Hora de notícia

UNG promove ação contra o feminicídio no Shopping Itaquera

Publicado

em

Evento reuniu autoridades para destacar a relevância em combater a violência contra a mulher

A Universidade Guarulhos (UNG) inaugurou, na última sexta-feira (20), um Banco Vermelho gigante no Shopping Itaquera, iniciativa para promover a conscientização sobre o feminicídio e a violência contra a mulher. A ação, parceria do grupo Ser Educacional com o Instituto Banco Vermelho e o centro comercial, recebeu autoridades guarulhenses e de São Paulo para prestigiar a solenidade.

O reitor da UNG, Yuri Neiman, destacou a importância de a Universidade abraçar essa causa de extrema relevância, lançada pelo Instituto Banco Vermelho em Recife. “Todos os dias nos deparamos com notícias de feminicídio. Os dados mostram que cinco mulheres são assassinadas por dia devido a este crime. Somente em 2023, foram registrados mais de 200 casos em São Paulo e mais de 1.400 em todo o Brasil. Essa é uma questão social de grande impacto e a Universidade Guarulhos não poderia ficar de fora dessa discussão. A instalação do Banco Vermelho em um espaço de convívio social demonstra a urgência em aumentar a conscientização sobre esse grave problema”, destacou.

A advogada e vice-presidente do Conselho Municipal de Política para as Mulheres da OAB Guarulhos, Paula Moutinho, complementou, trazendo dados preocupantes sobre a cidade. “A região guarulhense que possui maior índice de feminicídio é o bairro de Bonsucesso. E é por isso que movimentos e equipamentos que lembrem à sociedade civil de que agressões contra a mulher não são apenas questões de segurança pública, mas um problema social, são essenciais. E é importante a participação de todos os presentes nessa ação, juntos pelo combate à violência doméstica”.

Para a promotora de Justiça e presidente do Instituto Pró-Vítima, Celeste Leite dos Santos, é importante ter ações como essa para chamar a atenção de toda a população, educar e prevenir contra a violência doméstica. “Gostaria de parabenizar a UNG, o Instituto Banco Vermelho e o Shopping Itaquera por essa iniciativa. Não poderíamos deixar de prestigiar a inauguração desse banco, que simboliza a luta pelo fim e erradicação do feminicídio. Espero que a iniciativa possa conscientizar muito mais os maridos, namorados, familiares e toda a sociedade”.

A cerimônia contou ainda com a presença da advogada e secretária-geral adjunta da OAB Guarulhos, Verônica Magna de Menezes Lopes; da coordenadora Acadêmica da UNG, Fernanda Marcucci; do coordenador do curso de Direito na UNG, Guilherme Amaral; e do gerente comercial do Shopping, Luidi Galvani.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile