Conecte-se conosco

Últimas notícias

Espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos” tem bate-papo neste sábado(02/07)

Publicado

em

A apresentação deste sábado(02/07) será seguida de um bate-papo com a professora de Literatura e Teatro da UFMG e pesquisadora, Elen de Medeiros. A proposta do encontro é debater sobre a dramaturgia e enredo da montagem, que pode ser conferida até o próximo dia 11, no CCBB-BH.  

 O espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos”, do Grupo Teatral Encena, vem se destacando entre as opções em cartaz atualmente na capital mineira por apresentar uma série de reflexões acerca dos tempos atuais. No palco os atores Christiane Antuña, Gustavo Werneck, Raquel Lauar e Arthur Barbosa interpretam quatro amigos que vivenciam uma experiência marcante.

A dramaturgia teve como ponto de partida e eixo central o texto da premiada Silvia Gomez. O processo contou também com a colaboração do diretor Wilson Oliveira e da Assistente de direção Adélia Carvalho, que fizeram a junção e a adaptação de duas versões diferentes do conteúdo inicia. Escrito durante os primeiros meses de isolamento social, o enredo trata sobre as angústias deste período. A autora começou a escrever e também a colecionar algumas frases que ia ouvindo de outras pessoas. Esse material foi sendo reunido e deu origem a um acervo, que acabou sendo transformado nos manuscritos.  O bate-papo será uma oportunidade para compreender o processo de desenvolvimento da dramaturgia e de criação do espetáculo bem como de analisar as temáticas abordadas em cena.

A montagem acompanha a trajetória de quatro amigos que se reencontram durante um período crucial: a morte de uma amiga em comum. Esse luto coletivo faz com que eles se aproximem ainda mais uns dos outros. A partir de uma série de encontros regulares, que funcionam como uma espécie de catarse e de terapia coletiva, cada um vai tendo a oportunidade de falar, compartilhando com os demais suas angústias, medos e os sentimentos mais sinceros com relação a tudo que estão vivenciando. O espetáculo é uma reflexão importante sobre a relação entre a vida e a morte, os tormentos e as inseguranças da atualidade. Além disso, exalta a beleza dos encontros, das amizades e das conexões verdadeiras que estabelecemos ao longo da vida.

“São reflexões que giram em torno da metáfora do título ‘Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos’, uma vez que estabelecem uma conexão com a imagem e com a necessidade do falar, remetendo à ideia e à metáfora da coleção. Ao falar, na progressão dos encontros, as frases borbulham cada vez mais os corpos ali presentes. Quando falamos, fervilhamos. Porque estamos vivos!”, conclui a autora Silvia Gomez.

O enredo explora temas atuais, com foco nos impactos sociais. No elenco, destaque para os veteranos Gustavo Werneck, que está no grupo desde a primeira montagem (1984) e Christiane Antuña, que integra a companhia desde 1994. A atriz Raquel Lauar começou a trabalhar com o grupo em 2010, no espetáculo “Nossa Cidade”. Já o ator Arthur Barbosa foi integrado ao projeto logo depois de concluir o Curso de Formação Artística do Palácio das Artes, o Cefart, trazendo um frescor para a cena, enquanto contribui para tirar o grupo de um possível lugar comum em função do forte entrosamento entre os demais integrantes. “Essa sinergia permite que a criação de um ambiente de cumplicidade onde um está sendo colaborando com o processo criativo do outro. Como nenhum dos atores sai de cena durante o espetáculo, essa interação é fundamental”, explica o diretor.

“Essas inquietações que vivenciamos durante o período de pandemia, que infelizmente ainda não chegou ao fim, influenciam o nosso processo de escuta, trazendo uma série de novas dificuldades para os relacionamentos humanos. Uma delas se dá em virtude do avanço das interações por meios digitais, que facilitam o contato, mas em contrapartida, trazem como consequência direta uma dificuldade na escuta, comprometendo a compreensão dos signos e das mensagens, além de estimular uma valorização quase que excessiva da imagem, descartando todo o conteúdo e o contexto. E isso gera tensão, adoecimento e até provoca uma visão muito distorcida de uma realidade muito próxima aos olhos. Por este motivo, acredito que este texto traz reflexões extremamente necessárias para este momento” destaca o diretor Wilson de Oliveira.

Elen de Medeiros 

Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG. Foi professora de Teoria e História do Teatro no Departamento de Artes Cênicas da UFOP. Possui mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp, ambos sobre a obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Realizou pesquisas de pós-doutorado sobre dramaturgia brasileira moderna e contemporânea e teoria do drama, temas de suas investigações mais recentes.

 

Grupo Teatral Encena  

O Grupo Teatral Encena surgiu em 1984, no fim da ditadura militar, e se tornou uma das mais expressivas companhias teatrais de Belo Horizonte. Encabeçado pelo diretor Wilson de Oliveira, sua pesquisa é ligada a temas urbanos e relações de poder, também debatendo história social e política brasileira. Com espetáculos consagrados como “O beijo no asfalto” (1994), “Eu te amo ditadura” (1994) e “O Tempo e os Conways” (2005), o grupo revelou nomes expressivos da cena artística mineira como Luiz Arthur, Yara de Novaes e Fernando Ernesto. Atualmente conta, além de artistas da sua formação original, com jovens atores e atrizes convidados a cada nova produção.

 

Silvia Gomez

Natural de Belo Horizonte, Silvia Gomez é jornalista, roteirista e dramaturga, e é hoje um dos nomes mais atuantes da cena teatral contemporânea. De 2003 a 2011, integrou o círculo de dramaturgia do Centro de Pesquisas Teatrais (CTP-SESC), dirigido por Antunes Filho. É autora de textos como “Mantenha fora do alcance do bebê” (ganhadora dos prêmios APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de melhor dramaturgia, e Aplauso Brasil, em 2015) e “Neste mundo louco, nesta noite brilhante” (indicação ao Prêmio Shell paulistano, na categoria de melhor dramaturgia, em 2019), entre outras. Suas peças foram traduzidas para o espanhol, francês, sueco, alemão, inglês, italiano e mandarim, tendo sido encenadas e lidas em países como Bolívia, México, Inglaterra, Espanha, Escócia e Portugal. O espetáculo “A árvore” foi também apresentado no Festival Mujeres en Escena por la Paz, na Colômbia, em 2021, ano de sua estreia.

 

Circuito Liberdade 

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Acesse o site do CCBB em: bb.com.br/cultura.

 

Ficha Técnica

Pequena Coleção de Frases em Tempo de Fundos Pensamentos

Dramaturgia:  Silvia Gomez
Direção: Wilson Oliveira
Elenco:  Christiane Antuña, Gustavo Werneck, Raquel Lauar e Arthur Barbosa
Dramaturgistas:  Adélia Carvalho e Wilson Oliveira

Assistente de direção: Adélia Carvalho
Cenário: Ed Andrade
Figurino:  Tereza Bruzzi
Assistente de figurino: Edsel Duarte
Iluminação: Geraldo Octaviano
Operador de luz: Régelles Queiroz (gato de luz iluminação cênica)

Preparação corporal: Rafael Batista
Trilha sonora: Márcio Monteiro
Campanha de comunicação: Filipe Lampejo e Vinícius de Souza

Arte gráfica: Filipe Lampejo
Fotografia: Guto Muniz (focoincena)
Assessoria de Imprensa: Fábio Gomides – A Dupla Informação
Gestão de mídias sociais: Letícia Leiva e Matheus Carvalho (Rizoma Comunicação & Arte)
Vídeo: Chico de Paula
Operadora de vídeo e som:  Mayara Christiane da Silva
Filmagem dos bastidores: Byron O’Neill
Produção executiva: Ana Jardim
Assistentes de produção executiva: Amanda Pereira Martins e Mazarelo Teixeira
Realização: Grupo Teatral Encena

 

Serviço

Apresentação espetáculo “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos” seguida de bate-papo com a professora e pesquisadora Elen de Medeiros

Período: 02 de julho de 2022 – sábado

Horário: 20h

Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) na bilheteria do CCBB e pelo site www.bb.com.br/cultura ou pela Eventim – www.eventim.com.br

Mais informações: 31 3431 9400 – www.bb.com.br/cultura / E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Redes sociais: Facebook: /ccbbbh | Twitter: @CCBB_BH | Instagram: @ccbbbh

O espetáculo segue em cartaz até 11/07, com apresentações de sexta a segunda, sempre às 20h

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Guilherme Arantes celebra 50 anos de carreira com a turnê “50 Anos-Luz”, marcada para 2026

Publicado

em

Espetáculo celebra meio século de carreira de um dos maiores nomes da música brasileira

 

Um dos artistas mais consagrados da música nacional, Guilherme Arantes se prepara para uma celebração inesquecível: a turnê “50 Anos-Luz”, que marcará os seus 50 anos de carreira. O cantor, compositor e instrumentista paulistano, e seu empresário Anderson Carlos, acabam de assinar contrato com a Music On Events — promotora responsável pela turnê, que vai percorrer os principais palcos e arenas do Brasil — e promete ser um grandioso espetáculo. O início das apresentações está marcado para março de 2026, começando pela capital paulista, no Espaço Unimed.

Dono de uma trajetória que atravessa gerações, o cantor e compositor revisitará seus maiores clássicos, entre eles “Amanhã”, “Planeta Água”, “Um Dia, Um Adeus” e “Cheia de Charme”, em apresentações que unem tecnologia, emoção e a intensidade de um artista que transformou sua música em trilha sonora da vida de milhões de brasileiros.

Com mais de 30 composições eternizadas em novelas e interpretadas por ícones como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Zezé Di Camargo & Luciano, Anavitória e tantos outros, Guilherme Arantes reafirma seu lugar como patrimônio da música nacional e cronista da alma brasileira.

Além da turnê, o artista prepara o lançamento de um álbum inédito — previsto para o primeiro trimestre de 2026 — que chega para consolidar sua vitalidade artística aos 72 anos de idade.

Refletindo sobre sua trajetória, Guilherme relembra o auge do pop rock nacional nos anos 80, período em que se consagrou como um dos nomes mais populares e criativos da cena musical e celebra a oportunidade de reencontrar seu público em uma fase de renovação e celebração.

“São 50 anos de aprendizado, do prazer insubstituível de fazer música. E completar uma data assim, redonda, é ter vivido esse exercício de sobrevivência ao tempo, às camadas de modas e tecnologias. Por isso, eu comemoro com um álbum cheio de inéditas e uma agenda generosa, para brindar o público com o mesmo prazer que me trouxe até aqui.”

Com mais de 140 apresentações anuais, sempre embaladas por plateias que cantam em coro seus sucessos, Guilherme Arantes prova que sua música é atemporal e segue conquistando novas gerações.

Em 2026, a turnê “50 Anos-Luz” promete ser um marco nessa linda história: um espetáculo de memória, emoção e intensidade, celebrando meio século de história de um artista que é patrimônio da música brasileira.

Confira a agenda de shows: 

07/03 – São Paulo/SP – Espaço Unimed
14/03 – Rio de Janeiro/RJ – VIVO RIO
21/03 – Curitiba/PR – Teatro Positivo
10/04 – Fortaleza/CE – T.B.C
11/04 – Recife/PE – Teatro Guararapes
18/04 – Belo Horizonte/MG – Minascentro
25/04 – POA- Araújo Vianna
09/05 – Ribeirão Preto/SP – Multiplan Hall
15/05 – Belém- Assembleia Paraense
16/05 – Manaus/AM – Studio 5
23/05 – Brasilia/DF – Ulysses C.C
30/05 – Santos/SP – Convention Cente

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

Hugo Henrique celebra 3 anos da Roda Rico com pocket show gratuito em São Paulo

Publicado

em

Um dos nomes mais promissores da música sertaneja atual, o cantor e compositor Hugo Henrique, que acumula milhões de ouvintes mensais no Spotify, se apresenta neste sábado (6) em um pocket show gratuito na Roda Rico, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A performance integra a programação especial de comemoração pelos 3 anos da Roda Rico, um dos principais cartões-postais da capital paulista.

Aos 20 anos, Hugo segue se consolidando como uma das vozes mais fortes da nova geração e como autor de hits imortalizados nas vozes de Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Simone Mendes, entre outros grandes nomes do gênero. Para a data, o artista promete um repertório repleto de sucessos, além de algumas surpresas para o público presente.

“Cantar em São Paulo já é especial, mas participar da celebração de um espaço tão simbólico como a Roda Rico deixa tudo ainda mais significativo. Quero que seja uma noite leve, bonita e cheia de boas lembranças para quem estiver lá”, afirma Hugo Henrique.

O show faz parte de uma série de ações comemorativas da Roda Rico, que celebra seu papel como ponto de encontro cultural, turístico e afetivo da cidade.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Hotel de Paulínia oferece pacotes especiais para curtir o Natal e Réveillon

Publicado

em

Para quem mora na cidade de Paulínia e demais municípios do interior paulista, e gostaria de curtir com a família as festas de final de ano perto de casa, mas desfrutando de toda segurança, comodidade, lazer e uma boa comida, a melhor opção está no Sleep Inn Paulínia. O hotel preparou dois pacotes especiais para seus hóspedes: Natal e Réveillon.

Além da hospedagem, quem garantir a reserva para curtir o pacote especial de Natal, terá o direito de desfrutar da Ceia de Véspera de Natal, das 19h às 23h. Já o almoço de Natal será servido entre às 12h e 14h. O late check-out vai até às 16h.

Para o pacote especial de Réveillon, está incluso a ceia de véspera de ano novo 31/12/2025 das 19h às 22h; Festa da piscina, música ao vivo com a banda Jack Billy das 22h às 1h30; Almoço de Ano Novo das 12h às 14h do dia 01/01/2026. O late check-out vai até às 16h. Vale lembrar que as reservas são limitadas.

“Sempre procuramos oferecer uma experiência única para nossos clientes como conforto, segurança e praticidade. Nossos pacotes de Natal e Réveillon serão momentos para que nossos hóspedes possam curtir em família e entre amigos, marcando a chegada de uma nova era com muita saúde e prosperidade”, comenta Alessandra Caldas, gerente geral do Sleep Inn Paulínia.

Para garantir a reserva e saber mais informações, através dos telefones (19) 3112 2001 / (19) 9 8256 3340 ou pelo e-mail reservas@sleepinnpaulinia.com.br.

SLEEP INN PAULÍNIA
Inaugurado em 2021, o Sleep Inn Paulínia está localizado em uma das cinco entradas da cidade, próximo à prefeitura, ao Theatro Municipal e ao Sambódromo. O hotel pode ser facilmente acessado pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Professor Zeferino Vaz, estando apenas a 37 km do Aeroporto de Viracopos.

Sleep Inn Paulínia possui uma estrutura de 5.500m² e conta com 120 apartamentos, duas salas de reunião para até dez pessoas, uma sala de eventos para até 50 pessoas em auditório, restaurante, academia, piscina, Wi-Fi cortesia, loja de conveniência, café da manhã e serviço de coffee break, figurando entre as opções para todos os públicos – corporativo e a lazer

Com uma infraestrutura completa, o Sleep Inn Paulínia também possui apartamentos adaptados para PCDs garantindo conforto e comodidade em sua estada, além de oferecer a possibilidade dos viajantes se hospedarem com seus pets, uma vez que é Pet Friendly.

Para conhecer mais sobre o Sleep Inn Paulínia, acesse o site https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/sleep-inn-paulinia.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.