Gravidez e Melasma
Dermatologista Carla Bortoloto fala sobre as causas, tratamentos e prevenção do melasma durante a gestação
O aparecimento do melasma durante a gestação pode comprometer a beleza e a autoestima das futuras mamães. Essas manchas de tom amarronzado surgem mais comumente nas sobrancelhas, bochechas e sobre o lábio superior, mas também podem acometer outras regiões do corpo, como colo e braços. “As grandes alterações hormonais sofridas pelo corpo da mulher durante a gestação, somados à exposição excessiva (e sem proteção!) ao sol, são as causas para o surgimento destas manchas que comprometem a saúde da pele das grávidas”, comenta a dermatologista Carla Bortoloto, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).
Para prevenir o surgimento do melasma, Carla Bortoloto orienta que as gestantes façam uso do protetor solar FPS 30 (no mínimo), reaplicando-o várias vezes ao dia. “E, como os tratamentos só podem ser realizados após a fase de amamentação, caso a futura mamãe já apresente alguma marca na pele, a dica é investir em protetor solar com cor, para que ele funcione como um “disfarce” para o Melasma neste primeiro momento.”, comenta a dermatologista, acrescentando que “o uso do hidratante também não deve ser esquecido, para evitar o ressecamento da pele”.
Passado o período de amamentação, tratamentos de uso tópico ou oral, que tornarão a remoção das manchas mais fácil, podem ser prescritos. “Os protocolos para eliminar o melasma envolvem o uso de cremes clareadores, com ativos como hidroquinona, ácido kójico e ácido azelaico, e cremes antioxidantes. Já peelings e lasers entram como coadjuvantes no tratamento”, explica Carla Bortoloto.
Vale ressaltar que ao surgimento de qualquer mancha na pele, o dermatologista deve ser consultado. Só ele poderá fazer o correto diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.
Sobre a Dra.Carla Bortoloto
Médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).