A mostra traz um conjunto de meta-trabalhos que se conectam com o público, misturando a arte e a ciência
A artista plástica Ilca Barcellos abre a exposição ‘Squatters”, no Espaço Cultural Correios Niterói, com curadoria da Tartaglia Arte, onde apresenta um conjunto de meta-trabalhos, misturando a arte e a ciência, resultado de sua trajetória como artista e bióloga.
A mostra traz uma instalação e dez colagens digitais, realizadas entre 2010 e 2020, levando o observador a transitar entre a arte e a natureza, entre o estático e o mutável, entre o controle e o acaso. É impossível ver uma obra de Ilca Barcellos sem uma reação. O espectador sente, ao mesmo tempo, o poder e a delicadeza das obras expostas, criando imediatamente uma conexão.
O termo “Squatt” significa, em inglês, o ato de ocupar espaços sem uso por pessoas que não tem moradia – os ” Squatters” (posseiros) – e, também, por aqueles que os utilizam em suas manifestações artísticas. A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço com sua instalação “SQUATTERS”. Trata-se de um conjunto de seres fictícios – esculturas em cerâmica e espuma expansiva – mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Exposta previamente na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba de 2019, nesta instalação seres naturais e ficcionais se aproximam, pela forma, pelas cores e/ou pela textura. A poética da vida e do mutável ocupa o espaço museológico, previsível e fixo.
Para além desta instalação, a mostra apresenta também colagens digitais (nomeadas crossing-over). Recuperando o conceito do geneticista Thomas Morgan, as colagens recombinam fragmentos de desenhos realizados entre 2017 e 2020, e fotografias da exposição Squatting realizada em 2011, na qual as esculturas cerâmicas de Ilca Barcellos ocuparam o jardim do Museu Histórico de Santa Catarina.
Os trabalhos expostos revelam-se como uma intersecção de obras realizadas ao longo de uma década em faturas diversas – esculturas, instalações, desenhos e fotografias. Construídos por meio do diálogo entre arte e ciência, o natural e o artificial, o controle e o acaso, sintetizam em seu conjunto o próprio percurso artístico de Ilca Barcellos: “Iniciei na arte pelo tridimensional e pela cerâmica, aos poucos fui explorando outras faturas e linguagens: instalações, desenhos, esculturas, colagens e pinturas”. Indagada sobre quais palavras representam a exposição “squatters”, Ilca Barcellos responde: “pulsar e transgredir”!
“Por meio das colagens digitais nomeadas Crossing-over, amalgamam-se fragmentos de desenhos realizados em 2019 e de esculturas cerâmicas fotografadas em sua montagem na supracitada exposição Squatting. Ao utilizar estes registros fotográficos e desenhos como suporte para elaboração de novos trabalhos, Ilca Barcellos coloca em questão as relações entre o bi e tridimensional, entre o dentro e o fora, entre a obra e sua representação; revela tanto o acaso na natureza e como na criação artística. Estes trabalhos recriam uma paisagem onírica em que se entrelaçam camadas de linguagens distintas; perde-se a noção da perspectiva bem como as referências do que é representação e do que é obra”. (Gisela B. de Souza – Profa. Dra. da Escola de Arquitetura da UFMG)
SOBRE ILCA BARCELLOSIlca Barcellos é natural de Pelotas/RS, mas vive e trabalha entre Florianópolis/SC e Belo Horizonte/MG. Artista visual, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Biologia Vegetal pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, combina arte e ciência para expressar seu duplo percurso.
Site: www.ilcabarcellos.com
Formação Acadêmica
1984 – Mestre en Biologie Végétale- Université Pierre et Marie Curie – PARIS VI, Paris, França.
1978 – Graduada em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Prêmios
2019
Curta-documentário Odradekianas, Prêmio Catarinense de Cinema com direção e produção de Fernanda do Canto. O curta apresenta quatro artistas catarinenses : Ilca Barcellos, Maria Carmen Von Lisingen, Sara Ramos e Rosana Bortolin. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hyxWCfxUHFI
2016
3º lugar do 1º Salão de Artes Visuais. Navegantes, SC.
2017
Casinha#3, São Paulo – SP. Programa de Residência em Parceria com o Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza.
2012
Atelier Doña Iris, Camaguey, Cuba – Patrocínio MINC.
2008
Maison des Arts et de la Culture de Brompton, Sherbrooke, Canada.
Obras em acervos
MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA – MASC. Florianópolis, SC.
MUSEU DE CERÂMICA ARTÍSTICA DE AVEIRO. Aveiro, Portugal.
MUSEU VILLA DE LA GALERA. Villa de La Galera, Espanha.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Camaguey, Cuba.
FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC. Florianópolis, SC.
PROJETO ARMAZÉM. Florianópolis, SC.
Exposições Individuais
2018
SQUATTERS RESIDENTES. Instalação no jardim do Espaço Cultural Armazém, Florianópolis, SC. Curadoria Juliana Crispe.
VERMELHOS. Galeria SESC, Joaçaba, SC. Curadoria Juliana Crispe.
VERMELHOS. Galeria Municipal Dide Brandão, Itajaí, SC. Curadoria Juliana Crispe.
VERMELHOS. Galeria SESC, São Bento do Sul, SC. Curadoria Juliana Crispe.
2017
SQUATTERS. Instalação no jardim do Espaço Cultural Armazém. Florianópolis, SC. Curadoria Juliana Crispe.
VERMELHOS. Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. Florianópolis, SC. Curadoria Juliana Crispe.
2014
PULSAR DA VIDA. Galerias Sesc em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Joinville, SC.
PULSAR DA VIDA. Galeria Juarez Machado- Joinville, SC.
PULSAR DA VIDA. Museu de Arte de Blumenau – MAB, Blumenau, SC.
MISE EN ABYME. Fundação Cultural Badesc – Florianópolis, SC.
2013
LA MISE EN ABYME. Galeria Un jour d’Atelier. Paris, França.
2012
SQUATTING. Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC, Florianópolis, SC. Curadoria Adson C. B. R. Lima.
2011
TEMPORALIDADES TÁTEIS. Galeria de Arte de Itajaí – Itajaí, SC. Curadoria Adson C. B. R. Lima.
2008
ECOS DA PELE. Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC, Florianópolis, SC.
LA GÉNÉTIQUE HEDONISTE, Maison des Arts et de la Culture – Brompton, Sherbrooke, Canadá. Curadoria Adson C. B. R. Lima.
2007
LUDO TRANSGENIA. Centro Integrado de Cultura – CIC. Florianópolis, SC. Curadoria Adson C. B. R. Lima.
Exposições Coletivas |
2020
Relicários de Artistas. Galeria Helena Fretta, Florianópolis, SC.
2019
Arte por Elas. Galeria Helena Fretta, Espaço Expositivo do Tribunal de Contas, Florianópolis, SC.
Obras em Pequena Dimensão. Galeria Helena Fretta, Florianópolis, SC.
CASA COR 2019. Florianópolis , SC. Curadoria Juliana Crispe.
O Ser e a sua Natureza, ARTE PICTA 2. Instituto Internacional Juarez Machado, Joinville, SC. Curadoria Carlos Franzoi.
OGNUNO IL SUO STILE, L”ARTE E LE SUE FORME. Museu Nacional Correios Brasília – MNCB. Brasília, DF. Curadoria Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez.
2018
16ª edição do Projeto Armazém – O MUNDO COMO ARMAZÉM. Museu de Arte de Santa Catarina- MASC, sala Lindolfo Bell, Florianópolis, SC.
MOSQ. Fundação Hassis, Florianópolis, SC.
ENTRE CLÉA – AUTORRETRATOS. Galeria Pedro Paulo Vecchietti, Florianópolis, SC. Curadoria Franzoi e Néri Pedroso.
OGNUNO IL SUO STILE, L”ARTE E LE SUE FORME. Centro Cultural dos Correios. Rio de Janeiro, RJ. Curadoria Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez.
CASA COR 2018. Florianópolis , SC. Curadoria Marcelo Salum e Helena Fretta.
6X6 CERAMIC TILE. IDB Staff Association Art Gallery, New York, EUA.
2017
Dizer e Ver Cruz e Sousa. Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC, Florianópolis, SC. Curadoria de Rosângela Cherem e Juliana Crispe.
2016
ODRADEKIANAS. Museu de Arte de Blumenau – MAB, Blumenau, SC. Curadoria de Rosângela Cherem.
PULSANTES. Museu Hassis – Florianópolis, SC. Curadoria de Luciane Garcez.
7ª edição do Projeto Armazém. NaCasa – Coletivo Artístico, Florianópolis, SC.
2015
Labirintos Borgianos. Fundação Ibere Camargo, Porto alegre – Espaço Oficina, Florianópolis e Casa de Cultura, Buenos Aires.
6ª edição do Projeto Armazém. Museu Victor Meirelles – MVM, Florianópolis, SC.
Singularidade da Terra. Museu da Escola Catarinense – MESC, Florianópolis, SC.
2014
MOSTRA COLETIVA CERÂMICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. Exposição On-line, Org. São Paulo.
Cada um tem o seu estilo. Show Room da Galleria Tartaglia Arte no Rio de Janeiro, RJ.
2013
Entre linhas. Centro Integrado de Cultura – CIC. Florianópolis, SC.
Exposición de Clausura. Museo de Arte Contemporánea de Camagüey, Cuba.
2010
Artistas em Exposição. Galerie des artistes du Canton, Magog, Québec, Canadá.
Coletiva Sudamerica. Galleria Tartaglia Arte, Roma, Itália.
Festival de Arte de Gavinana. Florência, Itália.
26ª Exposição dos funcionários da UFSC. Galeria de Arte da UFSC, Florianópolis, SC.
Guardar. Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC, Florianópolis, SC.
2009
25ª EXPOSIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA UFSC. Galeria de Arte da UFSC, Florianópolis, SC.
Participações em Salões e Bienais
2020
Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, 21ª edição do Projeto Armazém – “TIPOGRAFIA – substantivo feminino”, Curadoria Juliana Crispe,
Design Center, Curitiba, PR.
2019
Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC. FRONTEIRAS EM ABERTO. Museu de Arte de Santa Catarina – MASC – Florianópolis, SC. Curadoria Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky.
Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, 19ª edição do Projeto Armazém – “TIPOGRAFIA – substantivo feminino”, Curadoria Juliana Crispe,
Choque Cultural, São Paulo, SP.
2017
1º Salão de Artes Visuais. Navegantes ,SC.
Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC. FOTOGRAFIAS SEUS SISTEMAS HÍBRIDOS E FRONTEIRIÇOS. Fundação Cultural Badesc – Florianópolis, SC. Curadoria Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky.
2016
3º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa. Florianópolis, SC.
2015
Salão Nacional de Arte Contemporânea. Jataí , Goiás.
2013
11ª Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Aveiro Portugal.
Concours International de Céramique. Carouge, Genebra, Suíça.
2011
4ª Bienal del Mosaico Contemporáneo, San Nicolas de los Arroyos, Argentina.
10ª Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Aveiro, Portugal.
2010
3º Salão Nacional de Cerâmica Artística, Curitiba
4ª Trienal del Tile Cerámico – elit-tile, Santo Domingo, República Dominicana.
Biennal de Ceràmica i Terrissa – Villa de la Galera – Espanha.
2009
9ª Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Aveiro, Portugal.
2008
2º Salão Nacional de Cerâmica Artística, Curitiba
SOBRE A TARTAGLIA ARTE
A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.
O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Site: tartagliaarte.org
SERVIÇO
Exposição: “Squatters”
Artista: Ilca Barcellos
Curadoria: Tartaglia Arte – Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia
Abertura: 12 de março de 2022 às 14h
Visitação: de 14 de março a 23 de abril de 2022
Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento, sala I
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Entrada franca
Censura Livre
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Realização: Tartaglia Arte
Apoio: Consolato Onorario Italiano (Florianópolis, SC) / CIB-SC / PR Assessoria de Imprensa /Espaço Cultural Correios / Ministério das Comunicações
Entre os dias 19 e 21 de dezembro a cidade de Torrinha, interior do Estado de São Paulo, recebe o Rodeio do Bem. Pedro Huggo apresenta o seu show no dia 20, cantando grandes sucessos da música sertaneja, além de suas canções autorais. Mais do que um evento, o Rodeio do Bem, que será realizado pela Cia RR do Renan Rochite, é um movimento de amor e solidariedade em prol das instituições beneficentes de Torrinha. O evento tem entrada franca todos os dias.
Em outubro, Pedro Huggo lançou, em todas as principais plataformas de distribuição digital e Youtube a música “Esquema meia boca”. A nova faixa de trabalho do artista é uma composição de Bruno Marques e Takeo. A produção musical ficou a cargo de Luizinho Souza. A romântica canção ganhou um clipe que contou com a direção da TM Filmes.
PEDRO HUGGO
Pedro Huggo é natural da cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo. Aos três anos de idade já começava a cantarolar em casa músicas de artistas como Cristiano Araújo e Gusttavo Lima. Incentivado pelo pai, que é músico, aos cinco anos Pedro já estava aprendendo a tocar violão, acompanhando seu pai e participando de alguns shows de artistas da região de Campinas.
Com o passar dos anos, e cada vez mais adquirindo experiência nos palcos, aos 13 anos Pedro Huggo participou do quadro “Shadow Brasil Jovens Talentos” do programa Raul Gil, no SBT. A partir daí sua carreira se potencializou e ele começou a se dedicar exclusivamente à música, fazendo shows pelo interior paulista.
Entre suas principais influências artísticas, além do seu pai, é claro, Pedro tem grande admiração por Cristiano Araújo, Gusttavo Lima, Matogrosso & Mathias, João Paulo & Daniel e Edson & Hudson. Com toda essa versatilidade de cantores que Pedro admira, ele consegue apresentar um show que agrada todo o tipo de público que preza em ouvir uma boa música sertaneja.
Em 2024, já com 15 anos, lançou a sua primeira música. “Perfil fechado” ganhou visibilidade nas plataformas de distribuição digital. Um ano depois divulgou a música “Devia ter te dado flores”, uma versão da música “When I Was Your Man” do cantor Bruno Mars. Além de ambas canções se destacarem na internet, também tocaram em algumas rádios do interior do Estado de São Paulo.
Em 2025, Pedro viveu um momento muito especial na carreira e gravou o DVD “Um Novo Passo”. O registro aconteceu no Restaurante e Pesqueiro Villa dos Peixes na cidade de Sumaré e contou com 10 faixas, sendo oito pout-pourri e duas inéditas “Fumaça no vento” e “Coração apertado”. A produção musical foi de Luizinho Souza, e a direção de vídeo da TM Filmes.
Embora ainda jovem, mas já com uma extensa bagagem artística, Pedro Huggo tem se apresentando nas principais casas de shows do interior paulista, e com a sequência de lançamentos de suas músicas, quer ser cada vez mais reconhecido com o seu trabalho, contando com o carinho do público, para levar a sua música para os quatro cantos do Brasil.
Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Pedro Huggo, acesse as redes sociais:
Em comemoração aos 28 anos da Rádio Nativa, o Villa Country, em São Paulo, vai receber no próximo domingo (30), a partir das 14h, grandes nomes da música brasileira. Entre eles, a cantora Elis Justi irá apresentar “Me libertando” e “Malabarismo”, atual faixa de trabalho da artista. Também estarão participando da festa, Mari Fernandez, Diego & Victor Hugo, Danilo & Davi, Traia Véia, Elis Justi, Lucas Lucco, Sampa Crew, Fiduma & Jeca, Ricardo Rosalem, Pedro Libe, Kaique & Felipe, Jads & Jadson e Pedro Paulo & Alex.
A produção musical de “Malabarismo” ficou a cargo de Eduardo Pepato. A direção executiva é da Top Music. O single está disponível em todas as principais plataformas de distribuição digital. Com menos de dois meses de lançamento, “Malabarismo” já coleciona números impressionantes na internet. No Youtube, são mais de quatro milhões de visualizações, além de fazer parte de várias playlists nas plataformas digitais.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ticket360 https://www.ticket360.com.br/evento/31728/ingressos-para-aniversario-da-nativa-fm-28-anos-com-mari-fernandez-ao-vivo-e-mais. Para mais informações, acesse https://villacountry.com.br/.
VILLA COUNTRY
Inspirada na cultura dos cowboys do western, o Villa Country possui 12 mil metros quadrados divididos em vários ambientes que remetem o visitante ao velho oeste americano. É muito mais do que uma casa de shows, pois concentra restaurante, pista de dança, camarotes e centro de convenções. Ambientes diferenciados, como o Saloon, as praças Sertaneja, Caipira e do Cavalo, dão o tom temático ao lugar. Aqui é possível ouvir o melhor da música sertaneja e de raiz, sem esquecer o inconfundível repertório country.
ELIS JUSTI
Natural de Piracicaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, Elis Justi cresceu em meio a música. Influenciada pelo pai, seu Osvaldo, que era cantor de músicas sertanejas raiz, Elis já passou por bandas de igreja, de baile e country. Foi ainda criança que ela teve o seu primeiro contato com a música, quando ganhou de seu pai um piano com apenas quatro anos de idade. Jornalista, atriz e radialista, Elis herdou do pai o amor pelo sertanejo e cultivou-o em uma carreira multifacetada.
Dona de uma versatilidade rara, abraçando o sertanejo contemporâneo e clássicos tanto do country, do pop, aos sucessos nacional e internacional, seus shows agradam todas as idades e tipos de público. Eclética, ela ouve de tudo, mas tem no sertanejo e no country artistas que são suas principais referências como Shania Twain, Marília Mendonça, Chitãozinho & Xororó.
Vivendo uma nova fase na carreira, em 2023 Elis passou a ter a gestão de sua carreira artística realizada pelo escritório Top Music. No primeiro ano da parceria, ela gravou na cidade de Americana/SP, o projeto “Elis Justi – Ao Vivo em Americana”. “Beijo inocente” e “Aproveita” se destacaram nas rádios e a projetaram a artista definitivamente para o mercado musical.
Em 2024 gravou o projeto “Elis Justi – Na Roça” na cidade de Cerqueira César, interior paulista. Deste trabalho, destaque para o sucesso “Me libertando” que foi a música mais executada por meses, ocupando o topo das paradas das principais rádios pelo o Brasil. “Me libertando”, ganhou uma nova versão, produzida pelo renomado produtor musical Eduardo Pepato.
Nas redes sociais, a artista vem colecionando números expressivos. No Youtube, são mais de 22 milhões de visualizações em seus vídeos. No Instagram são 150 mil seguidores. Elis traz para o palco o mesmo amor que tem por suas histórias. Presença carimbada nas principais festas e eventos pelo o Brasil, Elis entrega no palco um show envolvente, emocionante e surpreendente do começo ao fim!
Para conhecer um pouco mais de Elis Justi, acesse https://www.instagram.com/elisjusti/.
SERVIÇO
Evento: Show Rádio Nativa 28 anos: Elis Justi e convidados
Data: 30 de novembro
Horário: 14h
Local: Villa Country – Avenida Francisco Matarazzo, 774 – Água Branca – São Paulo/SP.
Mais informações: (11) 9 8724 0123 / https://villacountry.com.br/
Encontro online reúne uma das principais especialistas do país para discutir inteligência aplicada, reputação, métricas e o papel estratégico das Relações Públicas na era da IA
O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região promove, no dia 18 de novembro, às 18h, um webinar especial com a participação de Erika Pessôa, CEO & Founder da Pessoa Comunicação | PR Intelligence e conselheira efetiva do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP).
Com mais de 20 anos de atuação, Erika é referência nacional em comunicação estratégica, reputação, gestão de crises e relações públicas. Ao longo de sua trajetória, já liderou projetos para mais de 150 marcas em países como Brasil, Portugal, Moçambique e Chile, além de ser idealizadora do conceito PR Intelligence — metodologia que une análise estratégica, dados, reputação e inteligência aplicada à comunicação.
No encontro, ela apresentará a palestra “PR Intelligence: Relações Públicas na era da inteligência e da reputação”, destacando os principais pilares que estruturam o modelo e como profissionais, organizações e lideranças podem aplicá-lo no cotidiano.
Serão abordados temas como:
A evolução da comunicação tática para a inteligência estratégica;
• Os quatro pilares do PR Intelligence;
• Caminhos para implementação prática nas organizações;
• Resultados mensuráveis e métricas de reputação;
• O movimento PR Intelligence e o papel das Relações Públicas como ciência aplicada.
O webinar integra a agenda de formação e atualização contínua promovida pelo CONRERP 2ª Região, reforçando o compromisso do Conselho com o desenvolvimento dos profissionais de comunicação e com a valorização da atividade de Relações Públicas no mercado contemporâneo.