O processo seletivo que foi realizado pelo Cate no início do mês aprovou mais de 300 candidatos
Nesta sexta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, cerca de 300 orientadores de travessia de ciclofaixa iniciam suas atividades na Capital. Os selecionados foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado nos dias 12 e 13 de abril, pelo Cate — Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo. Mais de 800 candidatos concorreram às vagas para trabalhar na orientação e monitoria nas regiões norte, sul, oeste e central de São Paulo.
“Com os orientadores de travessia, a cidade investe na segurança dos pedestres e também dos ciclistas, se tornando um ambiente que organiza e estimula a locomoção por meio de bicicletas. Esses espaços de lazer contribuem também para a maior circulação na cidade, gerando renda em diversas frentes”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em exercício, Armando Junior. “Os selecionados pelo Cate puderam em um mesmo equipamento participar da seleção, retirar uniformes e realizar outras etapas do processo como o treinamento para saber como atuar nas ciclofaixas de lazer”, conclui.
A operação nas ciclofaixas vai acontecer aos domingos e feriados, sendo uma oportunidade para aqueles que querem obter renda extra ou preferem trabalhar aos fins de semana. Elisa Aparecida, uma das contratadas, disse que a oportunidade teve um grande impacto para ela e sua família. “Esse emprego vai complementar minha renda, ajudar a manter as contas em dia”, disse.
O Cate iniciou a convocação dos aprovados no dia 14 de abril para assinarem os contratos e retirarem crachás e uniformes. Simone Bispo, que compareceu no primeiro dia, contou sobre uma coincidência que está vivenciando. “O interessante é que no mesmo ponto em que vou trabalhar eu também já fui vendedora de doces e salgados, ali no farol. É uma chance de retornar ao local, dessa vez trabalhando em outra atividade”.
Ciclofaixa
A Ciclofaixa de Lazer é um importante espaço de recreação e diversão dos paulistanos, que cresceu e se consolidou desde sua criação em 2009. A estrutura montada totaliza, hoje, 114 km de extensão, com operação aos domingos e feriados, sempre entre 7h e 16h. O contrato tem vigência de 2 anos e investimento de R$ 83,4 milhões pela Prefeitura. O anúncio da homologação do resultado do processo licitatório está publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 10.
Ciclofaixa de lazer por trechos:
- Trecho Paulista / Jabaquara (18.616 metros)
- Trecho Paulista / Centro (16.204 metros)
- Trecho Jabaquara / Pq. Ibirapuera (10.252 metros)
- Trecho Pq. Ibirapuera / Pq. do Povo (7.902 metros)
- Trecho Pq do Povo / Pq. Villa Lobos (15.018 metros)
- Trecho Pq. Ibirapuera / Sumaré (8.542 metros)
- Trecho Zona Oeste / Pq do Povo (10.174 metros)
- Trecho Zona Norte (8.316 metros)
- Trecho Zona Leste (19.104 metros)