Conecte-se conosco

Últimas notícias

9º FriCine será online de 13 a 20 de março

Publicado

em

– Festival Internacional de Cinema Socioambiental é amparado pela Lei Aldir Blanc –

A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo será realizada este ano totalmente online, de 13 a 20 de março, tendo como homenageado o cineasta Vladimir Carvalho. O FriCine, amparado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, foi aprovado pelo edital “Fomenta Festival” através da Agência de Gestão do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região (SerraAção), com patrocínio dos governos Federal (Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo) e do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa).

O festival, que vem sendo organizado desde o ano passado, recebeu no período de 5 de julho a 10 de agosto 2.230 filmes de 107 países localizados em 5 continentes, e foram selecionados cerca de 100: Brasil (31), Itália (7), Espanha e Iran (5), Argentina (4), Rússia e UK (3), Turquia, Austrália, México, EUA e Bélgica (2), entre outros. Na categoria Longa-metragem, serão apresentadas 9 produções (3 brasileiras e 6 internacionais); Média-metragem, 12 (2 brasileiras e 10 internacionais); e Curta-metragem 63 (26 brasileiras e 39 internacionais).

Mostra competitiva

Para a Mostra Competitiva, segundo a produção do evento, há 84 filmes, sendo 9 longas (3 brasileiros e 6 internacionais), 12 médias (2 brasileiros e 10 internacionais) e 63 curtas (26 brasileiros e 39 internacionais). Como em edições anteriores, haverá ‘Voto Popular para o Melhor Filme’, escolhido pelo público, independente da metragem (curta, média ou longa), sendo que desta vez a votação ocorrerá na própria plataforma de exibição. Após o encerramento de cada filme, uma ‘cédula’ será disponibilizada para a avaliação do público.

Os filmes também serão avaliados pelo Júri Oficial, composto por  6 profissionais do audiovisual e/ou ambientalistas, que com seus votos escolherão os melhores filmes em cada categoria. E tanto o Melhor Filme pelo Júri Popular, quanto os escolhidos pelo Júri Oficial receberão o Troféu Alcantarea Imperialis, criado pelo artista plástico Mário Moreira.

Reflexão

No tocante às ações de reflexão, o FriCine realizará painéis, debates e oficinas em seu canal do YouTube (http://bit.ly/9fricine). Os debates ocorrerão de 14 a 17/3, às 17h, com exceção do encontro com o homenageado do festival, Vladimir Carvalho, que será no dia 15, segunda-feira, às 19h.

Já os painéis estão programados para os dias 18 e 19/3, quinta e sexta-feira, às 19h, tendo como tema: “Festivais de Cinema Socioambiental na América Latina – Cenário e perspectivas”, dia 18/3, quinta-feira, às 19h; e “Agroecologia”, dia 19/3, sexta-feira, às 19h. Ainda em data e horário a serem definidos, estão programadas duas oficinas: uma de Produção, com a instrutora Elisabete Bullara (co fundadora e secretária executiva do Cineduc (Cinema e Educação) e curadora da Mostra Geração do Festival do Rio), e outra de Animação, com Sávio Leite (Mestre em Artes Visuais pela UFMG, professor de cinema de animação na UNA e diretor da Mostra Udigrudi Mundial de Cinema – Mumia).

Importante destacar que além de toda a programação do FriCine ser gratuita, está prevista sessão com recursos de audiodescrição; os filmes, em sua maioria, estarão legendados, e para as lives haverá tradução em libras.Segundo a produção, foram escolhidas plataformas digitais que oferecem controle e segurança aos direitos autorais das obras, como a  Innsaei (https://innsaei.tv) Segundo a produção, foram escolhidas plataformas digitais que oferecem controle e segurança aos direitos autorais das obras e mais informações serão compartilhadas nas redes sociais do festival: Facebook (@FriCine.friburgo) e Instagram (@fricinefest), além do site www.fricine.com.br, onde poderá ser encontrada toda a programação (sujeita à alteração).

FriCine

Mais uma vez, o festival pioneiro em seu gênero no Estado do Rio de Janeiro, desde 2006, tem o propósito de contribuir através da arte cinematográfica para a tentativa cultural de alcançar padrões civilizatórios que possam fomentar soluções para graves problemas sociais e ambientais do planeta, em um esforço conjunto que possa agir na direção oposta ao negacionismo, à ignorância e à indiferença que acometem o ser humano globalmente, assim como fomentar em Nova Friburgo, Região Serrana e Centro-norte do Estado do Rio de Janeiro a produção e a difusão audiovisual.

Pedro Cavalcanti, curador e idealizador do festival junto com sua esposa Ana Maria, avalia a qualidade e a diversidade dos filmes inscritos: “nunca tivemos tanta dificuldade e trabalho para escolher cerca de 100 produções, número equivalente a 5% de todos os inscritos. Ter que optar por um reduzido número de filmes, entre tantas excelentes obras, foi uma tarefa quase dolorosa. Os que foram selecionados são, além de sua indiscutível qualidade, os que mais se aproximaram do objetivo do Festival: o desejo de mostrar, sob a ótica do cinema, os inúmeros problemas socioambientais do nosso planeta. Uma visão crítica mas que também aponte para um possível horizonte de tempos melhores para nossa casa comum: a atormentada Terra, e que, apesar das perspectivas sombrias, inclua a esperança no resultado de ações concretas, individuais e coletivas, que proporcionem a todos uma vida mais plena, justa e harmoniosa”.

Homenageado: cineasta Vladimir Carvalho

O homenageado da 9ª edição do FriCine é Vladimir Carvalho, um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro e figura essencial para a cinematografia brasiliense. Dono de memória prodigiosa e lucidez invejável, a trajetória desse paraibano de voz de profeta e simpatia sem fim, se confunde com a parte da história do cinema nacional. Chamado pelo cineasta baiano, Glauber Rocha, de o “Vertov da caatinga” – documentarista experimental russo do início do século passado –, Vladimir foi um dos pioneiros da sua arte na Paraíba, flertou com a turma do Cinema Novo e sentiu o peso dos anos de chumbo da ditadura nos ombros, quando seu primeiro longa-metragem, “O País de São Saruê”, foi limado de um festival, em 1971.


Pedro e Ana Maria Cavalcanti, idealizadores do FriCine

Pedro Cavalcanti, curador do FriCine, há 28 anos desenvolve com sua esposa Ana Maria um projeto ambiental voltado para a preservação da Alcantarea Imperialis denominado Jardins de Altitude da Mata Atlântica, na região de Macaé de Cima, em Nova Friburgo/RJ, e desde 2005, após ter idealizado em parceria com ela o FriCine, vem buscando a consolidação do mesmo.

Nascido em 1949, iniciou-se no audiovisual em 1968 com a direção de “Proposição”, curta-metragem de ficção, Prêmio do Instituto Nacional de Cinema de Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. Participou como produtor, pesquisador, roteirista e/ou diretor, de mais de uma centena de filmes e vídeos de diferentes gêneros (documentários, comerciais, shows e ficção), dentre os quais destacam-se produções para as televisões estrangeiras BBC, Televisió de Catalunya, National Geographic, e clientes institucionais e comerciais como FIFA, WWF, Scania, Unilever, Coca-Cola, Xerox, Procter&Gamble, TV Globo, Lorenzetti, Valisère, Rhodia, Maguary, Souza Cruz.

SERVIÇO

9º FRICINE – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo
– Homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho –
Mostra de Curtas, Médias e Longas-metragens, com Mostra competitiva
13 a 20 de março de 2021
Totalmente online

Realização: Fricine e SerraAção
Patrocínio: Governo Federal (Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo) e Governo Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro).
Apoio: Prefeitura de Nova Friburgo e CTAV – Centro Técnico Audiovisual

#FriCine #NovaFriburgo #Friburgoéfilme #SececRJ #CulturaPresente #LeiAldirBlancRJ #FomentaFestivalRJ

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

May & Gabi lançam single Doce Menina

Publicado

em

Música já está disponível nas principais plataformas digitais

A dupla sertaneja May & Gabi lançou, na última sexta-feira (10), a música Doce Menina. Com composição autoral, a faixa foi gravada em Goiânia-GO e lançada na semana que celebra o Dia das Crianças, acompanhada também de um videoclipe, disponibilizado na última sexta-feira (10) no canal da dupla no YouTube. A letra apresenta uma mensagem de superação e resiliência, mesmo diante das adversidades da vida que, apesar das dificuldades, ainda vale muito a pena ser vivida.

A produção musical de Doce Menina, assinada por Jonas Mateus, foi cuidadosamente elaborada para traduzir a sensibilidade da letra. “Doce Menina é um lembrete de que, apesar dos percalços, a vida ainda é bonita. Escolhemos o Dia das Crianças para que essa mensagem alcance os corações dos ouvintes com o intuito de lembrá-los de sua criança interior, pra que nunca deixem que a alegria de viver presente nas crianças se apague em seus corações, independente de já serem adultos”, declaram May & Gabi.

A dupla May & Gabi consolidou sua formação em 2022 e vem se destacando no cenário sertanejo. Em três anos de dupla, a mato-grossense May e a paulista Gabi conquistaram o Brasil e hoje acumulam milhões de acessos no YouTube e em diversas plataformas digitais.

O sucesso da dupla é fruto da combinação de vozes singulares, letras expressivas e a narrativa de histórias reais em suas composições. Esses elementos solidificaram a identidade artística de May & Gabi e as estabeleceram como um nome promissor na música sertaneja.

Na missão de cantar histórias reais, May & Gabi buscam se conectar com o público através de suas canções. “Cada letra que escrevemos e cantamos carrega um pedaço de nós. Doce Menina é um reflexo das nossas vivências e da nossa crença na resiliência humana, mas com um olhar terno para a doçura e a pureza da infância que, com o passar do tempo às vezes vamos perdendo por conta das dificuldades da vida adulta”, conta a dupla.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Alares inicia migração da marca Azza Telecom e fortalece presença em São Paulo

Publicado

em

Azza Telecom, adquirida pela Alares em 2024, começa o processo de transição de marca a partir de 09 de outubro

 

Sorocaba, outubro de 2025 – A partir de 09 de outubro, a Alares, uma das maiores operadoras independentes de telecomunicações do país, dará início ao processo de migração da marca Azza Telecom, empresa adquirida em outubro de 2024.

 

Com a incorporação da Azza, que possui aproximadamente 150 mil clientes, em 48 cidades do interior paulista, a Alares atingiu a marca de 800 mil assinantes em todo o país e se consolida como o 4º maior Provedor de Serviços de Internet (ISP) do estado de São Paulo.

Migração de marca

 

A migração da marca Azza para Alares representa a etapa final de um processo de integração iniciado logo após a aquisição e concluído com sucesso, com todos os clientes, colaboradores e sistemas integrados. “Quando adquirimos uma empresa, nosso objetivo é integrá-la às operações da Alares com rapidez e qualidade, alavancando o melhor de cada uma. Ou seja, unir talentos e experiências, entregando um portfólio de serviços cada vez mais completo e competitivo”, explica Denis Ferreira, CEO da Alares.

 

A transição da identidade visual será feita de forma gradual nos próximos meses. Em Sorocaba, a mudança já será visível a partir de 09 de outubro, com a atualização da fachada da loja para Alares. Faturas, frota de veículos e demais pontos de contato também ganharão a nova identidade.

 

Desde a aquisição pela Alares, os clientes da Azza já têm acesso a todo o portfólio de produtos e serviços da operadora. Agora, sob a marca Alares, passam a contar também com o Alares Play, plataforma própria que reúne streaming e canais de TV ao vivo em um só lugar. A migração vem para consolidar essa

Continuar Lendo

Últimas notícias

Os hábitos indispensáveis para fortalecer sua imunidade

Publicado

em

— por Dra. Carolina Mantelli
Em tempos em que tanto se fala sobre “reforçar a imunidade”, é comum ver promessas milagrosas e soluções instantâneas. No entanto, segundo a endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, o segredo para um sistema imunológico forte está na constância e no equilíbrio.
“Não existe uma fórmula mágica para fortalecer a imunidade. Ela depende de uma combinação de fatores — alimentação equilibrada, sono de qualidade, atividade física, controle do estresse e equilíbrio hormonal”, explica a médica.
A vitamina D, conhecida como hormônio D, tem papel fundamental nesse processo. Sua deficiência está diretamente relacionada ao enfraquecimento das defesas do organismo. “O sol continua sendo a melhor fonte de vitamina D. A exposição diária, com orientação médica, é uma forma simples e natural de fortalecer o corpo”, orienta a endocrinologista.


Dormir bem também é um dos pilares mais importantes da imunidade. Cada hora adicional de sono pode reduzir significativamente o risco de infecções, segundo estudos. “Dormir mal desregula hormônios, aumenta a inflamação e enfraquece o sistema imunológico. Priorizar o descanso é tão importante quanto se alimentar bem”, destaca a Dra. Carolina.
Outro ponto essencial é cuidar da saúde emocional. O esgotamento físico e mental, conhecido como burnout, compromete o sistema imunológico e aumenta o risco de doenças. “Cuidar da saúde emocional é cuidar do corpo. O estresse crônico enfraquece as defesas e favorece desequilíbrios hormonais”, reforça.
A hidratação é outro fator muitas vezes negligenciado, mas essencial. A água transporta nutrientes, elimina toxinas e regula a temperatura corporal. “A hidratação é uma aliada silenciosa da imunidade. Mesmo uma leve desidratação já impacta o funcionamento das células de defesa”, alerta a endocrinologista.
O intestino também exerce papel central na imunidade — cerca de 70% das defesas do corpo estão concentradas nele. Quando há desequilíbrio na microbiota intestinal, o organismo fica mais vulnerável. “O intestino é o coração do sistema imunológico. Uma microbiota saudável ajuda a regular a inflamação e a prevenir doenças autoimunes”, explica.
A alimentação é outro pilar decisivo. Alimentos funcionais como o azeite de oliva, o gengibre e a cúrcuma possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando o corpo a se proteger naturalmente. “Os alimentos são nossa primeira medicina. Comer bem é a base para um corpo equilibrado”, ressalta a médica.
Manter o corpo em movimento é igualmente importante. Pesquisas apontam que a prática regular de exercícios reduz o risco de infecções respiratórias e fortalece o coração, os pulmões e o cérebro. “A atividade física fortalece o corpo e a mente, reduz o estresse e mantém o sistema imunológico ativo”, afirma a Dra. Carolina.
Controlar o estresse é outro ponto essencial. O excesso de cortisol, hormônio liberado em momentos de tensão, pode enfraquecer as defesas naturais do corpo. “Aprender a lidar com o estresse é uma forma de autocuidado. Meditar, respirar fundo ou até acariciar um pet já faz diferença”, recomenda.
O uso de prebióticos e probióticos também auxilia o equilíbrio intestinal e fortalece o sistema imunológico. “Probióticos e prebióticos ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, favorecendo uma resposta imunológica mais eficiente”, explica a endocrinologista.
Por fim, o própolis surge como um aliado natural. Com ação antibiótica, antiviral e anti-inflamatória, ele ajuda a prevenir infecções e proteger o organismo. “O própolis pode ser um excelente complemento, desde que usado com orientação médica”, orienta a especialista.


“Imunidade não se constrói com fórmulas mágicas, e sim com constância”, conclui a Dra. Carolina Mantelli. “Dormir bem, se alimentar com qualidade, cuidar do intestino, gerenciar o estresse e manter hábitos saudáveis são atitudes que fortalecem o corpo e garantem mais energia, vitalidade e longevidade.”

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.