Conecte-se conosco

Hora de notícia

Espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda ‘Os Empenhados’

Publicado

em

Espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda ‘Os Empenhados’, gravado em julho, será apresentado em dez espaços culturais de São Paulo e nas redes sociais para todo o Brasil.
 
 
Entrevistas gravadas online durante a Semana de Arte Moderna de 2022, com Pedro Del Rio e artistas de diversas áreas, juntam-se ao show que apresentou músicas e histórias de Itamar Assumpção
 
O espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda “Os Empenhados”, gravado no show ao vivo realizado no dia 08 de julho, no Teatro Flávio Império, Zona Leste de São Paulo, onde apresentaram músicas e histórias do icônico Itamar Assumpção, será transmitido entre os dias 27/08 e 06/09 (programação abaixo), em dez espaços culturais da cidade de São Paulo, e nas redes sociais dos locais, podendo ser assistido por fãs da banda e do compositor em todo o Brasil.

Site Museu Virtual Itamar Assumpção: https://www.itamarassumpcao.com/ 
Instagram: @empenhados
 

SOBRE O PROJETO MUSICAL


SOBRE O SHOW
 

O cantor e compositor Marcelo Del Rio e a banda de jovens músicos penhenses, Os Empenhados, apresentam o show “Rei da Cocada Preta”, com músicas e histórias de Itamar Assumpção, artista que morou boa parte de sua vida no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, e que deixou uma obra internacional fundamentada por um estilo de composição complexo, valorização da música e da poesia, críticas sociais e temas que levam à reflexão.

As muitas canções e escritos deixados por Itamar têm vasto conteúdo cultural, mas por ele ter assumido a arte de forma independente, suas criações foram pouco executadas na mídia de massa, o que impediu o reconhecimento amplo de sua obra, especialmente pelo público jovem das novas gerações.

Desde 2015 o grupo realiza apresentações em teatros, festivais e escolas públicas do Ensino Médio. Em 2021 o projeto foi contemplado no Programa VAI, e assim Marcelo Del Rio e Os Empenhados fizeram a gravação do show pela primeira vez no Teatro Flávio Império e que será transmitido em 10 diferentes equipamentos culturais da cidade de São Paulo, distribuídos nas 4 regiões e central.

O espetáculo foi gravado no dia 8 de julho de 2022, sexta-feira, com uma apresentação aberta ao público.
No repertório, músicas como Baby, Pretobrás, Nego Dito, Embalos e Outras Capitais, além de poesias, performances teatrais e exibições de vídeo que retratam a vida de Itamar Assumpção. O show contou com a presença da cantora Tata Fernandes nas músicas Outras Capitais e Mal Menor.

O público também poderá assistir, na sequência da transmissão do show, entrevistas realizadas pelo músico Pedro Del Rio, baterista dos Os Empenhados, que conversa com cinco artistas, de diferentes áreas de atuação, sobre as experiências e o entendimento sobre arte independente e realização pessoal.

As entrevistas foram gravadas em formato on-line durante o centenário da Semana de Arte Moderna de 2022, com Luiz Chagas, Anelis Assumpção, Jeová Santana, Antonio Ginco e Nina Oliveira.
 
Instagram: @empenhados
REI DA COCADA PRETA NO VAI
 

Contemplado no Programa VAI, modalidade II, edição 2021, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o projeto “Rei da Cocada Preta” tem como objetivo a circulação em formato online do espetáculo e entrevistas sobre arte independente e realização pessoal para diferentes regiões da capital de São Paulo.



AGENDA TRANSMISSÃO – CIRCUITO SP (ZONA LESTE / ZONA NORTE / ZONA SUL / ZONA OESTE E CENTRO)

Casa De Cultura Raul Seixas – @casadeculturaraulseixas
DIA: 27/08/2022 – sábado – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – LUIZ CHAGAS

Centro Cultural das Culturas Negras – CCCNEGRAS – @ccnegras
DIA: 28/08/2022 – domingo – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO – ANELIS ASSUMPÇÃO

Centro Cultura Vila Itororó – VILA ITORORÓ – @vila_itororo
DIA: 30/08/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTRVISTADO – LUIZ CHAGAS

Centro Cultural Tendal da Lapa – TENDAL DA LAPA – @cctendaldalapa
DIA: 30/08/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 21 hs
ENTREVISTADO ANTONIO GINCO

Casa de Cultura Butantã – @casadeculturabt
DIA: 31/08/2022 – quarta-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – JEOVÁ SANTANA

Casa de Cultura da Vila Guilherme – CASARÃO – @cc.casarao
DIA: 01/09/2022 – quinta-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – JEOVÁ SANTANA

Centro Cultural da Juventude – CCJ – @ccjuventude
DIA:  02/09/2022 – sexta-feira – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO ANELIS ASSUMPÇÃO

Teatro Flávio Império – @teatroflavioimperio
DIA: 03/09/2022 – sábado – HORÁRIO: 17 hs
ENTREVISTADO – ANTONIO GINCO

Casa de Cultura Chico Science – @cc.ipiranga
DIA: 04/09/2022 – domingo – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO – NINA OLIVEIRA

Centro Cultural da Penha – CCPENHA – @ccpenha
DIA: 06/09/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – NINA OLIVEIRA

SOBRE OS EQUIPAMENTOS CULTURAIS E OS ENTREVISTADOS  



O show “Rei da Cocada Preta” com Marcelo Del Rio e Os Empenhados, e músicas e histórias de Itamar Assumpção, será transmitido em dez equipamentos culturais da Secretaria Municipal de São Paulo (@smculturasp) atendendo as 5 regiões da cidade de SP (ZN, ZS, ZL, ZO e CENTRAL), bem como outros estados através das redes sociais dos locais.

01. CASA DE CULTURA RAUL SEIXAS
DATA TRANSMISSÃO: 27/08/2022 – sábado
HORÁRIO: 20 hs
@casadeculturaraulseixas

A Casa encontra-se dentro do Parque Raul Seixas, distrito de Itaquera, na zona leste, juntamente com quadras poliesportivas, quiosques, lago, aparelhos de ginástica e outras atrações recreativas. O nome, tanto do parque quanto da Casa, homenageia o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989). Foi inaugurada em 1989 e no local acontecem saraus, shows e oficinas artísticas.

ENTREVISTA: Luiz Chagas

LUIZ CHAGAS é músico e jornalista, pai do Gustavo e da Tulipa. Compositor, escritor e tradutor, guitarrista da banda Isca de Polícia, criada por Itamar Assumpção. Compôs trilhas para cinema e segue trabalhando em composições próprias.

02. CENTRO DE CULTURAS NEGRAS DO JABAQUARA – MÃE SYLVIA DE OXALÁ
DATA TRANSMISSÃO: 28/08/2022 – domingo
HORÁRIO: 16 hs
@ccnegras

Está localizado na zona sul da cidade, juntamente com uma ampla área verde, a Biblioteca Paulo Duarte e a Casa Histórica do Sítio da Ressaca. Inaugurado em 1980, oferece atividades culturais, artísticas e recreativas, com apresentações de teatro, dança, música e capoeira, e espaço para exposições.

ENTREVISTA: Anelis Assumpção

ANELIS ASSUMPÇÃO – Cantora e compositora, escritora, apresentou programas de TV. Dona de casa e mãe, pratica Yoga, caminhadas e é filha do compositor Itamar Assumpção. Lançou seu primeiro álbum em 2011, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, e continua compondo e escrevendo, além de administrar o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção).

03. CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
DATA TRANSMISSÃO: 30/08/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 20 hs
@vila_itororo

É um espaço que contempla um conjunto de construções dos anos 1920, desapropriado a partir de 2013 para fins culturais, e que está em fase de restauro. Após a primeira fase de restauração do local, foi aberto em 2021 com eventos culturais, artísticos e recreativos. Oficinas, cozinha e marcenaria públicas, Fablab, publicações e conteúdo audiovisual fazem parte da programação.

ENTREVISTA: Luiz Chagas
LUIZ CHAGAS é músico e jornalista, pai do Gustavo e da Tulipa. Compositor, escritor e tradutor, guitarrista da banda Isca de Polícia, criada por Itamar Assumpção. Compôs trilhas para cinema e segue trabalhando em composições próprias.

04. CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
DATA TRANSMISSÃO: 30/08/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 21 hs
@cctendaldalapa

Iniciou suas atividades em 1989 quando o “Grupo Teatro Pequeno” promoveu uma “invasão cultural” no Tendal da Lapa, um prédio antigo que comercializava carnes. É um conjunto arquitetônico com apresentações de teatro, dança e música, esportes, aulas e oficinas ministradas por professores voluntários.

ENTREVISTA: Antonio Ginco

Poeta inédito e natural de Assis, interior de SP, ANTONIO GINCO é professor, ator, autor, escritor e diretor. Formado em Pedagogia, atuou em várias peças teatrais, filmes e comerciais de TV, e ministrou cursos relacionados à área artística. Autor da letra da música “Porto solidão”, gravada pelo cantor Jessé nos anos 80.

05. CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ
DATA TRANSMISSÃO: 31/08/2022 – quarta-feira
HORÁRIO: 20 hs
@casadeculturabt

Por lá rolam várias oficinas culturais gratuitas à comunidade, além de eventos semanais e mensais, como saraus, exibições de filmes, shows musicais e peças teatrais. Existe desde 1992, por iniciativa da Prefeitura de São Paulo e no espaço há teatro e biblioteca, exposições e feiras de artesanato.

ENTREVISTA: Jeová Santana

Poeta, JEOVÁ SANTANA é professor da Universidade Estadual de Alagoas e da rede estadual de Sergipe. Cronista e contista, radialista e letrista de música. Seu primeiro livro foi publicado em 1993, Dentro da Casca, e o último, lançado recentemente, no final de 2021… a coletânea de poesia Estilhaços.

06. CASA DE CULTURA VILA GUILHERME – CASARÃO
DATA TRANSMISSÃO: 01/09/2022 – quinta-feira
HORÁRIO: 20 hs
@cc.casarao

Num casarão construído em 1924 no coração da Vila Guilherme, um prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico, o espaço cultural foi inaugurado em 2016 e é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo. Sua programação inclui oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibição de filmes, entre outros.

ENTREVISTA: Jeová Santana
Poeta, JEOVÁ SANTANA é professor da Universidade Estadual de Alagoas e da rede estadual de Sergipe. Cronista e contista, radialista e letrista de música. Seu primeiro livro foi publicado em 1993, Dentro da Casca, e o último, lançado recentemente, no final de 2021… a coletânea de poesia Estilhaços.

07. CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
DATA TRANSMISSÃO: 02/09/2022 – sexta-feira
HORÁRIO: 16 hs
@ccjuventude

Foi inaugurado em 2006 com participação da comunidade e inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo. Dentre várias atividades, destacamos: aulas e espetáculos teatrais, shows de música, circo, horta comunitária, cozinha experimental de alimentação saudável. Com arquitetura moderna, o espaço reúne biblioteca, teatro de arena, laboratórios de idiomas e pesquisas, ilhas de edição de vídeo e áudio. Há também no centro uma ampla área de convivência com computadores com acesso à Internet, e muito mais.

ENTREVISTA: Anelis Assumpção

ANELIS ASSUMPÇÃO – Cantora e compositora, escritora, apresentou programas de TV. Dona de casa e mãe, pratica Yoga, caminhadas e é filha do compositor Itamar Assumpção. Lançou seu primeiro álbum em 2011, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, e continua compondo e escrevendo, além de administrar o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção).

08. TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
DATA TRANSMISSÃO: 03/09/2022 – sábado
HORÁRIO: 17 hs
@teatroflavioimperio

Inaugurado em 1992, o teatro está localizado num amplo espaço e apresenta programação variada com espetáculos de teatro, dança, música e artes circenses. O nome homenageia Flávio Império (1935-1985), cenógrafo, arquiteto e artista plástico paulistano.

ENTREVISTA: Antonio Ginco

Poeta inédito e natural de Assis, interior de SP, ANTONIO GINCO é professor, ator, autor, escritor e diretor. Formado em Pedagogia, atuou em várias peças teatrais, filmes e comerciais de TV, e ministrou cursos relacionados à área artística. Autor da letra da música “Porto solidão”, gravada pelo cantor Jessé nos anos 80.

09. CASA DE CULTURA CHICO SCIENCE
DATA TRANSMISSÃO: 04/09/2022 – domingo
HORÁRIO: 16 hs
@cc.ipiranga

Inaugurada em abril de 1991 (oficializada em 1992) e localizada em um espaço privilegiado no distrito do Sacomã, a Casa tem programação cultural variada com oficinas de formação, cursos, espetáculos de música e teatro, entre outros eventos. Chico Science (1966-1997): cantor e compositor brasileiro, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, na década do ano de 1990.
ENTREVISTA: Nina Oliveira

NINA OLIVEIRA – Cantora, compositora e multi-instrumentista da cidade Guarulhos, em São Paulo. Cursou o ensino médio no bairro paulistano da Penha (com os Empenhados) e começou cedo sua carreira como artista. Fenômeno na internet devido às visualizações do seu conteúdo online, é considerada uma das vozes mais fortes da sua geração.

10. CENTRO CULTURAL PENHA
DATA TRANSMISSÃO: 06/09/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 20 hs
@ccpenha

Fundado em 2012, é composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Pena, Fablab, além de estúdios de gravação e salas para ensaios. Dedica-se a promover atividades artísticas e culturais envolvendo os cidadãos e a valorizar a história do bairro da Penha de França.

ENTREVISTA: Nina Oliveira

NINA OLIVEIRA – Cantora, compositora e multi-instrumentista da cidade Guarulhos, em São Paulo. Cursou o ensino médio no bairro paulistano da Penha (com os Empenhados) e começou cedo sua carreira como artista. Fenômeno na internet devido às visualizações do seu conteúdo online, é considerada uma das vozes mais fortes da sua geração.

CONTATOS PARA SHOWS:
Produtora INDEPENDENTLY
11 27682951 / 11 9 54316646
independently@outlook.com.br
www.independently.com.br/reidacocadapreta.html

👉Marcelo Del Rio e Os Empenhados 
 
Foto com a Banda e a kombi (com Bobo) – crédito Renato Grieco
Fotos com a Banda – crédito de Samantha Feijon

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de notícia

‘Do bluegrass ao baião: Neto & Felipe lançam versão de Blue Moon of Kentucky e Asa Branca’

Publicado

em

A dupla que brilhou no The Voice Brasil em 2022, lança um medley que reflete sua alma musical.

É na fusão de mundos aparentemente distantes que Neto & Felipe, dupla que conquistou o Brasil no The Voice, encontram sua identidade artística. O novo lançamento dos cantores, um medley entre “Blue Moon of Kentucky” e “Asa Branca”, chega às plataformas digitais no dia 10, sexta-feira, como um manifesto de reverência às tradições e de ousadia criativa.

Mais do que regravar clássicos, o projeto nasce como ponte: entre Elvis Presley e Luiz Gonzaga, entre o bluegrass e o baião, entre o rock que ecoava na voz de Raul Seixas nos anos 1970 e a viola caipira que pulsa no coração da música brasileira.

A fusão como essência

“Blue Moon of Kentucky é uma canção que remonta lá aos primórdios do rock and roll. Foi o primeiro single do Elvis Presley, um marco desse início do gênero. Já a junção com Asa Branca vem de uma ideia do Raul Seixas, que representa muito do que a gente acredita: a fusão de estilos, de mundos musicais que parecem distantes mas que se encontram na emoção”, explica Neto.

Felipe acrescenta: “O Raul lançou esse medley nos anos 70, acreditando muito nos paralelos entre o rock mais antigo e o baião, entre o balanço do forró e outros ritmos brasileiros. Ele ousou fazer essa mistura e sempre foi uma grande referência pra gente. Nós acreditamos nessa união quando feita de forma respeitosa, porque mostra que a música pode se reinventar sem perder a raiz”.

Uma versão com assinatura própria

Se Raul Seixas misturou rock e baião, Neto & Felipe acrescentam ao encontro uma camada de folk, explorando nuances do bluegrass e imprimindo sua marca em duetos potentes, arranjos de viola e uma interpretação que passeia entre o respeito e a liberdade criativa.

“Desde o início da nossa trajetória, Raul foi uma das grandes referências. Uma das primeiras músicas que a gente cantou em duo foi dele. Essa versão já faz parte da gente há muito tempo, sempre esteve nos nossos palcos. O Raul misturou rock com baião, mas a nossa leitura também traz muito do folk, um pouco mais próximo do bluegrass que também estava lá no começo do rock and roll. É um jeito de honrar essa fusão e colocar a nossa identidade nela”, destaca Neto.

Felipe completa: “Essa pegada mais folk aproxima a gente do nascimento do rock, mas com o nosso sotaque brasileiro, com a força da viola caipira e com a nossa maneira de cantar em duo. É nessa mistura que a gente se reconhece e sente que a música continua viva”.

Lançamento que reafirma caminhos

Para a dupla, o medley não é apenas um tributo, mas também um reflexo de como enxergam sua própria jornada: artistas que crescem entre raízes e experimentações, entre o popular e o universal. “Misturar estilos de forma respeitosa é algo em que acreditamos profundamente. É um jeito de honrar a música, de mostrar que ela é viva, em constante diálogo”, resume Neto.

O medley de “Blue Moon of Kentucky” e “Asa Branca” chega para reafirmar que quando a música encontra pontos de encontro improváveis, nasce algo que permanece.

Acompanhem: @netoefelipe

Continuar Lendo

Hora de notícia

Thammy Cézar honra legado do pai e se destaca na música sertaneja

Publicado

em

Natural da capital paulista, Thammy Virgínia Cézar Dorácio tem em seu DNA a música sertaneja. Filha de Carlos Cezar (in memoriam), da lendária dupla Carlos Cézar & Cristiano, e de Virgínia Kheer, também cantora e parceira de composição de artistas como Carlos Cézar, Xororó e Zé Fortuna. Sua mãe é autora de sucessos como “Falando as paredes”, “Táxi”, “O forasteiro” e “Até você voltar”.

Seu pai foi um renomado cantor e compositor, que marcou gerações com clássicos como “Vai e vêm do Carreiro”, “Terra tombada”, “24 horas de amor”, “Riozinho”, “Terra Amante”, “Geração de boiadeiro”, “Moça caminhoneira”, “Moça do carro de boi”, “Eras”, “Berrante de ouro”, “Amante”, “Táxi”, “Amigos para sempre”, entre tantos outros.

Incentivada pelos pais, Thammy Cézar começou a cantar aos seis anos de idade. Sempre acompanhando seu pai em shows, logo ela estreou nos palcos, fazendo participações especiais e até como backing vocal da dupla. Durante a adolescência, aos 14 anos de idade, Thammy Cézar formou um grupo de pagode chamado “Sabor de Mel”, onde fez vários shows pelo o Estado de São Paulo.

Mas, na sua veia ainda pulsava forte o sertanejo onde retornou e fez vários shows junto de seu pai, incluindo rodeios tradicionais pelo o Brasil. Também participou de programas de televisão e rádios por todo o país. Suas principais referências musicais incluem ícones da música sertaneja como Carlos Cézar & Cristiano, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, Tião Carreiro & Pardinho, Durval & Davi, Duo Ciriema, As Galvão, entre outros grandes nomes da música.

Seguindo carreira solo, Thammy Cézar segue desbravando novos horizontes e levando a sua música para os quatro cantos do Brasil. Em 2024, lançou o projeto “Raízes do Sertão”, com produção musical de Bruno Alexandrino, reafirmando seu compromisso com a autenticidade e tradição da música sertaneja. Sua canção mais conhecida, “Sorriso maroto”, tem a parceria com Cristiano Cézar, que formou dupla com o seu pai.

Ela também já lançou músicas como “Filha de violeiro” e “Acreditei em seu olhar”, disponíveis nas principais plataformas digitais. Com uma voz marcante, carisma no palco e um legado que honra com orgulho, Thammy Cézar se firma como um dos nomes promissores da nova geração da música sertaneja raiz!

Além do talento em interpretar os maiores sucessos da música sertaneja, a artista conquista fãs e admiradores por onde passa, fazendo da música, uma melodia perfeita para tocar o coração das pessoas.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Thammy Cézar, acesse https://www.instagram.com/thammyvirginiacantora/.

Continuar Lendo

Hora de notícia

Naiá Camargo e Luedji Luna lançam “PRA NINGUÉM”

Publicado

em

    Naiá Camargo lança “Pra Ninguém” e une sua voz à de Luedji Luna

                                                                                                            O Single já está disponível  em todas as plataformas digitais, unindo sensibilidade, desejo e a força de duas grandes vozes femininas

                                                                                                                                                                                                                             Créditos: Divulgação

Nascida em São Paulo e com forte ligação com a arte desde a infância, Naiá Camargo vem se destacando como um dos nomes mais plurais da nova música brasileira. Sua obra transita entre MPB, afrobeats, pop, brega, samba e beats eletrônicos, sempre com narrativa potente e personalidade marcante.

E agora, Naiá dá mais um passo em sua caminhada musical com o lançamento de “Pra Ninguém”, que chega no dia 26 de setembro em todas as plataformas digitais. Composta por Ed. Nobre, Diggo e Marco Lima e interpretada por Naiá e Luedji Luna, a faixa surge em uma colab que amplia a potência do encontro artístico e acrescenta novas camadas à trajetória da paulista.

Carregada de sensibilidade, a música mergulha em uma narrativa intimista sobre amor, desejo e desencontros. A protagonista, cansada de viver sozinha, decide se abrir para o amor, mas se depara com relações frustradas, falta de química e a ironia do destino.

Misturando referências do pop com sua marca registrada de transitar entre ritmos e brasilidade, Naiá revela em “Pra Ninguém” uma nova faceta de sua trajetória. Para a artista, a colab com Luedji Luna simboliza não só uma conquista artística, mas também a abertura de caminhos para que sua música explore novas camadas sonoras.

Além da carreira musical, Naiá é fundadora da Borai Produções, responsável por quatro importantes plataformas de network cultural e artístico: BoraFest, BoraCast, BoraBar e Espaço Borai. Cada uma delas amplia o alcance e a atuação da produtora em diferentes frentes. No Espaço Borai, por exemplo, acontecem cursos, palestras, eventos, aulas de música e de produção musical, fortalecendo ainda mais a missão de democratizar o acesso à arte.

Em outubro, Naiá realiza a 8ª edição do MBora Fest e lança o 1º Prêmio MBora de Música, iniciativa dedicada aos artistas independentes periféricos.

Ouça aqui:

“Pra Ninguém”: Clique aqui

Acompanhe a artista nas redes sociais:
Instagram: @NaiaCanta
YouTube: Naiá Camargo
Spotify: Naiá Camargo

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.