Conecte-se conosco

Últimas notícias

Mulheres Negras Compõem

Publicado

em

No mês da Mulher Negra, cujo dia é comemorado em 25 de Julho, a Companhia Àgata de Artes traz o trabalho “ Mulheres Negras Compõem “, coletânea de letras de músicas de grandes compositoras e textos de autoras negras, interpretadas por seu elenco. O projeto especial foi produzido dentro das normas de distanciamento social.
Dia da Mulher Negra

O Dia da Mulher Negra, 25 de julho, é dedicado a Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual estado do Mato Grosso.
A mulher negra foi ama, babá, foi escravizada e também amante.Sua chegada ao Brasil foi catalisadora para uma nova formação étnica e cultural em nossa sociedade.
Compositoras Negras : o amor, a luta e a ancestralidade
O acervo de artistas do sexo feminino, no Brasil, é enorme e se confunde, com a própria busca de uma personalidade nacional em nossa arte. De Chiquinha Gonzaga a Carmem Miranda, de Ângela Maria a Elis Regina, de Gal Costa a Ivete Sangalo, podemos pontuar as revoluções sociais através da vida e obra de grandes cantoras e compositoras.
Falar de cantoras e compositoras negras é falarmos do verdadeiro sucesso.
Sucesso social, a luta pelo reconhecimento em um país onde o racismo se esconde atrás de uma cortina de igualdade .
Sucesso artístico, uma vez vencidas as barreiras sociais, essas artistas trazem em seu universo esse histórico de batalhas, vitórias, ancestralidades e amor.
Tornaram-se proprietárias de um documentário em letras de música e histórias que se confundem com a sua vida.
Mexer em um tesouro tão valioso, animou e desafiou o elenco, e o fato do trabalho ser gerado á distância, respeitando as regras do isolamento social, não foi empecilho algum.
Cada artista escolheu uma compositora, tendo como critério, identificação com sua obra e vida .
Assim foram surgindo autoras negras de diversas épocas e gerações .
As escolhidas foram : Dolores Duran, Dona Ivone Lara, Ellen Oléria, Elza Soares, Leci Brandão, Luana Bayô, Luedji Luna, Mc Sofia, Tássia Reis, Teresa Cristina e também de textos das poetisas negras Carolina de Jesus e Elisa Lucinda
A edição ficou a cargo de Fernando Lucânia, que também editou “ Pessoas em Casa “, fruto primeiro desta experiência do grupo de produzir à distância.
“ Mulheres Negras Compõem “, segundo o grupo, foi idealizado antes da explosão de combate ao racismo desencadeada pela morte de George Floyd , nos Estados Unidos em 25/05/2.020, e traz no elenco Beth Santos, Caio Pimenta, Cici Antunes, Delta de Negreiros, Edivaldo Gomes, Gigi Santos, Helena Gomes, Henrique Possetti, Efigênia Armendani, José Luiz Gaeta, Ju Camata, Márcia Marques e Roberta Lisa .
Homenageadas :
Carolina de Jesus – Ex catadora de papel, Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil. Sua obra pirma, “ Quarto de Despejo “ foi lançado com uma tiragem inicial de dez mil exemplares que se esgotou em apenas uma semana, já foi traduzido para mais de treze idiomas
Dona Yvone Lara – A rainha do samba, um dos maiores símbolos de talento e perseverança na história de nossa música. Compositora em um terreno dominado por homens teve suas músicas gravadas por grandes nomes da MPB.
Tássia Reis – Uma das primeiras rappers da nova geração da música brasileira, tendo como inspiração para suas letras a vida, o auto conhecimento e a quebra de padrões. Vem ocupando cada vez mais espaço com seu estilo e canto libertador.
Elisa Lucinda – Atriz, cantora ,compositora e poetisa. Desde menina se interessou pela interpretação teatral da poesia. Premiada no cinema e no teatro é uma grande referência de talento em todas as áreas que circula.
Leci Brandão – Uma das mais importantes personalidades da atual sociedade brasileira, artista reconhecida no Brasil e no exterior, é também militante das causas humanas .
Mc Sofia -Traz muito mais que uma boa música. Apresenta para as novas gerações conceitos defendidos por grandes ícones como Martin Luther King, recheando suas letras com poesias que defendem a luta pelo fim do racismo, a favor do feminismo e a igualdade social.
Ellen Oléria – Cantora, ativista política, vitoriosa em festivais, com carreira no Brasil e no exterior, Ellen Oléria é uma artista do seu tempo, ativista dos direitos humanos e apresentadora de programas temáticos na TV.
Luana Bayô – Um exemplo da transformação da ancestralidade e da luta racial em poesia. Luana Bayô conduz um canto forte por temas delicados. Além de artista é também uma pesquisadora da contribuição dos africanos á nossa sociedade.
Teresa Cristina – È um belo exemplo de cantora destinada a zelar pela nossa memória musical. Além de ser influenciada musicalmente pela MPB mais tradicional, ainda ressuscita estilos em suas composições, aproximando as novas gerações do que temos de melhor em nossa música.
Luedji Luna – Cantora baiana, filha de pais militantes do movimento de combate ao racismo, optou pela música como instrumento de trabalho, dividindo palco com grandes nomes como Milton Nascimento e com perspectiva de carreira internacional.
Elza Soares – Uma das maiores cantoras brasileiras já foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio.Entra na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.

Dolores Duran – Embora tenha tido uma curta e vida carreira, morreu aos 29 anos, Dolores deixou na nossa música a sua marca, letras e músicas carregadas de intensas palavras, refletindo o que fora a sua rápida passagem pela vida.

Serviço :
Para assistir ao especial “ Mulheres Negras Compõem “ basta acessar o canal :
https://www.youtube.com/user/SilvioTad
Acesso Gratuito .

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Cabelos malucos: liberte sua criatividade e entre na folia com estilo

Publicado

em

Transforme seu visual com cores vibrantes e cuide da saúde dos fios para arrasar no carnaval

O carnaval está chegando, e com ele, a oportunidade de soltar a criatividade e ousar nos cabelos. Se você tem crianças em casa, já deve ter reparado na febre dos “cabelos malucos” que invadiram as escolas nos últimos tempos. As crianças adoram se divertir com as tintas temporárias e sprays coloridos que transformam o visual, e o melhor: os pais estão adorando embarcar nessa onda! E por que não aproveitar essa vibe carnavalesca e deixar os próprios fios tão ousados quanto os dos pequenos? É hora de extravasar e fazer bonito, literalmente, nas ruas e blocos de carnaval.

Reprodução internet

Segundo Cristiano Cintra de Almeida, especialista em colorimetria e referência em loiros com mais de 30 anos de experiência, “o carnaval é a época perfeita para se permitir brincar com a cor dos cabelos. As tintas temporárias, como os sprays coloridos, oferecem uma infinidade de opções e permitem que todos, independentemente da idade, se joguem nessa tendência sem medo”.

Os sprays de tinta para cabelo se tornaram os grandes aliados dos foliões, trazendo cores vibrantes e diversificadas que transformam qualquer look em uma explosão de alegria e diversão. Desde os tons neon até os metalizados, a variedade é enorme e atende a todos os estilos. “Uma das grandes vantagens desses sprays é que, além de temporários, eles têm uma aplicação rápida e prática, permitindo mudanças instantâneas e sem compromisso. Você pode ousar no visual e, no dia seguinte, voltar ao seu cabelo de sempre, sem deixar resíduos ou danos”, explica Cristiano Cintra.

E quem disse que cabelo maluco é só para crianças? A febre dos cabelos coloridos e moldados no carnaval é para todos. Pais e filhos podem se divertir juntos na hora de escolher as cores e estilos, criando looks completos que refletem o espírito de diversão e descontração da festa. Se o seu desejo é exibir um visual único durante os blocos ou festas de rua, a dica é apostar em cores vibrantes, como rosa, azul e verde, ou até mesmo misturar várias cores em um único penteado.

Cristiano reforça a importância dos cuidados: “Quem vai abusar das cores precisa garantir a saúde dos cabelos antes e depois de aplicar o produto. Hidrate bem os fios para que eles absorvam a cor de forma mais uniforme e fiquem ainda mais brilhantes. Após a remoção, continue a rotina de hidratação para preservar a saúde capilar”.

Com tantos tons de cabelo possíveis e a liberdade para ousar, o carnaval é a época perfeita para deixar sua marca registrada. Se jogue na fantasia, coloque um toque de cor e personalidade nos seus fios e aproveite ao máximo o momento de descontração e alegria que só essa festa pode oferecer.

Sobre
Cristiano Cintra de Almeida é cabeleireiro com mais de 30 anos de experiência, formado pelo SENAC. Especialista em colorimetria e reconhecido como expert em loiros, ele se destaca por sua habilidade em criar tons perfeitos e tratamentos que preservam a saúde dos fios. Atualmente, estuda tendências nos Estados Unidos e acumula treinamentos pelas maiores marcas do mercado, como Truss e L’Oréal. Apaixonado por transformar a autoestima de seus clientes, une técnica, inovação e um olhar atento às novas tendências.

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

Irmãs Barbosa lançam a segunda parte do projeto “Pra Cantar Histórias”

Publicado

em

As Irmãs Barbosa – Edna e Dinah – lançam nesta sexta-feira (07) o EP 2 do projeto “Pra Cantar Histórias” nas principais plataformas digitais. Dando sequência ao trabalho audiovisual gravado em agosto de 2024, o novo EP apresenta cinco músicas, sendo “Coincidência” a faixa foco, que chega acompanhada de videoclipe no canal oficial das artistas no YouTube.

Coincidência:

Além de “Coincidência”, o EP traz a também:
* “Paixão”
* “Tá com raiva de mim” | “Cuida de mim” (vídeo disponível dia 11/02)
* “Uma noite especial” | “Foi pensando em você” (vídeo disponível dia 12/02)
* “Guarânia chora” (vídeo disponível dia 13/02)

“Esse projeto é uma viagem pela nossa história e pela música que nos inspira desde sempre. As releituras são homenagens a artistas que admiramos e que marcaram a nossa trajetória. Foi um projeto feito com muito carinho e dedicação, espero que o público sinta a energia que queremos passar”, comenta Edna.

Dinah acrescenta: “A inédita ‘Paixão’ tem uma força especial. É uma música intensa, que fala de sentimentos que todo mundo já viveu. Estamos animadas para compartilhar esse trabalho com o público.”

O projeto “Pra Cantar Histórias” reúne 15 faixas, sendo três inéditas – “Paixão”, “Passarinho Voa” e “Coincidência” – e 13 releituras, organizadas em formato solo e em medleys, e será lançado completo no dia 21/02. A produção musical é assinada por Orlando Baron, com direção de vídeo da Caverna Filmes.

Ouça o EP 2: https://onerpm.link/219018204599

IRMÃS BARBOSA
As Irmãs Barbosa – Edna e Dinah – conquistaram seu espaço no coração do público sertanejo, com talento, carisma e um estilo único que mistura tradição, qualidade e intensidade. Naturais da capital paulista, começaram a cantar ainda jovens e rapidamente sua paixão pela música as levou aos palcos de todo o Brasil. Com total apoio do pai, suas vozes harmoniosas começaram a fazer sucesso e conquistaram uma presença cada vez mais cativante.

As artistas trazem em suas canções temas variados de amor e paixão. A música “Sanfona Xonada” (José Felipe e Paulo Gaúcho), destaque do primeiro disco, abriu as portas da gravadora Continental (Warner). De lá pra cá, só aumentaram sua história.

Ao longo da trajetória, as artistas acumularam momentos marcantes, como apresentações em grandes festivais de músicas sertanejas e parcerias com artistas consagrados do gênero. Além disso, se destacam por serem uma das poucas duplas femininas tradicionais em um gênero predominantemente dominado por homens, sempre valorizando a qualidade sonora e o cuidado primoroso em suas letras.

Juntas, Edna e Dinah abriram caminhos e inspiraram outras mulheres no sertanejo. Sempre na estrada, seguem conquistando novos fãs. Em agosto de 2024, gravaram o primeiro DVD da carreira e, em breve, trarão novidades ao público. Sem dúvida, são artistas comprometidas, respeitadas e promissoras, destacando-se como uma das grandes apostas do sertanejo.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais das Irmãs Barbosa, acesse as redes
sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/irmasbarbosa/
Youtube: https://www.youtube.com/@irmasbarbosa
Facebook: https://www.facebook.com/irmasbarbosa/
TikTok: https://www.tiktok.com/@irmasbarbosaoficiall

Continuar Lendo

Últimas notícias

A Ava Galleria apresenta a exposição ‘Diversas Expressões’ que celebra a riqueza cultural da arte, no Rio, Finlândia e Berlim

Publicado

em

A AVA Galeria apresenta a exposição ‘Diversas Expressões’ que celebra a criatividade, permitindo a exploração do tema sob novas perspectivas, por meio das obras expostas, de artistas brasileiros, finlandeses e um espanhol, com curadoria de Edson Cardoso e que vai passar pelo Rio de Janeiro, Finlândia e Alemanha. A coletiva tem início na Ava Galleria Rio, a partir deste sábado (8), no 2º andar da Fábrica Bhering, com a presença de diversos artistas.

A riqueza cultural e artística de cada país reflete suas histórias, tradições evalores. Quando exploramos as culturas alemã, finlandesa ebrasileira, percebemos uma vasta diversidade de manifestações que englobam desde amúsica e a dança até as artes visuais e a literatura.Ao longo da história, a arte se manifestou de maneiras distintas, refletindo a evoluçãocultural, social e tecnológica de cada época. Desde as pinturas rupestres nas cavernas atéas mais sofisticadas obras contemporâneas, a arte sempre esteve presente como ummeio de expressão profunda e de questionamento sobre a realidade.

A cultura do Brasil, por sua natureza, é um verdadeiro festival de cores, ritmos e sabores.As artes visuais também desempenham um papel fundamental, com movimentos como oModernismo e artistas contemporâneos que abordam temas sociais e identitários.A cultura alemã se destaca por sua sólida herança musical, além da música clássica, aAlemanha é também o berço de movimentos como o Expressionismo e a Bauhaus, quetransformaram a arquitetura e o design no século XX.De outra perspectiva, a cultura da Finlândia é caracterizada por uma profunda relaçãocom a natureza e um forte espírito comunitário. A música folclórica, que incorporainstrumentos tradicionais como o kantele, desempenha um papel fundamental naidentidade dos finlandeses. O design escandinavo, famoso por sua praticidade e estéticaminimalista, também se sobressai.

ARTISTAS FINLANDESES – Hannele Haatainen, Kirsi Pylvänäinen, Maj-Lis Tanner, Nonna-Nina Mäki, Päivyt Niemeläinen, Paula, Mikkilä, Pirjo Hassinen, Raija Kuisma,Sirpa Heikkinen e Ulla Remes

ARTISTAS BRASILEIROS – Antônia Célia, Beth Melro, Claudio Lobato, Claudia Sperb, Daniela Rodrigues, Daniele Bloris, Daura Paiva, Denilce Meirelles, Edina de Azevedo, Gloria Conforto, Hanne Graice Hansel, Juliana Hamdan, Kamila Hinselmann, Lila Hamdan, Marcelo Cortes, Marcos Felix, Maria Lúcia Montemór, Marlene Blois, Pedro Prandini, Solange Greco e Thiago Prado

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Manuel Juan (Espanhol residente no Brasil)

DATAS E LOCAIS
RIO DE JANEIRO – 08/02 a 01/03/25 – Ava Galleria Rio – Fábrica Bhering – Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, RJ
FINLÂNDIA/ VARKAUS – 17/02 a 09/03/25 – Ahlströminkatu 20,78250 Varkaus
ALEMANHA/BERLIM  – 20/02 A 01/03/25 – Bardo ProjektraumJessnerstrasse 33, 10247Berlin

Curadoria: Edson Cardoso
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Produção: Carla Calmon / Monika Moreira / Sandokan Montini Silva Ribeiro

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005 em Helsinki, a Ava Galleria é uma das galerias contemporâneas mais conceituadas da Finlândia, que há dois anos mudou-se para a Cidade de Varkaus, um dos mais importantes pólos de fabricação de papel. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto, Veneza e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrousel du Louvre, em Paris. A Ava Galleria Rio funciona na Fábrica Bhering, Santo Cristo/RJ.

 

Instagram: https://www.instagram.com/ava_galleria/

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.