Conecte-se conosco

News

Exposição: Outros Navios – Fotografias de Eustáquio Neves no Sesc Ipiranga

Publicado

em

No ano do Bicentenário da Independência, a exposição do artista no Sesc Ipiranga coloca a escravidão e seus ecos nos dias de hoje em debate

Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves

Abertura: 06 de setembro, às 16h

Visitação: 07 de setembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023

Entre as ações que marcam o Bicentenário da Independência do Brasil realizadas pelo Sesc São Paulo, a unidade Ipiranga abre, dia 6 de setembro, a mostra retrospectiva a obra de Eustáquio Neves, artista mineiro descendente de pessoas negras escravizadas. A exposição atravessa quase 40 anos de produção e carrega em si uma história extensa de diásporas e resistências. “É um trabalho que capta e manipula imagens ligadas às relações étnico-raciais promovidas no passado e no presente, como a violência contra os corpos, a intolerância contra os ritos e a privação de direitos da população negra”, destaca o curador da mostra, Eder Chiodetto.

“Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves” está subdividida em três salas, e obras pontuais distribuídas pela unidade do Sesc Ipiranga. Na sala 1, encontram-se séries que aludem às violências e silenciamentos perpetrados contra pessoas escravizadas. Na sala 2, localizam-se séries que tematizam a resistência por meio de saberes ancestrais e rituais afro-brasileiros, bem como exibição de suportes diversos utilizados por Eustáquio Neves em seu processo de criação. Por fim, a sala 3 exibe uma videoinstalação, criada a partir do material bruto de três vídeos do artista Post No Bill (Nigéria, 2009 – 2022); Bariga (Nigéria, 2009 – 2022) e Crispim: Encomendador de Almas, (Brasil, 2006 – 2022).

A mostra traz cópias de filmes fotográficos, negativos, acetatos, matrizes, esboços, estudos de paleta de cor e texturas utilizados nos experimentos do artista no laboratório analógico de seu ateliê. Suas investigações incluem ainda desenhos, grafias, carimbos, recortes de documentos, jornais, colagens, entre outros. “A fotografia experimental no Brasil converge para a obra de Eustáquio Neves. Ele é um dos pioneiros em criar imbricações de linguagens da fotografia com pintura, textos e abrasões que visam gerar metáforas visuais sobre como as histórias oficiais são geradas em camadas simbólicas. Em seu laboratório, ele descama verdades impostas e nos revela labirintos por meio dos quais pontos de vistas sorrateiramente apagados vêm à tona”, comenta o curador.

Desde os anos 1980, Eustáquio segue construindo uma obra de forte impacto por meio de suas experimentações na fotografia analógica, utilizando conhecimentos adquiridos na sua formação como técnico em Química Industrial. Suas séries elaboradas a partir da junção de camadas pictóricas de forte simbolismo, discutem o lugar histórico da população negra, os ecos da escravidão que se perpetuam e se desdobram no racismo estrutural intrínseco à sociedade brasileira. “Sua obra também reverencia as práticas culturais e ancestrais dos afrodescendentes, por vezes, permeadas pelo sincretismo religioso, que resistiram no tempo, apesar das tentativas históricas de apagamento”, completa Chiodetto.

A efeméride dos 200 anos da Independência do Brasil refletida sob a ótica da produção artística de Eustáquio Neves joga luz sobre injustiças e conquistas, silenciamentos e a pluralidade de expressões, muitas vezes apagadas na perspectiva oficial da história do Brasil. O Sesc compreende que a ação cultural, ao tocar em aspectos cruciais de nossa formação, incluindo cicatrizes e potencialidades, é capaz de estimular o exercício de cidadania, reiterando seu caráter socioeducativo. Assim, ao difundir memórias comprometidas com uma visão mais equânime de sociedade, a instituição visa proporcionar a tomada de consciência de nossos papéis e responsabilidades diante de reparações históricas.

A mostra “Outros navios: fotografias de Eustáquio Neves” integra a programação do projeto “Diversos 22: Projetos, Memórias, Conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo, com ações que propõe reflexões sobre Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o Bicentenário da Independência do Brasil em 1822.

 Sobre José Eustáquio Neves

José Eustáquio Neves de Paula (Juatuba, MG, 1955), é fotógrafo e artista visual. Constrói suas obras por meio de processos de experimentação com a linguagem da fotografia, utilizando camadas de sobreposições de imagens e procedimentos químicos. Suas narrativas discutem a sociedade e o lugar histórico da população negra como protagonista de suas práticas culturais, conferindo ao artista destaque dentro e fora do país. Forma-se em 1979 como técnico de química industrial, e, em 1984, encerra sua atuação na indústria e se debruça no estudo integral da fotografia de forma autodidata. Seu conhecimento dos processos químicos lhe possibilita uma amplitude na manipulação e nos resultados das imagens. É no laboratório de revelação e de ampliação que Eustáquio Neves interfere manualmente nos negativos das fotografias, gerando diversos efeitos. Atua como freelancer nas áreas de documentação e publicidade, ainda em 1984, e abre um pequeno estúdio fotográfico em Belo Horizonte, em 1987. Na década de 1990, ganha destaque no cenário nacional da fotografia, trazendo questões sociais, étnicas e culturais, que surgem da experiência proporcionada pela visitação à exposição Registros da Minha Passagem Sobre a Terra, do artista Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), no Museu de Arte da Pampulha (MAP), em 1989.

Entre 1994 e 1995, desenvolve a série Arturos, sobre um agrupamento familiar no município de Contagem, em Minas Gerais, caracterizado por ações de continuidade e respeito ao sagrado baseadas no sincretismo da religião católica com as religiões de matriz africana, em ocasião da comemoração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, santa protetora de irmandades negras no Brasil colonial. Ainda em 1995, ganha o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia no Rio de Janeiro.  Destaca-se no ano de 1996 com a participação na Coleção Pirelli/Museu de Arte de São Paulo (Masp) de Fotografias. Participa da 6ª Bienal de Havana, em Cuba, em 1997, que descentraliza os grandes circuitos mundiais de exposições e abre espaço para artistas caribenhos e da América Latina. Ganha o Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura e Funarte, no Rio de Janeiro, no mesmo ano, e o Prêmio Especial Porto de Seguro de Fotografia, em São Paulo, em 2004. No ano seguinte publica seu primeiro livro, Fotoportátil, editado por Eder Chiodetto.

Eustáquio Neves segue sua produção discutindo a diáspora negra no Brasil, enquanto rememora e recria as histórias dessa descendência africana com base em aspectos que constituem seu cotidiano, enfatizando o Brasil como o país que tem a maior população negra fora da África, e no qual o racismo estrutural é realidade.

 Sobre o curador

Eder Chiodetto (1965, SP) é curador de fotografia independente, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP entre 2005 e 2021 e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. É autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify, 2002), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc, 2011), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô / Funarte, 2013) entre outros. Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil e no exterior.

 Sobre o projeto Diversos 22

“Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões” é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evoca celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente. A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022. Para mais informações, acesse.

 

Sobre o Sesc São Paulo

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações: clique aqui.

 

Serviço

Exposição: Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves.

Abertura: Terça-feira, dia 6 de setembro. às 16h30.

Visitação: Quarta-feira, dia 7 de setembro até 26 de fevereiro de 2023.

Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo – 04203-001

Horários: Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábado, das 10h às 21h30. Domingo e feriado, das 10h às 18h.

Mais imagens em: https://bit.ly/OutrosNavios

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Naiá Camargo lança “Refém” e apresenta nova fase emocional em sua trajetória musical

Publicado

em

A  faixa aborda as reviravoltas do amor com intensidade, humor e brasilidades

A cantora, compositora e performer Naiá Camargo lança  o single “Refém”, terceira faixa do seu projeto autoral que mergulha nas diversas camadas da experiência feminina.

Com letra intensa e interpretação visceral, “Refém” apresenta uma mulher que, depois de acreditar que conseguiria se manter imune aos sentimentos, é surpreendida pelo próprio coração. “Eu achei que ia ficar sozinha, me guardando pra ninguém… mas insisti, me apaixonei e virei refém”, conta Naiá, entre risos. A faixa traz versos marcantes como “Hoje a refém sou eu… e agora? Esse amor que me machuca, me tortura!”, revelando que nem sempre há remédio que cure um amor avassalador.

“Essa música representa aquele plot twist emocional que muitas de nós vivemos. Você se jura imune, independente, forte… até que aparece alguém que bagunça tudo. E aí não tem volta”, brinca a artista.

Com composição de Donatto, “Refém” faz parte de um projeto que até o fim de 2025 reunirá cinco faixas autorais, cada uma representando um estágio do processo de amadurecimento de Naiá — da liberdade à entrega emocional. A sonoridade mistura pop com brasilidades, mantendo a autenticidade que marca sua trajetória.

Nascida em São Paulo e com ligação profunda com a arte desde a infância, Naiá Camargo é um dos nomes mais plurais da nova música brasileira, transitando entre MPB, afrobeats, pop, brega, samba e beats eletrônicos. Além da música, Naiá também é fundadora do MBora Bar, espaço cultural que movimenta a cena independente paulistana. Em outubro, ela realiza a 8ª edição do MBora Fest e lança o 1º Prêmio MBora de Música, reforçando seu compromisso com a arte e a cena autoral.

🎧 “Refém” está disponível em todas as plataformas:

👉 Faça o pré-save: Pré Save – Refém

Instagram: @naiacanta

TikTok: @naiacanta

YouTube: NaiaCanta

Spotify: Naiá Camargo

Continuar Lendo

News

Bryan Adams traz ao Brasil a turnê Roll With The Punches

Publicado

em

A venda de ingressos começará em 4 de novembro

Com mais de quatro décadas de carreira e sucessos que marcaram gerações, Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026 para quatro apresentações da Roll With The Punches Tour. Com produção da Mercury Concerts, os shows serão nos dias 6 de março (sexta-feira) no Qualistage Rio de Janeiro; 7 de março (sábado) na Vibra São Paulo; 9 de março (segunda-feira) no Live Curitiba, em Curitiba; e no dia 11 de março (quarta-feira) no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. As vendas de ingressos começarão em 4 de novembro, às 10h, por meio do site www.eventim.com.br/bryanadams (em breve serão divulgadas as informações de Curitiba e Porto Alegre).

 

Será uma oportunidade incrível para sentir, ao vivo, a energia e o talento de um dos maiores ícones do rock – um show imprescindível para todas as gerações. Reconhecido mundialmente por sua voz inconfundível e por hits como “(Everything I Do) I Do It For You”“Heaven” e “Summer of ’69”, o cantor e compositor canadense alcançou o topo das paradas em mais de 40 países, nas décadas de 80 e 90; e recebeu inúmeros prêmios, incluindo um Grammy, American Music Awards, além de três indicações ao Oscar e cinco ao Globo de Ouro. Adams també tem o título de Companion of the Order of Canada, a mais alta honraria para um civil nesse país.

 

Em 2018, Bryan Adams inovou mais uma vez, mergulhando no teatro musical, coescrevendo as canções de “Pretty Woman: The Musical”, e lançou seu 16º álbum de estúdio, So Happy It Hurts, em 2022. No ano seguinte, no álbum duplo Classics, revisitou seus maiores sucessos em novas versões e lançou uma box set com três álbuns gravados durante a temporada no lendário Royal Albert Hall, em Londres. Em agosto de 2024, Bryan lançou a Bad Records, seu selo independente, com um single em edição limitada de 7”, além de um single digital e um videoclipe das canções “Rock And Roll Hell” e “War Machine”.

SOBRE A MERCURY CONCERTS

Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais, idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses 30 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, São Paulo Trip e Rockfest. Além disso, a Mercury realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Yes, Black Sabbath, David Gilmour, Sting, KISS, Guns N’ Roses e Aerosmith.

 

Site oficial: https://mercuryconcerts.com/

Redes Sociais: @mercuryconcerts

RIO DE JANEIRO

Data: 6 de março de 2026. Sexta-Feira.

Local: Qualistage

Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Portas: 20h

Bryan Adams: 22h

Classificação Etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados. Menores de 18 (dezoito) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

 

Preços            Inteira            Qualicorp      Meia

Pista               R$ 590,00      R$531,00       R$ 295,00

Poltronas       R$ 650,00      R$585,00       R$ 325,00

Camarote A   R$ 800,00      R$720,00       R$ 400,00

Camarote B    R$ 800,00      R$720,00       R$ 400,00

Camarote C    R$ 800,00      R$720,00       R$ 400,00

 

Venda a partir do dia 4/11/2025 às 10h da manhã 

Na internet:  www.eventim.com.br/bryanadams

 

Ponto de venda sem taxa de conveniência:

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO

Qualistage – Via Parque Shopping

Endereço: Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca

Horários de funcionamento: Segunda a sábado das 11h às 20h | Domingos e feriados das 13h às 20h.

No dia do evento, abertura às 11h e encerramento 30 min após início do show.

 

Parcelamento

Em até 4x sem juros nas compras online e na bilheteria.

Em até 10x com juros.

 

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

Confira em https://www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

 

” Cliente Qualicorp: Desconto de 10% sobre o valor de Inteira, até 2 ingressos.” – Ingressos Limitado

 

Para maiores informações sobre os horários de funcionamento e as formas de pagamento de cada ponto de venda, por favor consulte:

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

ATENÇÃO

Os ingressos limitados a 06 ingressos por CPF sendo no máximo 02 meia entradas.

 

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR INGRESSOS COMPRADOS FORA DOS PONTOS DE VENDAS OFICIAIS DA EVENTIM.

PARA CONSULTAR OS ENDEREÇOS OFICIAIS VISITE: 

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

SÃO PAULO

Data: 7 de março de 2026 (sábado)

Local: Vibra São Paulo

Endereço: Av. das Nações Unidas, 17.955 – Vila Almeida, São Paulo – SP, 04795-100

Portas: 20h

Bryan Adams: 22h

Classificação Etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados. Menores de 18 (dezoito) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

 

Preços                       Inteira                       Meia

Pista                           R$ 900,00                  R$ 450,00

Poltrona Central        R$ 980,00                  R$ 490,00

Poltrona Lateral        R$ 900,00                  R$ 450,00

Camarote 1               R$ 1.000,00               R$ 500,00

Camarote 2               R$ 900,00                  R$ 450,00

Plateia Superior 1      R$ 550,00                  R$ 275,00

Plateia Superior 2      R$ 500,00                  R$ 250,00

Plateia Superior 3      R$ 450,00                  R$ 225,00

Observação: Os assentos de camarotes e plateia são numerados.

 

Ingressos a venda a partir do dia 4/11/2025 às 10h da manhã 

Na internet: www.eventim.com.br/bryanadams

 

Ponto de venda sem taxa de conveniência:

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE SERVIÇO

Allianz Parque (Bilheteria A)

Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Água Branca

Terça a sábado das 10h às 17h

* Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

A Eventim não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Vibra (A partir de 05/11/2025)

Endereço: Av Nações Unidas 17955, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: 12h às 15h – 16h às 19h de segunda a sexta.

No dia do show a bilheteria abre as 14h.

 

A Eventim não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Parcelamento

Em até 4x sem juros nas compras online e na bilheteria.

Em até 10x com juros apenas online.

 

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

Confira em https://www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

 

Para mais informações sobre os horários de funcionamento e as formas de pagamento de cada ponto de venda, por favor consulte:

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

ATENÇÃO

Os ingressos de estudantes estão limitados a 2 (dois) ingressos por CPF

Os ingressos de idosos estão limitados a um ingresso por CPF

 

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR INGRESSOS COMPRADOS FORA DOS PONTOS DE VENDAS OFICIAIS DA EVENTIM.

 

PARA CONSULTAR OS ENDEREÇOS OFICIAIS VISITE: 

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

CURITIBA

Data: 9 de março de 2026 (segunda-feira)

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba

*em breve, mais informações sobre a venda de ingressos

PORTO ALEGRE

Data: 11 de março de 2026 (quarta-feira)

Local: Auditório Araújo Vianna

Endereço: Parque Farroupilha, 685 – Farroupilha, Porto Alegre

*em breve, mais informações sobre a venda de ingressos

Continuar Lendo

News

Evento celebra o Outubro Rosa com esporte, saúde e esperança

Publicado

em

O Instituto Unidas Para Sempre, em parceria com o Projeto Golden Green, realiza no dia 29 de outubro, às 9h, um evento especial de encerramento da campanha do Outubro Rosa, em Nova Iguaçu. A ação será gratuita para pacientes e voluntários do Instituto. Demais interessados podem contribuir com um valor solidário, ajudando a manter o programa ativo e acessível.

 

Com o tema “Unidas & Esporte: Mergulhando na Esperança”, o encontro vai destacar a importância da atividade física como aliada na prevenção e no enfrentamento do câncer.

As atividades envolvendo aulões de hidroginástica e natação serão coordenadas pelo educador físico Anderson Carlos. A programação contará ainda com brindes, sorteios e café da manhã especial O público poderá também acompanhar palestras inspiradoras com profissionais na área da saúde, como mastologista, oncologista e nutricionista. Além disso, a advogada Dra. Catiane Cabral irá falar sobre o direito dos pacientes.

 

Segundo Jaqueline Chagas, fundadora do Instituto Unidas para Sempre, o projeto reflete um dos pilares centrais da instituição: promover autocuidado, autoestima e bem-estar.

– O sedentarismo é um dos maiores fatores de risco para o câncer. Praticar esportes não torna ninguém imune, mas ajuda na prevenção e até na recuperação. Esse evento é um convite para que pacientes e familiares celebrem a vida com movimento e esperança – conclui.

Evento: Unidas & Esporte: Mergulhando na Esperança
Local: Rua Santa Luzia 765, Comendador Soares, Nova Iguaçu
Data: 29 de outubro
Horário: 9h

Atividades: Aulões de hidroginástica e natação, palestras, sorteios, brindes e café da manhã.

Valor solidário:

Para pacientes com câncer, R$ 25,00

Demais participantes, R$ 50,00

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.