Conecte-se conosco

Fique por dentro

Como enfrentar a “exaustão mental” após a pandemia?

Publicado

em

A gestora Roberta Borrelli, criadora do MotivarAção,  revela a palavra de ordem: reinvenção.


Quando falamos de trabalho e saúde mental, estamos nos referindo à atuação do Psicólogo do trabalho, cujo objetivo profissional é buscar e manter o bem-estar das pessoas nas organizações.
Sabemos que o significado do trabalho é subjetivo e, nesse sentido, não é uma tarefa simples alinhar expectativas dos trabalhadores e Cultura organizacional.
Segundo a gestora  e  psicóloga, Roberta Borrelli, fazer gestão de pessoas nas organizações compreende lidar com competências, experiências, valores, crenças e desejos das pessoas, de forma buscar o “match”, para que as pessoas se sintam bem nas empresas e contribuam para que estas alcancem seus objetivos estratégicos.
Ser um bom profissional, entregar com qualidade e ter reconhecimento fazem com que os colaboradores se dediquem e invistam suas energias na realização de suas tarefas. 
Para muitos, a pandemia impactou na forma da empresa reconhecer a entrega e na maneira como os colaboradores produzem. Esse cenário trouxe o sentimento de ansiedade, que geralmente é passageiro, até que se restabeleça o equilíbrio do indivíduo. O estresse causado pela incerteza de manter o emprego também traz o sentimento de ansiedade, natural. 
Mas algumas empresas não souberam lidar muito bem com a gestão de pessoas nesse contexto remoto e, por conta disso, muitas pessoas passaram a apresentar sintomas físicos, psicológicos e emocionais, característicos de transtorno de ansiedade. Muitos casos de ansiedade foram registrados por diversas pesquisas e o índice de afastamento do trabalho cresceu consideravelmente. Recentemente, uma pesquisa do Google divulgou que a busca pela expressão “exaustão mental” aumentou 150%.
Perder a renda, implica em sustento, sobrevivência, contas,  etc. Além disso, como o trabalho é identitário, implica também em reputação, posicionamento social e relações interpessoais.
Inúmeras situações de estresse e ansiedade afetam o bem-estar dos colaboradores e, quando envolvem a questão financeira, trazem ainda mais desconforto.
Porém, cada indivíduo, por meio do seu repertório (experiências, conhecimentos, observações, aprendizagens) busca lidar com essas situações para retomar o equilíbrio e seguir adiante. Em alguns casos, o acompanhamento psicológico é recomendado. Mas se o indivíduo está vivenciando esse sentimento de ansiedade, ou tendo que usar seu repertório para lidar com uma situação, aqui vai uma dica.
“Observe o que está acontecendo e veja se você tem mais condição para focar no problema, se utilizando do seu repertório para agir e mudar o cenário, ou se você tem mais condição para focar na emoção que aquela situação causa em você, usando seu repertório para manter o autocontrole e refletir sobre as melhores escolhas. Independente da forma que você vai enfrentar a situação, mantenha o seu bem-estar como objetivo principal, sempre”, sugere Roberta Borrelli.
Roberta Borrelli é mestre em Gestão Organizacional, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Psicóloga, com 26 anos de experiência em Gestão de Pessoas. Beatriz Moura é Psicóloga, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, pelo CBI Miami Child Behaviour Institute. Junto com a psicóloga Beatriz Moura, criou o projeto MotivarAção, que tem como objetivo proporcionar a oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional para quem busca crescimento, para quem deseja reconhecer seus talentos para se reinventar e ter sucesso, e não sabe como se preparar para dar o próximo passo. A palavra é reinvenção, descobrir em si seu botão de motivação e acioná-lo.
“Historicamente, o conceito e significado do trabalho trazem uma associação ao sofrimento, a algo que realizamos para entregar o que nos pedem, mas sem qualquer associação com a possibilidade de ser algo prazeroso. Essa insatisfação pode estar diretamente relacionada à falta de sentido nas tarefas que você realiza, ou com a forma como a organização em que você atua lida com as pessoas. Quando há interação entre os processos e as pessoas, com olhar humanizado, os resultados são bem mais alinhados com os objetivos estratégicos. Mas a grande questão é que nessa relação existem os desejos, anseios e características das pessoas e a cultura organizacional, quanto menor aderência você sente nessa relação, maior a possibilidade de insatisfação”, afirma Borrelli.

Instagram: @robertaborrelli e @_motivaracao

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

A Ava Galleria Rio abre a exposição ‘Projeto Arte Vida Arte’, com venda de obras em benefício de crianças e adolescentes da Cidade de Deus.

Publicado

em

 

A Ava Galleria Rio abre a exposição ‘Projeto Arte Vida Arte’, com curadoria de Edson Cardoso e caráter beneficente, com venda de obras de artistas diversos e conceituados, a partir de R$ 100,00. O objetivo é auxiliar as crianças e adolescentes do projeto, localizado na Cidade de Deus, confirmando o papel da arte como um veículo de inclusão, que tem o poder de transformar mentalidades e promover a aceitação da diferença. Muitos artistas modernos usam suas criações para abordar questões sociais importantes, como racismo, discriminação de gênero, exclusão social e desigualdades econômicas.

A abertura será no dia 21 de setembro (sábado), a partir das 14h, no 2º andar da Fábrica Bhering e poderá ser visitada até o dia 19 de outubro. A aquisição das peças pode ser feita de quinta a sábado das 11:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

A Ava Galleria Rio abre a exposição ‘Projeto Arte Vida Arte’, com venda de obras em benefício de crianças e adolescentes da Cidade de Deus.
Sobre a Arte Vida Arte

Trata-se de uma proposta que atua visando o desenvolvimento pessoal e artístico dessas crianças por meio da Arte.

Neste projeto, o diálogo entre as crianças e a Arte são aprofundados, misturando Arte e atividades sócio-educativas, desenvolvendo um trabalho de arte terapia que auxilia as crianças a melhorarem sua auto-estima, perceberem suas potencialidades e talentos e poderem assim ter uma participação maior na sociedade.

O objetivo é auxiliar o desenvolvimento artístico de crianças entre 7 e 14 anos de idade através da educação pela arte.

No projeto, as crianças têm contato com o fazer artístico, tendo assim a oportunidade de descobrir e aperfeiçoar suas aptidões relacionadas ao mundo da arte, assim como participar de atividades complementares à sua educação formal, contando com a assistência oferecida pelos diferentes profissionais que trabalham no projeto, dirigida atualmente pela arte terapeuta e pedagoga, Glória T. Chan.

 

Serviço

Exposição: Projeto Arte Vida Arte

Artista: diversos

Curadoria: Edson Cardoso

Local: Ava Galleria Rio

Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ

Fábrica Bhering – 2º andar

Abertura: 21 de setembro de 2024 às 14h

Visitação: dia 21 de setembro a 19 de outubro

De quinta a sábado das 11:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Apoio: Arte Vida Arte/PR Comunicação / Ava Galleria Rio

Continuar Lendo

Fique por dentro

DJ Anabzzi participa ao lado da dupla Hugo & Tiago no “Programa Música Brasileira”

Publicado

em

No próximo dia 15 de setembro, a partir das 7h, a DJ Anabzzi marcará presença no “Programa Música Brasileira”, ao lado da renomada dupla Hugo & Tiago. O programa, transmitido pela RedeTV!, é conhecido por trazer grandes nomes da música nacional, e agora contará com a participação especial da jovem DJ, que vem ganhando espaço e se destacando no cenário musical. Além disso, a cantora Taty Dantas, ex-vocalista do Bonde do Forró, também marcará presença, trazendo ainda mais diversidade ao programa.

Apresentado por profissionais que valorizam a cultura musical do Brasil, o “Programa Música Brasileira” é uma plataforma que conecta artistas e públicos diversos, destacando desde clássicos da música sertaneja até novidades do mundo eletrônico. Neste domingo, o público poderá conferir de perto o talento de Anabzzi, que trará um toque especial na transmissão.

DJ Anabzzi participa ao lado da dupla Hugo & Tiago no “Programa Música Brasileira”

Sobre a Dj Anabzzi:

Com apenas 17 anos, Anabzzi tem conquistado um público fiel e acumulado grandes experiências. Apesar da pouca idade, ela já é destaque em eventos importantes, especialmente no universo dos rodeios, onde mistura seu talento com a energia contagiante desses grandes espetáculos.

Desde cedo apaixonada pela música, Anabzzi equilibra sua carreira artística com sua rotina de estudos e compromissos pessoais, mostrando determinação e foco. Além disso, ela já realizou colaborações musicais com artistas consagrados, como Tânia Mara, Hugo & Tiago, e Rodrigo Morais, fortalecendo ainda mais sua presença no meio musical.

Os próximos passos da DJ incluem o lançamento de sua própria música, acompanhada de um videoclipe gravado no último dia 10. A novidade estará disponível em breve em todas as plataformas de streaming, consolidando ainda mais sua carreira e ampliando seu alcance no cenário musical.

Sua participação no “Programa Música Brasileira” promete trazer uma nova dinâmica e cativar tanto fãs de sertanejo quanto amantes da música eletrônica. Não perca a apresentação especial de Anabzzi ao lado da dupla Hugo & Tiago neste domingo, dia 15 de setembro, a partir das 7h, na RedeTV!.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Maria Cecília & Rodolfo se unem ao duo Mar Aberto e contam suas histórias de casal no clipe “Pagando a Língua”

Publicado

em

A canção fala sobre planos que deram errado, mas que felizmente fizeram a vida a dois tomar um rumo ainda melhor

ASSISTA AO CLIPE (AQUI)

OUÇA O SINGLE (AQUI)

“Pensa num casal que tá pagando a língua, que tudo que dizia não querer, já tem. O que a gente planejou, deu errado, ainda bem”, trata-se de um simbólico trecho do single “Pagando a Língua”, sexto lançamento do projeto “MAR ABERTO Com Vida”, com participação da aclamada dupla sertaneja Maria Cecília & Rodolfo, reconhecida em todo o Brasil pelos hits “Coisas Esotéricas”, “Você de Volta” e também pela longevidade do sucesso na carreira.

Dois casais que compartilham histórias de amor similares, desde o fato de não assumirem os namoros publicamente no começo até a atual vida familiar com os filhos, e que por isso se identificam tanto com a letra da música e a interpretam com tanta emoção.

Thiago Mart, integrante do MAR ABERTO, contou que escreveu a canção pensando em sua relação com Gabi Luz, mas que imediatamente se lembrou de Maria e Rodolfo. “No mesmo dia, mandei um direct pra eles me apresentando e dizendo que tinha uma música que poderiam gostar e querer gravar. Para nossa surpresa, eles responderam dizendo que nos conheciam e que adorariam gravar a faixa, mas junto conosco. Foi uma explosão de felicidade”.

“Eles vieram para São Paulo, fomos almoçar juntos e nosso filho já quis ir direto pro colo da tia Maria. Tivemos uma conexão imediata com eles e acredito que isso ficou impresso na canção”, completa Gabi.

“Pagando a Língua” teve a produção de Thiago Mart e Flavio Ferrari, dupla que tem alcançado diversos êxitos quando se trata de playlists editoriais do Spotify. Todos os últimos lançamentos produzidos por eles entraram para o seleto rol de canções que atingem centenas de milhares de ouvintes na plataforma. O clipe ficou por conta da Mud Produtora, captado no estúdio Dri Bresciani.

“Pagando a Língua” já está disponível em todas as plataformas digitais.

 

Sobre MAR ABERTO:

Calmaria, sintonia, leveza e companheirismo são algumas das palavras mais usadas pelos fãs para definir o MAR ABERTO, duo formado pelo paulistano Thiago Mart e pela carioca Gabriela Luz (ou simplesmente por Thi e Gabi). Juntos como casal há mais de dez anos, deram início à sua atividade musical conjunta em setembro de 2016. Atualmente, com diversos hits lançados e uma sólida (e crescente) fanbase espalhada por todo o país, vivem uma das fases mais especiais da carreira.

Mais maduros após passarem pela Warner e Universal Music, e pela chegada do primeiro filho, Miguel, e pelos desafios de uma vida artística independente, Thi e Gabi colecionam números extremamente relevantes no cenário pop/MPB – são centenas de milhões de plays/visualizações e mais de um milhão de pessoas que os acompanham nas plataformas de streaming, vídeos e redes sociais. Tamanha audiência é um dos fatores a forjar a reputação que o duo de cantautores possui hoje.

Gabriela é formada em composição musical pelo King’s College, em Boston, nos Estados Unidos, e Thiago já colaborou com uma extensa lista de artistas como compositor e produtor musical. 

MAR ABERTO nas redes – Instagram – Facebook – Youtube – Spotify

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.