho administrativo da produtora.
O espaço nascerá com o compromisso de contribuir ativamente para a renovação da cultura, oferecendo uma nova casa para a arte e a expressão. A programação será anunciada ainda em abril com uma seleção de espetáculos que traduzem o espírito pulsante e inovador do Teatro Opus Città.
SOBRE O CITTÀ OFFICE MALL
Inaugurado em 1999, o Città Office Mall está localizado no coração da Barra da Tijuca, com fácil acesso ao metrô, em frente a uma estação de BRT e ponto de ônibus, e a poucos minutos da praia. Também conta com um amplo estacionamento coberto, com aproximadamente três mil vagas. Com toda a infraestrutura necessária para o conforto de seu público, opções de bares, restaurantes, lojas e serviços, o Città ainda abrange sete blocos corporativos, situados nos Jardins do Office, um espaçoso oásis arborizado, onde se pode respirar ar puro, com uma luxuosa vista para a Pedra da Gávea. O local recebe diversos eventos durante o ano, transformando o Città em um polo de entretenimento e lazer na Barra da Tijuca.
Com espaços abertos e total segurança, o Città passa por uma revitalização e já conta com novo design e arquitetura mais moderna, novas áreas e benfeitorias com foco em mobilidade, funcionalidade e conforto. Também foram criadas áreas exclusivas para crianças e famílias, que incluem playgrounds de livre acesso distribuídos pelo Shopping. Em breve serão anunciados ainda mais áreas e projetos voltados para o interesse do público em um ambiente de lazer completo com infraestrutura e segurança.
SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 49 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.
Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.
Administradora de nove casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.
A Opus Entretenimento também realizou grandes festivais como Curitiba Country Festival e Rock Session além de turnês e shows internacionais como Hanson, Ray Charles, Norah Jones, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.