Conecte-se conosco

Gente

“9º Festival da Diversidade Cultural de Itanhaém” teatro, música, dança, artesanato e palestras – 09 e 10 de Julho

Publicado

em

Agenda Cultural 09 e 10 de julho: “9º Festival da Diversidade Cultural de Itanhaém” teatro, música, dança, artesanato e palestras

Tradicional Festival da cidade conta com atrações ligadas à cultura, educação, direitos humanos e cidadania

Fotos: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1I7nBARIGcngQlKFnmdL-8zW_1CHXvzZG

Entre os dias 09 e 10 de julho, das 14h às 22h, o Centro de Itanhaém será, pela primeira vez, palco do “Festival da Diversidade Cultural de Itanhaém”, que chega à 9ª edição com uma programação gratuita e repleta de atrações ligadas ao teatro, música, dança, artesanato, direitos humanos e palestras. Ao longo de dois dias, qualquer interessado terá a oportunidade de vivenciar experiências culturais e de entretenimento. O Festival é uma realização da produtora Santuarium Cultural, que por meio do PROAC, da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, e com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém, pretende trazer ao público uma mostra da pluralidade cultural e artística internacional, brasileira e regional.

A programação focada na cultura, educação, direitos humanos e cidadania, contação de história, capoeira, danças típicas e étnicas, música tradicional e folclórica, a inclusão sob vários aspectos, performances teatrais, performances artísticas LGBTQIA+, apresentações de cultura afro-brasileiras e matrizes africanas e ações culturais.

O evento é uma oportunidade para que artistas locais e de outras regiões possam levar aos moradores do litoral de São Paulo mais lazer e cultura, tendo a diversidade de ideias e culturais como base: Quando utilizamos o termo diversidade é muito importante termos claro que estamos nos referindo ao ser humano em suas diversas possibilidades de existência, ou seja, etnia, gênero, raça, nacionalidade, religião, regionalidade e faixas etárias. É exatamente neste sentido que o festival se empenha em prestar o serviço não apenas no fortalecimento da identidade de cada um dos segmentos abordados, mas também na integração entre eles e, desta integração, um exemplo real de convivência harmônica dentro de um conceito de cultura de paz. Segundo Gilberto Freyre, o brasileiro típico tem um pé na senzala, ou na taba, pois somos quase todos mestiços. A arte e a cultura são meios para quebrar dogmas, preconceitos e barreiras; resgatar a cidadania cultural e valorizar a diversidade, inclusive como forma de sobrevivência” explica Luciana Dara, idealizadora e coordenadora do evento desde sua 1ª edição.

O projeto conta com a curadoria de Heitor Werneck, com muitos trabalhos culturais voltados à diversidade, também idealizador e coordenador da Parada LGBTQIA+ de São Paulo, um dos maiores eventos do mundo.

Entre as atividades, haverá a contação de histórias, com a atriz Kelly Franco, que trará de forma lúdica histórias do nosso folclore, itãs do candomblé e lendas misteriosas, de forma que mesmo as crianças aprendam se divertindo. Ela estará acompanhada da mãe, a humorista Gell Correia, famosa das pegadinhas do SBT que estará animando a festa também.

O Grupo Afoxé Laroye Brasil trará os toques e cantos do Afoxé da Bahia.

A consciência negra e os aspectos da diversidade cultural serão abordados nas palestras de Júlio Tumbi Are, formado em ciências sociais na USP, entre outras, respeitado especialista em relações étnico-raciais, multiculturalismo, antropologia, direito, ciências sociais e pedagogia.

A indígena Tamikuã Pataxó, de Alagoas, fará atividade de ensino da pintura indígena. Esses povos carregam no rosto a identidade. A pintura tem tanto sentido para os indígenas, que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil. A mistura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo.

Ainda entre indígenas, membros das tribos Mborai Mirim e Rio Branco, de Itanhaém, trarão o belíssimo coral guarani com cânticos sagrados, além do artesanato e o convite aos que queiram conhecer as tribos e participar de vivências culturais que costumam promover.

Estará representando o Xamanismo Andino Amazônico, Inti Wahua, da Nação KetchuaInti Wahua (Filho do Sol). Nascido em Cochabamba na Bolívia e atualmente residente de São Paulo, trará música, artesanato e experiências. Atua por todo o Brasil divulgando o Xamanismo e a cultura Andina. Lino Hauman – De Cuzco, Peru, fará show musical com zampoñas, também conhecidas como as flautas Andinas.

Na vertente LGBTQIA+ haverá quatro performances Drag Queen, como por exemplo, a de Zazá Up, do coletivo Mascárate de Embu Guaçu, que esteve em Itanhaém na 8ª edição do evento, da Miss Lilith, famosa s Gay de Itanhaém, também fará participação.

Um momento de fé e cultura. De origem portuguesa, O Reisado de Itanhaém já acontece há cerca de três séculos, desde o início da Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. O grupo fará os cantos dos versos de entrada, pedidos, agradecimentos e despedidas do Reisado, além de cantos de Itanhaém.

“Até a década de 60, o grupo era formado somente por homens e com músicos que tocavam instrumentos de sopro. A partir de 1970, jovens, crianças e mulheres começaram a participar. As músicas são acompanhadas por instrumentos de corda, percussão e de sopro, com laços do “vira lusitano”. O violão, o cavaco, a timba e o pandeiro são os instrumentos mais presentes”, esclarece Ernesto Bechelli, um dos coordenadores do grupo.

Entre as apresentações musicais estão confirmados os grupos Forró CaiçaraToque de Sedução (samba e pagonejo) e o cantor Franco Rossignolli, com repertório de músicas latinas e italianas. Franco ou “El Floritto”, como gosta de ser chamado, foi uma das revelações da Virada Inclusiva 2019, no Parque da Água Branca em São Paulo. Layd Lopes, uma incrível voz da música sertaneja, se apresentará sábado à noite.

A animação continuará com Mani Carimbó, dançarina que se apresenta Brasil afora levando a beleza e alegria carimbó em vários eventos e festividades.

A arte da consciência das ruas, Hip-Hop, Trap, Funk raiz terá voz por Grimas100g, Frank Apache e Muny Hare, que além de terem importante atuação junto às comunidades de Embu-Guaçu, cantam letras inspiradoras e positivas tão importante aos jovens.

O evento conta com diversas vertentes de danças, como as da Cia Aysla Martins, cuja professora também é coreógrafa da Escola de Samba Gaviões da Fiel, a dança Tribal de Ohana Danças, com apresentações de danças brasileiras e Padma Odissi, dança sagrada Indiana no encerramento do sábado., As apresentações de danças seguem com Desireé PaivaHadassa AmirahFlores do CarimbóGuerreira de OyaSilmara Almeida, e Betty Rian, nascida em 1932 e professora de dança no Conviver Itanhaém, incentivo e exemplo de amor à dança à todos da cidade.

Mais informações nas redes sociais da Santuarium Cultural – @santuariumcultural

A entrada é franca e o evento terá a arrecadação de alimentos pela campanha: “Ajude o Próximo – Doe 1 kg de alimento não perecível”, direcionada ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém, que faz importante trabalho de auxiliar as famílias mais necessitadas.

De todos e para todos, os participantes esperam o público com muita alegria.

 

09/07

 

14:00           Kelly Franco – Contação de Histórias

14:30           Palestra sobre Diversidade cultural, desigualdades, diferenças e multiculturalismo. – Júlio Tumbi Are – Especialista em relações étnico-raciais, multiculturalismo, Antropologia, Direito, Ciências Sociais e Pedagogia.

15:20           Capoeira Grupo Cativeiro de Angola e Regional. Demonstração do projeto social do Ilé Kilombo Tiwàdémí com jogo de capoeira com professores

16:00           Vaggner Jorge (Zazá Up- drag queen) – Coletivo Mascárate

16:10           Coral Indígena da Tribo Rio Branco de Itanhaém

16:25           Mborai Mirim Canto e Dança Sequência de 5 músicas, Cantos sangrados de guarani.

16:40           Xamanismo Andino Amazonico, com Inti Wahua da Naçao KetchuaInti Wahua (Filho do Sol)

17:20           Toré – Encontro dos indígenas

17:40           Saphyra Wilson – Danças de fusão Cigana

17:50           Lino Hauman – De Cuzco, Peru,

18:20           Ohana Danças

18:30           Saphyra Wilson – Dança Cigana Turca

18:35           Ohana Danças

18:45           Falak Farah

18:55           Ohana Danças

19:05           Falak Farah

19:15           Ohana Danças

19:25           Forró Caiçara

20:25           Saphyra Wilson – Kalbelia

20:35           Constância Reis

20:45           Layd Lopes – (Sertanejo)

21:35           Renata Lopes – Dança Odisse

21:55           Encerramento

 

 

10/07

 

14:00           Palestra sobre Consciência Negra, Racismo, Preconceito e Discriminação – Júlio Tumbi Are – Especialista em relações étnico-raciais, multiculturalismo, Antropologia, Direito, Ciências Sociais e Pedagogia.

14:40           Contação de Histórias – Kelly Franco (Atriz)

15:10           Apresentação Drag Queen – Nuno

15:20           Guerreira de Oya  Flamenco  (Lá reina dele local)

15:25           Desireé Paiva e Hadassa Amirah – Dança Do Ventre/Carimbó

15:35           Guerreira de Oya  Dança cigana zambra  Soy tu gitana

15:40           Dança do ventre – Mirne Amira

15:50           Dança do Ventre – Silmara Almeida

16:00           Flamenco – Valéria Rodrigues

16:10           Mani Carimbó

16:20           Bety Rian – Dança cigana e Brasileiras Projeto Conviver de Itanhaém

16:35           Jazz Clássico – Professor Gregório e

16:45           Jazz Clássico – Nanda

16:55           Dança Sagrada Adinkra – Profª Aysla Martins

17:05           Grupo Magia Cigana

17:15           Danças Brasileiras: Jongo – Cia Aysla Martins

17:25           Show Hip Hop, Trap, Rap, Funk – (Grimas100g – Muny Rare – Frank Apache)

18:05           Afoxé Laroyê Brasil – Pai Marcos de Exu – Show de percussão e canto com temática de matrizes africanas.

19:05           21h – Grupo Toque de Sedução

20:05           Franco Rossignolli – Músicas Latinas, Italianas e Românticas

21:05           Roberto Petrovich – Músicas ciganas e Baile

21:50           Encerramento

Serviço:

“9º Festival da Diversidade Cultural de Itanhaém”

Centro de Itanhaém

09/07 a 10/07, 14h às 22h, grátis.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Obesidade e Hormônios

Publicado

em

A obesidade e os problemas hormonais estão frequentemente interligados, com cada um podendo influenciar e agravar o outro. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a obesidade pode afetar o equilíbrio hormonal e vice-versa:

Resistência à insulina: A obesidade está frequentemente associada à resistência à insulina, onde as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, levando a níveis elevados de açúcar no sangue. Isso pode desencadear um aumento na produção de insulina pelo pâncreas, o que, por sua vez, pode contribuir para o armazenamento de gordura e ganho de peso. A resistência à insulina também pode estar associada a desequilíbrios hormonais, como o aumento nos níveis de insulina e a diminuição da sensibilidade aos hormônios reguladores do apetite, como a leptina.

Disfunção da tireoide: A obesidade pode aumentar o risco de disfunção da tireoide, como hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios tireoidianos) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos). Alterações na função da tireoide podem afetar o metabolismo, o que pode contribuir para o ganho de peso e dificultar a perda de peso. Além disso, a obesidade em si pode desencadear inflamação crônica, o que pode afetar adversamente a função da tireoide.

Desequilíbrios de estrogênio e testosterona: A obesidade pode levar a desequilíbrios nos níveis de hormônios sexuais, como estrogênio em mulheres e testosterona em homens. O tecido adiposo (gordura) produz estrogênio, e níveis excessivos de gordura corporal podem levar a um aumento na produção de estrogênio. Isso pode contribuir para problemas de saúde, como síndrome dos ovários policísticos (SOP) em mulheres e diminuição da fertilidade em homens. Além disso, desequilíbrios hormonais podem afetar o metabolismo e a distribuição de gordura corporal, aumentando o risco de obesidade centralizada, que é associada a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Cortisol e estresse: A obesidade pode estar associada a níveis elevados de cortisol, o hormônio do estresse. O cortisol desempenha um papel importante na regulação do metabolismo da glicose, do sistema imunológico e da resposta ao estresse. Níveis elevados crônicos de cortisol podem levar à resistência à insulina, aumento do apetite e acúmulo de gordura abdominal. Além disso, o estresse crônico associado à obesidade pode afetar negativamente o equilíbrio hormonal, contribuindo para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Em resumo, a obesidade e os problemas hormonais estão intrinsecamente ligados e podem criar um ciclo de influência mútua, levando a uma série de problemas de saúde. É importante abordar tanto a obesidade quanto os problemas hormonais de forma holística, buscando tratamento médico adequado, adotando um estilo de vida saudável que inclua alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e gerenciamento do estresse, e consultando profissionais de saúde, como endocrinologistas, nutricionistas e terapeutas, conforme necessário.

Além dos pontos mencionados, é importante reconhecer que os problemas hormonais podem não apenas ser causados pela obesidade, mas também podem contribuir para o desenvolvimento e agravamento da condição. Por exemplo:

Leptina e grelina: A leptina e a grelina são hormônios que desempenham papéis importantes na regulação do apetite e do metabolismo. A leptina é produzida pelo tecido adiposo e atua sinalizando ao cérebro a sensação de saciedade, enquanto a grelina é produzida no estômago e estimula o apetite. Em indivíduos obesos, os níveis de leptina podem estar elevados, levando a uma resistência à leptina, o que significa que o cérebro não responde adequadamente ao sinal de saciedade. Isso pode contribuir para o aumento da ingestão alimentar e o ganho de peso. Além disso, desequilíbrios nos níveis de grelina também podem ocorrer em pessoas obesas, contribuindo para a dificuldade em controlar o apetite.

Adipocinas: O tecido adiposo também produz uma variedade de substâncias chamadas adipocinas, que desempenham papéis importantes na regulação do metabolismo, inflamação e resposta imunológica. Em pessoas obesas, os níveis e a função dessas adipocinaspodem ser alterados, o que pode contribuir para a inflamação crônica, resistência à insulina e outros problemas de saúde associados à obesidade, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Hormônios sexuais: Além dos problemas de fertilidade mencionados anteriormente, desequilíbrios nos níveis de hormônios sexuais podem afetar a saúde reprodutiva e menstrual em mulheres obesas. Por exemplo, a obesidade pode levar a níveis elevados de estrogênio, o que pode aumentar o risco de câncer de mama e outros problemas de saúde. Além disso, problemas de fertilidade podem surgir devido à síndrome dos ovários policísticos (SOP), que está associada à obesidade e a desequilíbrios hormonais.

Portanto, a abordagem da obesidade deve levar em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos hormonais e metabólicos subjacentes. Uma abordagem holística e multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde de diferentes áreas, é essencial para o tratamento eficaz da obesidade e dos problemas hormonais associados. Isso pode incluir mudanças no estilo de vida, como dieta saudável e exercícios, medicamentos para controlar os hormônios e, em alguns casos, terapias adicionais para tratar condições subjacentes.

DRA. CAROLINA MANTELLI é médica, endocrinologista e metabologista e tem a missão de amenizar a dor física e da alma através do auto resgate.
Criadora do método “Calça Meta”, metodologia criada com o intuito de libertar seus pacientes de amarras de todos os traumas que envolvem o emagrecimento.

@dramantelli

Continuar Lendo

Gente

Queen Celebration in Concert grava primeiro DVD no Espaço Unimed

Publicado

em

Com André Abreu, o espetáculo terá apresentação única em São Paulo no dia 23 de junho de 2024 (domingo)

Após bem sucedida turnê na Itália, o Queen Celebration, maior celebração ao Queen no mundo, sobe ao palco do Espaço Unimed, uma das principais casas de shows do Brasil, em São Paulo, com o espetáculo Queen Celebration in Concert para a gravação de seu primeiro DVD. A apresentação será no dia 23 de junho de 2024 (domingo) e os ingressos estão à venda no site Ticket360.

 

Liderado pelo cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical André Abreu, o espetáculo Queen Celebration in Concert apresenta performances eletrizantes, figurinos impecáveis e a mistura do rock com o erudito em um mergulho na obra desta que é uma das maiores bandas britânicas de todos os tempos. André Abreu impressiona, não apenas pela aparência física semelhante a Freddie Mercury, mas pela qualidade, afinação e extensão vocal.

O experiente guitarrista Danilo Toledo executa com competência os solos de Brian May. Completam o time de Queen Celebration o baixista PH Mazzilli e o baterista Guib Silva que juntos trazem para o palco a energia contagiante marca registrada dos shows do quarteto britânico. A banda é acompanhada por uma orquestra formada por 16 músicos sob a regência do experiente Rodrigo Scarpa.

 

O cenário de Esteban Grossy e Luciano Alves e os figurinos ricos em detalhes, idealizados pelo próprio André Abreu, reproduzem com perfeição a atmosfera de canções que alcançaram as paradas de sucesso, como “Love of my Life”, “We Are The Champions”, “We Will Rock You”, “Radio Gaga”, “Crazy Little Thing Called Love”, “Don’t Stop Me Now”, “Somebody to Love” e “Another One Bites the Dust”, e tornaram o Queen recordista de vendas de discos em todo o mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível!

SERVIÇO:  

Show:  Queen Celebration in Concert com gravação do primeiro DVD no Espaço Unimed

Data: 23 de junho de 2024 (domingo)

Abertura da casa: 18h

Início do show: 19h30

Local: Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo – SP

Classificação etária: 12 anos

Acesso para deficientes: sim

Ingressos:

 

Setor Platinum: R$ 280,00 (inteira) e R$140,00 (meia) | Setor. Azul Premium R$ 220,00 (inteira) e R$110,00 (meia) | Setor Azul: R$ 180,00 (inteira) e R$90,00 (meia) | Setores A, B, C e D: R$ 140,00 (inteira) e R$70,00 (meia) | Setores E, F, G e H: R$ 120,00 (inteira) e R$60,00 (meia) | Setores I, J e K: R$ 120,00 (inteira) e R$60,00 (meia) | PCD: R$ 60,00 |  Camarotes A: R$ 220,00 (inteira e individual) | Camarotes B: R$ 180,00 (inteira e individual).

Compras de ingressos: as bilheterias do Espaço Unimed (de segunda a sábado, das 10h às 19h – sem taxa de conveniência) ou online Ticket360 – Eventos – Categoria – Espaço Unimed

Formas de Pagamento: Cartão de crédito (Aura, American Express, Mastercard, Dinners, Discover, Elo, JCB e Visa) e boleto.Não aceitamos cheques.

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas,capacetes de motos e similares.

Continuar Lendo

Gente

Dany & Diego realizam shows nas cidades paulistas de Aparecida e Americana

Publicado

em

O próximo final de semana será bastante agitado para Dany & Diego. Além de conciliar a agenda de shows com participações em programas de televisão e rádio, a dupla também está em estúdio preparando uma grande novidade que será lançada ainda neste primeiro semestre. Os irmãos de Santa Bárbara d’Oeste, interior do Estado de São Paulo, estarão realizando shows em duas cidades paulistas.

Na sexta-feira (03), Dia do Sertanejo, a dupla estará se apresentando a partir das 9h, em um evento da Rádio Aparecida, na cidade de Aparecida ao lado de outros grandes artistas como Cacique & Pajé, Durval & Alladin, Adriana Sanchez, Moacyr & Sandra, Mariangela Zan, Donizeti Camargo, Micarla, entre outros. O evento terá transmissão pela Rádio Aparecida, Rádio Pop, Youtube e pelo aplicativo Aparecida. Acompanhe o show através do site https://www.a12.com/radio/dia-do-sertanejo.

Dany & Diego realizam shows nas cidades paulistas de Aparecida e Americana

No sábado (04), a dupla segue para a cidade de Americana para realizar um grande show durante a 6º Festa de Santa Rita de Cássia. O evento vai acontecer no Jardim das Orquídeas. Além de uma grandiosa praça de alimentação, o espaço também contará com segurança, brigadistas, banheiro químico, mesas com cadeiras, além de brinquedos para as crianças como cama elástica e pula-pula.

O último projeto em estúdio gravado pela dupla, intitulado “In Studio”, teve quatro faixas. “Misturei saudade”, “Não tem você”, “Tomara que ele beije mal” e “Sempre fui eu”, foram gravadas no Estúdio Balada Music, em Goiânia/GO. A produção musical ficou a cargo de Newton Fonseca, e a direção de vídeo de André Caverna. O EP está disponível em todas as plataformas de distribuição digital.

DANY & DIEGO
A dupla Dany & Diego é sucesso em todo o Brasil com músicas como “Bate a bota no chão”, gravada com Teodoro & Sampaio, “Cabulosa”, “Tempo ao tempo”, “Aqui só tem filé”, “Chuva fina”, “Volta”, “Então tá” que contou com a participação do cantor Gusttavo Lima, e “Bruto e bão” com Carreiro & Capataz. Em 27 anos de carreira, Dany & Diego colecionam cinco CDs, um DVD e dois EPs.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Dany & Diego, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/danyediegooficial
Facebook: https://www.facebook.com/danyediegooficial
Youtube: https://www.youtube.com/@danyediegooficial

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.