Top +

Virada Sustentável deixa legado de arte e cultura em empenas de CEUs da cidade

Publicado

em

Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade do país, chega a sua última semana com atividades plurais para chamar a atenção do público sobre consumo conscientemudanças climáticasmeio ambienteeconomia circular responsabilidade socioambiental. Por meio de intervenções artísticas diversas, a Virada deixa um legado para a cidade, mesmo após o término da programação oficial no dia 23 de novembro. Esta edição da Virada Sustentável São Paulo 2022 é apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Gerdau.

 

O destaque nesses últimos dias de festival é a continuidade das ações nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) que participam da Virada Sustentável 2022, com grafites em seis unidades de CEUs nas zonas norte, sul e leste da cidade. As obras fazem referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU ao abordarem temas como fome zero, igualdade de gênero, cidades e comunidades sustentáveis, educação de qualidade, vida na água e a cultura de paz, justiça e o fortalecimento das instituições.

 

Alguns artistas e coletivo convidados para esta intervenção são Mari Pavanelli, que produziu uma arte sobre igualdade de gênero para o CEU Cidade Dutra; João Lelo, com uma intervenção sobre cidades e comunidades sustentáveis no CEU Paraisópolis, e o coletivo SHN, cuja obra trata de paz, justiça e instituições eficazes, no CEU Meninos, no Sacomã. A zona leste ganha uma intervenção artística do multiartista Tec, no CEU Lajeado em Guaianases. Para a zona norte estão previstas intervenções sobre o tema fome zero do artista Mzk no CEU Pera Marmelo e sobre vida na água, com arte de Thaís Gil no CEU Jardim Paulistano.

 

Clique Para Download
Mural em empena do CEU Paraisópolis sobre o tema cidades e comunidades sustentáveis, feita pelo artista João Lelo na Virada Sustentável 2022 | Crédito: Aterro Filmes

 

Sobre a Virada Sustentável:

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

 

A Virada Sustentável São Paulo 2022 é apresentada por Gerdau. Tem patrocínio de Ambev e Liberty, copatrocínio de Air Liquide, Ball, C6 Bank, e Novelis, e apoio das empresas AkzoNobel/Coral, McLaren, Gipssy, JBS e ValGroup. Além da realização em parceria com ONU Brasil, correalização com a Prefeitura de São Paulo, e demais parceiros como Senac, Sesc, Teatro B32, Parque Bruno Covas, Metrô de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC-SP). Portais Oficiais Catraca Livre e Estadão. Promoção e Mídia Eletromidia.

 

A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site Instagram | Facebook e Youtube

 

Fotos para divulgação podem ser encontradas aqui.

 

Agência Lema

Leandro Matulja/ Letícia Zioni/Guilherme Maia

agencialema.com.br

 

Informações para imprensa

Carolina Bressane (11) 99234 4570

carolina@agencialema.com.br
Priscila Rosa (11) 96959 2749

priscila@agencialema.com.br

 

Serviço
CEU Cidade Dutra

Artista: Mari Pavanelli maripavanelli

ODS: Igualdade de Gênero

Início: 07 de novembro

 

CEU Paraisópolis

Artista: João Lelo – @lelo021 

ODS: Cidades e comunidades sustentáveis

Início: 14 de novembro

 

CEU Pera Marmelo

Artista: Mzk @__mzk68

ODS: Fome Zero

Início: 21 de novembro
CEU Lajeado

Artista: Tec @tecfase 

ODS: Educação de Qualidade

Início: 28 de novembro

 

CEU Meninos

Artista: SHN ssshhhnnn

ODS: Paz, justiça e instituições fortes

Início: 05 de dezembro

 

CEU Jardim Paulistano

Artista: Thaís Gil @thaisgil.asl

ODS: Vida na água

Início: 12 de dezembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile