Cultura
MAM São Paulo apresenta programação educativa de novembro
Publicado
3 anos atrásem
Por
Ocimar Freitas
Em diálogo com o 37° Panorama da Arte Brasileira, as atividades promovidas pelo MAM Educativo abarcam as culturas populares, da infância, de rua, de gêneros e de raça, povoando o ambiente cultural-artístico em diferentes áreas do museu
Ao longo de todo o ano, as atividades educativas do MAM São Paulo buscam trabalhar a intersecção das artes com eixos temáticos que fomentem uma produção cultural plural e diversa. Propostas que abarcam as culturas da infância, populares, de rua, gêneros e raça povoam o ambiente cultural-artístico do museu por meio das ações promovidas pelo MAM Educativo.
Confecção de mini agbês/xerequês com Cintia Ferreira. | Foto: Amanda Falcão
Link para mais imagens em alta
Em diálogo com a exposição 37° Panorama da Arte Brasileira, a programação de novembro do MAM Educativo conta com a participação dos artistas da exposição em atividades como “Muvuca”, com Gustavo Torrezan, aberta ao público em geral no Domingo MAM; “Contatos com a arte”, conversa com a artista Camila Sposati e as curadoras Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli; ativações na obra “Meio Monumento: Como desmonumentalizar arquivos?”, com a artista Giselle Beiguelman, e convidados no programa “Contatos com a Arte”, voltado para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Para as crianças, acompanhantes e familiares, a programação apresenta a “Narração de histórias”, com Cristina Ara Djera; uma atividade em conexão com as obras do artista Xadalu Tupã Jekupé no programa Família MAM.
Veja a seguir a programação de novembro na íntegra.
05/11 (sáb), às 16h
Família MAM | Espetáculo infantil
“A Futura Rainha”, com a Companhia Mar
Espetáculo presencial para crianças de todas as idades acompanhadas de seus(suas) responsáveis, na Marquise do entorno do MAM — no dia, será necessário verificar o local da atividade na recepção do museu. Sem inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
Sinopse: Era uma vez uma princesa muito teimosa e corajosa, que não gostava das histórias tradicionais de princesas e reinos. Discordando do funcionamento do seu reinado, a Futura Rainha e seu cavalo Alazão se perdem em uma aventura pelo continente. Ao visitar outros reinos, encontram-se com outras princesas e príncipes que necessitam de ajuda para enfrentar feiticeiros, monstros e tradições antigas.
A Companhia Mar nasceu em 2016, a partir da vontade de três artistas e educadoras de abordarem como eixo central de suas narrativas o universo feminino. Juntas resolveram pesquisar histórias não contadas sobre mulheres.
06/11 (dom), às 15h
Domingo MAM + Arte e Ecologia | Oficina
“Muvuca”, com Gustavo Torrezan
Atividade presencial, livre e aberta ao público. Na Marquise, no entorno do MAM — verificar local no dia da atividade na recepção do MAM. Sem inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Uma das práticas da domesticação da floresta pelos povos que nela habitam é a coivara, um tipo de fogo controlado que prepara e fertiliza o solo para cultivo. A essa prática alguns
associaram o plantio em consonância de diferentes espécies, simulando a dinâmica natural de diversidade. Essa última prática foi chamada de muvuca. Nesta vivência em formato de oficina, conversaremos um pouco sobre práticas de cultivo seja das monoculturas ou seja da pluriculturas e como cada uma está ou não em sinergia com a natureza. Os participantes realizarão a produção da muvuca criando um aglomerado de sementes que poderão ser levadas para o plantio ao final da atividade.
Gustavo Torrezan é artista, pesquisador e educador. É graduado em artes visuais e doutor em poéticas visuais pela Unicamp. Tem pós-doutorado em educação pela PUC-SP. Participa da 37º edição do Panorama da Arte Brasileira em cartaz no MAM. Suas pesquisas artísticas relacionam questões de poder e contrapoder nas construções sociais e históricas. Seus trabalhos e pesquisas podem ser acessados em <www.gustavotorrezan.com >
09/11 (qua), às 16h
Contatos com a arte | Roda de conversa online
Conversa com a artista Camila Sposati e as curadoras Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli
Encontro virtual no Zoom para professores, educadores, pesquisadores, estudantes, artistas e público em geral. Com inscrição prévia. O link será enviado ao finalizar a inscrição. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
A artista Camila Sposati convida as curadoras Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli para uma conversa sobre Phonosophia, obra de Sposati apresentada no 37º Panorama da Arte Brasileira. Serão discutidas questões sobre conceito, produção e outros elementos imbricados na obra, como o som e o corpo. Ambas as curadoras trabalharam por três anos no projeto Corpos de Phonosophia, na Residência Belo Jardim, em Pernambuco.
Camila Sposati (São Paulo) é mestre pela Goldsmiths College. Atualmente segue o programa de doutorado na Akademie der bildenden Künste Wien. Publicou o livro Teatro da Pedra em 2016 pela editora Iluminúras (São Paulo) e Revolver (Berlim). É representada pela Galeria Georg Kargl, em Viena
Cristiana Tejo (Recife) é doutora em Sociologia pela UFPE e investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. É co-curadora do 37º Panorama da Arte Brasileira; co-curadora da Residência Belo Jardim, e co-gestora do NowHere Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa, Portugal.
Kiki Mazzucchelli (São Paulo) é curadora, editora e escritora. Seu trabalho em exposições recentes incluem Flávio de Carvalho Experimental (SESC-Pompéia, São Paulo, 2022) e Samson Flexor: Além do moderno (MAM-SP, 2022). Atualmente é diretora artística da Galeria Luisa Strina. É co-fundadora do espaço independente Kupfer, em Londres, e co-curadora da Residência Belo Jardim, em Pernambuco.
12/11 (sáb), às 15h
Família MAM + Arte e Ecologia | Oficina infantil
Confecção de mini agbês/xequerês, com Cintia Ferreira
Atividade presencial para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de seus(suas) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
O Agbê ou Xequerê é um instrumento feito por uma cabaça com uma trama de contas. É utilizado em diversas tradições culturais e religiosas no Brasil, sobretudo nas Nações de Maracatu de Baque Virado, muito presente em Recife (Pernambuco). Nesta Oficina, iremos aprender a construir uma versão mini do instrumento com cabaças pequenas.
Cintia Ferreira é agbezeira, artesã, percussionista e geógrafa. Faz parte do Bloco Afro Ilú Obá de Min desde 2012, atuando como ritmista do naipe dos Xequerês e, atualmente, das Alfaias. Confecciona Agbês sob encomenda em seu próprio ateliê. Ministra oficinas para confecção e toques de Agbês/Xequerês. É formada em Geografia pela Universidade de São Paulo, com diploma de Bacharelado e Licenciatura.
13/11 (dom), às 15h
Domingo MAM | Oficina
Oficina de Abayomi, com Vic Cirino
Atividade presencial, livre e aberta ao público. Na Marquise no entorno do MAM (verificar local no dia na recepção do MAM). Sem inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.
O brincar é uma das fases mais importantes no processo de aprendizagem na educação infantil. É através das brincadeiras que os nossos pequenos aprendem a se reconhecer, se enxergar e se conectar o outro, além de exercitar a imaginação, a criatividade e a autonomia. Ao contrário do que muitos pensam – de que as bonecas foram “criadas” durante a travessia da Kalunga Grande (o oceano atlântico) pelos africanos escravizados – as bonecas Abayomi surgem em 1987 através da artesã brasileira Lena Serra Martins, tendo como objetivo trazer a representatividade negra no universo do brincar além de fortalecer a autoestima do povo preto periférico através das nossas memórias afetivas. Para além de somente a produção das bonecas, a presente oficina também tem como objetivo discutir sobre a representatividade na infância e seus atravessamentos.
Vic Cirino é mulher cis e negra, “de quebrada” e do candomblé. É formada em Fotografia pelo SENAC (2021); é pesquisadora sobre a representação do negro na fotografia contemporânea afro brasileira, e educadora desde 2019. Utiliza das diversas linguagens das artes para promover o acesso e a difusão da cultura afro-brasileira em seu país, Brasil. Suas pesquisas, produções e propostas têm como pilar fundamental o pensamento decolonial e afro-diaspórico.
15 (ter), às 15h
Contatos com a arte | Oficina online
Laboratório Abebé Okan – Autorretrato com Yeejide
Encontro presencial para professores, educadores, pesquisadores, estudantes, artistas e público em geral. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
O autorretrato é um marco na história da arte, considerado um trabalho autobiográfico que mostra uma visão do artista sobre si e transmite ao espectador seus momentos e sentimentos. A oficina Abebé Okan propõe um espaço de descoberta, imaginário e compartilhamento de histórias para possibilitar a cada participante construir um autorretrato utilizando uma técnica não convencional na história da arte para essas produções – a dança e a colagem. Utilizar uma narrativa que considere desde sua ancestralidade até os elementos que caracterizam a persona de cada um. É uma jornada no caminho do fazer artístico que conduzirá à produção de autorretratos.
Yeejide é dançarina e artista visual. É Yawo no Ilê Asé Bara Esu Logiki e pesquisa a cultura popular e as tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.
19/11 (sáb), às 15h
Família MAM | Espetáculo infantil
“No tempo do antes – Mitos dos Povos Ancestrais”, com o grupo As Meninas do Conto
Atividade presencial para crianças a partir de 7 anos acompanhadas de seus(suas) responsáveis. No auditório do MAM. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Nesta apresentação, Simone Grande narra duas histórias indígenas: a mãe de barro: um mito trazido da memória dos povos Arikapu e Tupari que vivem perto do rio Guaporé em Rondônia, nos fala sobre uma mãe que se transforma em barro para ajudar sua filha e A Pele Nova da Mulher Velha, um mito do povo Nambikwara, que habita tanto o cerrado quanto a floresta amazônica, nos conta a história de uma mulher muito, muito velha que através de um sonho tenta recuperar sua juventude.
As meninas do conto
O premiado grupo As Meninas do Conto, fundado por Simone Grande, completa 25 anos de existência. Fundado por mulheres, mantém a premissa de ter em cena somente atrizes, garantindo a presença e o fazer por mulheres. Ao longo deste tempo realiza um trabalho de excelência artística, com pesquisa e produção voltadas para o público infanto-juvenil e adulto. O contato e a proximidade com o público, o brincar de ser, a precisão física, a música, a relação com a palavra e toda a construção imagética que ela proporciona são elementos muito preciosos para as contadoras de histórias do grupo.
Simone Grande é artista da palavra e do encontro. Conta histórias da tradição oral de vários cantos do mundo há mais de vinte anos. Seu interesse é o de promover o encontro através das narrativas ancestrais, se abrindo para a escuta, a troca e os afetos que uma história pode proporcionar.
20/11 (dom), às 15h
Domingo MAM | Oficina
Cartas a qual Brasil?, com Luna Dy Córtes
Atividade presencial, livre e aberta ao público. Na Marquise no entorno do MAM (verificar local no dia na recepção do MAM). Sem inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.
A partir da obra “Independência e Morte”, de Jaime Lauriano, e “Noite”, de Gustavo Torrezan – ambas presentes no 37º panorama das artes brasileiras –, os participantes serão convidados a escreverem cartas ao Brasil. Para isso, o gênero textual carta será trabalhado em sua estrutura formal e em conteúdo conceitual. Exercícios de sensibilização de escrita-leitura-escuta (verbal e visual) serão fomentados a fim de aguçar as percepções dos participantes.
Luna Aurora Souto Ferreira ou Luna Dy Córtes é Byxa-travesty preta, criada na periferia de Taboão da serra (SP-Brasil), educadora em museu, escritora, multiartista da palavra e, atualmente, estudante de Letras Portugês/Espanhol da USP. Publicou o seu livro “Mem (orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes” pela editora Urutau em 2019, Em 2022 prefaciou o livro Cobra Rasteira: mitologia de uma transição de gênero, da autora Kaya Adu, prefaciou a coletânea “TodAs escrevemos” e participou da residência artística “Imaginação” do Slam Marginália. Também, em 2021 vai para final do prêmio Jabuti com a coletânea de escritores negros “De Bala em Prosa” publicada pela Editora Elefante. Em 2022 participa da feira “Margens” fomentada pelo museu AfroBrasil.
24/11 (qui), às 14h
Contatos com a arte | Conversa
Ativações na obra Meio Monumento: Como desmonumentalizar arquivos?
Convidados: Daniele Queiroz (Assistente de Curadoria do Instituto Moreira Salles – IMS) e Guilherme Borba (Diretor do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo)
Atividade presencial, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do mam. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Meio Monumento é um dispositivo para ativar o debate sobre os monumentos e os desafios da descolonização dos espaços públicos em São Paulo e nas cidades brasileiras. Neste último encontro da série de ativações da obra Meio Monumento, no 37º Panorama da Arte Brasileira, convidamos o Diretor do Arquivo Histórico de São Paulo e a curadora Daniele Queiroz, fundadora da plataforma A História é Outra, para conversar sobre o tema: Como desmonumentalizar arquivos? Daniela e Guilherme mostrarão suas pesquisas e ações para criar dispositivos críticos nos e acervos institucionais e oficiais, como o Arquivo Histórico de São Paulo e o Instituto Moreira Salles.
Daniele Queiroz é arquiteta e urbanista, mestra em Representações e Imaginários pela FAU-USP. É curadora-assistente de Fotografia Contemporânea no Instituto Moreira Salles e fundadora do projeto “A história é outra”, que investiga corpos dissidentes na história da fotografia.
Guilherme Borba é formado em Geografia pela USP, com mestrado e doutorado na mesma instituição na área de Urbanismo e Estudos Culturais. É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, atuando atualmente como diretor do Arquivo Histórico Municipal.
26/11 (sáb), às 15h
Família MAM | Apresentação
Narração de histórias com Cristina Ara Djera
Atividade presencial, para crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Inspirada nas culturas indígenas e sua relação com a natureza, Cristina Ara Djera, do povo guarani, irá compartilhar seus saberes e histórias que são passadas de geração em geração. Em um diálogo com as obras do artista Xadalu, presente no 37° Panorama da Arte Brasileira, convidamos o público a conhecer e se inspirar nas histórias narradas pelos povos originários
por meio da contação de histórias com Cristina Ara Djera. Nesta história ouviremos sobre o avô sol, a lua e a coruja mensageira.
Cristina Ara Djera foi criada em casa de reza e cresceu ouvindo histórias contadas por seu avô e outros líderes espirituais. A partir da tradução de histórias em guarani para o português, compartilha saberes e contos passados de geração em geração em diversas escolas. Cristina é educadora, oficineira e artesã, por meio de seu trabalho leva adiante os saberes de seu povo.
27/11 (dom), às 15h
Domingo MAM | Oficina
Oficina Fragmentos de uma encruzilhada, com Fragmento Urbano
Atividade presencial, livre e aberta ao público. Na Marquise no entorno do MAM (verificar local no dia na recepção do MAM). Sem inscrição prévia. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.
Esta oficina de dança aberta para todas as pessoas interessadas propõe a partir da pesquisa de linguagem Encruzilhada do grupo Fragmento Urbano, provocar nos corpos reflexões sobre as danças afro-brasileiras na contemporaneidade, produzidas em espaços urbanos. Provocando a partir de experiências dos corpos brasileiros atravessado por diversas manifestações populares, modos de viver, de olhar o mundo e de descobrir no próprio corpo uma maneira própria de se recriar.
O Grupo Fragmento Urbano é um grupo de dança que propõe criação de espetáculos a partir da linguagem das Danças Urbanas (Hip Hop) para intervenção urbana. Dançar na rua
promovendo uma vivência de arte acessível e possível, buscando ser uma referência na criação e difusão em dança a partir do que a quebrada produz, circulando pelos mais variados locais das zonas urbanas. Nossa responsabilidade social e política é o que nos move, por isso produzimos dança respeitando as diferenças, despertando empatia, reconhecendo e valorizando nossas raízes afro brasileiras e indígenas.
Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Local: Parque Ibirapuera, portão 3 (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana, São Paulo).
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Mais informações: www.mam.org.br
Você pode gostar
Cultura
Harry Potter™: Um Grande Baile Tribruxo chega pela primeira vez ao Brasil
Publicado
13 horas atrásem
15 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Com atividades conduzidas por anfitriões caracterizados, cenografia que remete ao mundo da franquia, comidas temáticas, oportunidades para fotos e mais, a celebração inspirada em Harry Potter acontece no Shopping Cidade São Paulo a partir de 29 de outubro.
Os ingressos custam a partir de R$100 e estão disponíveis no link.
Crédito: divulgação. Mais fotos no link.
São Paulo, 24 de setembro de 2025 – A partir de 29 de outubro, São Paulo receberá “Harry Potter™: Um Grande Baile Tribruxo”, um evento festivo que permitirá aos fãs do mundo bruxo vivenciar momentos inspirados no universo de Harry Potter. A experiência tem realização e produção da Warner Bros. Discovery Global Experiences (WBDGE), Fever, BeFun Entertainment, Businessland e o Governo Federal, e é apresentada pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet e Nubank.
A experiência acontecerá no Shopping Cidade São Paulo, em plena Avenida Paulista, e será transformado em um cenário elegante, festivo e acolhedor, com decoração inspirada no icônico Salão Principal de Hogwarts. Por aproximadamente duas horas, os fãs poderão desfrutar de uma experiência com clima festivo inspirado nas cenas inesquecíveis do Baile de Inverno vistas em Harry Potter e o Cálice de Fogo.
A experiência recria a atmosfera de um verdadeiro baile, mas não é preciso gostar de dançar para aproveitar a experiência e se divertir. Além da interação com os anfitriões, os visitantes poderão participar de atividades das casas de Hogwarts, saborear comidas e bebidas temáticas e explorar um encantador Mercado do Baile Tribruxo, com produtos oficiais da marca Harry Potter.
O público terá ainda diversas oportunidades para fotos em cenários especiais, garantindo inesquecíveis lembranças da experiência.
Embora não seja obrigatório, os convidados são incentivados a soltar a criatividade e se vestir com trajes de gala, uniformes das casas de Hogwarts ou até mesmo levar suas varinhas e objetos preferidos.
“Harry Potter™: Um Grande Baile Tribruxo” promete encantar fãs de todas as idades, recriando de forma elegante o icônico baile do mundo de Harry Potter.
Os ingressos já estão à venda pelo site oficial ou na plataforma da Fever. Clientes Nubank podem adquirir seus ingressos com o benefício de 10% de economia.
Informações:
- Localização: Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo)
- Imagens: Disponíveis aqui
- Datas e Horários:
Data: A partir de 29 de outubro.
Horários de funcionamento:- terça a quinta – sessões às 15h30, 18h e 20h30
- sexta – sessões às 13h30, 16h, 18h30 e 21h
- sábado e domingo – sessões às 11h, 13h30, 16h, 18h30 e 21h
- Para mais detalhes, acesse: https://harrypotteryuleballcelebration.com/sao-paulo/
- Ingressos:: https://feverup.com/m/404962/
Valor: A partir de R$100 (meia entrada). - Clientes Nubank:
10% de economia. Limite de compra de ingressos por CPF:6. A economia é válida para entradas: inteira, meia-entrada e entrada social e não será extensível aos itens de merchandising e A&B.
Sobre a Warner Bros. Discovery Global Experiences
A Warner Bros. Discovery Global Experiences (WBDGE) é líder mundial na criação, desenvolvimento, licenciamento e operação de experiências de entretenimento imersivas, baseadas nas maiores franquias, histórias e personagens dos renomados estúdios de cinema, televisão, animação e games da Warner Bros., HBO, Discovery, Cartoon Network, entre outros. A WBDGE é responsável por atrações icônicas como The Wizarding World of Harry Potter nos parques da Universal ao redor do mundo; os premiados tours dos estúdios Warner Bros. em Londres, Hollywood e Tóquio; a loja-conceito Harry Potter New York; o parque Warner Bros. World Abu Dhabi; o hotel The WB Abu Dhabi; The FRIENDS Experience; The Game of Thrones Studio Tour; e inúmeras outras experiências inspiradas em Harry Potter, DC, Looney Tunes, Scooby-Doo, Game of Thrones, FRIENDS e muito mais. A WBDGE faz parte da divisão de Receita e Estratégia da Warner Bros. Discovery.
Sobre a franquia Harry Potter
Desde o momento em que Harry Potter, um garoto de onze anos, conheceu Rúbeo Hagrid, Guardião das Chaves e dos Terrenos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, suas aventuras deixaram uma marca indelével na cultura popular. Hoje, mais de 25 anos depois, o fenômeno Harry Potter prospera como uma das propriedades de entretenimento mais bem-sucedidas e queridas da história.
Os best-sellers de J.K. Rowling, a série de livros Harry Potter, ganharam vida em um universo interconectado e em constante evolução, amado por milhões de fãs em todo o mundo. Oito filmes de grande bilheteria de Harry Potter e três épicos filmes de Animais Fantásticos deram vida à ação mágica nas telas; Harry Potter e a Criança Amaldiçoada encanta nos palcos; e os jogos eletrônicos e mobile de última geração da Portkey Games permitem que os jogadores vivenciem o mundo bruxo como nunca antes. Os fãs podem demonstrar com orgulho sua paixão por meio de produtos de consumo inovadores e se encantar com experiências espetaculares em diferentes localidades – incluindo áreas temáticas em seis parques da Universal Destinations and Experiences ao redor do mundo.
Esse portfólio em expansão de atrações de Harry Potter e Animais Fantásticos, pertencente à Warner Bros. Discovery, inclui experiências itinerantes inovadoras e eventos, cada um desenvolvido para celebrar momentos e locais especiais que os fãs valorizam, além das lojas Harry Potter em King’s Cross, Nova York, Chicago, Akasaka e Harajuku. Bruxos, bruxas e trouxas também podem descobrir novidades ao explorar os segredos dos bastidores no Warner Bros. Studio Tour London – The Making of Harry Potter e no Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter.
Com uma nova série original da HBO baseada nos livros de Harry Potter a caminho, este mundo expandido continua oferecendo à comunidade maneiras novas e empolgantes de interação. Para seus fãs em todo o mundo – e para as gerações futuras – o convite é para que todos descubram a magia por si mesmos.
Para conhecer as últimas notícias e conteúdos sobre Harry Potter e Animais Fantásticos, visite www.harrypotter.com.
Todos os personagens e elementos © & ™ Warner Bros. Entertainment Inc. Direitos de Publicação © JKR. (s25)
Sobre o Nubank
O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 122 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes. Para mais informações, visite https://international.nubank.com.br/about/
Sobre a Fever
A Fever é a principal plataforma global de descoberta de entretenimento ao vivo, inspirando mais de 300 milhões de pessoas por mês a descobrir as melhores experiências em mais de 40 países. Com a missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real, a Fever convida os usuários a aproveitarem experiências únicas — de exposições imersivas e eventos esportivos a peças teatrais interativas, concertos e festivais — enquanto capacita seus parceiros com dados e tecnologia para desenvolver e expandir novas experiências em escala global.
Sobre a Befun
A BeFun Entertainment nasceu no Chile com um propósito claro: inspirar pessoas por meio de experiências inesquecíveis. Acreditamos que o entretenimento tem o poder de criar memórias, despertar emoções e nos conectar com os mundos que mais amamos. De licenças globais icônicas a eventos únicos e exclusivos, a BeFun redefine o entretenimento ao entregar momentos de excelente qualidade que se transformam em memórias para toda a vida. Nossa missão é levar as melhores experiências por todo o Chile e ao redor do mundo, transformando cada show e exposição em uma sensação única que inspira milhões de pessoas. Na BeFun, não criamos apenas eventos — criamos momentos que ficam com você para sempre.
Sobre a Businessland
A Businessland é uma agência e hub de negócios de entretenimento especializada em três verticais de atuação: Experience, responsável pela produção de eventos proprietários e de live marketing, Partnerships, focada na captação de patrocínios e parcerias estratégicas, e Education, voltada à formação e capacitação com cursos, mentorias e palestras que promovem inovação e profissionalização no mercado de eventos e entretenimento. Com uma presença consolidada no mercado, a Businessland atende mais de 90 operações entre parques e resorts em todo o Brasil e é reconhecida pela organização de grandes eventos e exposições. A empresa tem trabalhado atualmente em projetos inovadores voltados à cultura pop, entre ele a The FRIENDS™ Experience, que é um marco de sucesso no Brasil, destacando a capacidade da empresa em criar experiências imersivas e de alta qualidade que conectam marcas, conteúdo e público de forma memorável.
Cultura
Teatro Sabesp Frei Caneca realiza concerto ‘Magias da Infância’ dia 18 de outubro, em homenagem ao mês das crianças
Publicado
14 horas atrásem
15 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Dia 18 de outubro, o Teatro Sabesp Frei Caneca recebe o concerto “Magia da Infância”, primeira atração da temporada 2025 do projeto ‘Trilhas no Teatro’. A Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, sob regência do maestro Adriano Machado, interpreta trilhas que marcaram gerações, com arranjos sinfônicos de temas de clássicos como O Rei Leão, Cinderela, A Pequena Sereia e Frozen, além de A Galinha Pintadinha. O espetáculo conta ainda com projeções e iluminação cênica especial, criando uma experiência lúdica e intergeracional.
Os ingressos custam a partir de R$ 25 e estão disponíveis em uhuu.com e nas bilheterias físicas do Teatro Sabesp Frei Caneca.
Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 11h
Local: Teatro Sabesp Frei Caneca – Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – 7º Piso, Consolação, São Paulo – SP
Com: Orquestra Sinfônica Villa-Lobos
Regência: Maestro Adriano Machado
Ingressos: a partir de R$ 25, disponíveis em uhuu.com e nas bilheterias físicas
Classificação: Livre (menores de 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis)
Realização: Ministério da Cultura e Sabesp
Produção: Opus Entretenimento | Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.
Cultura
BANDA UM – GILBERTO GIL TRIBUTO – 10 de Outubro
Publicado
7 dias atrásem
9 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Estreia imperdível no Blue Note São Paulo: Banda UM celebra a obra de Gilberto Gil em tributo emocionante
No próximo dia 10 de outubro, às 22h30, o palco do Blue Note São Paulo será tomado pela energia, cor e poesia de Gilberto Gil, um dos maiores ícones da música brasileira. A estreia da Banda UM – Gilberto Gil Tributo promete uma noite inesquecível, repleta de ritmo, brasilidade e emoção.
O espetáculo é uma verdadeira homenagem à trajetória do mestre baiano, com arranjos fiéis e interpretações que respeitam cada detalhe dos clássicos que atravessaram gerações. O repertório inclui sucessos eternos como Palco, Expresso 2222, Drão, Realce e Aquele Abraço, entre tantos outros que marcaram a história da MPB.
Com uma formação poderosa, a Banda UM traz ao palco um time de músicos experientes e apaixonados pela obra de Gil:
Fhernando Rhamos, Fah Lima e Nego Lias nos vocais;
Mário Carvalho no teclado;
Nando Taruga na guitarra e Sandro Premmero no baixo;
Cassiano MusicMan na bateria;
Cleo Santos no saxofone;
Wesley Pereira no trompete e Francys Silva no trombone;
Marcelo Costa na percussão.
Com metais, vozes e percussão pulsando em harmonia, o tributo mergulha nas raízes do som de Gilberto Gil — misturando samba, reggae, funk e música afro-brasileira em uma celebração viva da cultura nacional.
Uma noite para cantar, dançar e se emocionar ao som de um dos maiores gênios da nossa música.
Local: Blue Note São Paulo
Data: 10 de outubro
Horário: 22h30
Garanta seu ingresso: https://www.eventim.com.br/event/banda-um-gilberto-gil-tributo-blue-note-sao-paulo-20416916/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAad7rMZhoKDEQpHIaUG-gSSfu-Ue3wadopqPzUX6TUix6kawgLZtebTRtvVnlg_aem_p9PCiLvBMQ4fNp7UUqiV5w

Sofia Brasil lança a irreverente “Casa, beija, mata”

Harry Potter™: Um Grande Baile Tribruxo chega pela primeira vez ao Brasil

Andrea Vanzo – Intimacy Part 2 no Tokio Marine Hall – 16 de Novembro
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento2 anos atrás
-
Apoio5 anos atrás
Oraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrás
Pet Games
-
Apoio5 anos atrás
D & P
-
Apoio5 anos atrás
Técnico Odimar
-
Ocimar TV mais2 anos atrás
DESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA
-
Apoio5 anos atrás
D & J