Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

USP Pensa Brasil acontece até sexta, 02 de Setembro

Publicado

em

A programação conta com seminário, debates, painéis, exposições, apresentações artísticas e lançamentos de publicações; cerca de 60 atividades serão realizadas no Campus Butantã durante cinco dias de evento. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pela internet

A Universidade de São Paulo (USP) vai realizar, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a primeira edição do USP Pensa Brasil, evento que reúne uma programação diversificada em prol da difusão e democratização do conhecimento produzido na Universidade. Ao todo, cerca de 60 atividades serão desenvolvidas em diversos locais do Campus Butantã, na capital paulista, em horários que variam das 9 às 23 horas. A participação é gratuita e as inscrições para atividades com certificado devem ser feitas online.

“A USP está na vanguarda do pensamento crítico no país e vem fomentando o debate público através da prática científica, da multidisciplinariedade das reflexões e do espírito democrático. Além de evidenciar esse papel, o USP Pensa Brasil transpõe as fronteiras da academia e materializa o compartilhamento desses saberes com a comunidade”, explica a coordenadora geral do projeto, socióloga e Vice-Reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Durante cinco dias de atividades, o público contará com conferências, debates, painéis, exposições, atividades artísticas e o lançamento de publicações inéditas. “Preparamos um evento plural, contemporâneo e que vai debater temas importantes para a sociedade brasileira, como a democracia e o meio ambiente, além de uma programação especial para o Centenário da Semana de Arte Moderna e o Bicentenário da Independência do Brasil”, destaca Maria Arminda.

Seminário USP Pensa Brasil

O destaque da programação será o Seminário USP Pensa Brasil, que acontecerá no Auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana. Entre palestrantes, debatedores e mediadores, serão 25 convidados refletindo sobre impasses e alternativas para que a sociedade brasileira pense o seu presente, refletindo o passado e prospectando o futuro.

A lista de conferencistas – e professores da Universidade – reúne Lilia Schwarcz no dia 29/8, Rubens Ricupero em 30/8, Maria Herminia Tavares em 31/8, Carlos Nobre em 1/9 e José Miguel Wisnik em 2/9. As temáticas percorrem reflexões sobre o Brasil contemporâneo, sobre as desigualdades econômicas e sociais, a democracia, as questões ambientais brasileiras e os desafios da cultura moderna.

A cada dia, após as conferências, acontecerão debates com três participantes internos e externos à Universidade. Entre os debatedores confirmados estão: o pensador indígena Ailton Krenak; o Padre Julio Lancelotti; o ex-ministro do STF, Nelson Jobim; a ativista indígena Sônia Guajajara; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e a escritora Conceição Evaristo. Os debates terão mediação de Danilo Santos de Miranda, Silvio Almeida, Eugênio Bucci, Tereza Campello e José Leonardo do Nascimento, respectivamente.

A programação do seminário é precedida pela leitura de fragmentos de grandes obras brasileiras que serão interpretadas por artistas convidados. Entre as obras, figuram em destaque: Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda; Geografia da Fome, de Josué de Castro; Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak; Macunaíma, de Mario de Andrade e muitas outras.

USP nos 200 anos de Independência e 100 anos da Semana de 1922

Com a aproximação das celebrações do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna, a Universidade de São Paulo tem refletido sobre esses marcos nos últimos anos e os resultados dessa grande produção poderão ser conferidos no USP Pensa Brasil.

Uma das atividades, realizada pela Cátedra Jaime Cortesão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), será o Congresso Internacional Independência: processos, personagens e interpretações, que vai reunir especialistas do Brasil e do exterior para discutir o sentido e as limitações resultantes da Independência conquistada em 1822.

Outro destaque será a divulgação dos resultados do Projeto 3×22, que propõe um encontro de temporalidades entre a Independência do Brasil (em 1822), a Semana de Arte Moderna (1922) e o tempo presente (2022), a fim de buscar na história as reflexões para os desafios do presente. Na agenda deste projeto figuram apresentações de teses premiadas e o lançamento do Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia, além do lançamento da exposição 200 Livros para Pensar o Brasil.

Outras Atividades

A semana contará, também, com diversos painéis, mesas de debate e atividades culturais espalhadas pelo Campus. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação é a responsável pelo ciclo de debates USP na pesquisa e inovação no século XXI e pela exposição “Você e a USP: a Universidade de São Paulo Sempre Presente em sua Vida” (Sala BNDES), destacando pesquisas realizadas na Universidade e que estão presentes no cotidiano de todos os brasileiros.

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) organiza a exposição Watú Não Está Morto! (Sala Marta Rosseti Batista, IEB/USP), reunindo obras e instalações de 11 artistas brasileiros.

Entre os dias 30/8 e 1/9, no período da tarde, o USP Pensa Brasil recebe o ciclo de painéis do Programa Eixos Temáticos da USP em Pauta – ProETUSP. A partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a iniciativa da Reitoria da USP apresentará propostas de soluções para o enfrentamento de problemáticas multissetoriais, estreitando as relações da USP com a sociedade.

As artes também serão protagonistas no USP Pensa Brasil. Entre as atividades culturais, haverá programação diária dos órgãos artísticos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O CORALUSP, o TUSP, o CINUSP e OSUSP reunirão apresentações especiais de teatro, música e cinema no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Dentro dessa programação, destaca-se a mostra CINUSP: Cinema Pensa o Brasil, com dez títulos do cinema nacional para refletir sobre temas urgentes do país.

Todas as atividades do USP Pensa Brasil têm acesso gratuito. A programação completa, as inscrições para o Seminário USP Pensa Brasil e outros detalhes podem ser conferidos no site do evento: https://pensabrasil.usp.br

Serviço

USP Pensa Brasil

Quando: de 29 de agosto a 02 de setembro, a partir das 09h

Onde: Universidade de São Paulo – Campus Butantã – São Paulo/SP

Entrada: gratuita

Informações: pensabrasil.usp.br

Sobre o USP Pensa Brasil

Em sua primeira edição, o USP Pensa Brasil reúne uma programação diversificada em prol da difusão e democratização do conhecimento produzido na universidade. Em 2022, cerca de 60 atividades serão desenvolvidas entre os dias 29 de agosto e 21 de setembro, em diversos locais do Campus Butantã, na capital paulista. A agenda conta com conferências, debates, painéis, exposições, atividades artísticas e o lançamento de publicações inéditas. Saiba mais em pensabrasil.usp.br.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Andy Bell, voz do Erasure, volta ao Brasil em janeiro de 2026 com turnê celebrativa

Publicado

em

Ícone synthpop e referência LGBTQ+ mundial traz ao país a turnê inédita que celebra sua trajetória solo, sucessos imortais e faixas de Ten Crowns, seu álbum mais recente aclamado pela crítica.


Fotos em alta, clique aqui

A voz marcante, o carisma singular e a presença magnética de Andy Bell, lendário vocalista do Erasure, chegam ao Brasil em janeiro de 2026 com uma turnê especial e inédita. Reconhecido como um dos maiores nomes do synthpop mundial, Andy desembarca para cinco apresentações exclusivas que celebram sua trajetória solo, seus clássicos eternizados ao lado de Vince Clarke e a nova fase artística marcada pelo sucesso do álbum Ten Crowns, lançado em 2025 e aclamado pela crítica internacional.

Com mais de 20 milhões de discos vendidos17 singles no Top 10 britânico e uma carreira que atravessa gerações, Andy Bell consolidou-se como uma das vozes mais influentes do pop, além de uma inspiração global para a comunidade LGBTQ+. Seu talento multifacetado se estende da música ao teatro, passando por aclamadas performances nos espetáculos Torsten The Bareback Saint e Torsten The Beautiful Libertine, além de colaborações com grandes artistas como Jake Shears, Claudia Brücken, Perry Farrell e Dave Audé — união que rendeu dois #1 na Billboard Dance.

A turnê brasileira de 2026 marca um reencontro emocionante entre Andy Bell e os fãs do país, prometendo noites de intensa nostalgia, celebração e muita energia. No repertório, o artista relembra seus grandes momentos com o Erasure, revisita hinos que marcaram as pistas dos anos 80 e 90, apresenta sucessos de sua carreira solo e incorpora faixas de Ten Crowns, que alcançou o topo das paradas independentes e digitais do Reino Unido.

Em cada cidade, o público será conduzido a uma experiência sensorial e afetiva, marcada por luzes vibrantes, vocais impecáveis e a entrega absoluta que transformou Andy Bell em ícone internacional. Uma oportunidade rara de testemunhar ao vivo uma das vozes mais reconhecíveis e amadas do pop eletrônico mundial.

 

ANDY BELL A VOZ DO ERASURE NO BRASIL – 

19 de janeiro de 2026 (segunda-feira) — Rio de Janeiro
Local: Qualistage – Via Parque Shopping
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca – RJ
Site: https://qualistage.com.br/

 

21 de janeiro de 2026 (quarta-feira) — Porto Alegre
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Parque Farroupilha, 685 – Porto Alegre – RS – 90035-191
Site: https://araujoviannaoficial.com.br/

 

22 de janeiro de 2026 (quinta-feira) — Curitiba
Local: Teatro Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – CEP 81280-330 – Curitiba – PR
Site: https://upx.art.br/

 

23 de janeiro de 2026 (sexta-feira) — Belo Horizonte
Local: BEFLY Hall
Endereço: Av. Nossa Sra. do Carmo, 230 – Savassi – 30330-000 – Belo Horizonte – MG
Site: https://www.beflyhall.com.br/

 

24 de janeiro de 2026 (sábado) — São Paulo
Local: Suhai Music Hall – Shopping SP Market
Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540 – Jurubatuba – São Paulo – SP – 04795-000
Site: https://suhaimusichall.com.br/

 

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Sucesso nas redes, Dalmi Junior lança “Bagaceira do Dalmi 2.0”

Publicado

em

O cantor e compositor Dalmi Junior anuncia o lançamento de seu álbum Bagaceira do Dalmi 2.0, marcado para o dia 14 de novembro. Todas as faixas do projeto são regravações de músicas que já conquistaram público e se destacam por suas letras e melodias marcantes.

A faixa foco do álbum, Bailando, é o hit latino de Enrique Iglesias que ganhou uma nova interpretação com um toque brasileiro. “Escolhi “Bailando” como nossa faixa foco porque é uma música que sempre me trouxe muita energia e conexão com o público. Fico muito feliz de revisitar essas faixas com a minha identidade musical”, afirma.

Dalmi também comentou sobre sua presença nas redes sociais, que tem vários vídeos virais nas plataformas. “As redes são uma parte fundamental da minha carreira. Meus vídeos virais me permitem me conectar com o público de uma forma muito direta e especial.”

Tracklist completa:
1. Bailando – Alexander Delgado / Enrique Iglesias / Randy Malcolm / Descemer Bueno
2. Diz pra mim – Bruno Boncini
3. Modo sofrimento – Gabriel Agra / Phillipe Pancadinha / Victor Hugo
4. Nas curvas da estrada – Paulinho Paixão
5. 126 cabides – Tatau / Gilson Menezes
6. Retrato – Louro Santos / Marcibrom
7. Se eu me entregar – Rafael Oliveira / Euler Coelho
8. Sorte é ter você – Cláudio Noam / Diego Faria / Euler Coelho / Kleo Dibah / Rafael Oliveira
9. De volta pro futuro – Ruan / Adriano Costa / Nick Monteiro
10. Cabeça voando – Marcelo Andrelino Gondim de Freitas
11. Mendigando amor – Samuel Deolli / Davi Jonas / Felipe Oliver / Lucas Santos

O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 14 de novembro.

Sobre Dalmi Junior:
Dalmi Moreira de Araújo Junior, nascido em Brasília/DF em 2001, é cantor e compositor. Ganhou destaque com vídeos de covers que viralizaram nas redes sociais. Em 2021 gravou seu primeiro DVD, com participações de Vitor Fernandes e da dupla Humberto & Ronaldo. Em 2025 lançou o EP Bagaceira do Dalmi, que já soma mais de 900 mil ouvintes no Spotify e 4 milhões de plays no YouTube. Seu estilo mistura sertanejo, pop, rap, piseiro, arrocha e forró, conquistando público em diversas regiões, especialmente no Maranhão, onde seus shows têm grande repercussão.

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Autoramas lança clipe de “Ornitorrinquinho”, faixa do projeto infantil Autoraminhas

Publicado

em

Banda está em turnê de 25 anos do álbum Stress, Depressão e Síndrome do Pânico e, em fevereiro, embarca para a 50ª turnê internacional

Liderado por Gabriel Thomaz, o Autoramas – ícone do rock underground brasileiro – lança nesta quinta-feira (6), o clipe de “Ornitorrinquinho”, single de seu projeto de música infantil, o Autoraminhas. O vídeo está disponível no canal oficial do YouTube.

Com traços vibrantes e narrativa lúdica, o clipe, assinado por Daniel Ivanaskas, traduz em imagens a energia contagiante e o espírito criativo que há mais de 25 anos definem o som do Autoramas – mostrando que a banda sabe dialogar com públicos de todas as idades sem perder sua essência rock’n’roll.

 

O lançamento chega em meio às comemorações dos 25 anos de Stress, Depressão e Síndrome do Pânico – álbum de estreia da banda e um marco na cena do rock alternativo brasileiro. Para celebrar a data, o grupo segue na estrada com uma turnê comemorativa que revisita os clássicos do disco e sucessos da carreira. Após se apresentar no último sábado (1/11) ao lado do Pato Fu, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, a banda tem shows agendados para o dia 14 de novembro, no Peixe Elétrico, em Campo Largo, e no dia 15 de novembro, na Cervejaria Coice de Mula, em Pinhais – ambas com a Relespublica. No dia 9 de janeiro, o Autoramas se apresenta no Cine Joia, em São Paulo, como banda convidada ao lado do Pato Fu, prometendo shows cheios de energia e nostalgia.

E as novidades não param por aí: em fevereiro, o Autoramas embarca para sua 50ª turnê internacional, levando sua sonoridade única para as plateias do Velho Continente.

Crédito: Di Cristiny  / baixe imagens aqui

Autoramas é:

Gabriel Thomaz: Guitarra e Voz

Luma Lumee: Voz, teclado e percussão

Jairo Fajer: Baixo e Voz

Igor Sciallis: Bateria

Sobre os Autoramas

Com muita história e música nas últimas duas décadas e meia, o Autoramas pode ser considerado uma das mais interessantes do Brasil em termos de criatividade musical.

Fundada e liderado pelo guitarrista, vocalista e compositor Gabriel Thomaz, a banda é pedra fundamental da cultura rock brasileira, tendo atravessado os anos mantendo-se relevante e desafiando as diversas mudanças do mercado musical.

Com discografia extensa, várias turnês e lançamentos internacionais, Autoramas soube explorar, ao longo dos anos, as novidades da música mundial sem perder a tradição inerente ao rock – como as guitarras altas, refrões marcantes, letras diretas e, certamente, um dos shows mais divertidos e explosivos do país.

Turnê 25 Anos do álbum Stress, Depressão e Síndrome do Pânico

14 de novembro – com Relespublica no Peixe Elétrico – Campo Largo/PR

Ingressos aqui.

15 de novembro – com Relespublica na Cervejaria Coice de Mula – Pinhais/PR

Ingressos aqui.

9 de janeiro – com Pato Fu no Cine Joia – São Paulo/SP

Ingressos aqui.

Turnê Europa 2026

Portugal

19/2 – Coimbra – Salão Brasil

20/2 – Lisboa – Bota

Espanha

21/2 – Madrid – Wurlitzer Ballroom

22/2 – Sevilla – Even

23/2 – Málaga – TBC

24/2 – Granada – Planta Baja

25/2 – Córdoba – Hangar

26/2 – Valencia – 16 Toneladas

27/2 – Gandia – Dublin

28/2 – Cox – Tnt Blues

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.