Conecte-se conosco

Hora de notícia

Série de lives em combate ao racismo estrutural no Brasil e curso gratuito de Teatro Musical Negro em 2021

Publicado

em

Ator e produtor, Jô Santana lança dia 25 de Julho, às 20h, no YouTube, série de lives em combate ao racismo estrutural no Brasil e anuncia curso gratuito de Teatro Musical Negro em 2021

O ator e produtor Jô Santana lança no dia 25 de julho, sempre às 20h, no canal do “YouTube/fatoproducoesartisticas e na plataforma: www.culturaemcasa.com.br”, uma série de onze lives que formam um conjunto de ações em prol do combate ao racismo estrutural no Brasil. Participarão um seleto time de profissionais de diversas áreas para falar sobre os mais significativos assuntos relacionados à luta do movimento negro no país.

No momento que atravessamos, acreditamos ser de extrema importância ações que comunguem com a evolução social do país, trabalhando o coletivo e investindo na habilitação profissional e intelectual de jovens e adultos, discutindo o racismo estrutural em diversas áreas da nossa sociedade. Pensando nisso, desenvolvemos em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, o projeto “Curso de Teatro Musical Negro”, um curso completo de capacitação e formação de artistas negros para o concorrido mercado do Teatro Musical. Após a realização de duas edições de Oficinas de Teatro Musical Negro, realizadas no Museu do samba (RJ) e no Itaú Cultural (SP), constatamos a necessidade de um curso ainda mais completo e profissionalizante, com início previsto para 2021 na Universidade Zumbi dos Palmares em São Paulo. Acreditamos que esse curso será uma importante ação de transformação social, potencializando o coletivo e o artista negro. O curso será gratuito e compreende além da formação, palestras, debates, oficinas, bate papos e seminários sobre relevantes questões do povo preto. Na finalização do curso os alunos desenvolverão uma montagem de encerramento homenageando três autores brasileiros: Conceição Evaristo, Abdias Nascimento e Carolina de Jesus.

CURSO LIVRE GRATUITO “CURSO DE TEATRO MUSICAL NEGRO” Capacidade para 160 pessoas, a partir dos 18 anos, com duração de 03 anos e com as seguintes matérias: Experimental História da Arte; História do Teatro; Fonoaudiologia; Gestão Cultural; Interpretação; Dança; Canto; Língua portuguesa; Direção Cênica; Plano de Carreira; Antropologia; Dramaturgia; Cenografia; Figurino; Inglês; Francês; Pesquisa; Produção; Iluminação e Ensaio Geral.

No decorrer do processo, como subprodutos do mesmo, estão previstos ainda, sempre de forma gratuita: * Ciclo de Palestras/ Seminários, serão realizados encontros, abertos aos participantes e ao público em geral interessado. As temáticas terão como enfoque o engajamento do negro na sociedade, buscando promover e disseminar práticas que minimizem os conflitos gerados a partir do racismo, discriminação e estereotipia, identificar atitudes de reconhecimento e respeito às populações negra e afrodescendentes, proporcionar a reflexão crítica dos problemas oriundos de conflitos inter-raciais em ambientes de trabalho, instituições de ensino e em espaços públicos, estimular no público a relevância e o reconhecimento da cultura negra, identificar e compartilhar ações que promovam o respeito, a autoestima e a valorização dos aspectos culturais, comportamental e emocional do povo negro que possam ser executadas pelo poder público. Para tanto, serão convidados palestrantes que tenham notório reconhecimento nos temas propostos. * OFICINAS – Serão disponibilizadas Oficinas que venham abordar conteúdos de forma mais sucinta servindo como introdução e/ou reciclagem profissional, para 20 alunos por curso. O critério de seleção se dará da mesma maneira do curso principal, através de processo seletivo das aptidões, aberto ao público de maneira gratuita.

Jô Santana – Ator, produtor e Diretor Artístico da Fato Produções há 27 anos, produziu mais de 60 espetáculos teatrais.

Em reconhecimento ao seu trabalho com a diversidade cultural e o universo do Samba, na cidade do Rio de Janeiro, em 2019, recebe a honraria de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro, e desde 2017 integra o Conselho do Museu do Samba, Recebeu o Prêmio Coca Cola, produzindo os espetáculos infantis “O Reizinho Mandão”, de Ruth Rocha (melhor figurino e melhor atriz coadjuvante), e a “A Borboleta Sem Asa” direção de Fezu Duarte (melhor espetáculo), recebeu o Prêmio APCA, com o espetáculo “O Pobre Super-Homem”, e os Prêmios, Aplauso e Bibi Ferreira, com o espetáculo musical “Cartola- O Mundo é um Moinho”, de Artur Xexéo. Como ator, recebeu o prêmio de Revelação, pelo espetáculo Calabar, de Chico Buarque e Ruy Guerra. Foi indicado à inúmeras outras premiações em diversas categorias do teatro infantil, adulto e musical, como por exemplo: Prêmio Qualidade, Prêmio Shell, Prêmio Aplauso, Bibi Ferreira, FEMSA, entre outros. Recentemente, foi premiado como melhor Produção Independente, pelo seu trabalho à frente do Musical Dona Ivone Lara- Um Sorriso Negro, na premiação dos melhores da Cultura do Governo de Estado de São Paulo. Entre os espetáculos que realizou e atuou encontram-se: “Pluft – O Fantasminha Camarada” – “O Beijo no Asfalto” – “É o Bicho, A Ordem Natural das Coisas” ” Eles Preferem as Loiras” – “Pretas Por ter” – “A Bruxa Morgana e o Enigma do Tempo” – “Decameron, A Arte de Fornicar” – “O Reizinho Mandão” – “Os Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril”– “Enlace, A Loja do Ourives” – A Trilogia do Samba, série de musicais sobre ícones do samba: “Cartola – O Mundo é um Moinho”, texto de Artur Xéxeo, direção de Roberto Lage, “Dona Ivone Lara, um Sorriso Negro”, texto e direção de Elísio Lopes Jr., e “Marrom, o Musical” texto e direção de Miguel Falabella, projeto previsto para 2021. Em 2018, lança o Projeto Oficina de Teatro Musical Negro, com o objetivo de oferecer capacitação profissional à artistas negros, com aulas de canto, dança e interpretação, realizado no Rio de Janeiro (Museu do Samba) e em São Paulo (Itaú Cultural), em 2021, o projeto será realizado em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, em novo formato, “Curso de Teatro Musical Negro”. Nesses 27 anos de trajetória foram produzidos mais de 60 espetáculos, sendo prestigiado por mais de 5 milhões de espectadores nas mais diversas regiões do País e no exterior.

Programação

JULHO 2020

Dia 25 – 1ª LIVE – “A Mulher Negra contra as violências”

Tema: Homenagem ao dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha

Convidado: Adriana Lessa – Atriz, Apresentadora e Radialista

Convidado: Tia Má – Maíra Azevedo –Jornalista e Digital Influencer

Convidado: Erika Maria – Atriz e Digital Influencer

AGOSTO 2020

Dia 13 – 2 ª LIVE – “Ação Afirmativa – O Curso de Teatro Musical Negro”

Tema: Racismo Estrutural, Arte e Educação

Convidado: Iléa Ferraz – Atriz e diretora teatral

Convidado: Dr. José Vicente – Advogado, Mestre em Administração e Educação, Fundador e Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares

Convidado: Conceição Evaristo – Mestra em Literatura, Romancista , Poetisa e Contista

Dia 27 – 3ª LIVE – “O Teatro Negro – Abdias Nascimento”

Tema: Abdias Nascimento e a Revolução do TEN (Teatro Experimental Negro)

Convidado: José Carlos Arandiba (Zebrinha) – Coreográfo e diretor teatral

Convidado: Hilton Cobra – Ator, Diretor Teatral, Gestor Cultural e Produtor

Convidado: Elisa Larkin – Socióloga, historiadora e escritora

SETEMBRO 2020

Dia 03 – 4ª LIVE – “Educação ”

Tema: Negros na educação do Brasil, uma luta constante

Convidado: Andréa Cavalheiro – Cantora e Atriz

Convidado: Katiúscia Ribeiro – Professora, Mestra e Doutoranda em Filosofia na UFRJ

Convidado: Naiara Paula – Professora, Mestra e Doutoranda em Filosofia Africana, Arte e Estética na UFRJ

Dia 24 – 5ª LIVE – ” Política & Poder”

Tema: Negros na Política

Convidado: Olívia Santana – Pedagoga, Ex Deputada e Ex – Vereadora na Bahia

Convidado: Benedita da Silva – Servidora Pública, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Ex- Governadora e Senadora (RJ), a atual Deputada Federal (RJ)

Convidado: Aline Torres – Relações Públicas, candidata à Vereadora em São Paulo

OUTUBRO 2020

Dia 08 – 6ª LIVE – ” Literatura – Carolina de Jesus”

Tema: Carolina, uma revolução na Literatura

Convidado: Zezé Motta – Atriz e Cantora

Convidado: Vera Eunice de Jesus – Professora e filha de Carolina de Jesus

Convidado: Andrea Ribeiro – Atriz que interpreta Carolina de jesus no Teatro

Dia 22 – 7ª LIVE – “Esporte”

Tema: O Racismo nos Esportes

Convidado: Marcelo Carvalho – Diretor e Criador do Observatório Racial do Futebol

Convidado: Mario Lúcio D. Costa (Aranha) – Ex goleiro de Futebol

Convidado: Daiane dos Santos – Ex ginasta olimpica

Dia 29 – 8ª LIVE – “Economia”

Tema: Economia, O negro e o mercado de trabalho”

Convidado: Grazzi Brasil – Cantora e atriz

Convidado: Valdirene de Assis – Advogada e Procuradora do Ministério do Trabalho/MQR e Coordenadora Nacional do MPT

Convidado: Adriana Barbosa – Gestora Cultural e de Eventos e criadora da Feira Preta

NOVEMBRO 2020

Dia 12 – 9ª LIVE – “Diversidade Sexual”

Tema: O negro e a diversidade sexual

Convidado: Valeria Barcellos – Cantora e ativista

Convidado: Ava Simões – Dentista e Miss Trans Star

Convidado: Erika Hilton – Ativista e Co- Deputada Estadual em São Paulo

Dia 26 – 10ª LIVE – “Redes Sociais e Racismo”

Tema: O Movimento Negro e as redes sociais

Convidado: Isabel Filardis– Atriz e Digital Influencer

Convidado: Erico Bras – Ator e apresentador

Convidado: Marco Fera – Ator e Digital Influencer

DEZEMBRO 2020

Dia 10 – 11ª LIVE – “Infância”

Tema: As bases da estrutura, o Racismo na Infância

Convidado: Sérgio Malheiros- Ator

Convidado: JP Rufino – Ator Mirim

Convidado: Bruno Gagliasso – Ator (a confirmar)

Convidado: Elísio Lopes Jr- Diretor, dramaturgo e roteirista

SERVIÇO: LIVES DO JÔ

Apresentação: Jô Santana

Duração: 75minutos

Canais: YouTube/fatoproducoesartisticas e plataforma www.culturaemcasa.com.br

Horário: 20hs

FICHA TÉCNICA

Idealização e apresentação: Jô Santana

Curadoria: Márcia Uchôa

Produção: Renato Araújo

Roteiro: Jô Santana e Renato Araújo

Gestão de Mídias: Adriana Campos e Adília Belotti

Pesquisa: Marcela Lima

Assistente de Produção: Dani Correia

Designer Gráfico: Luiz Carlos Gá

Assessoria de Imprensa: Amigos Assessoria – Mauricio Aires e Rogerio Alves

Transmissão: Audio SA

Parcerias: Universidade Zumbi dos Palmares, Associação Amigos da Arte, Audio SA, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de SP Governo do Estado de São Paulo.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de notícia

‘Do bluegrass ao baião: Neto & Felipe lançam versão de Blue Moon of Kentucky e Asa Branca’

Publicado

em

A dupla que brilhou no The Voice Brasil em 2022, lança um medley que reflete sua alma musical.

É na fusão de mundos aparentemente distantes que Neto & Felipe, dupla que conquistou o Brasil no The Voice, encontram sua identidade artística. O novo lançamento dos cantores, um medley entre “Blue Moon of Kentucky” e “Asa Branca”, chega às plataformas digitais no dia 10, sexta-feira, como um manifesto de reverência às tradições e de ousadia criativa.

Mais do que regravar clássicos, o projeto nasce como ponte: entre Elvis Presley e Luiz Gonzaga, entre o bluegrass e o baião, entre o rock que ecoava na voz de Raul Seixas nos anos 1970 e a viola caipira que pulsa no coração da música brasileira.

A fusão como essência

“Blue Moon of Kentucky é uma canção que remonta lá aos primórdios do rock and roll. Foi o primeiro single do Elvis Presley, um marco desse início do gênero. Já a junção com Asa Branca vem de uma ideia do Raul Seixas, que representa muito do que a gente acredita: a fusão de estilos, de mundos musicais que parecem distantes mas que se encontram na emoção”, explica Neto.

Felipe acrescenta: “O Raul lançou esse medley nos anos 70, acreditando muito nos paralelos entre o rock mais antigo e o baião, entre o balanço do forró e outros ritmos brasileiros. Ele ousou fazer essa mistura e sempre foi uma grande referência pra gente. Nós acreditamos nessa união quando feita de forma respeitosa, porque mostra que a música pode se reinventar sem perder a raiz”.

Uma versão com assinatura própria

Se Raul Seixas misturou rock e baião, Neto & Felipe acrescentam ao encontro uma camada de folk, explorando nuances do bluegrass e imprimindo sua marca em duetos potentes, arranjos de viola e uma interpretação que passeia entre o respeito e a liberdade criativa.

“Desde o início da nossa trajetória, Raul foi uma das grandes referências. Uma das primeiras músicas que a gente cantou em duo foi dele. Essa versão já faz parte da gente há muito tempo, sempre esteve nos nossos palcos. O Raul misturou rock com baião, mas a nossa leitura também traz muito do folk, um pouco mais próximo do bluegrass que também estava lá no começo do rock and roll. É um jeito de honrar essa fusão e colocar a nossa identidade nela”, destaca Neto.

Felipe completa: “Essa pegada mais folk aproxima a gente do nascimento do rock, mas com o nosso sotaque brasileiro, com a força da viola caipira e com a nossa maneira de cantar em duo. É nessa mistura que a gente se reconhece e sente que a música continua viva”.

Lançamento que reafirma caminhos

Para a dupla, o medley não é apenas um tributo, mas também um reflexo de como enxergam sua própria jornada: artistas que crescem entre raízes e experimentações, entre o popular e o universal. “Misturar estilos de forma respeitosa é algo em que acreditamos profundamente. É um jeito de honrar a música, de mostrar que ela é viva, em constante diálogo”, resume Neto.

O medley de “Blue Moon of Kentucky” e “Asa Branca” chega para reafirmar que quando a música encontra pontos de encontro improváveis, nasce algo que permanece.

Acompanhem: @netoefelipe

Continuar Lendo

Hora de notícia

Thammy Cézar honra legado do pai e se destaca na música sertaneja

Publicado

em

Natural da capital paulista, Thammy Virgínia Cézar Dorácio tem em seu DNA a música sertaneja. Filha de Carlos Cezar (in memoriam), da lendária dupla Carlos Cézar & Cristiano, e de Virgínia Kheer, também cantora e parceira de composição de artistas como Carlos Cézar, Xororó e Zé Fortuna. Sua mãe é autora de sucessos como “Falando as paredes”, “Táxi”, “O forasteiro” e “Até você voltar”.

Seu pai foi um renomado cantor e compositor, que marcou gerações com clássicos como “Vai e vêm do Carreiro”, “Terra tombada”, “24 horas de amor”, “Riozinho”, “Terra Amante”, “Geração de boiadeiro”, “Moça caminhoneira”, “Moça do carro de boi”, “Eras”, “Berrante de ouro”, “Amante”, “Táxi”, “Amigos para sempre”, entre tantos outros.

Incentivada pelos pais, Thammy Cézar começou a cantar aos seis anos de idade. Sempre acompanhando seu pai em shows, logo ela estreou nos palcos, fazendo participações especiais e até como backing vocal da dupla. Durante a adolescência, aos 14 anos de idade, Thammy Cézar formou um grupo de pagode chamado “Sabor de Mel”, onde fez vários shows pelo o Estado de São Paulo.

Mas, na sua veia ainda pulsava forte o sertanejo onde retornou e fez vários shows junto de seu pai, incluindo rodeios tradicionais pelo o Brasil. Também participou de programas de televisão e rádios por todo o país. Suas principais referências musicais incluem ícones da música sertaneja como Carlos Cézar & Cristiano, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, Tião Carreiro & Pardinho, Durval & Davi, Duo Ciriema, As Galvão, entre outros grandes nomes da música.

Seguindo carreira solo, Thammy Cézar segue desbravando novos horizontes e levando a sua música para os quatro cantos do Brasil. Em 2024, lançou o projeto “Raízes do Sertão”, com produção musical de Bruno Alexandrino, reafirmando seu compromisso com a autenticidade e tradição da música sertaneja. Sua canção mais conhecida, “Sorriso maroto”, tem a parceria com Cristiano Cézar, que formou dupla com o seu pai.

Ela também já lançou músicas como “Filha de violeiro” e “Acreditei em seu olhar”, disponíveis nas principais plataformas digitais. Com uma voz marcante, carisma no palco e um legado que honra com orgulho, Thammy Cézar se firma como um dos nomes promissores da nova geração da música sertaneja raiz!

Além do talento em interpretar os maiores sucessos da música sertaneja, a artista conquista fãs e admiradores por onde passa, fazendo da música, uma melodia perfeita para tocar o coração das pessoas.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Thammy Cézar, acesse https://www.instagram.com/thammyvirginiacantora/.

Continuar Lendo

Hora de notícia

Naiá Camargo e Luedji Luna lançam “PRA NINGUÉM”

Publicado

em

    Naiá Camargo lança “Pra Ninguém” e une sua voz à de Luedji Luna

                                                                                                            O Single já está disponível  em todas as plataformas digitais, unindo sensibilidade, desejo e a força de duas grandes vozes femininas

                                                                                                                                                                                                                             Créditos: Divulgação

Nascida em São Paulo e com forte ligação com a arte desde a infância, Naiá Camargo vem se destacando como um dos nomes mais plurais da nova música brasileira. Sua obra transita entre MPB, afrobeats, pop, brega, samba e beats eletrônicos, sempre com narrativa potente e personalidade marcante.

E agora, Naiá dá mais um passo em sua caminhada musical com o lançamento de “Pra Ninguém”, que chega no dia 26 de setembro em todas as plataformas digitais. Composta por Ed. Nobre, Diggo e Marco Lima e interpretada por Naiá e Luedji Luna, a faixa surge em uma colab que amplia a potência do encontro artístico e acrescenta novas camadas à trajetória da paulista.

Carregada de sensibilidade, a música mergulha em uma narrativa intimista sobre amor, desejo e desencontros. A protagonista, cansada de viver sozinha, decide se abrir para o amor, mas se depara com relações frustradas, falta de química e a ironia do destino.

Misturando referências do pop com sua marca registrada de transitar entre ritmos e brasilidade, Naiá revela em “Pra Ninguém” uma nova faceta de sua trajetória. Para a artista, a colab com Luedji Luna simboliza não só uma conquista artística, mas também a abertura de caminhos para que sua música explore novas camadas sonoras.

Além da carreira musical, Naiá é fundadora da Borai Produções, responsável por quatro importantes plataformas de network cultural e artístico: BoraFest, BoraCast, BoraBar e Espaço Borai. Cada uma delas amplia o alcance e a atuação da produtora em diferentes frentes. No Espaço Borai, por exemplo, acontecem cursos, palestras, eventos, aulas de música e de produção musical, fortalecendo ainda mais a missão de democratizar o acesso à arte.

Em outubro, Naiá realiza a 8ª edição do MBora Fest e lança o 1º Prêmio MBora de Música, iniciativa dedicada aos artistas independentes periféricos.

Ouça aqui:

“Pra Ninguém”: Clique aqui

Acompanhe a artista nas redes sociais:
Instagram: @NaiaCanta
YouTube: Naiá Camargo
Spotify: Naiá Camargo

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.