Promovida pela Darwin Seguros, ação também conta com Ryane Leão e Camila Lopes; Campanha conta com grafite da artista Amina, na região do Beco do Batman, em São Paulo
Tainá Muller, Karen Jonz, Ryane Leão e Camila Lopes vão movimentar as redes sociais nesta quarta-feira (8) para debater a violência de gênero enfrentada por milhares de mulheres todos os dias no trânsito de cidades brasileiras. A ação faz parte da campanha YES, SHE DRIVES, promovida pela startup Darwin Seguros, que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro auto simples e personalizado.
“Como marca, mais do que vender o produto, desejamos ser parte da solução dos problemas sociais”, explica Marcelo Balas, Head de Marketing da Darwin Seguros. “Das 26 milhões de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) emitidas no estado de São Paulo, apenas 37% são de mulheres e quando olhamos para os depoimentos colhidos para a ação, fica claro o porquê. A Yes, She Drives surgiu para trazer reflexão, indignação e atitude frente a esse problema enfrentado diariamente por milhões de mulheres”, completa.
A marca convidou as quatro influenciadoras digitais para contar suas vivências no trânsito e incentivar mais mulheres a participarem do movimento. “Estava andando devagar em uma rua cuja velocidade máxima permitida era 40 km/h. O motorista, que estava atrás, parou o carro, bateu no meu vidro de uma forma bruta e falou ‘tinha que ser mulher'”, conta Tainá Muller. Karen Jonz conta que já ouviu frases como ”Mulher no volante, perigo constante” e “Tinha que ser mulher mesmo.”
“Eu sou um exemplo de mulher que tem medo dessa vivência no trânsito. Tenho 34 anos, só tirei minha habilitação no ano passado, e ainda não tive coragem de encarar as ruas atrás do volante. Presenciei muitas situações de violência com a minha mãe – pessoas gritando, xingando simplesmente por ser mulher”, comenta a escritora e influenciadora Ryane Leão. “O YES, SHE DRIVES, é um movimento de autonomia. O trânsito é a nossa forma de mobilidade, portanto não podemos ser intimidadas pelo machismo. Este é um convite para que tenhamos mais mulheres nas ruas”, finaliza.
A campanha
Com curadoria da Dionisio.Ag, hub de inovação artística, com o propósito de empreender no universo da arte de forma grandiosa, a campanha teve início no dia 27 de fevereiro, com uma intervenção urbana, próxima ao Beco do Batman, tradicional ponto turístico de arte e grafite de São Paulo. A fachada de um muro foi estampada com tweets sobre mulheres que passaram pelas mais diversas situações de desrespeito ao volante. Na sequência, a artista paulista, Amina, que une em sua arte feminilidade e críticas ao patriarcado, assinou o grafite com a frase que dá título a ação: “YES, SHE DRIVES”, nas cores da Darwin Seguros.
A escolha da artista não foi por acaso. “Cresci lidando com o desafio de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Considero essa vivência uma de minhas maiores motivações para expressar pensamentos por meio da arte”, afirma Amina. “Mais do que isso, uma mulher ocupando espaço no graffiti de rua, representa um ato revolucionário”, finaliza. A intervenção ficará disponível por três meses.
A equipe de Marketing da startup também produziu um vídeo que traz imagens captadas durante a produção do mural e cenas de violência registradas no trânsito. A peça será veiculada nas redes sociais da Darwin (TikTok, Youtube, Facebook e Instagram), a partir do dia 8 de março.
Desafio diário
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran 2021), das 26 milhões de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) emitidas no estado de São Paulo, apenas 37% são de mulheres, sendo que o público feminino representa, aproximadamente, 50,96% da população do estado de São Paulo.
“O preconceito enfrentado pelas mulheres é parte do machismo estrutural, ainda muito presente em nossa sociedade. Diversas pesquisas mostram que mulheres são mais cuidadosas ao realizar determinadas atividades cotidianas ou até mesmo na tomada de decisões em cargos de liderança”, afirma Marcelo. “No trânsito não é diferente. Grande parte de nossa base ativa de clientes são mulheres e, ao analisarmos os dados, elas apresentam uma melhor performance ao volante, principalmente, no que diz respeito à velocidade e cumprimento das leis de trânsito”, declara.
A Darwin Seguros chega ao mercado trazendo empatia para aproximar as pessoas, e dar a elas autonomia para fazer suas escolhas. A insurtech conduz suas atividades com um propósito baseado em três pilares: Gênero, Empatia no Trânsito e Meio Ambiente, a fim de desafiar o que já se pratica no setor. O Yes, She Drives marca a primeira ação inspirada neste novo formato de pensar a relação do consumidor com o trânsito e o seguro auto.
Sobre a Darwin Seguros
A Darwin Seguros é uma insurtech brasileira que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro auto customizável, intuitivo e personalizado para cada usuário. Criada em 2021 pelos empresários Carlos Alberto Souza Barros e Firmino Freitas, a empresa conta com cerca de 100 colaboradores e oferece um Seguro Auto 100% flexível, adaptável às necessidades de seus usuários. Saiba mais em: darwinseguros.com
Sobre a Dionísio
Fundada em novembro de 2017, a Dionisio.Ag nasceu com uma agência full service especializada em arte. Com a expansão do negócio, em 2023 adotou um novo posicionamento e modelo de negócio, tornando-se um hub de inovação artística, que tem o propósito de empreender no universo da arte de forma grandiosa, a fim de unir empresas, pessoas e artistas, oferecendo um trabalho completo, no qual é responsável por todo o projeto, desde o briefing até a sua execução e entrega. A empresa já realizou trabalhos para empresas como Disney, Azul Linhas Aéreas, Marvel, Royal Canin, Porsche, Nike, Tik Tok, Itaú, Ford, BTG Pactual, Vivo, Amazon, Melitta. Para conhecer mais sobre serviços, carteira de clientes e cases, acesse www.dionisioag.com.br.