Conecte-se conosco

Fique por dentro

ATUALIZAÇÃO – Seleção de curtas na Mostra de Tiradentes aposta na alegoria e na força das comunidades

Publicado

em

Em 80 títulos de 14 estados, filmes vão do documentário ao experimento ensaístico, com várias narrativas que respondem às aflições contemporâneas brasileiras

Curtas na Praça –
Foto Leo Lara -Universo Produção

Na programação da 23a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada na cidade histórica mineira entre 24 de janeiro e 1o de fevereiro de 2020, serão exibidos 80 curtas-metragens, vindos de 14 estados e espalhados por 10 seções gratuitas. Os filmes da edição 2020 vêm de Alagoas (3), São Paulo (18), Minas Gerais (17), Pernambuco (8), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do Norte (2), Paraná (7), Santa Catarina (1), Rio Grande do Sul (3), Goiás (4), Paraíba (2), Tocantins (2), Espírito Santo (2) e Sergipe (1). Eles serão apresentados dentro das mostras Foco, Panorama, Foco Minas, A Imaginação como Potência, Formação, Jovem, Mostrinha e Praça.

A curadoria de curtas-metragens foi feita pelo pesquisador e professor Pedro Maciel Guimarães, pela crítica Camila Vieira e pela professora Tatiana Carvalho Costa. Ao longo do processo de seleção, algumas linhas estéticas acabaram se desenhando diante dos filmes. Uma delas é a invenção de narrativas alegóricas para tratar do presente e, ao mesmo tempo, dimensionar traumas históricos do país – o que pode ser visto em títulos como “Inabitáveis” (Anderson Bardot), “O Verbo se Fez Carne” (Ziel Karapotó), “A Mulher que Eu Era” (Karen Suzane) e “Relatos Tecnopobres” (João Batista Silva).

Para Camila Vieira, uma das curadoras, outra característica dos filmes este ano é “a reconfiguração do realismo a partir de uma abertura para explorar elementos do artifício que inventam formas de fabulação, como em ‘A Felicidade Delas’ (Carol Rodrigues) e ‘A Viagem do seu Arlindo’ (Sheila Altoé)”, destaca ela. “De um modo geral, as linhas estéticas nestes filmes propõem modos de fazer cinema numa conexão mais próxima com a temática da Mostra, ‘A imaginação como potência’, e isso está espalhado pela grade de programação, e não apenas nas sessões temáticas”, completa Camila.

Curta – Barco de Papel
– Divulgação

Outro curador, Pedro Maciel Guimarães, detecta que, para 2020, os curtas ainda reverberam a apatia e o choque com a situação política e cultural do Brasil que se mostrou forte na seleção de 2019, mas agora há mais reação e proposição. “A estética queer distópica aparece bastante nessa edição, com narrativas construídas a partir de futuros indeterminados em que o mundo passa por algum tipo de reorganização completa, com propostas soluções, como a criação de pequenas irmandades que respondem às opressões”, diz Pedro. “Ao mesmo tempo em que os realizadores se dão conta do caos e da desesperança que vêm se abatendo no país, eles propõem rearranjos pessoais e microssociais”.

Sobre a Mostra Foco – que reúne curtas a serem avaliados pelo Júri da Crítica –, Pedro Maciel aponta a presença grande de títulos híbridos, que flertam com o documentário e o filme-ensaio, e alguns de narrativas mais alegóricas tratando de questões urgentes. É o caso de “Perifericu”, do coletivo paulista formado por Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira e que reflete sobre os deslocamentos de moradores da periferia para o centro nas grandes cidades brasileiras. “São olhares bastante críticos para alguns comportamentos sociais nestes primeiros anos do século”, diz.

A curadora Camila Vieira reforça que “no conjunto dos 10 curtas da Foco, há desde filmes curtas realizados por diretores veteranos, como Sérgio Silva e João Marcos de Almeida (‘Estamos Todos na Sarjeta, mas Alguns de Nós Olham as Estrelas’) ou a Renata Pinheiro (‘Mansão do Amor’), até filmes feitos por jovens realizadores, como o ‘Perifericu’”.

CONFIRA OS CURTAS-METRAGENS DA 23a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

MOSTRA FOCO

A BARCA, Nilton Resende (AL)

AOS CUIDADOS DELA, Marcos Yoshi (SP)

CALMARIA, Catapreta (MG)

CINEMA CONTEMPORÂNEO, Felipe André Silva (PE)

EGUM, Yuri Costa (RJ)

ESTAMOS TODOS NA SARJETA, MAS ALGUNS DE NÓS OLHAM AS ESTRELAS, João Marcos de Almeida e Sergio Silva (SP)

MANSÃO DO AMOR, Renata Pinheiro (PE)

MINHA HISTÓRIA É OUTRA, Mariana Campos (RJ)

PERIFERICU, Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (SP)

RANCHO DA GOIABADA, Guilherme Martins (SP)

MOSTRA CURTAS NA PRAÇA

A PARTEIRA, Catarina Doolan (RN)

A TRADICIONAL FAMILIA BRASILEIRA KATU, Rodrigo sena (RN)

AQUELE CASAL, William de Oliveira (PR)

AS RENDAS DE DINHO, Adriane Canan (SC)

BICHA-BOMBA, Renan de Cillo (PR)

CARNE, Camila Kater (SP)

DOMINIQUE, Tatiana Issa, Guto Barra (RJ)

ÊLES, Roberto Burd (RS)

PAPO FRANCO, Luis Lomenha (RJ)

SANGRO, Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR (codireção) (SP)

SEM ASAS, Renata Martins (SP)

SEREMOS OUVIDAS, Larissa Nepomuceno (PR)

SWINGUERRA, Barbara Wagner e Benjamin de Burca (PE)

MOSTRA PANORAMA

A MENTIRA, Klaus Diehl e Rafael Spínola (RJ)

A MULHER QUE EU ERA, Karen Suzane (MG)

A NAVE DE MANÉ SOCÓ, Severino Dadá (PE)

A TERRA DAS MUITAS ÁGUAS, Catu Rizo / Ass. de direção Manaíra Carneiro (RJ)

A VIAGEM DO SEU ARLINDO, Sheila Altoé (GO)

BOM DIA SANTA MARIA, Rafael C. Parrode (GO)

BONDE, Asaph Luccas (SP)

COPACABANA MADUREIRA, Leonardo Martinelli (RJ)

DESERTO ESTRANGEIRO, Davi Pretto (RS)

DUDA, Eugenia Castello, William Biagioli (PR)

EM REFORMA, Diana Coelho (RS)

ENTRE NÓS E O MUNDO, Fabio Rodrigo (SP)

FAIXA DE GAZA, Lúcio César Fernandes (PB)

FÉRIAS, André Meirelles Collazzo (SP)

FIQUEM, Zoe Guglielmoni (SP)

JULHO, Danilo Daher e Daniel Calil (GO)

LOOPING, Maick Hannder (MG)

MÃTÃNÃG, A ENCANTADA, Shawara Maxakali e Charles Bicalho (MG)

MONA, Luíza Zaidan e Thiago Schindler (SP)

NÃO VOU A LUGAR NENHUM, Maurício Coutinho (TO)

PEQUENOS DELITOS, Rodrigo Grota (PR)

ROSÁRIO, Juliana Soares e Igor Travassos (PE)

RUA AUGUSTA, 1029, Mirrah Iañez (SP)

SEM TÍTULO # 5: A ROTINA TERÁ SEU ENQUANTO, Carlos Adriano (SP)

TRINDADE, Rodrigo Meireles (MG)

MOSTRA FOCO MINAS

ANGELA, Marília Nogueira (MG)

AZAR, Gabriel Duarte (MG)

BABI & ELVIS, Mariana Borges (MG)

BROOKLIN, Coletiva [CineLeblon] (MG)

DIZ QUE É VERDADE, Claryssa Almeida e Pedro Estrada (MG)

ESTRANHO ANIMAL, Arthur B. Senra (MG)

NOVE ÁGUAS, Gabriel Martins e Quilombo Marques (MG)

SANTA, Marco Andrade (MG)

MOSTRA TEMÁTICA

A FELICIDADE DELAS, Carol Rodrigues (SP)

INABITÁVEIS, Anderson Bardot (ES)

O VERBO SE FEZ CARNE, Ziel Karapotó (PE)

OS ÚLTIMOS ROMÂNTICOS DO MUNDO, Henrique Arruda (PE)

PATTAKI, Everlane Moraes (SE)

MOSTRA FORMAÇÃO

A SÚSSIA, Lucrécia Dias (TO)

ABRAÇO, Matheus Murucci (RJ)

E NO RUMO DO MEU SANGUE, Gabriel Borges (PR)

EU ESTOU VIVO, Maíra Campos e Michel Ramos (MG)

NADA ALÉM DA NOITE, Rodrigo de Janeiro (RJ)

RELATOS TECNOPOBRES, João Batista Silva (GO)

REMOINHO, Tiago A. Neves (PB)

SÁBADO NÃO É DIA DE IR EMBORA, Luísa Giesteira (RJ)

MOSTRA VALORES

CORES DE TIRADENTES, Marcos Lôndero e Nani Rodrigues (MG)

TIRADENTES – HISTÓRIA MINEIRA!, Márcio Cotta (MG)

MOSTRA JOVEM

1996, Rodrigo Brandão (MG)

BARCO DE PAPEL, Thais Scabio (SP)

ILHAS DE CALOR, Ulisses Arthur (AL)

MENINOS RIMAM, Lucas Nunes (SP)

MOSTRINHA

A FESTA NO CÉU, Alisson Menezes (PE)

A GALINHA RUIVA, Irson Jr (ES)

TORCIDA ÚNICA, Catarina Forbes (SP)

TRINCHEIRA, Paulo Silver (AL)

VIVI LOBO E O QUARTO MÁGICO, Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (PR)

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br No Twitter: @universoprod

No Facebook: universoproducao / mostratiradentes No Instagram: @universoproducao

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço

23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC em Minas

Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CIDADANIA – GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves

Largo das Fôrras

Largo da Rodoviária

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Conrerp 2 retoma premiação histórica que valoriza profissionais e estudantes de Relações Públicas de São Paulo e Paraná

Publicado

em

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região (CONRERP 2) promoverá, no dia 5 de dezembro, às 19h, a cerimônia oficial do Prêmio Profissionais do Ano, tradicional reconhecimento concedido a profissionais, estudantes e iniciativas de destaque no campo das Relações Públicas nos estados de São Paulo e Paraná.

A edição 2024/2025 marca a retomada da premiação, fortalecendo o compromisso da atual gestão com a valorização da categoria, o incentivo ao desenvolvimento técnico e a promoção das melhores práticas de comunicação estratégica. O evento será sediado na ESPM – Campus Vila Mariana, instituição referência na formação de comunicadores no Brasil.

Categorias e destaques da edição

  • Prêmio RP do Ano – Revelação
  • Prêmio RP do Ano – Setor Público
  • Prêmio RP do Ano – Setor Privado
  • Prêmio RP do Ano – Terceiro Setor
  • Prêmio RP do Ano – Academia

Objetivo da premiação

A premiação busca reconhecer a trajetória e a contribuição de profissionais que têm impactado positivamente o ecossistema de Relações Públicas, destacando ações inovadoras, pesquisas, projetos de relevância social e iniciativas que fortalecem a reputação da área.

Próximos passos

A relação completa dos finalistas, foi divulgada, e encerrará o período de votação na sexta feira dia 28 de novembro.

Para outras informações recorra aos canais oficiais do CONRERP 2.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Mallupy Entretenimento inaugura nova filial em São Paulo e amplia atuação nacional e internacional.

Publicado

em

A Mallupy Entretenimento, uma das principais empresas de gestão artística e produção de eventos do país, acaba de inaugurar uma nova filial em São Paulo, reforçando sua presença no mercado nacional e internacional.

Com matriz em Florianópolis (SC) e escritório nos Estados Unidos, a Mallupy vem se consolidando como referência no show business, administrando carreiras de grandes nomes da música brasileira como Thiago Martins, Jeito Moleque, Luciana Mello, Lais Bianchessi, Gica e Nego Noronha.

Foto do empresário

Segundo o empresário e fundador João Netto Mallupy, a expansão representa um passo importante na trajetória da empresa:

“A expansão faz parte do nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos artistas e do público. São Paulo é o epicentro do show business no Brasil, e unir forças com nossas bases em Florianópolis e nos Estados Unidos nos permite oferecer ainda mais estrutura e oportunidades para o crescimento dos talentos que representamos.”

 

Com essa nova etapa, a Mallupy reafirma seu compromisso com a profissionalização, inovação e visibilidade da música brasileira, fortalecendo conexões com o mercado internacional e ampliando sua estrutura de atendimento no país.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Clariá, a nova surpresa da MPB e do pop, se apresenta no Palco Flash Sounds, dia 02/12, na Trends Brasil Conference, com as 3 músicas de seu EP Uma Parte de Mim

Publicado

em

A mais recente surpresa da MPB e do pop, a cantora e compositora carioca Clariá, é uma das quinze escolhidas para se apresentar no Palco Flash Sounds, no dia 02 de dezembro, às 12h30, durante a 10ª edição da Trends Brasil Conference, evento de grande importância para a música. Nesse dia, Clariá apresentará seus três primeiros singles autorais – ’21’, ‘Astral’ e ‘Maresia’, acompanhada ao violão do seu produtor musical, Luiz Lopes.

Artista que vem crescendo e se consolidando no cenário nacional com uma identidade forte e musicalidade versátil, Clariá mergulha em suas raízes para celebrar sua essência e brasilidade, através de suas composições.

As três músicas formam o EP ‘Uma Parte de Mim’, que será lançado no dia 13 de dezembro, nas plataformas e YouTube, chegando ao mercado no momento em que a MPB atravessa fronteiras, é redescoberta pelo público jovem e ganha ousadia na voz de Clariá. Com produção musical de Luiz Lopes, e produção executiva de Paula Ramagem, o EP será lançado pela Caravela Records.

Links pré-save EP Uma Parte de Mim –  https://hypeddit.com/xeqw9j

“Cantar  essas músicas  nesse evento tão importante é um sonho,  uma emoção muito grande. Eu amo compor, escrever uma página na minha história artística é a soma das memórias. A cada palavra, uma descoberta, a cada nota cantada um facho de luz, a cada música uma tatuagem na minha trajetória”.

Para quem quer ouvir Clariá ou participar do Trends, é só entrar no link de venda e aplicar o cupom de desconto
. https://www.sympla.com.br/evento/trends-brasil-conference-2025-rio-de-janeiro-edicao-de-10-anos/2921686
. Escolher a opção de ingresso DAY PASS 2 DEZEMBRO (ou outra data), e aplicar o cupom CLARIA20TRENDS, exclusivo para Clariá e seu público, com 20% de desconto. Válido para Day Pass em qualquer dia e Passaportes também.
A Trends Brasil Conference acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Expo MAG, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ.

Redes: https://linktr.ee/aclariclaria

Instagram: @aclariclaria

Youtube: https://www.youtube.com/@aclariclaria

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.