Conecte-se conosco

Zoo GermaMota (Pet)

Marcação de animais a ferro quente pode ser proibida

Publicado

em

Projeto de lei amplia discussão sobre a importância do bem-estar dos animais de produção e interesse econômico, especialmente quanto à substituição de método cruel
Responsáveis pela fiscalização e fomento das ações de bem-estar animal, os auditores fiscais federais agropecuários (affas), servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vão exercer papel estratégico no combate à marcação de animais a ferro quente, caso seja aprovada proposta de lei em análise na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 2658/22, que proíbe a marcação a ferro quente em animais de produção, enquadrando a prática como crime de abuso e maus-tratos.

 

Pelo texto, os infratores estarão sujeitos à pena de detenção de três meses a um ano, e multa. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, insere dispositivo na Lei de Crimes Ambientais e revoga a Lei 4.714/65, que trata da marcação a ferro candente e atribui aos affas a fiscalização e delega ao Mapa a regulamentação da lei, caso a proposta seja aprovada. A discussão já fazia parte dos temas tratados pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, com intuito de intensificar ações para o bem-estar dos animais de produção e de interesse econômico nos diversos sistemas pecuários brasileiros.

 

A auditora fiscal federal agropecuária (affa) Lizie Pereira Buss, Coordenadora de boas práticas e bem-estar animal do Mapa, informa que desde 2008, quando esse trabalho foi iniciado dentro do Ministério, na época pela Comissão Técnica, esse tipo de prática já era questionada e obteve mínimo avanço. “Para identificar terneiras (bezerras) vacinadas contra Brucelose, o Mapa torna obrigatória a marca a fogo na face do animal. Antes a marca tinha dois dígitos e agora tem um”, graças ao trabalho realizado por colegas sensíveis ao sofrimento dos animais, que hoje atuam na Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa, explica Lizie.

 

Mesmo com iniciativas que reduziram a marcação, a coordenadora ressalta que a prática é medieval. “Provoca dor intensa e prolongada. É uma queimadura de segundo ou terceiro grau”, esclarece. Segundo Lizie, o PL 2658/22 está alinhado com o anseio da sociedade. “Ele vai acelerar a adoção de outro processo de identificação menos doloroso para os animais”, avalia.

 

Brucelose

De acordo com a coordenadora, médica veterinária, não há uma forma perfeita de substituição da marca a fogo, obrigatória para controlar e indicar a aplicação das doses da vacina contra a brucelose bovina, doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus (conhecida como moléstia de Bang), que gera grandes impactos na produção de leite, visto que causa problemas reprodutivos, sendo responsável por 20 a 25% de perdas na produção de leite. A infecção bacteriana também é transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não pasteurizados. Nesses casos, os sintomas podem incluir dores articulares e musculares, febre, perda de peso e fadiga e dependendo da gravidade, a doença pode levar à morte.

 

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT- foi instituído pela Instrução Normativa n° 2, de 10 de janeiro de 2001, quando a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas contra brucelose no país tornou-se obrigatória. A marcação à ferro quente, de fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, no momento da vacinação obrigatória desses animais é estabelecida pela Instrução Normativa SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária) Nº 10, de março de 2017. “Se há registros da vacinação nos sistemas informatizados de controle, se a vacinação é feita por médico veterinário habilitado pelo programa, se todas as terneiras recebem a vacina, sem exceção, não vejo sentido marcar os animais”, reforça Lizie e cita alternativas à essa prática medieval, como o uso de brincos, bótons com chips eletrônicos, além colares e outros dispositivos introduzidos na pele do animal, que são opções menos agressivas à marcação com ferro quente, segundo a veterinária.

 

Para Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality Brasil, o Brasil está atrasado em abolir essa prática extremamente cruel e ultrapassada. “Existem outras alternativas para identificar os animais e monitorar as informações sanitárias que dispensam a crueldade envolvida na marcação a ferro”, avalia. A entidade é uma das organizações defensoras de animais de produção mais atuantes no mundo, com presença em quatro continentes.

 

A proposta de lei insere dispositivo na Lei de Crimes Ambientais e revoga a Lei 4.714/65, que trata da marcação a ferro candente. Ainda de acordo com o projeto, a regulamentação e a fiscalização da futura lei caberão ao Mapa. Para o autor do Projeto de Lei, deputado Célio Studart (PSD-CE), é evidente que a marcação a ferro candente pode ser substituída por outras formas de marcação que causem menos ou nenhuma dor. A avaliação está em sintonia com a fala da coordenadora de boas práticas e bem-estar animal do Mapa e de outras entidades que defendem os animais.

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoo GermaMota (Pet)

Doações para pets no RS: Nouvet é ponto de coleta em SP

Publicado

em

Centro veterinário, localizado no centro da capital paulista, vai destinar itens ao Instituto Caramelo, que transportará doações ao RS

 

O centro veterinário Nouvet, localizado no bairro Jardim América, em São Paulo, receberá doações para pets resgatados das enchentes no Rio Grande do Sul até o meio-dia da próxima sexta-feira (17). São aceitos ração, coleiras e guias, vermífugos, potes para ração e água, entre outros. É importante que os objetos estejam em bom estado e prontos para uso.

Os itens serão destinados ao Instituto Caramelo, que está atuando, junto a outras ONGs e marcas, nas operações de resgate e acolhimento dos animais atingidos, assim como nos envios das doações. O Nouvet encaminhará os itens doados até Ribeirão Pires, de onde sairá o transporte do Instituto com destino ao RS.

 

Serviço

Ponto de coleta: Centro veterinário Nouvet

Endereço: Rua Estados Unidos, 1626, Jardim América – São Paulo (SP)

Horário: 07h às 19h / No dia 17/05, até às 12h.

 

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Clipe de ‘Cão Amigo’, conquista seu primeiro bilhão com a turma da Galinha Pintadinha

Publicado

em

Mostrando que continua sendo a rainha do YouTube, mais um clipe da Galinha Pintadinha entra na casa do bilhão

A Galinha Pintadinha é um fenômeno não só entre as crianças, mas também em todas as telinhas. Com vários sucessos emplacados no seu canal do YouTube, mais um momento memorável para o universo infantil chamou a atenção, o clipe de ‘Cão Amigo’ atingiu o marco significativo de 1 bilhão de visualizações na plataforma.

Seis anos após sua publicação, o clipe junta-se ao grupo premium de hits bilionários da Galinha Pintadinha, ao lado de sucessos como: “Seu Lobato”, “Mariana”, “Parabéns”, “Dona Aranha”, “Pintinho Amarelinho e ‘Upa Cavalinho”. Todos os vídeos podem ser encontrados no canal oficial do YouTube da Popó mais amada do mundo, que conta com diversos vídeos que encantam crianças e famílias em todo o mundo.

A rainha do mundo infantil acumula mais de 58 milhões de inscritos no YouTube e 40 bilhões de visualizações, centenas de produtos licenciados, e o seu conteúdo é reproduzido por diversos canais de TV e plataformas de streaming, em vários idiomas. Além de liderar o ranking infantil do Spotify com mais de 1,2 milhão de ouvintes mensais.

 

Confira o clipe de ‘Cão Amigo’:

https://youtu.be/QpsXyVOjSGM?si=_zzSHB4omemJ0S48

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Expansão do Mercado Pet no Brasil: Shoppings de São Paulo percebem oportunidade

Publicado

em

A Gazit Brasil, administradora de shoppings centers, abre as portas para o mercado pet, após a crescente demanda em animais de estimação por parte dos consumidores

O mercado pet no Brasil está em ascensão, como revelado por dados de pesquisas internas sobre os frequentadores dos shoppings, que apontam para um aumento notável no número de famílias que possuem animais de estimação, em comparação com os resultados de 2018. Por conta disso, a Gazit Brasil decidiu ampliar sua campanha de Dia das Mães para as “mães de pet.”

 

Com o notável crescimento do mercado, os shoppings estão intensificando seu foco nesse público, integrando os animais de estimação no dia a dia e em eventos comemorativos, como o Carnaval, Páscoa e férias. Dos cinco empreendimentos participantes da campanha das mães, dois oferecem áreas de lazer pet e praças de alimentação pet: o Morumbi Town Shopping, na Zona Sul, que possui uma área recém-inaugurada com mais de 300m², e o Mais Shopping, também na Zona Sul. Por outro lado, o Internacional Shopping, em Guarulhos, oferece apenas uma praça de alimentação para os animais.

Atualmente, mais da metade dos frequentadores desfrutam da companhia de um pet. Por exemplo, no Morumbi Town, em 2018, 47% do público eram tutores de pet, enquanto em 2024 esse número subiu para 60%. No Top Center, também houve um aumento significativo, passando de 43% para 56%.

 

Em 2024, uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) destaca o Brasil como o terceiro maior mercado de pets globalmente. Além disso, os números revelam que, em 2023, o faturamento da indústria pet brasileira ultrapassou os R$47 bilhões, representando um crescimento significativo de 12,03% em relação ao ano anterior.
A Opinion Box trouxe dados adicionais interessantes sobre os perfis dos proprietários de animais de estimação, destacando que 70% dos entrevistados os consideram como filhos, enquanto 46% relataram ter deixado de frequentar locais que não permitiam a presença de pets.

“Nós analisamos a crescente deste mercado, os dados, comportamento do consumidor e percebemos que incluir mais ações voltadas a este setor nos traria bons resultados. Como grande parte do nosso público tem animais de estimação, vimos a oportunidade de oferecer espaços e eventos que acolham as famílias sem ter que deixar seu pet em casa”, diz Rhuann Destro, Gerente de Marketing e Comunicação da Gazit Brasil. A inclusão das mães de pet na campanha acontece em cinco empreendimentos.

Internacional Shopping
A cada R$400 em compras mais um item pet, o cliente recebe um Presente Natura composto por um creme desodorante nutritivo para o corpo, e dois sabonetes em barra, ou uma Caneca Pet personalizada. Balcão de trocas: Piso Térreo, próximo à Marisa.
Mais Shopping

Ao atingir R$400 em compras, o cliente receberá o exclusivo Presente Natura e um número da sorte para concorrer a um ano de produtos Natura no valor de R$500,00 por mês. As notas fiscais das lojas C&A, Adidas, Carrefour Express, Americanas Express e Samara terão seu valor dobrado para o sorteio. Com apenas R$200,00 em compras nessas lojas, o cliente já estará apto a concorrer a um número.
Além disso, cadastrando os cupons via APP, mais uma doação de um item de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas ou utensílios domésticos, que serão destinados para a ONG Mulheres da Luz, o cliente ganha uma Caneca Pet. Balcão de trocas: Piso Granja Julieta (Próximo à praça de alimentação)
Top Center Shopping

Juntando R$400 em compras, o cliente ganha um Presente Natura ou uma Caneca Pet e um número da sorte para concorrer a um pacote para duas pessoas no Buddha Spa Experiência Relax e Bem-Estar – PRIME. Comprando a ecobag da ONG Cabelegria por R$29,90, as chances no sorteio serão dobradas. Balcão de trocas: Piso Paulista em frente à loja Clínica Oriental.
Morumbi Town Shopping

A cada R$450,00 em compras e 1kg de alimento não perecível, o cliente ganha um Presente Natura ou Caneca Pet e um número da sorte para concorrer a um sorteio em parceria com o Buddha Spa. Realizar a compra da ecobag da ONG Cabelegria no valor de R$29,90, garante cupons em dobro para o sorteio. O prêmio do sorteio são dez pacotes de cinco massagens, onde os ganhadores poderão escolher entre ayurvédica, brazilian, candle, reflexologia, relaxante, shiatsu, drenagem e modeladora.
O pacote deve ser utilizado em um período de 3 meses após o sorteio, com agendamento prévio de segunda à quarta. As doações serão destinadas para a ONG Mulheres da Luz. Balcão de trocas: 1º Piso, próximo à Renner.

 

Shopping Prado Boulevard

A cada R$350 em compras, o cliente ganha um Presente Natura ou uma caneca Mãe de Pet. O cadastro deverá ser feito exclusivamente através do app do Prado. Limitado a 1 (um) brinde por CPF. Balcão de trocas: Praça de Alimentação

 

Sobre a Gazit Brasil

A Gazit Brasil é a unidade de negócios da multinacional israelense Gazit, que atua na administração, na construção e no desenvolvimento de shoppings centers ao redor do mundo.
Líder no segmento imobiliário internacional, a Gazit está listada na bolsa de valores de Israel e responde pela gestão de 100 empreendimentos, em 12 países.
No Brasil desde 2008, fazem parte do portfólio de operações o Morumbi Town, o Shopping Light, o Top Center e o Mais Shopping, na Capital, além do Internacional Shopping, em Guarulhos, e do

Prado Boulevard, em Campinas.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.