Conecte-se conosco

Eventos

Duda Oliveira expõe esculturas nas ruas, pelo projeto Intervenção Urbana e Democratização da Arte

Publicado

em

Formas geométricas diversas e cores vibrantes interagem com as pessoas nas calçadas

 O projeto “Intervenção Urbana e Democratização da Arte”, da artista plástica niteroiense,  Duda Oliveira, atravessa a Baía de Guanabara e desembarca no corredor cultural do Centro do Rio de Janeiro, na Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, apresentando três esculturas em metal naval – ‘Catavento’, ‘Panóptico’ e ‘Gigante’ – com formas geométricas distintas e cores vibrantes, convidando o observador a interagir com elas, nas calçadas do Centro Cultural Correios RJ.

“Estou trazendo a arte para a rua porque nela encontramos pessoas despidas de convenções sociais, num mundo obcecado por valores materiais. A arte sendo usada para encantar, que não se quer vender, nem comprar. A rua e o pedestre passam a ser o observatório do artista”, diz Duda Oliveira.

Inspirada nos Parangolés de Hélio Oiticica, Duda Oliveira busca levar arte aos espaços públicos e a todas as pessoas que não se permitem  entrar em espaços culturais, pois são locais que carregam  estigmas de pertencerem apenas a uma elite sócio-econômico-cultural específica da sociedade. “Somente a arte tem o poder de propagar o acesso ao real e grande poder de transformação. A rua nos torna iguais, permitindo a verdadeira ordem democrática das coisas, a compreensão verdadeira e espontânea do belo”, diz a artista plástica.

 

Método artístico e a arte ambiental

A organização de ideias da artista, inspirada nos Parangolés  de Hélio Oiticica, que fundou a “antiarte ambiental” juntamente com a formulação das “ordens de manifestações”, transformou os materiais  contidos no seu espaço de vivência e de experiência diários, em outra ordem de coisas, com  experimentações de mutação do corpo vivo e transmutação da arte em vida autônoma.

Nas esculturas, a artista reinventa o metal naval, cimento, vergalhões e a madeira inutilizada, em boa parte das obras. Partindo destes experimentos, Duda convida o público a refletir sobre a potência existencial de vida, transformação e esperança no caos.

Sobre Duda Oliveira

Artista plástica contemporânea, niteroiense, Duda Oliveira estudou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na PUC RJ. Desde 2018, vem participando de diversas exposições, com destaque para as Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal, nos Museus MASP, MAC Niterói e outros importantes espaços culturais do Brasil e do exterior. 
 
Há 20 anos ingressou na militância do Direito Ambiental, especializando-se em Sociologia Política, para empreender de forma participativa. Com a luta e o árduo trabalho  na carreira de advogada, veio a necessidade de uma terapia alternativa. Foi assim que a arte entrou em sua vida. 

Até o fim de dezembro de 2021.

Fotos João Oliveira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Maiara & Maraisa são confirmadas no Sumaré Arena Music 2022

Publicado

em

A dupla Maiara & Maraisa está confirmada no rodeio mais “charmoso” do Brasil! As irmãs se apresentam no dia 14 de abril de 2022, durante a 8ª edição do Sumaré Arena Music – mesma data que estava prevista o show da cantora Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo fatal no dia 05 de novembro. A festa vai acontecer entre os dias 08 e 16 de abril, na Expo Águas Sumaré, em Sumaré/SP.

E, reunindo os maiores artistas da atualidade, a grade de shows do Sumaré Arena Music é sempre aguardada com bastante ansiedade pelo o público, principalmente por sua versatilidade de gêneros que sempre traz grandes novidades. Além dos grandes shows, o evento ainda terá montaria em touros e a tradicional prova dos três tambores.

Uma nova composição da grade de shows foi necessária ser feita, em relação à divulgada antes da morte de Marília Mendonça. No primeiro dia da festa, 08 de abril, Zé Neto & Cristiano e o cantor Felipe Nunes abrem a programação de shows. No dia seguinte, Os Barões da Pisadinha e a dupla Israel & Rodolffo, prometem agitar o público presente.

A segunda semana do Sumaré Arena Music inicia no dia 14 de abril com a apresentação de Maiara & Maraisa, Léo Santana e Guilherme & Benuto, considerados pelos especialistas do gênero sertanejo um dos maiores artistas da atualidade, comandam a festa. Sábado (16), último dia do evento, Henrique & Juliano, João Bosco & Vinícius e Thiago Lins serão os responsáveis em fechar “a festa mais charmosa do Brasil” com chave de ouro.

“A ansiedade para a festa é muito grande. Aliás, por tudo que passamos nos últimos anos, em razão da pandemia, a ansiedade é ainda maior. Estamos começando os preparativos para mais uma edição de sucesso, se Deus quiser, oferecendo uma grande variedade de shows e entretenimento para todo o público, e o mais importante, com responsabilidade e segurança”, explicou, Sergio Santos, diretor do Sumaré Arena Music.

O evento irá ocorrer respeitando todos os protocolos de higiene e segurança determinados pelos órgãos de saúde local. Para garantir o seu ingresso, acesse o site (https://www.guicheweb.com.br/sumare-arena-music-2022_14854). Mais informações, através do telefone (19) 3873 2442 / (19) 9 9277 4809 / www.sumarearena.com.br.

SUMARÉ ARENA MUSIC

Além de arquibancada, Área VIP, Arena Pista, Camarote Prime e camarotes corporativos, o local ainda terá uma estrutura completa com praça de alimentação, palco alternativo e estacionamento. O complexo vai contar com o apoio e monitoramento da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para garantir a segurança do público.

Com o rodeio 100% coberto, o Sumaré Arena Music 2022 será realizado em um espaço de 79.000 metros quadrados, sendo 12.000 metros quadrados de área coberta, asfaltada, 100% monitorado e com infraestrutura de primeiro mundo. Prepare seu coração! Você vai se surpreender!

Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos através do site Guichê Web (https://www.guicheweb.com.br/sumare-arena-music-2022_14854).

SHOWS

08/04 – Zé Neto & Cristiano e Felipe Nunes

09/04 – Israel & Rodolffo e Os Barões da Pisadinha

14/04 – Maiara & Maraisa, Léo Santana e Guilherme & Benuto

16/04 – Henrique & Juliano, João Bosco & Vinícius e Thiago Lins

SUMARÉ ARENA MUSIC

Data: 08 a 16 de abril

Local: Expo Águas Sumaré – Rua Ângelo Ongaro, 1.700 – Parque Residencial Casarão – Sumaré/SP.

Informações: (19) 3873 2442 / (19) 9 9277 4809 / www.sumarearena.com.br

Continuar Lendo

Eventos

Centro Cultural São Paulo (Rastapé/Mariana Aydar/ Mestrinho

Publicado

em

Em homenagem ao Dia do Forró, o Centro Cultural São Paulo preparou um fim de semana com shows incríveis. Começando na sexta-feira (17) com o show  da banda Rastapé que lança o EP “Encanto dos Anjos” numa festa maravilhosa, no dia (18) a animação fica  por conta da cantora Mariana Aydar e no domingo  (19) Mestrinho.No repertório do Rastapé sucessos dos 22 anos de carreira  e músicas que foram produzidas na pandemia  com vários hits do Forró.

Para saber mais, acesse:

Site: www.rastape.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/bandarastape

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=64_crMGNj5c

Instagram: https://instagram.com/rastape

Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa

Horário: 19h

Rua Vergueiro 1000 – Paraíso – São Paulo

Entrada franca, retirar os ingressos uma hora antes do evento.

Continuar Lendo

Eventos

XXIV Troféu Cidade de São Paulo acontece em 23 de janeiro

Publicado

em

A primeira corrida de rua de 2022, que abre as celebrações do aniversário de São Paulo, já está com inscrições abertas e acontecerá excepcionalmente dois dias antes

Pela primeira vez em 24 anos, o XXIV Troféu Cidade de São Paulo 10Km Grupo Carrefour será em 23 de janeiro e não no dia 25, como os demais anos, em decorrência da antecipação feita em 2020 do feriado de aniversário de São Paulo.

Sendo assim, a primeira corrida e caminhada do ano já está com inscrições abertas e podem ser feitas pelos sites: https://www.ticketagora.com.br/e/xxiv-trofu-cidade-de-so-paulo-10-km-31205  e https://www.ativo.com/calendario/eventos/america-do-sul/br/sp/sao-paulo/corrida-de-rua/37834/xxiv-trofeu-cidade-de-sao-paulo-10km-grupo-carrefour-brasil/

As categorias são Corrida 10km (Corrida especial 10 km, Corrida 10 km Elite e Corrida 10 km geral), Corrida 6,1 km e Caminhada. Todas as informações estão em https://www.trofeucidadedesaopaulo.com.br e o regulamento pode ser visualizado e baixado em https://www.trofeucidadedesaopaulo.com.br/regulamento.pdf, onde consta o Protocolo Sanitário para o Evento.

Kit XXIV Troféu Cidade de São Paulo
Divulgação

O XXIV Troféu Cidade de São Paulo 10Km XXIV Troféu Cidade de São Paulo 10Km Grupo Carrefor Brasll é realizado pela JJS Eventos e tem patrocínio master do Grupo Carrefour Brasil, apoio da Montevergine e Real Food Alimentação, apoio oficial da Prefeitura de São Paulo e Federação Paulista de Atletismo.

Percurso XXIV Troféu Cidade de São Paulo
Divulgação

Continuar Lendo

Destaque