Conecte-se conosco

Parada SP

Flavia Renault abre “Roda das Deidades”, primeira exposição individual na capital mineira, com curadoria de Paula Borghi, na UFMG.

Publicado

em

 

Os trabalhos inéditos trazem a influência religiosa da família e do Barroco Mineiro, levando o visitante a circular nesta roda feminina e divina

 

Flavia Renault apresenta a exposição individual ‘Roda das Deidades’, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, com curadoria de Paula Borghi, trazendo sete peças em escala humana, realizadas com algodão cru, e , gavetas antigas de madeira, ao lado de outras obras, mostrando uma influência fortemente religiosa e do Barroco Mineiro, expressões que marcam a exposição e sua pesquisa como um todo.

A deidade é a fonte de tudo aquilo que é divino. Sobre a escolha do título, ela explica: “É um roda de conversas, que pode ser tanto de seres invisíveis, de forças, como de mulheres, de Deusas. É também uma dança circular, algo que a gente vê em todas as culturas.” A instalação fica localizada no centro da sala expositiva, atuando tal qual um círculo sagrado comumente adotado em ritualísticas.

Em diálogo com essa grande instalação, apresenta-se também um conjunto de desenhos realizados a partir de documentos familiares e uma série de esculturas que se utilizam, sobretudo, de materiais como madeira, tecido e papel. Expondo principalmente trabalhos inéditos, produzidos entre os anos de 2022 e 2024, a curadora Paula Borghi comenta: “São trabalhos que conversam com o Barroco Mineiro e justamente por isso a espiritualidade é algo tão importante para a mostra. O que temos é uma discussão contemporânea sobre o tema, que vai desde uma missa católica, a uma conversação filosófica goetheana e um sabbath das bruxas”.

Contemplada no Projeto Galerias – Artes Visuais da UFMG, Roda da Deidades é a primeira individual da artista na capital mineira, território tão importante para sua formação artística e pessoal.

Sobre Flavia Renault

 

Flavia Renault é graduada em Artes Plásticas pela FAAP. Logo após a graduação deu a volta por terra pelo Brasil com o Projeto Contorno, resultando em dois livros incentivados pela Lei Rouanet, em 1999. Partindo de questões existencialistas, com ocorrências metafóricas do conceito de renascimento, sua obra é marcada por uma característica cíclica. Pela revisitação de memórias pessoais, familiares e até mesmo ficcionais, seu trabalho comumente apresenta resíduos encontrados e objetos colecionados. Das exposições mais recentes, vale destacar a individual Arquipélago no Centro Cultural Correios de São Paulo – 2023 e as coletivas Três Marias no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro – 2024 e Toda volta na Galeria Babel em São Paulo – 2023. Carioca de nascimento e residente em São Paulo desde a juventude, Flavia Renault vem de uma família mineira marcada por mulheres artistas. Foi em Belo Horizonte que ela teve seu primeiro vínculo com as artes visuais e é nesta cidade que ela encontra uma segunda morada.

 

 

Sobre Paula Borghi

 

 

Paula Borghi é doutoranda e mestre em Artes Visuais na linha de História e Crítica de Arte pela UFRJ. Curadora independente, recentemente realizou exposições no Museu das Culturas Indígenas, Casa das Rosas, Biblioteca Mário de Andrade, Paço Imperial, Museus de Ribeirão Preto e Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Foi curadora adjunta da 11ª Bienal do Mercosul.

 

 

Texto curatorial Roda das Deidades

 

 

Existem certas coisas que são fundamentais para a vida, por mais que aos olhos de outros sejam vistas como cacarecos sem a menor utilidade. Isso porque há uma certa “loucurinha lúcida” em colecionar determinados elementos, acreditando que documentos antigos e burocráticos sejam capazes de serem transformados em trabalhos de cura. Tal como se vê nas figuras de ex-votos, imagens que estabelecem uma comunicação tangível com o divino e exercem um papel fundamental nas práticas religiosas e culturais ao longo dos séculos, a produção artística de Flavia Renault vai ao encontro deste lugar mágico dos objetos.

 

 

Trabalhando com uma diversidade de técnicas e materiais, muitas vezes os objetos presentes em sua produção se encontram na forma de amuletos (possuem uma carga mágica e um poder de proteção), heranças familiares (reestabelecem conexões com o passado), coletas (demarcam os lastros da vida) e regalos (celebram a identificação do outro para com nós mesmos) entre outros. Todavia, o que eles têm em comum é o fato de serem como tesouros para a artista, como peças insubstituíveis que carregam a carga simbólica de toda uma vida.

 

 

Portanto, a compreensão da importância de cada uma das materialidades aqui presentes talvez seja o primeiro passo para se adentrar à individual de Flavia Renault, artista que trabalha com arte como quem monta um altar. Há uma reverência aos artefatos utilizados em seus trabalhos, pois eles são capazes de traduzir em imagem o jeito dela enxergar a vida, ao mesmo tempo em que apontam para aquilo que é próprio do invisível. Em outras palavras, acredita-se que o modo como a matéria por ela é trabalhada acarreta uma responsabilidade espiritual ao fazer artístico.

 

 

É por esta dimensão espiritual e subjetiva, própria da conexão da artista com cada elemento, que é traçado um mapa simbólico, afetivo e imaginativo para se percorrer a mostra. O chifre de boi é capaz de fazer uma conexão do céu com a terra, enquanto que seios simbolizam a fertilidade e o alimento primeiro; a vela ilumina os caminhos e detém o sopro da vida; o livro é o grande guardião da sabedoria e assim por diante. Cada objeto carrega um significado e uma forma de se vincular com as histórias de seus símbolos e da própria artista.

 

Não à toa, a primeira grande imagem que salta aos olhos ao se entrar no espaço expositivo é a de um círculo, um dos símbolos mais antigos e recorrentes na História da Humanidade. Trata-se de uma imagem cuja natureza e origem não são individuais e sim coletivas, nomeada pelo psicanalista analítico Carl G. Jung de símbolo arquétipo; a grosso modo, aquilo que detém muita numinosidade ou energia psíquica, impregnado de uma herança comum de padrões de comportamentos emocional e intelectual, manifestado há muitas e muitas gerações, como se expressasse um código universal.

 

Portanto o círculo, um símbolo arquétipo com um fundo psíquico comum à humanidade, cria uma relação direta com o ciclo da vida, como bem se nota em Roda das Deidades e a própria artista contextualiza: É uma roda de conversas, que pode ser tanto de seres invisíveis, de forças, como de mulheres, de Deusas. É também uma dança circular, algo que a gente vê em todas as culturas. Se poderia também mencionar que a montagem circular do trabalho estaria em relação a um sabbath das bruxas, uma ciranda popular, ao ato coletivo de formar um círculo com os corpos etc… (…)

 

 

Paula Borghi

São Paulo, julho 2024

 

 

Serviço

 

 

Exposição: Roda das Deidades

Artista: Flavia Renault

Curadoria: Paula Borghi

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Local: Centro Cultural UFMG

Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte | MG

Abertura: 16/08/2024

Visitação: 16/08 a 22/09/2024

Dias e horários: terças a sextas: 9h às 20h | sábados, domingos e feriados: 9h às 17

Censura livre.

Gratuito

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parada SP

Últimos ingressos para show da Alcione, neste sábado, na Vibra São Paulo

Publicado

em

Artista celebra fase consagradora da carreira com álbum inédito

Com sua voz única, marcante e respeitada, Alcione se apreseta no palco da Vibra São Paulo, no dia 18 de outubro, para um show especial que integra a turnê de seu novo álbum de inéditas, intitulado Alcione.
A apresentação, que está com os últimos ingressos disponíveis, marca a terceira passagem da cantora pela casa e celebra mais um momento emblemático de sua trajetória. O novo trabalho, o primeiro disco com canções inéditas desde Tijolo por Tijolo (2020), já está disponível nas principais plataformas digitais.
Acompanhada da emblemática Banda do Sol, Alcione promete uma apresentação memorável, mesclando os grandes sucessos que marcaram gerações com as novas composições do álbum. No repertório, não devem faltar clássicos como “Não Deixe o Samba Morrer”, “A Loba”, “Meu Ébano”, “Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)”, “Sufoco”, “Garoto Maroto”, “Mulher Ideal”, entre outros.
Os úlitmo ingressos podem ser adquiridos pela plataforma uhuu.com e pontos de venda autorizados. Mais informações no serviço abaixo.
Alcione: um patrimônio da música brasileira
Com mais de 50 anos de carreira, 43 álbuns lançados, 26 discos de ouro, 7 de platina, apresentações em mais de 36 países e uma lista impressionante de prêmios nacionais e internacionais, Alcione é, incontestavelmente, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Nascida no Maranhão e consagrada no Rio de Janeiro, a Marrom é símbolo de resistência, talento e representatividade, com hits que atravessam gerações como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano”, “Sufoco”, “Garoto Maroto”, entre tantos outros.
A trajetória da artista foi celebrada em diversas frentes nos últimos anos: foi tema do espetáculo “Marrom, o Musical”, dirigido por Miguel Falabella; protagonista do documentário “O Samba é Primo do Jazz”; e inspiração para a criação da Medalha Alcione, honraria máxima do mérito cultural do Estado do Rio de Janeiro. Em 2024, o Prêmio da Música Brasileira dedicou sua edição à cantora, nomeando-a como tema do ano. Recentemente, ela foi agraciada com o prêmio Faz Diferença, do Grupo Globo, na categoria Música.
Dona de uma das vozes mais potentes da MPB e com fôlego criativo de sobra, Alcione segue conectada com o presente, ativa nas redes sociais e com milhões de ouvintes mensais nas plataformas de streaming. Seu novo álbum e a turnê são as provas definitivas de que a Marrom continua sendo uma força incontestável da música brasileira — visceral, autêntica e absolutamente necessária.
Serviço São Paulo
Opus Entretenimento apresenta Alcione
Data: 18 de outubro de 2025
Local: Vibra São Paulo
Endereço: Av. das Nações Unidas, 17955
Abertura da casa: 19h
Ingressos: a partir de R$60,00 em até 12x
Classificação etária: 18 anos. Menores somente acompanhados de pais ou responsáveis
Setores:
Mesa Vip: a partir de R$ 216,00+ taxas
Mesa Setor 1: a partir de R$ 192,00+ taxas
Mesa Setor 2: a partir de R$ 168,00+ taxas
Poltrona Setor 1: a partir de R$ 156,00+ taxas
Poltrona Setor 2: a partir de R$ 120,00+ taxas
Camarote Setor 1: a partir de R$ 180,00+ taxas
Camarote Setor 2: a partir de R$ 170,00+ taxas
Plateia Superior 1: a partir de R$ 80,00+ taxas
Plateia Superior 2: a partir de R$ 70,00+ taxas
Plateia Superior 3: a partir de R$ 60,00+ taxas
Pontos de venda
A Uhuu é o canal oficial de vendas deste evento. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais oficiais.
Bilheteria Vibra São Paulo • Sem incidência de Taxa de Serviço
Avenida das Nações Unidas 17955 • Vila Almeida • São Paulo – SP.
Horário de funcionamento bilheteria Vibra SP – Segunda-feira a Sexta-feira 12h às 15h e das 16h às 19h.
Sábados, domingos e feriados – FECHADO, salvo em dias de show com horário das 14h até o início do shows.
Bilheteria do Teatro Bradesco • Sem incidência de Taxa de Serviço
3º Piso do Bourbon Shopping São Paulo
Rua Palestra Itália, nº 500 • Loja 263 • 3° Piso I Perdizes • São Paulo • SP
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 20h. Em dias de evento o funcionamento será a partir das 12h até o final do evento.
Bilheteria do Teatro Sabesp Frei Caneca • Sem incidência de Taxa de Serviço
7º Piso do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, nº 569 • 7° Piso I Consolação • São Paulo • SP
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 19h e segunda-feira bilheteria fechada.
Formas de Pagamento:
Internet: Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
Bilheteria: Dinheiro, Pix, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo,
Parcelamento no cartão de crédito: até 1x sem juros, de 2x até 12x com juros
Os ingressos e-Ticket em arquivo .PDF são entregues automaticamente ao e-mail do titular do pedido em até 30 minutos após o recebimento da confirmação de compra. Apresente no acesso do evento. Caso não tenha recebido o e-mail, verifique também sua caixa anti-spam.
Descontos:
50% Idosos: (com idade igual ou superior a 60 anos): Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição;
50% Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.  Consulte também: www.documentodoestudante.com.br
50% para pessoas com deficiência e acompanhante quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
50% Professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino: carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto, conforme a Lei Estadual nº 14.729/12.
50% Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais: Conforme a Lei Estadual nº 15.298/14, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
50% jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos
Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
50% APOSENTADOS-  Apresentar documento de identidade oficial com foto e cartão de benefício do INSS que comprove a condição. Conforme Lei Municipal SP n°12.325/1997.
O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.
Demais descontos:
40% de desconto para Sócios Clube Opus, limitado a 02 ingressos por sócio, limitado a 5% por setor. Confira a disponibilidade de setores. Válido para compras através do site e bilheteria, mediante a informação do CPF no ato da compra. Desconto não acumulativo. Ainda não é sócio? Cadastre-se já através do site e garanta seu ingresso com desconto! Maiores informações em clubeopus.com consulte eventos disponíveis
Atenção:
– Os descontos não são cumulativos, devendo ao beneficiário optar pelo desconto de sua preferência, mediante a apresentação de documentos que comprovem o direito.
– Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do evento. Nas compras feitas através da internet, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida no acesso ao evento.
– Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no acesso ao evento, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos.
Estacionamento Vibra São Paulo:
Para maior comodidade, os clientes podem adquirir o estacionamento conveniado no local de forma antecipada através do link: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/estacionamento-vibra-sao-paulo-12536
OBJETOS PROIBIDOS: cigarro eletrônico; câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais, Go-Pro (ou similares); cartazes de qualquer tipo; bandeiras e faixas com mastro; guarda-chuvas; bebidas alcoólicas; materiais ou objetos que possam causar ferimentos; armas de fogo ou branca de qualquer espécie; fogos de artifício; copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem; papel em rolo, jornais e revistas; capacetes de motos ou similares; correntes, cinturões e pingentes; roupas ou acessórios com partes pontiagudas que podem machucar; drogas ilegais, substâncias tóxicas, medicamentos sem receita médica ou produtos compartilhados com outras pessoas por motivos médicos (*quem precisar levar os medicamentos, deve apresentar receita médica em seu nome); desodorante, cosmético ou perfume em recipientes com volume superior a 90 ml; materiais destinados à fabricação de bombas ou que possam causar incêndios; lasers, walkie-talkie e drones; pistolas de água, cadeiras, panfletos e adesivos; utensílios de armazenagem; cadeiras ou bancos; bastão para tirar foto; buzinas de ar; mochilas ou bolsas maiores do que 20x30cm; outros objetos que possam causar riscos, dano ou importunação, sujeitos ao critério da produção, segurança e policiamento no local.

Continuar Lendo

Parada SP

Dany & Diego realizam dois shows no interior paulista

Publicado

em

Neste final de semana, Dany & Diego estarão se apresentando em dose dupla na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, interior do Estado de São Paulo. A dupla sobe ao palco, sábado (18), a partir das 21h, durante a Festa do Padroeiro São Judas. O show acontece no Estacionamento do Parque Taene. No domingo (19), às 18h, a apresentação será no Festival Raízes, na Usina Santa Bárbara.

No palco, os artistas vão cantar grandes sucessos da música sertaneja, algumas autorais que marcaram a carreira dos irmãos, além da atual de trabalho “Alô galera”. “Estamos ansiosos para cantar para o público da nossa cidade. Serão dois dias que ficarão marcados em nossa carreira!”, garante a dupla.

Alô galera:

Plataformas digitais:
https://distrokid.com/hyperfollow/danyanddiego/al-galera-2

Liderado pelo empresário Carlos Barbosa, vale destacar a importância do escritório Viola Brasil Produções Artísticas que tem trabalhado na gestão e no agenciamento da dupla Dany & Diego, potencializando ainda mais a carreira da dupla para todo o Brasil.

DANY & DIEGO
A dupla Dany & Diego é sucesso em todo o Brasil com músicas como “Bate a bota no chão”, gravada com Teodoro & Sampaio, “Cabulosa”, “Tempo ao tempo”, “Aqui só tem filé”, “Chuva fina”, “Volta”, “Então tá” que contou com a participação do cantor Gusttavo Lima, “Bruto e bão” com Carreiro & Capataz e “Alô galera”. Em 28 anos de carreira, Dany & Diego colecionam cinco CDs, um DVD e dois EPs.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Dany & Diego, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/danyediegooficial
Facebook: https://www.facebook.com/danyediegooficial
Youtube: https://www.youtube.com/@danyediegooficial

Continuar Lendo

Parada SP

EM OUTUBRO, QUARTAS ANIMADAS NO DON MIGUEL!

Publicado

em

Durante o mês em que se comemora o Dia das Crianças, o restaurante mexicano recebe personagens infantis no jantar para deixar a experiência tex-mex ainda mais divertida para a garotada

O mês das crianças vai ser ainda mais especial no Don Miguel Mexican Bar! Todas as quartas-feiras de outubro, um personagem do universo infantil vai marcar presença no restaurante para brincar, interagir e tirar muitas fotos com os pequenos.

A diversão acontece das 19h30 às 21h30, deixando a noite mais animada para a família. Enquanto os filhos se divertem, os pais podem aproveitar o rodízio pioneiro de comida tex-mex, que há 18 anos é referência na cidade.

Recém-instalado em novo endereço no Tatuapé, o Don Miguel é mais do que um restaurante: é um espaço pensado para unir gastronomia e entretenimento. O salão moderno e climatizado conta com lounge aconchegante, serviço de valet aos finais de semana e um espaço kids com brinquedão e pinball, garantindo tranquilidade para os adultos e diversão sem fim para as crianças.

E tem mais: a casa também abriga a Balada Neon, uma atração exclusiva para adolescentes e adultos, perfeita para festas e comemorações, com pacotes especiais, show de luzes e cardápio personalizado.

Serviço
Don Miguel Mexican Bar
Endereço: Rua Itapura, 1.294 – Tatuapé, São Paulo.
Horário de funcionamento presencial:
– Jantar – terça a quinta e feriado, das 18h às 23h; sexta e sábado, das 18h à 0h; domingo, das 18h às 22h;
– Almoço – sexta, das 12h às 15h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 16h.
– Quartas animadas – às quartas-feiras do mês de outubro, das 19h30 às 21h30.

Capacidade: 90 pessoas.
Aceita reservas para aniversários e comemorações.
Estacionamento com Valet: R$ 40,00 – sextas, sábados, domingos e feriados

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.