Conecte-se conosco

Hora de notícia

Deborah Netto abre a exposição “De-lírios” no Centro Cultural Correios RJ, apresentando 32 pinturas com a técnica milenar encáustica

Publicado

em

Deborah Netto abre a exposição “De-lírios” no Centro Cultural Correios RJ, apresentando 32 pinturas com a técnica encáustica
 
 
Destaque nas artes pela técnica milenar ainda pouco utilizada, a artista ‘expressa o que vai na sua alma’ com elementos da natureza e arabescos florais 
 
 
 
 

A artista plástica carioca Deborah Netto abre a exposição ‘De-lírios’, no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 16 de junho, com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat,  produção de Renata Costa, apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, convidando o espectador a viajar por seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

“De-lírios” é um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e os arabescos florais presentes em suas peças.  A encáustica (do grego enkausticos, gravar a fogo) é uma técnica de pintura que usa cera como aglutinante dos pigmentos, sendo aplicada com pincel ou uma espátula quente. Essa técnica, apesar de antiga, é pouco utilizada, colocando Deborah Netto em destaque nas artes e na galeria de artistas do século XX, como Jasper Johns, Mauricio Toussaint, Diego Rivera, Georges Rouault e João Queiroz.


TEXTO CRÍTICO de Renata Costa

“O artista expressa o que vai na sua alma”.
Deborah Netto

“De-lírios” traduz a expressão da arte de Deborah Netto, criando um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e a representação das flores por meio dos arabescos florais de suas obras.

Os ensaios da mente da artista permitem que “De-lírios” surjam através da suave mistura de cores que se entrelaçam e refletem de forma harmônica, a potencial capacidade de criação do inconsciente.

Fazendo uso da técnica encáustica a artista trilhou sua trajetória, fundindo cera aos pigmentos, criando “melanges” de cores que se integram a partir da ação do fogo. Como diferencial as pinturas trazem a inserção de sulcos na superfície e arabescos florais, os quais a artista começou a desenhar na infância, fazendo destes uma característica predominante em suas obras.

Pintura Encáustica vem da palavra “Encausticus” que significa pintura a fogo, misturando cera de abelha e resina damar, técnica remota desenvolvida pelos gregos desde o século V a.C, também utilizada pelos romanos e egípcios.

“De-lírios”, ao que possa parecer, não tem qualquer relação com a alienação. Pelo contrário, aproxima-se da mais profunda forma de expressão meticulosa da artista, pelo contraste das cores fortes, que se misturam de forma suave criando tons de degradê mediante o processo alquímico do derretimento da cera e introdução dos pigmentos com o material ainda quente.

A artista faz alusão a elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, os quais convidam o espectador a mergulhar em seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

Renata Costa, artista plástica, arquiteta e urbanista.


SOBRE DEBORAH NETTO



Deborah Netto é artista plástica nascida na cidade do Rio de Janeiro, bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde jovem, a artista foi estimulada a apreciar o mundo da arte no ambiente familiar, tendo já naquela época começado a desenhar arabescos e pintar em aquarela.

O trabalho da artista passou por diversas fases e   técnicas, como aquarela e pintura acrílica, tendo se aprimorado ao longo dos anos, até chegar na pintura encáustica. Esta técnica, apesar de ser pouco difundida, é uma das mais remotas do mundo, mesclando diversos materiais e suportes sem estar presa a uma narrativa predeterminada.

Além da pintura, Deborah Netto desenvolveu trabalhos em escultura e joalheria autoral, tendo participado de inúmeras exposições e catálogos nessa área.

A artista participou de várias exposições Nacionais e Internacionais, como em Portugal, Japão,  Suíça, Alemanha, EUA, Finlândia entre outros. Deborah Netto representou individualmente o Brasil na “Art Expo Malaysia”, tendo sido convidada pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur. O trabalho da artista integra o acervo permanente do Itamaraty e de coleções  particulares em inúmeros países, tais como Espanha, França, Japão, Dubai, Portugal e Holanda.

Em várias de suas obras, é possível observar linhas de arabescos que surgem das manchas de cor, padrões  florais e abstratos, cuja interpretação varia de acordo com o observador. O foco inicial é claro em ritmos  abstratos da cor que remete a uma natureza interior, dialogando com o imaginário do observador.

Deborah Netto considera que “o artista expressa o que vai na sua alma”, revelando e transpondo por meio de  cores e formas os sentimentos que habitam dentro de si juntamente com o mundo intangível que nos cerca. Sua obra corrobora com a seguinte afirmação: “A alegria reside em pintar e explorar temas que sugerem um  contato estreito com a natureza das coisas e da alma, revelando-se através do resultado final de seu trabalho”.

 
Formação e Títulos

● Curso de Cenografia Universidade Estácio de Sá / TV Educativa. RJ, 1997. Com workshop em maquetes e adereços.

● Curso de Graduação: Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Pintura.

● Curso de Pós-graduação em Técnicas e Procedimentos Artísticos Universidade Cândido Mendes (UNICAM – Prominas) (em curso)

Exposições Internacionais

● European end Latin American Contemporary, Art Biennial Exhibition. Ava Galleria, Helsink – Finlândia (2021/2020).

● 4w 43 Space ART – New York. Mostra de Arte “Arte no Outono Rosa”, New York, EUA (2019).

● Sede da ONU – New York, 10017 EUA “Arte no Outono Rosa” (2019).

● ARTE VIDA ARTE – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8. Helsink – Finland (outubro/2019)

● Art Expo Enoco – Osaka Centro de Convenção Japão (outubro/2019)

● AVA Art Festival – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (junho/2019)

● Looks OF Perception – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (janeiro/2019)

● SVAC – Finland – Exposição “Visões” (novembro/ 2018)

● AVA Galleria – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (novembro/2018).

● Collorida Art Gallery – Lisboa, Portugal (novembro/2016)

● Art Expo Malaysia Plus – 10ª edição MATRADE Exhibition and Convention Centre (MECC), Kuala Lumpur, Malaysia (outubro/2016)

● Minocom Swiss Art Gallery 8486 Rikon, Zurich Switzerland (2015)

Exposições Nacionais (principais)

● Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Niterói (2021)

● Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro (2021)

● Pinturas Gravuras Contemporâneas Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro (agosto/2019)

● Bienal Européia Latino-americana Centro Cultural dos Correios RJ (maio/2019)

● Bienal Européia Latino-americana Casa França Brasil, Rio de Janeiro (maio/2019)

● Arte Vida Arte – Cidade das Artes Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (março/2019)

● Exposição Arte por Excelência Galeria Casa de Portugal, São Paulo (agosto-setembro/2018)

● Primeira Expo Arte, Galeria Art Lab. São Paulo Stand 23 – Benedito Calixto, São Paulo (setembro/ 2018)

Exposições Coletivas

● Pintura em curso. Pinturas. Galeria de Arte UFF, Niterói – RJ,  (2008)

● Entrecaos. Pinturas Movimento Rota das Artes. Ateliê Josete Cherene – RJ, 2005.

● Galeria Universo. Pinturas Movimento Rota das Artes. Galeria da Universidade Universo, Niterói RJ, 2004.

● 4ª Mostra de Arte Pinturas. Ateliê Icléa Eccard, RJ, 2004.

● 1ª CREART – Mostra de Arte do CREA-RJ Pintura. Exposição coletiva. Galeria 2º andar, CREA-RJ, 2002.

● Exposição coletiva “Grupo Serra”. Pinturas. Prefeitura de Petrópolis. SESC, Rio de Janeiro  (1999)

● Salão de Arte Universidarte IX. Pinturas. Galeria Universo – Barra – RJ -2001.

● Percursos. Pintura. Exposição Coletiva – ESCOLA DE BELAS ARTES. Espaço Cultural do Centro de Letras da UFRJ, Ilha do Fundão, RJ,  2001.

● Exposição individual “Emissários de Luz”. Pinturas. Salão Azul, CREA – RJ, 2001.

● Salão dos 180 Anos de Excelência da UFRJ. Pinturas. Instalações do Cetem, UFRJ. RJ, 2000.

● Coletiva de Pintura da AABB – Niterói. Pinturas. Associação Atlética do Banco do

Brasil. RJ, 2000.

● Pinturas. Detalhe e projeto de pintura mural. Galeria EBA 7, Rio de Janeiro (1999)

Outras Atividades.

● Arte Milenar. Atelier de Pintura em Porcelana e Faiança. Desenho e Criação de peças. Shopping Itaipu

Multicenter, 2º Piso. RJ.

● Ateliê Netto & Duprat (direção e coordenação). Aulas de Desenho e Técnicas de Pintura. Shopping Itaipu Multicenter, 3º andar, sala  352.RJ.

● Carnaval Escolas do 1º Grupo de Marica Júri de Alegorias e Adereços. Avenida do Samba de Marica-RJ. 2002. 

 
● Rota das Artes de Niterói. Organização e coordenação do evento, exposições e mostras do grupo Rota das Artes de Niterói. 2004 – 2007. 
 
● Art Lab Gallery São Paulo. Exposição permanente (artista residente) São Paulo – SP
 
 
 

SOBRE A CURADORIA E PRODUÇÃO

 

Edson Cardoso é curador e proprietário da Ava Galleria, em Helsinki (Finlândia), tendo organizado diversas exposições e bienais nacionais e internacionais no Brasil, Japão, França, Alemanha, Portugal e EUA.

Marcelo Duprat é curador, artista plástico, professor de pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Pintura pela Universidade de Lisboa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pintura, história e crítica da arte, análise da composição e teorias da forma.

Renata Costa é produtora, artista plástica, arquiteta e urbanista, tendo participado de várias exposições no Brasil, tendo recebido mérito artístico no Luxemburg Art Prize 2021, prêmio de destaque na 5ª. Bela Bienal Europeia e Latino-americana de Arte Contemporânea, finalista do International Art Award 2022-Miami/EUA, dentre outros.

 


SERVIÇO

 
 
Exposição: “De-lírios”
Artista: Deborah Netto
Instagram @deborahnetto.pinturas
Curadoria: Edson Cardoso e Marcelo Duprat
Instagram: @cardosoedson_ava @marceloduprat555
Produção: Renata Costa
Instagram: @renatacosta_art

Abertura: 16 de junho de 2022 às 17h
Visitação: 16 de junho a 30 de julho de 2022
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ – térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Tel: (21) 2253-1580
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Apoio:  ICELA – Instituto Cultural Europeu e Latino Americano/ Paula Ramagem Comunicação/  Arte Vida Arte / Ava Galleria / Alavancart / Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de notícia

“Orgasmos Além da Penetração”, sexóloga lança livro sobre experiências pessoais e casos reais em consultório

Publicado

em

No próximo sábado (18), a terapeuta clínica, sexóloga, mãe e empresária, Luciana Cunha lança seu primeiro livro “Orgasmos Além da Penetração”, onde expressa sua experiência em ser criada em um ambiente em que assuntos sobre sexo eram tabu, como também as sensações, dúvidas e traumas de seus pacientes adolescentes, homens e mulheres.

O livro é como um guia compassivo e capacitor para navegar nas complexidades da sexualidade humana, explorando e direcionando as informações indispensáveis sobre saúde sexual, fundamentos da anatomia, intimidade emocional e prazer compartilhado de forma clara e objetiva, desmistificando mitos que impedem a autoconfiança, vitalidade e experiências sem julgamentos ou restrições.

“A minha experiência foi um despertar, percebi que poderia ser fonte de inspiração e orientação para outras pessoas. Era bem-sucedida profissionalmente, mas faltava algo pessoal, descobri que o prazer vai muito além da penetração. Então decidi escrever esse livro para aqueles que desejam se sentir livres para explorar, experimentar e se expressar plenamente. A leveza em que encaramos o sexo, é reconhecer que o prazer é um direito de todos, e que negar esse aspecto essencial de nossa natureza é negar nossa própria humanidade”, diz Luciana.

O sexo é sugestionado por diversos traços sociais e culturais, que agem diretamente nas questões psicológicas, criando-se medos e inseguranças. A autora apresenta como se desconectar desses bloqueios criando uma poderosa conexão e intimidade individual e entre parceiros, fortalecendo os laços emocionais e promovendo um senso de união e pertencimento.

O livro “Orgasmos Além da Penetração” aborda temas como: a importância da manutenção no relacionamento, comunicação sobre a intimidade, os tipos de orgasmos, a importância da masturbação, estímulos ideais, o papel dos brinquedos eróticos, entre outros.

O lançamento acontece neste sábado, 18 de maio, das 15h às 18h, no estúdio The Old Cut, localizado na Rua Padre Antônio José dos Santos, 1102 – Brooklin.

 

Continuar Lendo

Hora de notícia

Fresno e Podpah se unem em live solidária em prol do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Grupo recebe nomes como Dinho Ouro Preto, Karen Jonz, Foquinha, Júnior Lima e Esteban Tavares para convocar doações

A banda gaúcha Fresno e o canal Podpah se uniram para promover uma live solidária com intuito de arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ela acontece na próxima terça-feira (7), a partir das 14h, e será realizada diretamente dos estúdios do Podpah, em São Paulo. A live será transmitida no canal da Fresno e do Podpah no YouTube. Lucas Silveira (voz e guitarra), Vavo (guitarra) e Guerra (bateria) vão receber artistas e músicos para chamar atenção para a situação no sul do país e reunir doações.

Alguns nomes já estão confirmados como Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Karen Jonz, Foquinha, Júnior Lima, Esteban Tavares, Lucas Inutilismo, além dos próprios artistas do Podpah: como Igão e Mítico, Diogo Defante e Thaís Diegues (do Rango Brabo) e JuKanalha, do Quebrada FC. Outros músicos e artistas também participarão da live à distância.

Para esta campanha, a Fresno criou uma conta com chave PIX para doações e encaminhará integralmente o valor arrecadado para instituições que já estão atuando na região. A chave PIX para doação é ajuda@fresnorock.com.br.

Continuar Lendo

Hora de notícia

Dupla sertaneja Léo e Marky grava hoje DVD em Londrina

Publicado

em

Intitulado “Rota LeM”, o projeto irá resgatar e mostrar ao mercado a essência dos artistas em também a nova formação.

Em um cenário típico do sertanejo com camionetes de luxo, chopp gelado e muita música que a dupla Léo e Marky grava hoje, 01 de maio, em Londrina, o DVD “Rota LeM”. Inspirado na cultura country mas sem deixar de lado toda a história de mais de 24 anos de trabalho no estilo, Henrique (Léo) e Marky recebem seus convidados para mais esse projeto especial.

Nos palcos desde 2010, o nome Léo e Marky sempre carregou em sua essência um diferencial quanto a show e repertório, pensado sempre no público, no resgate de canções de sucessos e até mesmo na mistura de artistas improváveis com Ney Matogrosso e Sidney Magal ao sertanejo, trazendo uma nova roupagem e interpretação única.

carreira autêntica.“Desde a chegada do Henrique eu tenho sentido tudo muito diferente. As nossas ideias batem muito e a gente não quer fazer igual a todo mundo, queremos levar alegria para as pessoas, fazendo o que a gente gosta. Não buscamos o auge do sucesso, mas sim, continuar com o que sempre fizemos que é música”, revela Marky.

Ambos já tiveram projetos renomados por todo o país, mas hoje, o que buscam é conciliar a música com a nova rotina em família.

Na gravação hits conhecidos pelos fãs como “Boa que dói”, “AP do Valdemar” e “Tá Querendo”, além dos clássicos do sertanejo universitário, forró e rock. “Mais a nossa cara, impossível. Nós fizemos tudo juntos e tenho certeza que as pessoas vão gostar desse primeiro projeto profissional, em forma de DVD. Todo mundo vai sair cantando as músicas do projeto”, comenta Léo.

A produção musical é assinada pelos artistas como também o desenvolvimento do projeto ao lado da London Music Gerenciamento Artístico.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.