Conecte-se conosco

Últimas notícias

9º FriCine será online de 13 a 20 de março

Publicado

em

– Festival Internacional de Cinema Socioambiental é amparado pela Lei Aldir Blanc –

A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo será realizada este ano totalmente online, de 13 a 20 de março, tendo como homenageado o cineasta Vladimir Carvalho. O FriCine, amparado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, foi aprovado pelo edital “Fomenta Festival” através da Agência de Gestão do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região (SerraAção), com patrocínio dos governos Federal (Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo) e do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa).

O festival, que vem sendo organizado desde o ano passado, recebeu no período de 5 de julho a 10 de agosto 2.230 filmes de 107 países localizados em 5 continentes, e foram selecionados cerca de 100: Brasil (31), Itália (7), Espanha e Iran (5), Argentina (4), Rússia e UK (3), Turquia, Austrália, México, EUA e Bélgica (2), entre outros. Na categoria Longa-metragem, serão apresentadas 9 produções (3 brasileiras e 6 internacionais); Média-metragem, 12 (2 brasileiras e 10 internacionais); e Curta-metragem 63 (26 brasileiras e 39 internacionais).

Mostra competitiva

Para a Mostra Competitiva, segundo a produção do evento, há 84 filmes, sendo 9 longas (3 brasileiros e 6 internacionais), 12 médias (2 brasileiros e 10 internacionais) e 63 curtas (26 brasileiros e 39 internacionais). Como em edições anteriores, haverá ‘Voto Popular para o Melhor Filme’, escolhido pelo público, independente da metragem (curta, média ou longa), sendo que desta vez a votação ocorrerá na própria plataforma de exibição. Após o encerramento de cada filme, uma ‘cédula’ será disponibilizada para a avaliação do público.

Os filmes também serão avaliados pelo Júri Oficial, composto por  6 profissionais do audiovisual e/ou ambientalistas, que com seus votos escolherão os melhores filmes em cada categoria. E tanto o Melhor Filme pelo Júri Popular, quanto os escolhidos pelo Júri Oficial receberão o Troféu Alcantarea Imperialis, criado pelo artista plástico Mário Moreira.

Reflexão

No tocante às ações de reflexão, o FriCine realizará painéis, debates e oficinas em seu canal do YouTube (http://bit.ly/9fricine). Os debates ocorrerão de 14 a 17/3, às 17h, com exceção do encontro com o homenageado do festival, Vladimir Carvalho, que será no dia 15, segunda-feira, às 19h.

Já os painéis estão programados para os dias 18 e 19/3, quinta e sexta-feira, às 19h, tendo como tema: “Festivais de Cinema Socioambiental na América Latina – Cenário e perspectivas”, dia 18/3, quinta-feira, às 19h; e “Agroecologia”, dia 19/3, sexta-feira, às 19h. Ainda em data e horário a serem definidos, estão programadas duas oficinas: uma de Produção, com a instrutora Elisabete Bullara (co fundadora e secretária executiva do Cineduc (Cinema e Educação) e curadora da Mostra Geração do Festival do Rio), e outra de Animação, com Sávio Leite (Mestre em Artes Visuais pela UFMG, professor de cinema de animação na UNA e diretor da Mostra Udigrudi Mundial de Cinema – Mumia).

Importante destacar que além de toda a programação do FriCine ser gratuita, está prevista sessão com recursos de audiodescrição; os filmes, em sua maioria, estarão legendados, e para as lives haverá tradução em libras.Segundo a produção, foram escolhidas plataformas digitais que oferecem controle e segurança aos direitos autorais das obras, como a  Innsaei (https://innsaei.tv) Segundo a produção, foram escolhidas plataformas digitais que oferecem controle e segurança aos direitos autorais das obras e mais informações serão compartilhadas nas redes sociais do festival: Facebook (@FriCine.friburgo) e Instagram (@fricinefest), além do site www.fricine.com.br, onde poderá ser encontrada toda a programação (sujeita à alteração).

FriCine

Mais uma vez, o festival pioneiro em seu gênero no Estado do Rio de Janeiro, desde 2006, tem o propósito de contribuir através da arte cinematográfica para a tentativa cultural de alcançar padrões civilizatórios que possam fomentar soluções para graves problemas sociais e ambientais do planeta, em um esforço conjunto que possa agir na direção oposta ao negacionismo, à ignorância e à indiferença que acometem o ser humano globalmente, assim como fomentar em Nova Friburgo, Região Serrana e Centro-norte do Estado do Rio de Janeiro a produção e a difusão audiovisual.

Pedro Cavalcanti, curador e idealizador do festival junto com sua esposa Ana Maria, avalia a qualidade e a diversidade dos filmes inscritos: “nunca tivemos tanta dificuldade e trabalho para escolher cerca de 100 produções, número equivalente a 5% de todos os inscritos. Ter que optar por um reduzido número de filmes, entre tantas excelentes obras, foi uma tarefa quase dolorosa. Os que foram selecionados são, além de sua indiscutível qualidade, os que mais se aproximaram do objetivo do Festival: o desejo de mostrar, sob a ótica do cinema, os inúmeros problemas socioambientais do nosso planeta. Uma visão crítica mas que também aponte para um possível horizonte de tempos melhores para nossa casa comum: a atormentada Terra, e que, apesar das perspectivas sombrias, inclua a esperança no resultado de ações concretas, individuais e coletivas, que proporcionem a todos uma vida mais plena, justa e harmoniosa”.

Homenageado: cineasta Vladimir Carvalho

O homenageado da 9ª edição do FriCine é Vladimir Carvalho, um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro e figura essencial para a cinematografia brasiliense. Dono de memória prodigiosa e lucidez invejável, a trajetória desse paraibano de voz de profeta e simpatia sem fim, se confunde com a parte da história do cinema nacional. Chamado pelo cineasta baiano, Glauber Rocha, de o “Vertov da caatinga” – documentarista experimental russo do início do século passado –, Vladimir foi um dos pioneiros da sua arte na Paraíba, flertou com a turma do Cinema Novo e sentiu o peso dos anos de chumbo da ditadura nos ombros, quando seu primeiro longa-metragem, “O País de São Saruê”, foi limado de um festival, em 1971.


Pedro e Ana Maria Cavalcanti, idealizadores do FriCine

Pedro Cavalcanti, curador do FriCine, há 28 anos desenvolve com sua esposa Ana Maria um projeto ambiental voltado para a preservação da Alcantarea Imperialis denominado Jardins de Altitude da Mata Atlântica, na região de Macaé de Cima, em Nova Friburgo/RJ, e desde 2005, após ter idealizado em parceria com ela o FriCine, vem buscando a consolidação do mesmo.

Nascido em 1949, iniciou-se no audiovisual em 1968 com a direção de “Proposição”, curta-metragem de ficção, Prêmio do Instituto Nacional de Cinema de Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. Participou como produtor, pesquisador, roteirista e/ou diretor, de mais de uma centena de filmes e vídeos de diferentes gêneros (documentários, comerciais, shows e ficção), dentre os quais destacam-se produções para as televisões estrangeiras BBC, Televisió de Catalunya, National Geographic, e clientes institucionais e comerciais como FIFA, WWF, Scania, Unilever, Coca-Cola, Xerox, Procter&Gamble, TV Globo, Lorenzetti, Valisère, Rhodia, Maguary, Souza Cruz.

SERVIÇO

9º FRICINE – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo
– Homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho –
Mostra de Curtas, Médias e Longas-metragens, com Mostra competitiva
13 a 20 de março de 2021
Totalmente online

Realização: Fricine e SerraAção
Patrocínio: Governo Federal (Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo) e Governo Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro).
Apoio: Prefeitura de Nova Friburgo e CTAV – Centro Técnico Audiovisual

#FriCine #NovaFriburgo #Friburgoéfilme #SececRJ #CulturaPresente #LeiAldirBlancRJ #FomentaFestivalRJ

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Guilherme Arantes celebra 50 anos de carreira com a turnê “50 Anos-Luz”, marcada para 2026

Publicado

em

Espetáculo celebra meio século de carreira de um dos maiores nomes da música brasileira

 

Um dos artistas mais consagrados da música nacional, Guilherme Arantes se prepara para uma celebração inesquecível: a turnê “50 Anos-Luz”, que marcará os seus 50 anos de carreira. O cantor, compositor e instrumentista paulistano, e seu empresário Anderson Carlos, acabam de assinar contrato com a Music On Events — promotora responsável pela turnê, que vai percorrer os principais palcos e arenas do Brasil — e promete ser um grandioso espetáculo. O início das apresentações está marcado para março de 2026, começando pela capital paulista, no Espaço Unimed.

Dono de uma trajetória que atravessa gerações, o cantor e compositor revisitará seus maiores clássicos, entre eles “Amanhã”, “Planeta Água”, “Um Dia, Um Adeus” e “Cheia de Charme”, em apresentações que unem tecnologia, emoção e a intensidade de um artista que transformou sua música em trilha sonora da vida de milhões de brasileiros.

Com mais de 30 composições eternizadas em novelas e interpretadas por ícones como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Zezé Di Camargo & Luciano, Anavitória e tantos outros, Guilherme Arantes reafirma seu lugar como patrimônio da música nacional e cronista da alma brasileira.

Além da turnê, o artista prepara o lançamento de um álbum inédito — previsto para o primeiro trimestre de 2026 — que chega para consolidar sua vitalidade artística aos 72 anos de idade.

Refletindo sobre sua trajetória, Guilherme relembra o auge do pop rock nacional nos anos 80, período em que se consagrou como um dos nomes mais populares e criativos da cena musical e celebra a oportunidade de reencontrar seu público em uma fase de renovação e celebração.

“São 50 anos de aprendizado, do prazer insubstituível de fazer música. E completar uma data assim, redonda, é ter vivido esse exercício de sobrevivência ao tempo, às camadas de modas e tecnologias. Por isso, eu comemoro com um álbum cheio de inéditas e uma agenda generosa, para brindar o público com o mesmo prazer que me trouxe até aqui.”

Com mais de 140 apresentações anuais, sempre embaladas por plateias que cantam em coro seus sucessos, Guilherme Arantes prova que sua música é atemporal e segue conquistando novas gerações.

Em 2026, a turnê “50 Anos-Luz” promete ser um marco nessa linda história: um espetáculo de memória, emoção e intensidade, celebrando meio século de história de um artista que é patrimônio da música brasileira.

Confira a agenda de shows: 

07/03 – São Paulo/SP – Espaço Unimed
14/03 – Rio de Janeiro/RJ – VIVO RIO
21/03 – Curitiba/PR – Teatro Positivo
10/04 – Fortaleza/CE – T.B.C
11/04 – Recife/PE – Teatro Guararapes
18/04 – Belo Horizonte/MG – Minascentro
25/04 – POA- Araújo Vianna
09/05 – Ribeirão Preto/SP – Multiplan Hall
15/05 – Belém- Assembleia Paraense
16/05 – Manaus/AM – Studio 5
23/05 – Brasilia/DF – Ulysses C.C
30/05 – Santos/SP – Convention Cente

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

Hugo Henrique celebra 3 anos da Roda Rico com pocket show gratuito em São Paulo

Publicado

em

Um dos nomes mais promissores da música sertaneja atual, o cantor e compositor Hugo Henrique, que acumula milhões de ouvintes mensais no Spotify, se apresenta neste sábado (6) em um pocket show gratuito na Roda Rico, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A performance integra a programação especial de comemoração pelos 3 anos da Roda Rico, um dos principais cartões-postais da capital paulista.

Aos 20 anos, Hugo segue se consolidando como uma das vozes mais fortes da nova geração e como autor de hits imortalizados nas vozes de Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Simone Mendes, entre outros grandes nomes do gênero. Para a data, o artista promete um repertório repleto de sucessos, além de algumas surpresas para o público presente.

“Cantar em São Paulo já é especial, mas participar da celebração de um espaço tão simbólico como a Roda Rico deixa tudo ainda mais significativo. Quero que seja uma noite leve, bonita e cheia de boas lembranças para quem estiver lá”, afirma Hugo Henrique.

O show faz parte de uma série de ações comemorativas da Roda Rico, que celebra seu papel como ponto de encontro cultural, turístico e afetivo da cidade.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Hotel de Paulínia oferece pacotes especiais para curtir o Natal e Réveillon

Publicado

em

Para quem mora na cidade de Paulínia e demais municípios do interior paulista, e gostaria de curtir com a família as festas de final de ano perto de casa, mas desfrutando de toda segurança, comodidade, lazer e uma boa comida, a melhor opção está no Sleep Inn Paulínia. O hotel preparou dois pacotes especiais para seus hóspedes: Natal e Réveillon.

Além da hospedagem, quem garantir a reserva para curtir o pacote especial de Natal, terá o direito de desfrutar da Ceia de Véspera de Natal, das 19h às 23h. Já o almoço de Natal será servido entre às 12h e 14h. O late check-out vai até às 16h.

Para o pacote especial de Réveillon, está incluso a ceia de véspera de ano novo 31/12/2025 das 19h às 22h; Festa da piscina, música ao vivo com a banda Jack Billy das 22h às 1h30; Almoço de Ano Novo das 12h às 14h do dia 01/01/2026. O late check-out vai até às 16h. Vale lembrar que as reservas são limitadas.

“Sempre procuramos oferecer uma experiência única para nossos clientes como conforto, segurança e praticidade. Nossos pacotes de Natal e Réveillon serão momentos para que nossos hóspedes possam curtir em família e entre amigos, marcando a chegada de uma nova era com muita saúde e prosperidade”, comenta Alessandra Caldas, gerente geral do Sleep Inn Paulínia.

Para garantir a reserva e saber mais informações, através dos telefones (19) 3112 2001 / (19) 9 8256 3340 ou pelo e-mail reservas@sleepinnpaulinia.com.br.

SLEEP INN PAULÍNIA
Inaugurado em 2021, o Sleep Inn Paulínia está localizado em uma das cinco entradas da cidade, próximo à prefeitura, ao Theatro Municipal e ao Sambódromo. O hotel pode ser facilmente acessado pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Professor Zeferino Vaz, estando apenas a 37 km do Aeroporto de Viracopos.

Sleep Inn Paulínia possui uma estrutura de 5.500m² e conta com 120 apartamentos, duas salas de reunião para até dez pessoas, uma sala de eventos para até 50 pessoas em auditório, restaurante, academia, piscina, Wi-Fi cortesia, loja de conveniência, café da manhã e serviço de coffee break, figurando entre as opções para todos os públicos – corporativo e a lazer

Com uma infraestrutura completa, o Sleep Inn Paulínia também possui apartamentos adaptados para PCDs garantindo conforto e comodidade em sua estada, além de oferecer a possibilidade dos viajantes se hospedarem com seus pets, uma vez que é Pet Friendly.

Para conhecer mais sobre o Sleep Inn Paulínia, acesse o site https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/sleep-inn-paulinia.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.