Ocimar TV mais

Carlos Navas lança álbum dedicado a Cole Porter

Publicado

em

Décimo primeiro disco do intérprete celebra a obra do consagrado compositor em nove faixas gravadas em voz e piano.

Sempre estruturando sua carreira e projetos de forma conceitual, Carlos Navas chega ao 11º álbum – All of You – Canções de Cole Porter em Voz e Piano (Independente/Tratore) –, lançado nos formatos físico e digital. São nove pérolas do célebre compositor norte-americano gravadas ao vivo em estúdio, com acompanhamento de Jonas Dantas ao piano.

Sua primeira incursão pela obra de Cole Porter (1891 – 1964) aconteceu em 2012, quando criou o espetáculo cênico musical Wilde Meets Porter, onde, orientados por Cassio Scapin, o ator Ando Camargo interpretava citações do primeiro (em português) e Navas, as canções do segundo. Foram apenas quatro concorridas apresentações no Centro Cultural São Paulo, suficientes para manter em sua alma musical a vontade de prosseguir com o mergulho neste repertório tão eterno quanto atemporal. Para isso, no período pós pandêmico, retomou as aulas de inglês e formatou o disco, sempre enaltecendo a beleza das rebuscadas melodias e as letras, com forte viés passional e amoroso.

“Um disco e um show precisam ter dramaturgia ou soam aleatórios”, afirma o artista, que pontua que este projeto dialoga com o elogiado Junte tudo que é Seu… – Canções de Custódio Mesquita em voz e piano, lançado em 2011. Seu caminho interpretativo é alicerçado na memória musical, na interpretação de autores contemporâneos e nas canções infantis, estas, registradas em dois discos. Todos os seus espetáculos continuam acontecendo simultaneamente pelos palcos brasileiros, “na medida que abro ou me abrem espaços”, finaliza.

Tadeu Loppara

I´ve got you under my skin, I Love Paris, I Concentrate on you, Love for Sale, Easy to Love, You do something to me, Just one of those things, Every time we say goodbye e a faixa título All of You são por ele relidas com sua habitual elegância e personalidade. Clássicos que ele ouviu nas vozes de Frank Sinatra, Billie Holiday, Carmen McRae, Tony Bennett e, principalmente, Ella Fitzgerald, a quem dedica o álbum, juntamente com a brasileira Jane Duboc.

All of You – Canções de Cole Porter em Voz e Piano já está disponível nas plataformas digitais de música e em breve chega também em versão CD.

 

https://open.spotify.com/album/6S2gU3GSW5umRRY18FvI7Z

http://www.tidal.com/album/244618146

https://www.deezer.com/album/348638637

https://music.amazon.com/albums/B0BBPCS5VX

https://music.apple.com/us/album/all-of-you-can%C3%A7%C3%B5es-de-cole-porter-em-voz-e-piano/1640848506?l=pt&ls=1

 

Texto do Artista:

Todos desta dimensão passamos recentemente um período bastante desafiador. Com nosso egoísmo, pretensão, julgamento e otras cositas mas, criamos uma pandemia que atacou especialmente artistas e produtores de cultura. Somos resilientes. A arte, expressão sublime e transgressora do inconsciente, jamais será dizimada, por mais que des governos ainda tentem. É um instinto humano se conectar ao que eleva e conecta. Ao amor !

Sou um intérprete. Nesta minha modesta caminhada, tenho tido o privilégio de dividir palcos e estúdios com colegas extremamente talentosos e de reverenciar a arte através de composições extraordinárias em todos os segmentos que atuo.

Em 2012, criei um espetáculo chamado “Wilde Meets Porter”, onde o fabuloso ator Ando Camargo dizia trechos do primeiro e eu cantava obras do segundo, sob a orientação amorosa de Cassio Scapin. Foram apenas 4 apresentações memoráveis no Centro Cultural São Paulo, com a participação do grande pianista Jonas Dantas, que aqui me honra com sua presença.

Cole Porter é um clássico. Um divisor de águas. Um ícone do sensível e do bom gosto. Interpretá-lo é tão ousado quanto desafiador. Aguardei 10 anos por isso. Estudei as letras em muitas aulas de inglês com afinco e aí está o álbum, que se chamaria “Love for Sale”, mas, como Lady Gaga fez um disco também com suas pérolas assim batizado, resolvi mudar. Este projeto dialoga com o CD que lancei em 2011, “Junte tudo que é Seu…” – Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano. O ofício do intérprete é se apropriar do texto, da melodia, da criação do autor, acrescendo suas entranhas, sua alma, seu coração, tomando aquilo para si. É assim que faço meu trabalho, sem a pretensão de soar melhor que ninguém.

Nada é casual. Agendei dois períodos de 3 horas de gravação deste álbum em 26 e 27 de Julho. Não tinha atinado, mas 26 de julho seria o primeiro dia do ano novo no calendário maia, após o dia 25, o chamado dia fora do tempo. Havíamos feito dois ensaios na semana anterior. A conexão entre mim, Jonas e Bruno Cardozo, também exímio pianista (que gravou e mixou), foi tão intensa que terminamos as 9 canções em menos de 3 horas, exatamente no primeiro dia deste ano de transformação e transmutação. Isso, queridos, é quântico !!!

Ao maravilhoso Cole Porter, todo o meu amor. I hope you enjoy!

 

Carlos Navas

 

FICHA TÉCNICA:

Voz, Concepção, Produção Executiva: Carlos Navas

Piano: Jonas Dantas

Fotos: Tadeu Loppara

Visagismo: Anderson Bueno

Projeto Gráfico: Marcella Bessa

Gravado ao vivo e Mixado no BRC Studios SP-Brasil por Bruno Cardozo em 26 e 27 de Julho de 2022

Masterizado no Carbonos Studio – SP por Beto Carezzatto

 

SOBRE CARLOS NAVAS

O intérprete paulistano tem 11 discos e um DVD solos elogiados. Em seu repertório, reúne autores contemporâneos expressivos como Alzira E, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Marina Lima e Vitor Ramil. Em mais de 26 anos de carreira, lançou álbuns temáticos dedicados a Mario Reis e Custódio Mesquita e também dois CDs infantis: Algumas Canções da Arca… (2004) e Canções de Faz de Conta (2007), onde interpreta, respectivamente, Vinicius de Moraes e Chico Buarque para crianças. Em 2013, chegou ao mercado o DVD ENSAIO, que registra sua passagem pelo programa homônimo, dirigido por Fernando Faro. O acústico Crimes de Amor (2015/2017) é seu décimo álbum e mereceu elogios unânimes da crítica. Em 2016, regrava em voz e piano O Chamado, hit de Marina Lima (em parceria com Giovanni Bizzotto), que se torna seu primeiro single exclusivamente digital. É convidado pelo músico Guga Stroeter no ano seguinte para ser a voz do espetáculo em Tributo aos 30 anos do quinteto de Jazz Nouvelle Cuisine. Em 2022, lança o álbum All of You – Canções de Cole Porter em voz e piano.

DISCOGRAFIA

Pouco pra Mim (Dabliú/1997)

Sua Pessoa (Dabliú/ 2000)

Tanto Silêncio (Movieplay/2003)

Algumas Canções da Arca…. (Movieplay/2004)

Pássaro Passará (Independente/2006)

Quando o Samba Acabou – Dedicado a Mario Reis (Lua Music/2007)

Canções de Faz de Conta (Lua Music/2007)

Tecido (Lua Music/2010)

Junte tudo que é Seu… – Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano (Independente/Tratore/2011)

DVD Ensaio (Independente/Tratore/2013)

Crimes de Amor (Independente/Tratore/2015/2017)

O Chamado (Single Digital/Independente/Tratore 2016)

All of You – Canções de Cole Porter em Voz e Piano (Independente/Tratore/2022)

 

Redes

Site Oficial: www.carlosnavas.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8Uwi6DkRp5gwHdZ0DszWcQ

Instagram: @carlosnavas.cantor 

Fan Page Facebook: https://www.facebook.com/carlosnavasfanpage

Perfil Pessoal Facebook: https://www.facebook.com/carlos.navas.923/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/10hyhWUJy9nEjH0n8DlwRv?si=kMA6nOEkSxuD8sb83umeQw

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile