Conecte-se conosco

Últimas notícias

Roulien Boechat apresenta a exposição “O Amargo do Açúcar”

Publicado

em

Roulien Boechat apresenta a exposição “O Amargo do Açúcar”, onde traz  personagens dos cabarés e bares luxuosos do Recôncavo Baiano dos senhores de engenho, pintados pelo artista no escuro, utilizando a luminotécnica.
 
 
 
 
A mostra, realizada pela EntreArte,  pode ser visitada no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 01/12, com curadoria de Carlos Bertão, e design expográfico e iluminação de Alê Teixeira
 
 
 
 

A EntreArte apresenta a exposição “O Amargo do Açúcar”, de Roulien Boechat, que, além de artista plástico autodidata, é fotógrafo, historiador, com especialização em História do Brasil e da Arte, e designer de interiores. A mostra traz obras do artista que retratam as personagens dos cabarés e bares luxuosos do Recôncavo Baiano, oriundas das memórias de sua avó, das histórias de Jorge Amado e de Gilberto Freyre, e dos comerciantes de escravos, que ganharam vida própria nas pinturas sobre lona, nas quais utiliza uma técnica mista, como betume, textura e tinta à base de água.

Uma das técnicas que Roulien aprendeu e foi desenvolvendo ao longo dos anos, educando sua visão, é pintar praticamente na penumbra, ou seja, quase no escuro, com uma luz amarela sempre de onde quer que venha a luz refletida. Por causa da faculdade de design, ele fez uma especialização em luminotécnica e foi estudando as cores quentes e frias. Essa técnica muda a percepção de quem está vendo, causa a sensação de que realmente está projetando um ambiente para a personagem.

 

A inspiração para essa exposição veio quando Roulien fez uma pesquisa de campo e se interessou pelas leituras de Jorge Amado (‘No País do Carnaval’, entre outros) e Gilberto Freyre (‘Casa Grande e Senzala’). Sua avó era baiana, veio para o Rio carregando dois filhos, um deles seu pai, juntando as histórias que costumava ouvir dos dois, não só do cotidiano do Recôncavo Baiano, como de pessoas reais. Muitas amigas de sua avó eram brancas, e contavam que suas mães e avós vinham de Portugal, trazidas por comerciantes de escravos. No mesmo navio vinham órfãs portuguesas, comercializadas com os escravos, apesar de brancas, mas que viviam em orfanatos e vinham com o intuito de ‘servir’ ao senhor de engenho.

 


Essas meninas mal alcançavam a maioridade e já frequentavam os mais luxuosos lugares, como acompanhantes, pois para o homem branco e dono de terras, eram bonitas e magras, ao contrário de suas esposas, donas de casa. Muitas vezes vinham jovens garotos, também órfãos, com características femininas (como encomendado) e se passavam por meninas, todos vivendo nos cabarés e bares luxuosos. 
Ouvir essas histórias de sua avó inspirou muito o artista a escrever inclusive um livro, a ser publicado em breve, onde o prólogo será essa exposição, apresentando os personagens das pinturas, que servirão de ilustração.
 
 
A exposição pode ser visitada nas Galerias I e II do segundo andar, no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 1º de dezembro de 2022, com curadoria de Carlos Bertãodesign expográfico e iluminação de Alê Teixeira e produção da EntreArte Consultoria, até 28 de janeiro de 2023.
 
 
 


Sobre Roulien Boechat

 


Artista plástico autodidata, nasceu em 1972, na Cidade de Bom Jesus do Itabapoana- RJ, onde aos seis anos de idade começou a rabiscar seus primeiros crayons. Mudou-se, em 1990, para Niterói-RJ. Em 2004, juntamente com os artistas Monteiro Prestes, Clóvis Péscio e Luiz Pinto, entre outros, fazia parte das edições da Revista Galeria em Tela, da editora On LINE, e se apresentava em exposições, pintando ao vivo.
 

Hoje, sua obra figurativa é carregada de imagens da terra, retratando seus personagens muitas vezes reais, cercados por textura e cores marcantes. Sua temática busca ressaltar e preservar a cultura brasileira e suas próprias raízes.
Filho de baiano e mãe que é neta de Europeus, neto de índio, Roulien Boechat resgata em sua história e origem, a fonte de inspiração.

 

Além de exposições  realizadas no Brasil, possui obras em acervos particulares como Cuba, Espanha, Suíça e em Portugal. Após alguns anos dedicando-se à fotografia, retorna às artes plásticas.
 

Instagram: @roulienboechat

 
 

Exposições no Brasil:

. Teatro Trianon – Campos dos Goytacazes, RJ

. Espaço Cultural do Tribunal de Justiça – Vitória, ES
. Exposições coletivas em Itaperuna, Miracema e Búzios, RJ
. Exposição individual no Banco Central de Belo Horizonte, MG
. Exposição individual na Assembléia Legislativa – Vitória, ES
. Exposição Coletiva – Tiradentes, MG
. Exposição Espaço Cultural da Prefeitura de Governador Valadares, MG
. Exposição individual Banco do Brasil – Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Sobre Carlos Bertão (Curadoria)
 
 
Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.
Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.
Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.
 

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Correios, em Niterói,no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO.
 
 
Hoje divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Bonito, MS, tendo concebido e executado o projeto IMERSÕES MS, que envolveu um trabalho de residência do renomado artista plástico Carlos Vergara na região da Serra da Bodoquena, também com a previsão de  uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO e a preparação e execução de um livro e de um vídeo do trabalho desenvolvido durante a residência.
 
 
Foi, também, Curador da exposição CONSCIÊNCIA, do artista peruano Ivan Ciro Palomino, produzida pela ONU, e realizada no Centro Cultural Correios RJ, no período de 25/09/19 a 19/01/20, que foi visitada por 143.524 pessoas.
 

Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.
 


Serviço

Exposição: “O Amargo do Açúcar”
Artista: Roulien Boechat
Instagram: https://www.instagram.com/roulienboechat/
Curadoria: Carlos Bertão @cbertao
Design expográfico e iluminação: Alê Teixeira @aleartale
Produção: EntreArte Consultoria @entrearteconsultoria

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Informação: cbertao@gmail.com – obras disponíveis @cbertao

Público-alvo:  O projeto pretende atingir estudantes, professores, artistas, críticos, visitantes do espaço cultural, frequentadores do Centro do Rio e público em geral de faixa etária, níveis socioeconômicos e culturais diferenciados.

Local: Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Abertura: 01 de dezembro de 2022 , das 16:00 às 19:00hs
Visitação: 01 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023
Horário: terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Como chegar: Metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana). 

Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br 
A unidade conta com acesso para cadeirantes.  

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Alares inicia migração da marca Azza Telecom e fortalece presença em São Paulo

Publicado

em

Azza Telecom, adquirida pela Alares em 2024, começa o processo de transição de marca a partir de 09 de outubro

 

Sorocaba, outubro de 2025 – A partir de 09 de outubro, a Alares, uma das maiores operadoras independentes de telecomunicações do país, dará início ao processo de migração da marca Azza Telecom, empresa adquirida em outubro de 2024.

 

Com a incorporação da Azza, que possui aproximadamente 150 mil clientes, em 48 cidades do interior paulista, a Alares atingiu a marca de 800 mil assinantes em todo o país e se consolida como o 4º maior Provedor de Serviços de Internet (ISP) do estado de São Paulo.

Migração de marca

 

A migração da marca Azza para Alares representa a etapa final de um processo de integração iniciado logo após a aquisição e concluído com sucesso, com todos os clientes, colaboradores e sistemas integrados. “Quando adquirimos uma empresa, nosso objetivo é integrá-la às operações da Alares com rapidez e qualidade, alavancando o melhor de cada uma. Ou seja, unir talentos e experiências, entregando um portfólio de serviços cada vez mais completo e competitivo”, explica Denis Ferreira, CEO da Alares.

 

A transição da identidade visual será feita de forma gradual nos próximos meses. Em Sorocaba, a mudança já será visível a partir de 09 de outubro, com a atualização da fachada da loja para Alares. Faturas, frota de veículos e demais pontos de contato também ganharão a nova identidade.

 

Desde a aquisição pela Alares, os clientes da Azza já têm acesso a todo o portfólio de produtos e serviços da operadora. Agora, sob a marca Alares, passam a contar também com o Alares Play, plataforma própria que reúne streaming e canais de TV ao vivo em um só lugar. A migração vem para consolidar essa

Continuar Lendo

Últimas notícias

Os hábitos indispensáveis para fortalecer sua imunidade

Publicado

em

— por Dra. Carolina Mantelli
Em tempos em que tanto se fala sobre “reforçar a imunidade”, é comum ver promessas milagrosas e soluções instantâneas. No entanto, segundo a endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, o segredo para um sistema imunológico forte está na constância e no equilíbrio.
“Não existe uma fórmula mágica para fortalecer a imunidade. Ela depende de uma combinação de fatores — alimentação equilibrada, sono de qualidade, atividade física, controle do estresse e equilíbrio hormonal”, explica a médica.
A vitamina D, conhecida como hormônio D, tem papel fundamental nesse processo. Sua deficiência está diretamente relacionada ao enfraquecimento das defesas do organismo. “O sol continua sendo a melhor fonte de vitamina D. A exposição diária, com orientação médica, é uma forma simples e natural de fortalecer o corpo”, orienta a endocrinologista.


Dormir bem também é um dos pilares mais importantes da imunidade. Cada hora adicional de sono pode reduzir significativamente o risco de infecções, segundo estudos. “Dormir mal desregula hormônios, aumenta a inflamação e enfraquece o sistema imunológico. Priorizar o descanso é tão importante quanto se alimentar bem”, destaca a Dra. Carolina.
Outro ponto essencial é cuidar da saúde emocional. O esgotamento físico e mental, conhecido como burnout, compromete o sistema imunológico e aumenta o risco de doenças. “Cuidar da saúde emocional é cuidar do corpo. O estresse crônico enfraquece as defesas e favorece desequilíbrios hormonais”, reforça.
A hidratação é outro fator muitas vezes negligenciado, mas essencial. A água transporta nutrientes, elimina toxinas e regula a temperatura corporal. “A hidratação é uma aliada silenciosa da imunidade. Mesmo uma leve desidratação já impacta o funcionamento das células de defesa”, alerta a endocrinologista.
O intestino também exerce papel central na imunidade — cerca de 70% das defesas do corpo estão concentradas nele. Quando há desequilíbrio na microbiota intestinal, o organismo fica mais vulnerável. “O intestino é o coração do sistema imunológico. Uma microbiota saudável ajuda a regular a inflamação e a prevenir doenças autoimunes”, explica.
A alimentação é outro pilar decisivo. Alimentos funcionais como o azeite de oliva, o gengibre e a cúrcuma possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando o corpo a se proteger naturalmente. “Os alimentos são nossa primeira medicina. Comer bem é a base para um corpo equilibrado”, ressalta a médica.
Manter o corpo em movimento é igualmente importante. Pesquisas apontam que a prática regular de exercícios reduz o risco de infecções respiratórias e fortalece o coração, os pulmões e o cérebro. “A atividade física fortalece o corpo e a mente, reduz o estresse e mantém o sistema imunológico ativo”, afirma a Dra. Carolina.
Controlar o estresse é outro ponto essencial. O excesso de cortisol, hormônio liberado em momentos de tensão, pode enfraquecer as defesas naturais do corpo. “Aprender a lidar com o estresse é uma forma de autocuidado. Meditar, respirar fundo ou até acariciar um pet já faz diferença”, recomenda.
O uso de prebióticos e probióticos também auxilia o equilíbrio intestinal e fortalece o sistema imunológico. “Probióticos e prebióticos ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, favorecendo uma resposta imunológica mais eficiente”, explica a endocrinologista.
Por fim, o própolis surge como um aliado natural. Com ação antibiótica, antiviral e anti-inflamatória, ele ajuda a prevenir infecções e proteger o organismo. “O própolis pode ser um excelente complemento, desde que usado com orientação médica”, orienta a especialista.


“Imunidade não se constrói com fórmulas mágicas, e sim com constância”, conclui a Dra. Carolina Mantelli. “Dormir bem, se alimentar com qualidade, cuidar do intestino, gerenciar o estresse e manter hábitos saudáveis são atitudes que fortalecem o corpo e garantem mais energia, vitalidade e longevidade.”

Continuar Lendo

Últimas notícias

Natura Musical revela “E SE NÃO FOSSE O SONHO”, segundo e último single de Jup do Bairro antes da chegada do Juízo Final

Publicado

em

Faixa tem produção musical de FUSO! e evoca um funk dramático e contundente

Jup do Bairro dá mais um passo em direção ao seu primeiro álbum de estúdio, Juízo Final, com o segundo single inédito do disco, “E SE NÃO FOSSE O SONHO”, disponível nas principais plataformas digitais – ouça aqui. O primeiro álbum de estúdio de Jup será lançado por completo no próximo dia 19 de outubro, com patrocínio da Natura Musical e via o selo Meia-Noite FM.

Com produção musical de FUSO!, “E SE NÃO FOSSE O SONHO” é um funk contundente e dramático, que amplia a caneta e a voz de Jup do Bairro em direção a um registro do tempo e da vida, retomando o sonho como sua principal ferramenta de revolução e transformação.

 

Para Jup, este segundo single ecoa “uma escolha muito interessante para instigar o que o público pode ou não esperar do álbum”, ela completa. “É uma faixa que fala da urgência de sonhar e resistir, mesmo diante das dificuldades da vida. Foi o sonho que me moveu até aqui e continua me fazendo acreditar em mim e seguir minha trajetória. Pois se não fosse o sonho, eu não voltava”.
As imagens de divulgação desta nova fase de Jup do Bairro teve direção criativa realizada por ela em parceria com Gabe Lima, artista visual que vem acompanhando os lançamentos de Jup desde 2024. As fotos são de Gabi Lisboa e beleza por Carol Barragana.

 

Jup do Bairro foi selecionada por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como III Mostra Pankararu de Música, Amazônia Negra, Billy Saga, Elisa Maia, Favela Talks, Festival de Música Kariwa Bacana, Kaê Guajajara e Labverde. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

 

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que completa 20 anos valorizando a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.
Fotos de divulgação e capa do single

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.